DETRAC realiza 1ª Expo Trânsito e reforça conscientização no Maio Amarelo em Coari

O Departamento de Trânsito e Transporte (DETRAC), vinculado à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social, realizou nesta quarta-feira (20) a 1ª Expo Trânsito Coari, em alusão à campanha Maio Amarelo 2026. A ação abriu as portas do órgão para estudantes, condutores e população em geral, com atividades voltadas à educação e conscientização no trânsito. Realizada no prédio do DETRAC, no bairro Urucu, a programação apresentou o funcionamento do sistema viário do município, incluindo demonstrações dos serviços de sinalização horizontal e vertical, atendimento operacional dos agentes de trânsito e orientações sobre segurança viária. Durante a exposição, os participantes conheceram materiais educativos utilizados nas ações desenvolvidas ao longo do ano nas escolas e instituições do município. Também foram realizadas palestras sobre educação no trânsito, uso correto do capacete e respeito à sinalização viária, reforçando o tema da campanha deste ano: “No trânsito, enxergar o outro é salvar vidas”. O diretor do DETRAC, Marcos Dávila, destacou que o principal objetivo da exposição é conscientizar a população sobre atitudes responsáveis no trânsito. “Hoje o Departamento de Trânsito abre as portas para toda a população em geral. O intuito principal dessa nossa primeira Expo Trânsito no município é a conscientização, orientar as pessoas e os alunos para que usem o capacete e respeitem a sinalização viária do município”, afirmou. Um dos espaços mais visitados foi o da sinalização semafórica, onde o técnico semafórico Josyclay Santos explicou aos alunos o funcionamento técnico dos equipamentos instalados na cidade. “Estamos mostrando que por trás de todo sistema semafórico existe uma profissão e toda uma estrutura técnica responsável pelo funcionamento dos semáforos, programação do tempo das vias e manutenção dos equipamentos”, explicou. A programação também reforçou a importância da educação no trânsito desde a infância. O agente administrativo de trânsito Hermilson Carvalho ressaltou que as ações educativas desenvolvidas pelo DETRAC acontecem durante todo o ano letivo. “A gente trabalha constantemente nas escolas e instituições para orientar crianças e jovens, que serão os futuros condutores da nossa cidade”, destacou. Para o professor Ivan Santos, a iniciativa contribui diretamente para a formação de cidadãos mais conscientes. “É importante orientar os alunos porque eles são os futuros motoristas e também podem repassar aos pais o que aprenderam aqui sobre o que é certo e errado no trânsito”, comentou. O Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização para redução de acidentes e incentivo a escolhas mais seguras e responsáveis no trânsito. Fotos: Fabiana Gama e Edy Souza

Leia mais

Detrac abre programação do Maio Amarelo com ações educativas em escola de Coari

O Departamento de Trânsito e Transporte de Coari (Detrac), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social, realizou nesta terça-feira (19) a abertura da campanha Maio Amarelo 2026 com uma ação educativa na Escola Estadual CETI Professor Manuel Vicente Ferreira Lima. A mobilização nacional deste ano traz como tema “No trânsito, enxergar o outro é salvar vidas”. A programação de abertura contou com palestras educativas, apresentações de slides e atividades de conscientização voltadas aos estudantes, reforçando a importância da segurança no trânsito e da preservação da vida. Durante a ação, os alunos receberam orientações sobre o uso correto do capacete, respeito à sinalização, atenção aos pedestres e atitudes responsáveis no trânsito. Também foram abordados temas como a responsabilidade de pedestres, ciclistas e condutores, além da importância do cumprimento das leis de trânsito para a redução de acidentes. As atividades incluíram ainda a exibição de dados e estatísticas sobre acidentes de trânsito, imagens ilustrativas, mensagens educativas e vídeos curtos de conscientização. De acordo com o Detrac, a proposta da campanha é incentivar, desde cedo, a construção de uma cultura de respeito, responsabilidade e cuidado coletivo no trânsito. A programação seguirá nas demais escolas do município ao longo do mês de maio, levando informação e ações educativas para estudantes e comunidade escolar. Educação e orientação à população Como parte da programação do Maio Amarelo, será realizada nesta quarta-feira (20) a 1ª Expor Trânsito Coari, no prédio do Departamento de Trânsito e Transporte de Coari, localizado na Avenida Ceará, nº 41, bairro Urucu. A exposição acontecerá nos horários de 8h às 14h e de 14h às 17h. A Expor Trânsito contará com exposição de sinalização viária, demonstrações dos serviços de sinalização horizontal e vertical, além de orientações sobre organização e segurança no trânsito. O público também poderá conhecer materiais educativos utilizados nas ações de conscientização e acompanhar apresentações sobre educação para o trânsito voltadas a crianças, jovens e adolescentes. A programação inclui ainda exposição de materiais e equipamentos do Detran, atendimento ao público e demonstrações do serviço operacional realizado pelos agentes de trânsito, com explicações sobre fiscalização, apoio e organização viária. Além das atividades externas, a campanha contempla ações internas de reciclagem e atualização operacional com os agentes de trânsito, fortalecendo o trabalho desenvolvido no município. O Maio Amarelo tem como objetivo chamar a atenção da sociedade para a redução de acidentes e para a importância de escolhas seguras e responsáveis no trânsito. Foto: Dani Lima (Semcom Coari)

Leia mais

Formatura militar do PESAC reforça disciplina e formação cidadã em Coari

A Prefeitura de Coari participou, nesta terça-feira (17), da solenidade de formatura militar do Projeto Escola Segura, Aluno Cidadão (PESAC), realizada no Ginásio Poliesportivo Geraldo Granjeiro. O evento reuniu estudantes, comunidade escolar e autoridades civis e militares, marcando a promoção dos alunos aos postos e às graduações do batalhão escolar. Durante a cerimônia, os estudantes receberam as patentes como reconhecimento pelo desempenho, dedicação e evolução ao longo do projeto. A iniciativa tem como objetivo fortalecer valores como disciplina, respeito e responsabilidade, contribuindo diretamente para a formação cidadã. O vice-prefeito Emanoel Pinheiro destacou a importância do PESAC para o desenvolvimento dos alunos. “Foi um resultado muito importante, pois nossas crianças e jovens tiveram ensinamentos que vão levar para o resto de suas vidas. Isso melhora o desempenho escolar e o comportamento dentro de casa. Agradeço ao 5º Batalhão da Polícia Militar pela parceria fundamental para a realização do projeto”, afirmou. O tenente-coronel Pedro Moreira ressaltou o papel da parceria entre as instituições. “Gostaria de agradecer à população coariense e à Prefeitura pelo apoio ao programa. O PESAC tem contribuído para a melhoria do ensino, da qualidade de vida e do aprendizado dos alunos. É um projeto que vem sendo implementado em todo o Amazonas, e Coari não poderia ficar de fora”, destacou. A estudante Bruna Sofia, uma das homenageadas, celebrou a conquista. “Sendo honrada com essa patente de coronel-aluno, fiquei muito surpresa. Eu me esforço bastante e fico feliz por esse reconhecimento. Só tenho a agradecer por essa honra”, disse. Em Coari, o PESAC é desenvolvido pelo 5º Batalhão da Polícia Militar, em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed). O projeto é implantado na Escola Municipal Cívico-Militar Raimundo Bezerra e na Escola Estadual Cívico-Militar João Vieira, consolidando-se como uma importante ferramenta na formação de jovens mais conscientes e preparados para o futuro. Confira alguns registros: Fotos: Mateus Henrique e Jair Vicente Rodrigues – Semcom Coari

Leia mais

Programa Educação no Trânsito orienta estudantes da Escola Cívico-Militar Raimundo Bezerra

A Prefeitura de Coari, por meio do Departamento de Trânsito (Detrac), realizou na segunda-feira (2) mais uma ação do Programa Educação no Trânsito na Escola Municipal Cívico-Militar Raimundo Bezerra, no bairro Pera. A iniciativa levou orientações sobre segurança, responsabilidade e respeito nas vias, reforçando o compromisso do município com a prevenção de acidentes. Durante a programação, crianças e adolescentes participaram de atividades lúdicas e interativas que abordaram temas como sinalização, travessia segura, uso do cinto de segurança, capacete e atitudes conscientes no dia a dia. O objetivo é formar cidadãos mais atentos às regras e multiplicadores das informações dentro de casa. O palestrante de educação para o trânsito, Hermilson Fernandes, destacou o tema da campanha deste ano. “O tema do Maio Amarelo é ‘Enxergar os outros é salvar vidas’. Trabalhando com a educação infantil, abordamos o uso do capacete, acessório obrigatório, o perigo de beber e dirigir, o uso do cinto de segurança e outros tipos de imprudência nas vias. É muito satisfatório ver as crianças assimilando esses ensinamentos”, afirmou. A estudante Jelica Almeida ressaltou a importância da ação. “Aprendemos a importância de usar capacete e também de falar com nossos pais, porque nem todos usam capacete, e isso é muito perigoso para as crianças que estão junto com eles”, disse. De acordo com a secretária adjunta de Trânsito e Mobilidade Urbana, Maisa Pinheiro, o programa será ampliado para alcançar mais unidades das redes municipal e estadual. “Implantamos o programa nas escolas, começando pelos pequenos, para que a mensagem entre mais facilmente em casa. A educação começa desde cedo. Formar cidadãos conscientes é investir em um futuro com mais segurança para todos”, ressaltou. Além de temas como semáforo, placas, uso de equipamentos obrigatórios, comportamento seguro ao subir e descer do ônibus, travessia na faixa, perigos do uso do celular ao volante e locais apropriados para brincadeiras, o programa também trabalha a construção de valores ligados à cidadania e ao respeito à vida. A ação integra um processo contínuo de formação que busca estimular hábitos seguros e fortalecer a cultura de responsabilidade no trânsito de Coari, contribuindo para a proteção da vida e para a construção de uma cidade mais segura para todos. Fotos: Fabiana Gama de Souza – Semcom Coari

Leia mais

Segurança Patrimonial reforça compromisso e define novas estratégias de atuação em Coari

A Prefeitura de Coari, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social, realizou nesta quarta-feira (25) uma reunião com parte do efetivo da Segurança Patrimonial para alinhar estratégias, ouvir demandas e fortalecer o compromisso com a proteção dos bens públicos municipais. O encontro foi conduzido pelo secretário major José Ribeiro e reuniu aproximadamente metade dos quase 300 vigilantes que integram o quadro do município. Durante a reunião, foram apresentados novos direcionamentos para a atuação da equipe, além da discussão sobre desafios enfrentados no cotidiano do serviço. Segundo Ribeiro, o momento foi essencial para aproximar a gestão dos profissionais e aprimorar o trabalho prestado à população. “Estive presente para conhecer as demandas, as dificuldades e apresentar a nova metodologia de trabalho que será implementada. Dessa forma, vamos fortalecer a atuação e oferecer um serviço de melhor qualidade à população coariense”, destacou. O diretor do Departamento de Segurança Patrimonial, Roniere Fernandes, também ressaltou a importância do alinhamento interno. “A reunião foi fundamental para reforçar as orientações e garantir o bom desempenho das atividades. Esse diálogo fortalece a equipe e contribui para um serviço mais organizado e eficiente”, afirmou. Entre os principais pontos abordados estiveram o cumprimento de horários, a assiduidade, a postura profissional e a responsabilidade individual de cada agente na preservação do patrimônio público. A Secretaria reforçou que disciplina, organização e presença constante são pilares para assegurar a proteção dos prédios e espaços municipais. A iniciativa integra o planejamento estratégico da gestão municipal, que busca fortalecer a Segurança Patrimonial com mais eficiência, compromisso e qualidade no atendimento à população de Coari. Fotos: Jair Vicente Rodrigues – Semcom Coari

Leia mais

Força-tarefa intensifica ações de fiscalização e educação no trânsito em Coari

Uma força-tarefa formada por órgãos municipais e estaduais intensificou, no último fim de semana, as ações de fiscalização e educação no trânsito em Coari. A iniciativa reforça a segurança viária, orienta condutores e contribui para um tráfego mais organizado em toda a cidade. As equipes realizaram blitzes educativas em pontos estratégicos, com foco no cumprimento das normas de trânsito e na conscientização de motoristas e motociclistas. Durante as abordagens, foram repassadas orientações sobre condução segura, uso de equipamentos obrigatórios e responsabilidade no trânsito. De acordo com o secretário municipal de Segurança Pública e Defesa Social, major José Ribeiro, a operação tem caráter prioritariamente educativo e integra as ações da gestão municipal para avançar na regularização do trânsito. “Por determinação do prefeito Adail Pinheiro, vamos trabalhar para regularizar o trânsito do município. Queremos que todos os condutores utilizem capacete e demais itens de segurança, protegendo a própria vida e a de suas famílias. A regularização dos veículos também é essencial para que Coari continue evoluindo”, destacou o secretário. A ação contribui para a redução de riscos, a preservação de vidas e o fortalecimento da cultura de segurança no trânsito, beneficiando motoristas, motociclistas e pedestres. Com trabalho contínuo e responsabilidade, a Prefeitura de Coari segue avançando no cuidado com a população e na promoção de mais segurança no trânsito. Foto: Pedro Leonardo – Semcom Coari

Leia mais

Prefeito Adail Pinheiro e vice-prefeito Emanoel Pinheiro recebem homenagem do 5º BPM em Coari

O prefeito de Coari, Adail Pinheiro, e o vice-prefeito, Emanoel Pinheiro, receberam, nesta quarta-feira (28), uma homenagem do 5º Batalhão da Polícia Militar do Amazonas (5º BPM), em reconhecimento ao apoio institucional e ao compromisso da gestão municipal com o fortalecimento das políticas de segurança pública no município. A homenagem foi entregue pelo comandante do 5º BPM, tenente-coronel PM Pedro Moreira, que destacou o suporte oferecido pela Prefeitura à atuação da Polícia Militar, incluindo a implementação de programas e o apoio logístico às ações de segurança. “A Polícia Militar está aqui para prestar essa homenagem ao prefeito Adail Pinheiro, que tem dado todo o apoio à segurança pública no município. Esse apoio permite somar esforços e levar à sociedade de Coari uma sensação de segurança real, que melhora a cada dia”, afirmou. Durante a solenidade, o comandante apresentou os policiais que integram programas estratégicos desenvolvidos no município, como a recém-implementada Ronda Maria da Penha, responsável por fiscalizar medidas protetivas em favor de mulheres vítimas de violência doméstica, e a Ronda Escolar, que atua na proteção de crianças e adolescentes no ambiente escolar. Pedro Moreira também destacou ações como o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) e o Projeto Escola Segura, Aluno Cidadão (PESAC), desenvolvidos em parceria com a Prefeitura em escolas das redes municipal e estadual. “São programas muito apoiados pela Prefeitura de Coari e fundamentais para prevenir a violência e o uso de drogas entre nossos jovens”, completou. Ao agradecer a homenagem, o prefeito Adail Pinheiro reafirmou o compromisso da gestão com a segurança pública e com o trabalho integrado entre município e Estado. “Muito obrigado por essa homenagem. Quando retornamos para este mandato, encontramos a cidade com índices preocupantes, mas, com o empenho da Polícia Militar, o nosso apoio e a parceria com o Governo do Estado, estamos avançando. Conte sempre conosco”, declarou. O prefeito também ressaltou o apoio estrutural oferecido à corporação, como a locação de um hotel para alojar policiais que vêm de Manaus reforçar o efetivo em Coari. Além disso, anunciou que a Prefeitura, em parceria com a Câmara Municipal, trabalha em um projeto de loteamento voltado à população, que também contemplará policiais que atuam no município. “Esse é mais um passo para valorizar quem cuida da segurança da nossa população”, concluiu. Foto: Mateus Henrique – Semcom Coari

Leia mais

Prefeitura de Coari empossa novo secretário municipal de Segurança Pública e Defesa Social

A Prefeitura de Coari empossou, nesta terça-feira (27), o Major da Polícia Militar José da Silva Ribeiro como novo secretário municipal de Segurança Pública e Defesa Social. A solenidade foi conduzida pelo prefeito Adail Pinheiro e reuniu vereadores, secretários municipais, servidores da pasta e representantes das forças de segurança que atuam no município. Durante a cerimônia, o prefeito destacou a importância estratégica da secretaria e a expectativa de avanços com a chegada do novo gestor. “A Segurança Pública e Defesa Social é uma pasta extremamente importante, que cuida do trânsito, da Guarda Municipal, da Defesa Civil e da Brigada de Incêndio. As esperanças se renovam com a experiência do Major Ribeiro, porque temos muitos desafios pela frente”, afirmou Adail Pinheiro. Entre as prioridades citadas pelo prefeito está a organização da classe dos mototaxistas, além do fortalecimento da atuação integrada entre os órgãos de segurança. “Vamos trabalhar em parceria com a Polícia Militar, com a Polícia Civil e com todas as instituições, cada uma com sua independência, mas em sintonia. O que nós queremos é garantir mais organização e uma melhor sensação de segurança para a população de Coari”, reforçou. O prefeito também agradeceu o apoio das lideranças estaduais e federais e ressaltou a união entre as instituições. “Quero agradecer o apoio do governador Wilson Lima, do senador Omar Aziz, do deputado federal Adail Filho e da Polícia Militar, na pessoa do coronel Pedro Moreira, além do delegado Barradas. Essa união entre as instituições é fundamental para que possamos realizar um grande trabalho. Não tenho dúvidas de que estamos no caminho certo”, completou. Ao assumir o cargo, o novo secretário agradeceu a confiança da gestão municipal e reafirmou o compromisso com a população. “Agradeço imensamente ao prefeito pela oportunidade e pela confiança. Estamos à disposição para fazer o melhor pela segurança municipal, em parceria com a Polícia Militar, com a Polícia Civil e com o apoio da população, que é fundamental por meio das denúncias e informações”, declarou o Major José da Silva Ribeiro. Presente na solenidade, o comandante do 5º Batalhão da Polícia Militar em Coari, tenente-coronel PM Pedro Moreira, destacou o perfil profissional do novo secretário e a continuidade da cooperação institucional. “O Major Ribeiro é um excelente profissional e desejo a ele uma boa missão. Que essa parceria entre a Polícia Militar, a Secretaria de Segurança e a Prefeitura continue firme para que possamos levar uma segurança real à população coariense”, afirmou. A posse reforça o compromisso da gestão municipal com o fortalecimento das políticas públicas de segurança, pautadas na integração entre os órgãos e na promoção de mais tranquilidade e organização para a cidade. Fotos: Mateus Henrique – Semcom Coari

Leia mais

Ação educativa da Polícia Militar com cães policiais chega às escolas de Coari

A Companhia Independente de Policiamento com Cães (CIPCães) da Polícia Militar do Amazonas realiza ações educativas nas escolas de Coari, voltadas para alunos das redes municipal e estadual. Com apoio da Semed e da Seduc, a iniciativa apresenta aos estudantes o trabalho dos cães policiais e reforça a importância da prevenção e da segurança no dia a dia. Durante a atividade, os alunos conhecem como funciona o treinamento dos cães, o papel deles em operações, como busca de entorpecentes, armas e pessoas desaparecidas, e de que forma esse trabalho contribui para o combate ao crime. Além das operações, a CIPCães também realiza ações sociais e educativas, aproximando a comunidade da rotina da corporação. As palestras permitem aos estudantes visualizar a dinâmica das operações, entender o processo de treinamento e esclarecer dúvidas diretamente com a tropa especializada. A soldada da Polícia Militar, Ruana Farias, explicou que a ação integra a Operação Faro, em andamento no município. “Estamos, desde o dia 1º aqui em Coari, fazendo palestras sobre o uso de cães de faro nas operações de combate ao narcotráfico. Também estamos realizando ações no porto, a fim de combater o tráfico de drogas utilizando os cães da companhia”, destacou. A Prefeitura de Coari reforça que seguirá apoiando iniciativas que promovam informação, conscientização e segurança, fortalecendo o aprendizado e a formação cidadã dos estudantes das redes municipal e estadual. Fotos: Leticia Souto – Secom Coari

Leia mais

Coari amplia modernização da sinalização e reforça a segurança no trânsito

A Prefeitura de Coari entregou 12 novos semáforos inteligentes na sexta-feira (21), incluindo o equipamento no cruzamento das ruas Samuel Fritz e 2 de Dezembro, no bairro Tauá-Mirim. A ação integra o conjunto de melhorias que já contabiliza 25 novos semáforos inteligentes somente este ano. Além dos novos equipamentos, o município vem executando a revitalização de faixas de pedestres, instalação de placas e implantação de dispositivos modernos de controle de tráfego, com o objetivo de aumentar a segurança, organizar o fluxo de veículos e melhorar a mobilidade de motoristas e pedestres. Presente na ocasião, o prefeito Adail Pinheiro destacou que a tecnologia só cumpre sua função com a colaboração dos condutores. “Não adianta instalar sinalização em todos os cruzamentos se não houver respeito por parte de quem conduz um veículo”, afirmou. Ele também enfatizou que o objetivo é reduzir acidentes, evitar lesões graves e proteger tanto o motorista que dirige de forma responsável quanto o pedestre que sai de casa para cumprir seus compromissos. “Queremos salvar vidas e proporcionar mais segurança no trânsito. Não tenho dúvidas de que essas ações farão a diferença”, declarou. Moradores já percebem os avanços. Domingos Souto, morador do bairro Tauá-Mirim, afirmou que as mudanças já fazem diferença no dia a dia. “Agradeço muito pelo que o prefeito fez e continua fazendo. Esses sinais trazem mais segurança, principalmente para quem passa pela Rua 2 de Dezembro, e para todos que circulam pela cidade”, disse. As intervenções reforçam o compromisso da Prefeitura de Coari em promover mobilidade, organização viária e um trânsito mais seguro para toda a população. Com novas placas, faixas revitalizadas e dispositivos modernos de controle de tráfego, a administração municipal busca aumentar a segurança, organizar o fluxo de veículos e oferecer melhores condições de mobilidade para motoristas e pedestres. Fotos: Mateus Henrique – Secom Coari

Leia mais