Projeto “Minha Mãe é uma Leitora” homenageia mães da EJAI e incentiva o hábito da leitura em Coari

A Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI), realizou o projeto “Minha Mãe é uma Leitora”, iniciativa que promoveu a valorização das mães da comunidade escolar e incentivou a leitura como ferramenta de aprendizado, inclusão e transformação social. A culminância do projeto reuniu estudantes, educadores e familiares em um momento marcado por homenagens e apresentações desenvolvidas ao longo do mês. Entre as atividades realizadas estiveram a produção de poesias, apresentações culturais e o compartilhamento de experiências, fortalecendo a relação entre educação, família e literatura. Além de reconhecer a importância das mães na trajetória educacional dos estudantes, a ação buscou estimular o interesse pela leitura, reforçando que a busca pelo conhecimento não tem idade e pode acontecer em qualquer fase da vida. A estudante Ana de Almeida destacou a importância da oportunidade proporcionada pela EJAI. “Isso é um privilégio muito grande. Eu tenho 54 anos e agora estou estudando. Estou muito feliz por essa oportunidade”, comentou. O secretário municipal de Educação, Rodrigo Almeida, ressaltou o impacto do projeto e os avanços da educação no município. “Ver o trabalho que está sendo desenvolvido nas escolas é muito emocionante e gratificante. “A educação do município de Coari está avançando, avançando para melhor e para alcançar o objetivo da gestão do prefeito Adail Pinheiro, que é proporcionar uma educação de qualidade para todos, desde a educação infantil até a Educação de Jovens, Adultos e Idosos”, afirmou. A iniciativa integra as ações desenvolvidas pela rede municipal de ensino para fortalecer a aprendizagem, ampliar o acesso ao conhecimento e promover a participação das famílias no ambiente escolar. Fotos: Elissandro Palmeira (Semcom Coari)

Leia mais

Educadores da EJAI participam de formação do Projeto ALFA-EJA Brasil em Coari

Professores, gestores e equipes pedagógicas da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI) da Secretaria Municipal de Educação (Semed) participaram, nos dias 18 e 19 de maio, do 3º Encontro Presencial de Assessoria e Formação do Projeto ALFA-EJA Brasil, realizado no auditório do Sebrae, em Coari. A iniciativa promoveu momentos de troca de experiências, construção coletiva de conhecimentos e fortalecimento das práticas pedagógicas voltadas à alfabetização e à permanência de jovens, adultos e idosos no ambiente escolar. O encontro reuniu ainda educadores populares e representantes de movimentos sociais para debater temas como diversidade, equidade racial, cuidado com a vida e fortalecimento dos territórios educativos. A programação integrou uma mobilização realizada simultaneamente em 15 municípios das regiões Norte e Nordeste do país, promovida pelo Instituto de Educação e Direitos Humanos Paulo Freire, em parceria com a Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental. Com 33 anos de atuação na educação, o professor Ulisses José Praia Cunha destacou a importância da formação para o fortalecimento das práticas em sala de aula. “A experiência é muito positiva, pois os encontros nos trazem novas visões, ampliam nosso horizonte de conhecimento e, com isso, nós vivemos uma nova expectativa de trabalhar novas didáticas na sala de aula. Trabalhar o aluno dentro da sua própria história. A partir da sua própria história de vida, trabalhar suas experiências e, com isso, a gente leva o aluno a melhorar seu ensino-aprendizagem dentro da EJA”, afirmou. O 3º Encontro Presencial de Assessoria e Formação foi estruturado a partir de metodologias inspiradas na pedagogia freiriana, divididas em quatro Círculos de Cultura que promoveram a construção de práticas pedagógicas voltadas à inclusão e à permanência dos estudantes da EJA. Diversidade e práticas acolhedoras O primeiro Círculo de Cultura, “Varal das diversidades e os Inéditos Viáveis”, promoveu reflexões sobre identidade, pertencimento e combate às desigualdades no contexto da EJA. A atividade partiu de dinâmicas coletivas inspiradas na pedagogia freireana para discutir os desafios enfrentados pelos educandos e construir estratégias pedagógicas acolhedoras e antidiscriminatórias. Ao final, os participantes elaboraram agendas de cuidado e acolhimento conectadas às realidades de cada território. Equidade racial e enfrentamento ao racismo No segundo momento formativo, o tema “Cor, etnia: equidade racial na nossa história” mobilizou debates sobre racismo estrutural, preconceito racial e práticas antirracistas nas escolas. As atividades incluíram reflexões sobre identidade racial, análise de expressões discriminatórias presentes no cotidiano e construção coletiva de propostas pedagógicas voltadas ao enfrentamento do racismo institucional, recreativo, linguístico e ambiental. O círculo também promoveu discussões sobre as intersecções entre raça, classe e gênero na educação. Território, meio ambiente e cuidado com a vida As questões socioambientais ganharam centralidade no terceiro Círculo de Cultura, “O território como espaço de cuidado”. A proposta estimulou os participantes a refletirem sobre as relações entre meio ambiente, saúde, sustentabilidade e bem viver. A partir de memórias do território, exposições fotográficas e rodas de conversa, educadores e gestores debateram práticas de preservação ambiental e construíram propostas de intervenção voltadas à transformação dos espaços comunitários e escolares. Assessoria pedagógica e fortalecimento das redes de proteção Encerrando a programação, o quarto Círculo de Cultura reuniu equipes técnicas das secretarias municipais de educação para discutir práticas de assessoria pedagógica e fortalecimento das redes de proteção social. O encontro abordou temas como acolhimento, relações interpessoais, permanência dos estudantes da EJA e articulação com áreas como saúde, assistência social, cultura e transporte. Coari entre os municípios beneficiados Coari está entre os municípios amazonenses contemplados pelo Projeto ALFA-EJA Brasil, ao lado de Carauari, fortalecendo as políticas públicas voltadas à Educação de Jovens, Adultos e Idosos. A iniciativa conta com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, contribuindo para a formação continuada de educadores, o fortalecimento das práticas pedagógicas e a ampliação das ações de alfabetização e inclusão educacional no município. Fotos: divulgação ALFA-EJA Brasil

Leia mais

Coari abre seletiva regional do 47º JEAS 2026 e reúne mais de 800 atletas do Médio Solimões

A seletiva do 47º Jogos Escolares do Amazonas (JEAS) 2026 – Polo IV teve início nesta segunda-feira (25), em Coari, reunindo mais de 800 atletas e professores dos municípios de Coari, Codajás, Tefé, Alvarães e Uarini. A competição, realizada pelo Governo do Amazonas, com apoio da Prefeitura, movimenta o município com disputas esportivas, integração estudantil e incentivo ao esporte escolar. A cerimônia contou com a presença do prefeito Adail Pinheiro, vereadores, representantes de instituições de ensino e delegações participantes. A programação teve apresentações culturais, desfile das equipes, juramento dos atletas, revezamento da tocha olímpica — incluindo a participação de estudantes da Associação Pestalozzi de Coari — e o acendimento da pira olímpica, símbolos que marcaram oficialmente o início da competição. Ao declarar os jogos abertos, o prefeito Adail Pinheiro destacou a hospitalidade da cidade e o compromisso da gestão com o desenvolvimento do esporte de base e de inclusão. “Sejam bem-vindos e sintam-se em casa. Estamos organizando esse evento com muito carinho, pois incentivamos o esporte em Coari da criança ao idoso. É motivo de muita alegria saber que os investimentos que estamos fazendo estão surtindo resultados importantes. Nossa meta é transformar Coari em um celeiro esportivo no Amazonas, dando ênfase a todas as categorias”, afirmou o prefeito. O coordenador regional da Seduc, Alzaias Martins, ressaltou o clima de união e convivência entre os participantes. “O espírito esportivo está presente neste ginásio. Desejamos que os atletas aproveitem ao máximo a competição, tanto de Coari quanto dos demais municípios. Que o fair play prevaleça e que este seja um momento de integração, saúde, educação, cultura e, sobretudo, de cidadania”, destacou. Seletiva define classificados para fase final em Manaus A seletiva do Polo IV acontece entre os dias 25 e 28 de maio e definirá os representantes da região do Médio Solimões classificados para a etapa final dos JEAS 2026, prevista para julho, em Manaus. Coari participa da competição com aproximadamente 240 atletas. As demais delegações são formadas por cerca de 200 participantes de Codajás, 170 de Tefé, 120 de Alvarães e 65 de Uarini. Divididos nas categorias infantil (12 a 14 anos) e juvenil (15 a 17 anos), nos gêneros masculino e feminino, os estudantes disputam vagas em modalidades coletivas — como futsal, voleibol, handebol e basquetebol — e individuais, que incluem atletismo, xadrez, tênis de mesa e vôlei de praia. As partidas ocorrem em ginásios, escolas e espaços esportivos de Coari. JEAS também classificam para competições nacionais Os Jogos Escolares do Amazonas também funcionam como etapa classificatória para competições nacionais. Os campeões das categorias de 12 a 14 anos garantem vaga nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), organizados pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), previstos para setembro, em Brasília. Já os atletas de 15 a 17 anos disputam classificação para os Jogos da Juventude, promovidos pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), programados para outubro, em Foz do Iguaçu. Confira alguns registros da abertura da seletiva do Polo IV Fotos: Mateus Henrique e Elissandro Palmeira (Semcom Coari)

Leia mais

Coari premia campeões dos 43º Jogos Escolares e define representantes para a fase Polo IV dos JEA’s

Os campeões dos 43º Jogos Escolares de Coari (JEC’s) foram premiados nesta sexta-feira (15), em cerimônia realizada no Ginásio Natanael Brasil. Além de reconhecer o desempenho dos estudantes-atletas, o evento também marcou a definição das equipes e atletas que irão representar o município na fase Polo IV dos 47º Jogos Escolares do Amazonas (JEA’s) 2026. A etapa classificatória acontecerá entre os dias 25 e 30 de maio, em Coari, reunindo delegações de diversos municípios da região. Os vencedores garantirão vaga para a fase final da competição, prevista para ocorrer de 16 a 26 de julho, em Manaus. Durante a solenidade, estudantes de diferentes modalidades receberam medalhas e troféus pelo destaque alcançado ao longo da competição escolar. O coordenador de Educação Física, Reinaldo Oliveira, ressaltou a importância do apoio das secretarias envolvidas e destacou a expectativa para a próxima etapa dos jogos. “Quero agradecer imensamente à Prefeitura de Coari, em nome do prefeito Adail Pinheiro, e a todas as secretarias que contribuíram para que esse momento acontecesse, desde a realização dos jogos até esta premiação. Agora, nossa expectativa está voltada para a fase polo, onde nossos campeões representarão o município. Estamos na torcida para conquistar essa vaga na fase final”, afirmou. A edição deste ano dos Jogos Escolares reuniu 15 instituições de ensino das redes municipal, estadual e federal. Pela primeira vez, três escolas da zona rural participaram da competição, ampliando a integração entre estudantes e fortalecendo o esporte educacional no município. Sede da seletiva regional Coari foi confirmada como sede da seletiva do Polo IV dos JEA’s 2026 pela Secretaria de Estado da Educação e Desporto Escolar (Seduc), responsável pela organização da competição. As disputas da fase polo envolverão as modalidades de atletismo, basquetebol, futsal, handebol, voleibol, vôlei de praia, tênis de mesa e xadrez. Além de incentivar novos talentos, os jogos escolares promovem valores como disciplina, respeito, trabalho em equipe e integração entre os jovens atletas. Fotos: Eliz Cavalcante (Semcom Coari)

Leia mais

Coari recebe programação cultural e educativa do projeto Amazônia das Palavras

O município de Coari recebeu, nesta segunda-feira (4), a programação do projeto Amazônia das Palavras – Quarta Edição, iniciativa itinerante de incentivo à leitura que percorre cidades da região amazônica por meio de uma expedição fluvial. As atividades aconteceram na Escola Estadual Prefeito Alexandre Montoril e reuniram estudantes, educadores e comunidade em uma série de ações culturais e formativas. Durante o dia, foram realizadas oficinas literárias gratuitas voltadas à rede pública de ensino, integrando a literatura a diferentes linguagens artísticas, como música, cinema, poesia falada e animação. A programação também contou com o plantio de mudas de pau-brasil, em uma ação simbólica voltada à educação ambiental. A coordenadora geral do projeto, Fernanda Kopanakis, destacou a proposta da iniciativa. “O projeto é uma articulação entre educação e arte, e navega nessa ideia de estarmos em movimento o tempo inteiro, realizando ações em escolas públicas. Essa é a nossa proposta: integrar arte e educação”, afirmou. Entre as atividades, oficinas práticas aproximaram os estudantes do processo criativo. O cantor, compositor e educador Thiago Thiago de Mello conduziu uma das experiências. “Trabalhamos a relação entre música e literatura por meio da canção. Em cada oficina, componho uma música com os estudantes. É um exercício coletivo muito bonito, em que eles se tornam autores e parceiros”, disse. À noite, a programação seguiu aberta ao público, com a exibição do documentário do projeto, homenagem à escritora Maria Firmina dos Reis, doação de livros para a biblioteca da escola — que recebeu o certificado Escola Amiga da Leitura — e o espetáculo circense “Silêncio Total – Vem chegando um Palhaço”. O ator Luiz Carlos Vasconcelos, que interpreta o Palhaço Xuxu, ressaltou o impacto da iniciativa. “É um projeto de grande beleza e delicadeza, que percorre os rios levando cultura às comunidades ribeirinhas. No fim do dia, o espetáculo acontece na rua, reunindo todos em torno dessa experiência”, destacou. A proposta do Amazônia das Palavras é ampliar o acesso à leitura e à cultura em comunidades ribeirinhas, promovendo a troca de saberes entre artistas, educadores e estudantes, além de fortalecer práticas educativas por meio da arte. O projeto é patrocinado pela TAG, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com apoio da Cigás, promoção da Fundação Rede Amazônica e realização da Associação Mapinguari, Ministério da Cultura e Governo Federal. Fotos: divulgação projeto Amazônia das Palavras

Leia mais

Secretaria de Educação realiza reunião pedagógica com professores da zona rural de Coari

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) iniciou, nesta segunda-feira (4), a reunião pedagógica com professores da zona rural de Coari. O encontro, que segue até terça-feira (5), ocorre no Campus 1 da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e tem como foco o alinhamento das diretrizes pedagógicas e administrativas das escolas das comunidades rurais. A programação foi organizada por etapas de ensino. No primeiro dia, participaram docentes da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano). Já nesta terça, as atividades são voltadas aos professores dos anos finais (6º ao 9º ano) e da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI). As formações acontecem nos turnos da manhã e da tarde. Entre os temas abordados estão lançamento de notas, Censo Escolar, Educação Escolar Indígena, acompanhamento da frequência escolar vinculada ao programa Bolsa Família, além de orientações específicas para a Educação Infantil, EJAI e programas educacionais. Também integram a pauta diretrizes do Tribunal de Contas do Estado (TCE) relacionadas à área educacional. O secretário municipal de Educação, Rodrigo Almeida, afirmou que a reunião visa padronizar procedimentos, aprimorar o planejamento pedagógico e administrativo, além de garantir mais eficiência na execução das atividades nas escolas da zona rural. “Esse momento também serve para ouvir as equipes e informar sobre o processo de reforma e revitalização das unidades de ensino, conforme orientação do prefeito Adail Pinheiro”, destacou. A participação dos docentes é considerada essencial para o bom andamento do ano letivo, contribuindo para a melhoria da qualidade do ensino ofertado no município. Foto: equipe Semcom Coari

Leia mais

Coari capacita cerca de 300 manipuladores de alimentos para reforçar segurança alimentar nas escolas

A Prefeitura de Coari, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realiza entre esta segunda (27) e terça-feira (28) a Capacitação para Manipuladores de Alimentos, reunindo cerca de 300 profissionais da zona urbana e rural. A ação, promovida em parceria com a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), ocorre no Auditório Rio Copeá e tem como foco fortalecer a segurança alimentar na rede de ensino. Durante a programação, merendeiras e profissionais da alimentação escolar participam de atividades teóricas e práticas sobre boas práticas de manipulação de alimentos, higiene, organização de estoques, controle de temperatura e prevenção de doenças transmitidas por alimentos (DTA’s). Oficinas também abordam situações do cotidiano, como primeiros socorros, manipulação segura e preparo de refeições mais nutritivas. A nutricionista responsável técnica da Semed, Karina Melo, destacou a relevância da formação. “A capacitação dos manipuladores, dentro do Programa Nacional de Alimentação Escolar, é fundamental, pois são esses profissionais que garantem uma alimentação segura e de qualidade para os alunos”, afirmou. O secretário municipal de Educação, Rodrigo Almeida, ressaltou o compromisso com a qualificação dos profissionais. “É um momento ímpar, em que oferecemos, juntamente com a Ufam, essa capacitação para que estejam aptos a lidar com todas as situações do dia a dia. É o compromisso da gestão do prefeito Adail Pinheiro com a merenda de qualidade para os alunos da rede municipal”, declarou. Segurança no ambiente escolar Além da formação em alimentação, a Brigada de Incêndio promoveu um treinamento voltado à segurança nas cozinhas escolares. As participantes receberam orientações sobre prevenção de acidentes, uso adequado de fogões e botijões de gás, armazenamento de materiais inflamáveis e procedimentos corretos em situações de emergência. Também foram apresentadas técnicas de desobstrução de vias aéreas, fundamentais em casos de engasgo, garantindo uma resposta rápida até a chegada de atendimento especializado. A iniciativa buscou preparar as profissionais para agir com eficiência diante de imprevistos, contribuindo para um ambiente escolar mais seguro. A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal com a qualidade da merenda escolar, aliando segurança, nutrição e valorização dos profissionais que atuam diretamente no cuidado com os alunos. Fotos: Elissandro Palmeira (Semcom Coari)

Leia mais

Coari participa de capacitação do UNICEF e reforça ações para melhoria da educação

O município de Coari participou, nesta quinta-feira (23), de uma capacitação promovida pelo UNICEF, em Manaus, com foco no fortalecimento das políticas públicas educacionais. O encontro foi realizado na Universidade Luterana do Brasil e reuniu representantes de diversos municípios do Amazonas que aderiram ao Selo UNICEF – Edição 2025-2028. A programação teve como destaque o lançamento do Resultado Sistêmico 2 – Educação, iniciativa que busca garantir o acesso, a permanência e a aprendizagem de crianças e adolescentes na escola. Durante o evento, também foi realizada uma capacitação voltada a articuladores, mobilizadores e coordenadores da estratégia de Busca Ativa Escolar (BAE). Coari foi representado pelo articulador Yago Lira, pelo mobilizador Wesley Oliveira e pelo coordenador operacional da BAE, Dennys Libório. A participação da equipe reforça o compromisso do município com a melhoria dos indicadores educacionais e com a implementação de estratégias eficazes no enfrentamento da evasão escolar. Além da formação técnica, o encontro promoveu o alinhamento de ações entre os municípios participantes, incentivando a adoção de práticas educacionais mais inclusivas, conectadas e acessíveis. A iniciativa integra as metas do Selo UNICEF e contribui diretamente para o desenvolvimento social e educacional das comunidades. Com a participação ativa em agendas como essa, Coari segue avançando na qualificação de suas equipes e no fortalecimento de políticas públicas voltadas à educação de qualidade. Foto: divulgação Semas

Leia mais

Super Hambúrguer chega às escolas da zona rural de Coari e reforça a alimentação escolar

A Prefeitura de Coari, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), iniciou na sexta-feira (10) a distribuição do Super Hambúrguer na Escola Municipal Maria Almeida do Nascimento, na Comunidade Izidório, ampliando a oferta de alimentação escolar para estudantes das comunidades mais distantes. A ação dá continuidade ao cronograma de fortalecimento da merenda escolar no município e sucede o Dia D realizado na zona urbana, que garantiu a entrega de lanches completos a milhares de alunos da rede municipal. Desenvolvido com foco nutricional, o Super Hambúrguer contribui para o desenvolvimento físico e cognitivo dos estudantes, oferecendo uma refeição equilibrada que impacta diretamente na disposição e no rendimento escolar. Além de diversificar o cardápio, a iniciativa assegura que alunos da zona rural tenham acesso ao mesmo padrão de qualidade já ofertado na área urbana, promovendo inclusão e equidade na rede municipal de ensino. A merendeira Sandra Maria destacou a receptividade dos alunos. “É um alimento muito nutritivo, de qualidade que nós estamos servindo para os nossos alunos, e eles estão muito ansiosos por essa merenda que estamos preparando pra eles”, afirmou. O coordenador Francisco Nascimento também ressaltou os efeitos positivos da ação no ambiente escolar. “Queremos agradecer ao prefeito Adail Pinheiro por essa iniciativa de toda sexta-feira ter hambúrguer na escola como uma merenda diferenciada, fazendo com que as crianças estejam mais alegres, mais animadas e mais participativas”, disse. A iniciativa integra as políticas públicas da gestão municipal voltadas à educação e ao bem-estar dos estudantes, reforçando o compromisso com uma alimentação escolar de qualidade em todas as regiões do município.

Leia mais

Coari inicia I Ciclo de Formação do ProLEEI para fortalecer a alfabetização na educação infantil

A Prefeitura de Coari, por meio da Secretaria Municipal de Educação, iniciou nesta segunda-feira (6) o I Ciclo de Formação do ProLEEI. A atividade segue até quinta-feira (9), na Escola Municipal Ursulina Souza de Oliveira, reunindo professores da educação infantil em uma programação voltada ao aprimoramento das práticas pedagógicas. A formação é realizada em parceria com a Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e o Ministério da Educação (MEC), com foco no desenvolvimento de estratégias de leitura, escrita e linguagem para crianças de 4 e 5 anos. A iniciativa integra o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, que busca assegurar uma base sólida de aprendizagem desde os primeiros anos escolares. Durante o ciclo, os educadores participam de momentos de estudo, troca de experiências e aprofundamento teórico-prático, contribuindo para a qualificação do ensino ofertado na rede municipal. De acordo com o secretário municipal de Educação, Rodrigo Almeida, a formação representa mais uma etapa no fortalecimento da educação em Coari. “Nós estamos iniciando mais uma etapa do ProLEEI, um programa em parceria com a UFAM e o Governo Federal, para oferecer aos professores da educação infantil uma formação de qualidade, com o objetivo de cumprir as metas do plano nacional de alfabetização na idade certa. É mais uma iniciativa da gestão do prefeito Adail Pinheiro para fortalecer a educação no nosso município”, destacou. A realização do ciclo reafirma o compromisso da gestão municipal com a valorização dos profissionais da educação e com a construção de um ensino cada vez mais eficiente e inclusivo. Foto: Fabiana Gama de Souza (Semcom Coari)

Leia mais