Coari implanta Programa Brigada do Aedes Aegypti nas redes estadual e municipal de ensino

O município de Coari iniciou a implantação do Programa Brigada do Aedes Aegypti nas redes estadual e municipal de ensino, fortalecendo as ações de prevenção e combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. A iniciativa é desenvolvida em parceria com a equipe estadual do Programa de Controle das Arboviroses, coordenado pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto. Durante esta semana, técnicos do Estado realizam atividades educativas, orientações e capacitações voltadas ao enfrentamento das arboviroses no município. As ações envolvem profissionais da educação, saúde e servidores públicos, ampliando a conscientização sobre a importância da eliminação de criadouros do mosquito. Além da implantação da brigada nas unidades de ensino, a programação inclui treinamentos com equipes que atuam diretamente no controle e monitoramento das doenças, fortalecendo as estratégias preventivas em Coari. De acordo com o técnico de Vigilância em Saúde, José Olímpio, a proposta busca estimular a responsabilidade coletiva e transformar as escolas em espaços permanentes de vigilância e prevenção. “Nosso objetivo é conscientizar todos sobre a importância de manter os ambientes livres de focos do mosquito. Pequenos descuidos, como o descarte inadequado de copos descartáveis, podem se tornar criadouros do Aedes Aegypti”, destacou. Segundo ele, a brigada envolve todos os profissionais das instituições, desde equipes de limpeza até servidores administrativos, fortalecendo a integração entre educação e saúde no combate às arboviroses. A iniciativa reforça o compromisso do município e do estado com a saúde pública e amplia as estratégias de prevenção, incentivando a participação da sociedade no enfrentamento ao mosquito. Com isso, Coari avança na construção de ambientes mais seguros, conscientes e protegidos para toda a população. Foto: equipe Semcom Coari

Leia mais

Educadores da EJAI participam de formação do Projeto ALFA-EJA Brasil em Coari

Professores, gestores e equipes pedagógicas da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI) da Secretaria Municipal de Educação (Semed) participaram, nos dias 18 e 19 de maio, do 3º Encontro Presencial de Assessoria e Formação do Projeto ALFA-EJA Brasil, realizado no auditório do Sebrae, em Coari. A iniciativa promoveu momentos de troca de experiências, construção coletiva de conhecimentos e fortalecimento das práticas pedagógicas voltadas à alfabetização e à permanência de jovens, adultos e idosos no ambiente escolar. O encontro reuniu ainda educadores populares e representantes de movimentos sociais para debater temas como diversidade, equidade racial, cuidado com a vida e fortalecimento dos territórios educativos. A programação integrou uma mobilização realizada simultaneamente em 15 municípios das regiões Norte e Nordeste do país, promovida pelo Instituto de Educação e Direitos Humanos Paulo Freire, em parceria com a Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental. Com 33 anos de atuação na educação, o professor Ulisses José Praia Cunha destacou a importância da formação para o fortalecimento das práticas em sala de aula. “A experiência é muito positiva, pois os encontros nos trazem novas visões, ampliam nosso horizonte de conhecimento e, com isso, nós vivemos uma nova expectativa de trabalhar novas didáticas na sala de aula. Trabalhar o aluno dentro da sua própria história. A partir da sua própria história de vida, trabalhar suas experiências e, com isso, a gente leva o aluno a melhorar seu ensino-aprendizagem dentro da EJA”, afirmou. O 3º Encontro Presencial de Assessoria e Formação foi estruturado a partir de metodologias inspiradas na pedagogia freiriana, divididas em quatro Círculos de Cultura que promoveram a construção de práticas pedagógicas voltadas à inclusão e à permanência dos estudantes da EJA. Diversidade e práticas acolhedoras O primeiro Círculo de Cultura, “Varal das diversidades e os Inéditos Viáveis”, promoveu reflexões sobre identidade, pertencimento e combate às desigualdades no contexto da EJA. A atividade partiu de dinâmicas coletivas inspiradas na pedagogia freireana para discutir os desafios enfrentados pelos educandos e construir estratégias pedagógicas acolhedoras e antidiscriminatórias. Ao final, os participantes elaboraram agendas de cuidado e acolhimento conectadas às realidades de cada território. Equidade racial e enfrentamento ao racismo No segundo momento formativo, o tema “Cor, etnia: equidade racial na nossa história” mobilizou debates sobre racismo estrutural, preconceito racial e práticas antirracistas nas escolas. As atividades incluíram reflexões sobre identidade racial, análise de expressões discriminatórias presentes no cotidiano e construção coletiva de propostas pedagógicas voltadas ao enfrentamento do racismo institucional, recreativo, linguístico e ambiental. O círculo também promoveu discussões sobre as intersecções entre raça, classe e gênero na educação. Território, meio ambiente e cuidado com a vida As questões socioambientais ganharam centralidade no terceiro Círculo de Cultura, “O território como espaço de cuidado”. A proposta estimulou os participantes a refletirem sobre as relações entre meio ambiente, saúde, sustentabilidade e bem viver. A partir de memórias do território, exposições fotográficas e rodas de conversa, educadores e gestores debateram práticas de preservação ambiental e construíram propostas de intervenção voltadas à transformação dos espaços comunitários e escolares. Assessoria pedagógica e fortalecimento das redes de proteção Encerrando a programação, o quarto Círculo de Cultura reuniu equipes técnicas das secretarias municipais de educação para discutir práticas de assessoria pedagógica e fortalecimento das redes de proteção social. O encontro abordou temas como acolhimento, relações interpessoais, permanência dos estudantes da EJA e articulação com áreas como saúde, assistência social, cultura e transporte. Coari entre os municípios beneficiados Coari está entre os municípios amazonenses contemplados pelo Projeto ALFA-EJA Brasil, ao lado de Carauari, fortalecendo as políticas públicas voltadas à Educação de Jovens, Adultos e Idosos. A iniciativa conta com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, contribuindo para a formação continuada de educadores, o fortalecimento das práticas pedagógicas e a ampliação das ações de alfabetização e inclusão educacional no município. Fotos: divulgação ALFA-EJA Brasil

Leia mais

Sorriso renovado: Ação de saúde bucal entrega próteses dentárias na UBS Lenny Passos, em Coari

O resgate da autoestima e do bem-estar marcou a entrega de próteses dentárias realizada na Unidade Básica de Saúde (UBS) Lenny Passos Ramos, em Coari. A ação transformou a rotina de pacientes que aguardavam pelo serviço para voltar a sorrir com confiança, garantindo mais conforto, dignidade e qualidade de vida. O atendimento reforça o papel da unidade, localizada no bairro Itamarati, que hoje atua como a referência municipal para este tipo de tratamento odontológico. Muito além da estética, a reabilitação oral impacta diretamente funções essenciais do dia a dia, como a fala e a mastigação — um benefício celebrado especialmente pela população idosa da comunidade. A dona de casa Zilma Fernandes não escondeu a emoção ao receber o novo sorriso. “Pra mim foi motivo de muita alegria receber essa prótese. Ganhei um sorriso lindo”, afirmou. Impacto na saúde e na rotina De acordo com o cirurgião-dentista Pedro Padilha, o restabelecimento da função mastigatória é um dos principais ganhos para a saúde geral dos pacientes. “A mastigação é fundamental, principalmente para os idosos. Hoje foi um dia especial para essas pessoas, que agora podem voltar a sorrir e se alimentar melhor”, destacou o profissional. O diretor da Atenção Básica, Paulo Andrey, ressaltou a importância do serviço para garantir dignidade e melhorar a qualidade de vida da população atendida. “É importante estarmos levando dignidade e qualidade de vida para esses pacientes. Hoje, as Unidades Básicas de Saúde contam com 17 consultórios odontológicos em funcionamento, e a UBS Lenny Passos é a unidade de referência para esse tipo de tratamento e entrega de próteses”, explicou. Estrutura moderna e especializada O atendimento humanizado e ágil reflete o novo momento da UBS Lenny Passos Ramos. Após passar por uma ampla obra de revitalização e ampliação, a unidade consolidou-se como a referência municipal no serviço de prótese dentária, contando com estrutura moderna e equipe especializada para o cuidado bucal da população. As melhorias na unidade integram o pacote de investimentos da gestão do prefeito Adail Pinheiro na modernização da rede de saúde, focado na descentralização e na ampliação dos atendimentos oferecidos aos moradores de Coari. Fotos: Jair Vicente Rodrigues (Semcom Coari)

Leia mais

Coari fortalece combate às arboviroses com capacitação técnica e novas tecnologias

Coari recebeu, nesta quarta-feira (27), a equipe estadual do Programa de Controle das Arboviroses em uma capacitação voltada ao fortalecimento das ações de vigilância, prevenção e enfrentamento dessas doenças no município. A atividade reuniu profissionais da saúde para alinhamento técnico sobre monitoramento epidemiológico e novas estratégias de controle vetorial. Durante o encontro, foram apresentadas novas tecnologias incorporadas pelo Ministério da Saúde para otimizar o trabalho desenvolvido pelos Agentes de Combate às Endemias. Entre as ferramentas destacadas está o BRI-Aedes, metodologia que auxilia no monitoramento e enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. A programação também incluiu a avaliação técnica das ovitrampas utilizadas no monitoramento entomológico em Coari. Na ocasião, foram apresentados dados atualizados da situação epidemiológica do município, além dos índices de infestação identificados nos levantamentos realizados pelas equipes de campo. A capacitação foi conduzida por Luzia Mustafa, gerente estadual do Programa das Arboviroses, e José Olímpio, apoiador técnico estadual do município de Coari. Os profissionais realizaram orientações técnicas e alinhamento das ações estratégicas junto às equipes municipais, reforçando a importância da atuação integrada no combate às arboviroses. Fotos: Divulgação Semsa Coari

Leia mais

Com estrutura revitalizada e equipada, UBS Fluvial de Coari é reinaugurada e já inicia missão no Alto Solimões

A Prefeitura de Coari reinaugurou nesta terça-feira (26) a Unidade Básica de Saúde (UBS) Fluvial Prefeito Roberval Rodrigues, reforçando o atendimento de saúde às comunidades ribeirinhas da zona rural do município. A cerimônia contou com a presença do prefeito Adail Pinheiro, vereadores, secretários municipais e demais autoridades locais. Totalmente revitalizada, a UBS Fluvial retoma as atividades com a missão de levar assistência em saúde para 206 comunidades ribeirinhas de Coari, fortalecendo a presença do Sistema Único de Saúde (SUS) nas localidades mais distantes do município. A primeira missão da embarcação após a reinauguração já começou nesta terça-feira, com destino à calha do Alto Solimões. A unidade percorrerá comunidades de difícil acesso, levando consultas médicas, odontológicas e veterinárias, vacinação, acompanhamento pré-natal, distribuição de medicamentos e outros serviços essenciais de saúde. Durante a solenidade, o prefeito Adail Pinheiro destacou os avanços realizados pela gestão municipal na área da saúde e anunciou novos investimentos para ampliar a rede de atendimento no município. “É indiscutível a estrutura de saúde que conseguimos construir em nosso mandato. Em um ano e meio de gestão avançamos bastante e ainda vamos lançar um grande pacote de investimentos para a saúde, incluindo a reforma do Hospital Regional, a conclusão da maternidade, além da inauguração das UBSs do Caracol, Nazaré Pinheiro e Grande Vitória”, afirmou. O prefeito também ressaltou a importância da revitalização da UBS Fluvial. “Significa oferecer mais conforto, estrutura e qualidade no atendimento às famílias da zona rural. Estamos trabalhando para ampliar ainda mais os serviços e já estamos providenciando novas UBSs Fluviais para fortalecer a assistência às comunidades ribeirinhas”, completou. Com estrutura completa e equipada, a UBS Fluvial representa um importante instrumento de promoção da saúde pública em Coari, garantindo acesso aos serviços básicos de saúde às populações tradicionais que vivem às margens dos rios da região. A iniciativa reafirma o compromisso da Prefeitura de Coari com uma saúde pública mais humanizada, acessível e próxima da população ribeirinha, ampliando o cuidado e a assistência às famílias do interior do município. Confira alguns registros deste momento: Fotos: Elissandro Palmeira (Semcom Coari)

Leia mais

Seleção Coariense Sub-10 recebe novos equipamentos e ganha nova identidade visual

A Seleção Coariense de Futsal Sub-10 vive uma nova fase no fortalecimento do esporte de base no município. Nesta segunda-feira (25), em encontro com o prefeito Adail Pinheiro, foram apresentados novos uniformes, equipamentos esportivos, o mascote oficial e a nova identidade visual da equipe, que irá representar Coari em competições estaduais e nacionais. A iniciativa reforça o investimento da gestão municipal na formação esportiva de crianças e adolescentes, com foco em estrutura, incentivo e valorização dos talentos locais. O evento também contou com a presença da primeira-dama Sascha Almeida, uma das principais incentivadoras do projeto, que destacou o compromisso da administração com o incentivo ao esporte desde a infância, como ferramenta de desenvolvimento social e formação de cidadãos. Entre os materiais apresentados e entregues estão uniformes de treino, coletes, uniformes oficiais e tênis da marca Joma, reconhecida pela qualidade no segmento esportivo. Os itens serão utilizados na preparação e nas próximas competições da categoria. Para o auxiliar técnico da Seleção Coariense Sub-10, Douglas Costa, os investimentos representam um importante reforço na rotina da equipe. “Queremos agradecer ao prefeito Adail Pinheiro pelo excelente material de qualidade que chegou para a nossa seleção. Isso é essencial para o desenvolvimento de cada atleta e para que possamos fazer bons jogos no Campeonato Amazonense e também na Taça Brasil da categoria Sub-10, onde representaremos o Amazonas. Vamos treinar bastante para chegar com intensidade e competir de igual para igual com as demais equipes. Se Deus quiser, conquistar esse título para o nosso estado”, afirmou. Entre os familiares, o sentimento foi de satisfação e confiança no trabalho desenvolvido com os jovens atletas. A servidora pública Amilca Vieira, mãe do atleta Murilo Emanuel, ressaltou a importância do apoio recebido. “Eu acredito que eles terão um futuro brilhante. Como mãe, conheço o potencial do meu filho e de cada criança que está aqui. Estamos na torcida, acreditando em Deus e confiando no trabalho que está sendo feito pelo nosso prefeito. Só temos a agradecer”, disse. Com nova identidade visual, mascote oficial e estrutura reforçada, a Seleção Coariense Sub-10 segue se preparando para representar o município em competições, levando o nome de Coari às quadras do Amazonas e do Brasil. Comunidade pode escolher o nome do mascote da Seleção Sub-10 A votação para escolha do nome do mascote já está aberta no Instagram da equipe (@futsalsub10coari), com as opções: Fúria do Gás, Foguito e Coarix. Foto: Elissandro Palmeira (Semcom Coari)

Leia mais

Coari abre seletiva regional do 47º JEAS 2026 e reúne mais de 800 atletas do Médio Solimões

A seletiva do 47º Jogos Escolares do Amazonas (JEAS) 2026 – Polo IV teve início nesta segunda-feira (25), em Coari, reunindo mais de 800 atletas e professores dos municípios de Coari, Codajás, Tefé, Alvarães e Uarini. A competição, realizada pelo Governo do Amazonas, com apoio da Prefeitura, movimenta o município com disputas esportivas, integração estudantil e incentivo ao esporte escolar. A cerimônia contou com a presença do prefeito Adail Pinheiro, vereadores, representantes de instituições de ensino e delegações participantes. A programação teve apresentações culturais, desfile das equipes, juramento dos atletas, revezamento da tocha olímpica — incluindo a participação de estudantes da Associação Pestalozzi de Coari — e o acendimento da pira olímpica, símbolos que marcaram oficialmente o início da competição. Ao declarar os jogos abertos, o prefeito Adail Pinheiro destacou a hospitalidade da cidade e o compromisso da gestão com o desenvolvimento do esporte de base e de inclusão. “Sejam bem-vindos e sintam-se em casa. Estamos organizando esse evento com muito carinho, pois incentivamos o esporte em Coari da criança ao idoso. É motivo de muita alegria saber que os investimentos que estamos fazendo estão surtindo resultados importantes. Nossa meta é transformar Coari em um celeiro esportivo no Amazonas, dando ênfase a todas as categorias”, afirmou o prefeito. O coordenador regional da Seduc, Alzaias Martins, ressaltou o clima de união e convivência entre os participantes. “O espírito esportivo está presente neste ginásio. Desejamos que os atletas aproveitem ao máximo a competição, tanto de Coari quanto dos demais municípios. Que o fair play prevaleça e que este seja um momento de integração, saúde, educação, cultura e, sobretudo, de cidadania”, destacou. Seletiva define classificados para fase final em Manaus A seletiva do Polo IV acontece entre os dias 25 e 28 de maio e definirá os representantes da região do Médio Solimões classificados para a etapa final dos JEAS 2026, prevista para julho, em Manaus. Coari participa da competição com aproximadamente 240 atletas. As demais delegações são formadas por cerca de 200 participantes de Codajás, 170 de Tefé, 120 de Alvarães e 65 de Uarini. Divididos nas categorias infantil (12 a 14 anos) e juvenil (15 a 17 anos), nos gêneros masculino e feminino, os estudantes disputam vagas em modalidades coletivas — como futsal, voleibol, handebol e basquetebol — e individuais, que incluem atletismo, xadrez, tênis de mesa e vôlei de praia. As partidas ocorrem em ginásios, escolas e espaços esportivos de Coari. JEAS também classificam para competições nacionais Os Jogos Escolares do Amazonas também funcionam como etapa classificatória para competições nacionais. Os campeões das categorias de 12 a 14 anos garantem vaga nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), organizados pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), previstos para setembro, em Brasília. Já os atletas de 15 a 17 anos disputam classificação para os Jogos da Juventude, promovidos pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), programados para outubro, em Foz do Iguaçu. Confira alguns registros da abertura da seletiva do Polo IV Fotos: Mateus Henrique e Elissandro Palmeira (Semcom Coari)

Leia mais

Dia D da multivacinação reforçou a atualização da caderneta vacinal em Coari

A Prefeitura de Coari, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realizou no sábado (23) o Dia D da Campanha de Multivacinação 2026, intensificando a atualização da caderneta vacinal da população em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município. A mobilização reforçou a importância da imunização como medida essencial para prevenção de doenças e ampliação da cobertura vacinal, garantindo mais proteção para crianças, adolescentes, adultos e idosos. Durante o Dia D, equipes de saúde atuaram simultaneamente em diversas UBSs para facilitar o acesso da população aos serviços de vacinação. A enfermeira Fernanda Freitas destacou a mobilização das equipes durante a campanha. “Todas as Unidades Básicas de Saúde funcionaram durante o sábado para garantir a atualização da caderneta vacinal da população”, afirmou. O diretor da Atenção Básica, Paulo Andrey, reforçou a necessidade de manter a vacinação em dia. “Quem está com a caderneta desatualizada deve procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima. A vacinação é gratuita e salva vidas”, ressaltou. A Secretaria Municipal de Saúde orienta que os moradores procurem a UBS mais próxima levando documento oficial, cartão do SUS e caderneta de vacinação. O atendimento é rápido, seguro e fundamental para fortalecer a saúde pública no município. Foto: equipe Semcom Coari

Leia mais

Tradição e devoção marcam festejo do Divino Espírito Santo da Vila do Trocaris

A comunidade Divino Espírito Santo da Vila do Trocaris, na zona rural de Coari, viveu no sábado (23) um dia de fé, tradição e confraternização durante o festejo em homenagem ao padroeiro. A programação reuniu moradores e visitantes em uma das celebrações religiosas e culturais mais tradicionais da região, com apoio da Prefeitura. As atividades envolveram momentos de devoção e integração comunitária, com torneio de futebol, procissão fluvial pelas águas do Rio Solimões, derrubação do mastro, missa solene e leilão comunitário. A festividade movimentou a localidade e fortaleceu os laços entre as famílias da comunidade e de áreas vizinhas. O líder comunitário Carlos Alberto destacou a importância do apoio recebido para a realização do evento. “Quero agradecer ao nosso Deus e ao Divino Espírito Santo por mais um festejo realizado com sucesso. Graças a Deus, tudo ocorreu bem. Também agradeço o apoio da gestão do prefeito Adail Pinheiro, que contribuiu para a realização desta festa tão importante para nossa comunidade”, afirmou. A programação também contou com apresentações musicais que animaram o público durante a noite. Artistas locais como Maestro Jaraqui, Sandrinha, Glaucio e Jordy Santana participaram da festa, que teve ainda o show regional de Ray do Arrocha. Mais do que uma celebração religiosa, o festejo do Divino Espírito Santo reafirma a valorização das tradições culturais e o fortalecimento da identidade das comunidades do interior de Coari.

Leia mais

Arte, cultura e empreendedorismo movimentam a Praça do Cristo com nova Feira de Artesanato em Coari

A Praça Getúlio Vargas, conhecida popularmente como Praça do Cristo, ganhou um novo espaço de valorização da cultura local e incentivo ao empreendedorismo com o início da Feira de Artesanato. A iniciativa passa a acontecer semanalmente, sempre às sextas-feiras, reunindo artesãos do município de Coari para exposição e comercialização de produtos feitos à mão. Promovida com apoio da Prefeitura de Coari, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Econômico, a feira tem como objetivo fortalecer a economia criativa, gerar renda e ampliar a visibilidade do trabalho desenvolvido pelos artesãos locais. Além de movimentar o centro da cidade, o espaço também representa reconhecimento e oportunidade para quem vive da produção artesanal, aproximando a população dos talentos e das tradições culturais do município. A cacique Quimberly Carvalho destacou a importância da iniciativa. “Hoje nós estamos vivendo um momento muito especial. Quero agradecer ao prefeito Adail Pinheiro por nos apoiar nessa oportunidade de mostrar o nosso trabalho feito à mão”, afirmou. A artesã Ieda Queiroz também celebrou a realização da feira e a união dos expositores em torno do projeto. “Estou imensamente feliz por estar aqui participando junto com outros artesãos. Que venham muitas sextas-feiras! Tem muita coisa linda sendo exposta”, destacou. A feira também se consolida como uma opção de lazer e convivência para as famílias coarienses, que podem prestigiar os artesãos locais e conhecer a diversidade de produtos expostos. Serviço O quê: Feira de ArtesanatoQuando: Todas as sextas-feirasOnde: Praça do Cristo, no Centro da Cidade Fotos: Elissandro Palmeira (Semcom Coari)

Leia mais