Jogos Escolares de Coari reúnem 15 escolas e têm participação inédita da zona rural

O ginásio Antônio Mariano foi palco, na terça-feira (14), da abertura dos 43º Jogos Escolares de Coari, reunindo 15 instituições de ensino das redes municipal, estadual e federal. Pela primeira vez, três escolas da zona rural participam da competição, que segue até o dia 24 de abril. A cerimônia contou com o desfile das delegações, entrada das bandeiras e o acendimento da pira olímpica, marcando oficialmente o início dos jogos. O estudante Ivan Silva, do GM3, que compete no atletismo e handebol, destacou a expectativa para a disputa. “Estamos com uma grande perspectiva de conquistar os pódios, primeiro, segundo e terceiro lugar. Mas o foco é sempre o primeiro. Estamos juntos e boa sorte a todos os atletas”, afirmou. A programação inclui modalidades como vôlei, futsal e atletismo, promovendo a integração entre os estudantes e incentivando a prática esportiva no ambiente escolar. O professor de educação física Elionilson Ribeiro, do CETI, também ressaltou o clima de competição. “Estamos aqui para competir com muita garra com o time de basquete. Também temos equipes de vôlei e futsal feminino e masculino”, disse. Além do caráter competitivo, os Jogos Escolares contribuem para a socialização entre os jovens e ampliam as oportunidades por meio do esporte. Fotos: Jair Vicente Rodrigues (Semcom Coari)

Leia mais

Super Hambúrguer chega às escolas da zona rural de Coari e reforça a alimentação escolar

A Prefeitura de Coari, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), iniciou na sexta-feira (10) a distribuição do Super Hambúrguer na Escola Municipal Maria Almeida do Nascimento, na Comunidade Izidório, ampliando a oferta de alimentação escolar para estudantes das comunidades mais distantes. A ação dá continuidade ao cronograma de fortalecimento da merenda escolar no município e sucede o Dia D realizado na zona urbana, que garantiu a entrega de lanches completos a milhares de alunos da rede municipal. Desenvolvido com foco nutricional, o Super Hambúrguer contribui para o desenvolvimento físico e cognitivo dos estudantes, oferecendo uma refeição equilibrada que impacta diretamente na disposição e no rendimento escolar. Além de diversificar o cardápio, a iniciativa assegura que alunos da zona rural tenham acesso ao mesmo padrão de qualidade já ofertado na área urbana, promovendo inclusão e equidade na rede municipal de ensino. A merendeira Sandra Maria destacou a receptividade dos alunos. “É um alimento muito nutritivo, de qualidade que nós estamos servindo para os nossos alunos, e eles estão muito ansiosos por essa merenda que estamos preparando pra eles”, afirmou. O coordenador Francisco Nascimento também ressaltou os efeitos positivos da ação no ambiente escolar. “Queremos agradecer ao prefeito Adail Pinheiro por essa iniciativa de toda sexta-feira ter hambúrguer na escola como uma merenda diferenciada, fazendo com que as crianças estejam mais alegres, mais animadas e mais participativas”, disse. A iniciativa integra as políticas públicas da gestão municipal voltadas à educação e ao bem-estar dos estudantes, reforçando o compromisso com uma alimentação escolar de qualidade em todas as regiões do município.

Leia mais

Coari inicia I Ciclo de Formação do ProLEEI para fortalecer a alfabetização na educação infantil

A Prefeitura de Coari, por meio da Secretaria Municipal de Educação, iniciou nesta segunda-feira (6) o I Ciclo de Formação do ProLEEI. A atividade segue até quinta-feira (9), na Escola Municipal Ursulina Souza de Oliveira, reunindo professores da educação infantil em uma programação voltada ao aprimoramento das práticas pedagógicas. A formação é realizada em parceria com a Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e o Ministério da Educação (MEC), com foco no desenvolvimento de estratégias de leitura, escrita e linguagem para crianças de 4 e 5 anos. A iniciativa integra o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, que busca assegurar uma base sólida de aprendizagem desde os primeiros anos escolares. Durante o ciclo, os educadores participam de momentos de estudo, troca de experiências e aprofundamento teórico-prático, contribuindo para a qualificação do ensino ofertado na rede municipal. De acordo com o secretário municipal de Educação, Rodrigo Almeida, a formação representa mais uma etapa no fortalecimento da educação em Coari. “Nós estamos iniciando mais uma etapa do ProLEEI, um programa em parceria com a UFAM e o Governo Federal, para oferecer aos professores da educação infantil uma formação de qualidade, com o objetivo de cumprir as metas do plano nacional de alfabetização na idade certa. É mais uma iniciativa da gestão do prefeito Adail Pinheiro para fortalecer a educação no nosso município”, destacou. A realização do ciclo reafirma o compromisso da gestão municipal com a valorização dos profissionais da educação e com a construção de um ensino cada vez mais eficiente e inclusivo. Foto: Fabiana Gama de Souza (Semcom Coari)

Leia mais

Coari sedia formação do projeto ALFA-EJA Brasil e fortalece educação de jovens, adultos e idosos

Coari sediou, nos dias 30 e 31 de março, o 2º Encontro Presencial de Assessoria e Formação do Projeto ALFA-EJA Brasil. Realizada no auditório do Sebrae, a atividade reuniu gestores da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI) da Secretaria Municipal de Educação (Semed), coordenadores pedagógicos, professores do Ensino Fundamental, educadores populares e representantes de movimentos sociais. A formação integra as ações do projeto desenvolvido pelo Instituto de Educação e Direitos Humanos Paulo Freire, em parceria com a Petrobras, com base nos princípios pedagógicos do educador Paulo Freire, patrono da educação brasileira. A iniciativa busca fortalecer a formação continuada dos profissionais da EJAI e ampliar a qualidade do ensino ofertado no município. Para o secretário municipal de Educação, Rodrigo Almeida, a participação de Coari no projeto reforça os avanços da modalidade. “A educação de jovens, adultos e idosos cresceu muito no último ano. Saímos de 200 para mais de 1.500 alunos. Após 15 anos sem oferta na zona rural, hoje já atendemos quase 600 estudantes nessas comunidades. Isso é muito gratificante e mostra que estamos no caminho certo, fortalecendo cada vez mais essa modalidade de ensino”, destacou. Formação baseada na realidade dos territórios Com base na pedagogia freiriana, os processos formativos partem da metodologia da “Leitura do Mundo”, que busca compreender a realidade dos territórios antes da construção das práticas pedagógicas. No ALFA-EJA Brasil, esse diagnóstico foi realizado em 2025 nos 15 municípios participantes, orientando os conteúdos trabalhados nas formações deste ano. O encontro teve como tema “EJA como Direito Humano: práticas contextualizadas, trabalho e articulação territorial”, desenvolvido a partir de dois eixos: Mundo do Trabalho e Práticas Pedagógicas Contextualizadas; e EJA como Direito Humano, Reparação Histórica e Corresponsabilidade Territorial. De acordo com o diretor pedagógico do Instituto Paulo Freire, Paulo Roberto Padilha, a escolha dos temas fortalece o processo formativo. “A relevância dos temas é fundamental na formação de alfabetizadoras e alfabetizadores, sempre com a participação ativa das coordenações pedagógicas locais”, afirmou. A programação foi conduzida no formato de Círculos de Cultura, metodologia que valoriza o diálogo e a construção coletiva do conhecimento. Durante os dois dias, os participantes vivenciaram quatro círculos temáticos: diálogos com a Semed; cartografia da EJA e do mundo do trabalho no território; atividades com Teatro do Oprimido (Teatro Fórum); e práticas de corporeidade, arte e estesia. Com atividades teóricas e práticas, o encontro estimulou a troca de experiências e o desenvolvimento de estratégias pedagógicas alinhadas à realidade dos educandos, contribuindo para o fortalecimento da EJAI como política pública essencial no município. Sobre o projeto O ALFA-EJA Brasil é realizado pelo Instituto de Educação e Direitos Humanos Paulo Freire, em parceria com a Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental. A iniciativa promove formações, assessoria pedagógica e ações culturais voltadas à educação de jovens, adultos e idosos, contribuindo para o combate ao analfabetismo. Até 2027, o projeto desenvolverá ações presenciais e a distância em 15 municípios, além de atividades online em outras 62 cidades. Entre as iniciativas estão formações para educadores e gestores, oficinas de leitura e escrita, cursos online, produção de materiais pedagógicos, encontros comunitários e a implantação do Centro de Referência da EJA (CREJA). Foto: equipe Semcom Coari

Leia mais

Super Hambúrguer chega às escolas de Coari e transforma a merenda em aliada do aprendizado

A Prefeitura de Coari segue avançando na valorização da educação com a inovação no cardápio da rede municipal de ensino. A grande novidade é a inclusão do Super Hambúrguer, um lanche completo pensado para elevar o valor nutricional e também auxiliar no aprendizado dos alunos. A iniciativa é do prefeito Adail Pinheiro, que, ao lado da primeira-dama Sascha Pinheiro, visitou a Escola Municipal Elisângela Litaiff para anunciar a novidade. Durante a visita, ele destacou o compromisso da gestão com o cuidado integral dos estudantes. “Nós estamos cuidando das nossas crianças de forma completa. Educação também passa pela alimentação. Esse Super Hambúrguer foi pensado com responsabilidade nutricional e com carinho, para garantir mais energia, saúde e disposição para os nossos alunos aprenderem melhor”, afirmou o prefeito. Nesta sexta-feira, a ação ganhou destaque com a realização do Dia D do Super Hambúrguer, que garantiu a distribuição de cerca de 9 mil lanches completos para os alunos da rede municipal. O cardápio especial incluiu sanduíche com hambúrguer de carne artesanal, acompanhado de sucos naturais, formando uma refeição equilibrada, saborosa e nutritiva. A entrega contemplou escolas da zona urbana e também duas unidades da zona rural, ampliando o alcance da iniciativa e garantindo que mais estudantes fossem beneficiados. O secretário municipal de Educação, Rodrigo Alves, reforçou a importância da ação para o desenvolvimento dos alunos: “Essa iniciativa vai muito além de oferecer um lanche diferente. Estamos falando de um alimento pensado para nutrir, fortalecer e motivar nossos alunos. Um lanche completo como o Super Hambúrguer, contribui diretamente para mais energia, concentração e melhor rendimento em sala de aula. Isso impacta de forma positiva toda a rotina escolar.” A expectativa da gestão é inovar o cardápio da merenda, reduzir o desperdício e proporcionar mais qualidade de vida para os estudantes da rede municipal. Com ações como essa, Coari reafirma seu compromisso com uma educação que vai além da sala de aula, cuidando da saúde, do bem-estar e do futuro das crianças. Fotos: Jair Vicente Rodrigues e Mateus Henrique (Semcom Coari)

Leia mais

Encontro pedagógico capacita profissionais de apoio escolar da rede municipal em Coari

Servidores que atuam diretamente no acompanhamento de alunos da rede municipal de ensino participaram, nesta quinta-feira (26), de um Encontro Pedagógico realizado na Escola Municipal Maria Elisângela Litaiff. A atividade teve como foco orientar, capacitar e alinhar as atribuições dos profissionais de apoio escolar, fortalecendo o atendimento nas unidades de ensino. Durante a programação, foram abordados temas essenciais para o desempenho das funções no cotidiano escolar, como apoio pedagógico, auxílio na higiene pessoal, locomoção, alimentação e suporte social aos alunos, garantindo um acompanhamento mais qualificado e humanizado. O encontro reuniu uma equipe multiprofissional formada por pedagogos, nutricionistas, fisioterapeutas e psicopedagogos, além de representantes da Associação Pestalozzi de Coari, da rede estadual e da rede particular de ensino. A iniciativa promoveu a integração entre instituições e a troca de experiências voltadas à educação inclusiva e ao atendimento especializado. A Secretaria Municipal de Educação destacou que ações como essa contribuem para a formação continuada dos profissionais e reforçam o compromisso com uma educação mais inclusiva, organizada e de qualidade para todos os alunos da rede municipal. Fotos: Elissandro Palmeira (Semcom Coari)

Leia mais

Prefeitura de Coari inova na merenda escolar e inclui “super sanduíche” no cardápio dos alunos

A rede municipal de ensino de Coari passou a contar com um novo item na merenda escolar: o “super sanduíche”, que será servido todas as sextas-feiras aos alunos. A novidade foi apresentada nesta quarta-feira (25) pelo prefeito Adail Pinheiro, na Escola Maria Elisângela Litaiff. A proposta busca diversificar o cardápio e tornar a alimentação mais atrativa, aliando sabor e valor nutricional. O lanche é acompanhado por sucos naturais de frutas regionais, como maracujá, cupuaçu, acerola e laranja, reforçando a oferta de uma alimentação equilibrada aos estudantes. Durante visita à unidade escolar, o prefeito Adail Pinheiro destacou a importância de investir na qualidade da merenda como parte do processo educacional. “É importante reforçar que toda a merenda possui um cardápio completo e acompanhamento nutricional, garantindo que nossos estudantes tenham uma alimentação saudável, equilibrada e de qualidade todos os dias. Aqui a gente trabalha para melhorar a educação em todos os aspectos, inclusive na alimentação, porque aluno bem alimentado aprende mais”, afirmou. A inclusão do novo item integra as ações desenvolvidas pela Prefeitura para fortalecer a educação municipal, contemplando não apenas o ensino em sala de aula, mas também o bem-estar dos alunos no ambiente escolar. A expectativa é de que o “super sanduíche” seja bem aceito pelos estudantes e contribua para tornar o momento da merenda ainda mais agradável nas escolas da rede municipal. Fotos: Erick Brendon (Semcom Coari)

Leia mais

Prefeitura de Coari entrega kits escolares, reinaugura escolas e inicia força-tarefa para reforma de unidades na zona rural

A Prefeitura de Coari realizou, no sábado (21), uma série de ações voltadas à educação, com a presença do prefeito Adail Pinheiro, dos senadores Omar Aziz e Eduardo Braga e do deputado federal Adail Filho. Entre os destaques estão a entrega de mais de 12 mil kits de material escolar e fardamento, a reinauguração de duas escolas na zona rural e o início de uma força-tarefa para a reforma de 80 unidades de ensino. Foram distribuídos kits completos para alunos da rede municipal, contemplando as zonas urbana e rural. O material inclui mochila, cadernos, lápis, canetas, itens de pintura e modelagem, além de fardamento com camisa, calça, meia e tênis, garantindo que os estudantes tenham estrutura adequada desde o início do ano letivo. A iniciativa teve impacto direto na vida dos estudantes e de suas famílias. A aluna da Escola Dirce Pinheiro, Ana Júlia Souza, destacou a importância do material recebido. “Eu gostei muito de receber meu fardamento e meu material. Fiquei feliz porque agora tenho tudo certinho para estudar”, afirmou. A mãe da estudante, Vandelza de Souza, também ressaltou os benefícios da ação. “Ajuda muito na nossa rotina, porque diminui os gastos e minha filha pode ir para a escola bem arrumada e com o material completo. O que mais me encantou foi o tênis de educação física. Já tenho outros filhos e eles nunca tinham ganhado, e agora tem. Isso é muito bom para a gente”, destacou. Reforço na estrutura e valorização dos profissionais A ação também contemplou a entrega de equipamentos para as escolas. Na zona rural, as unidades receberam itens como ventiladores, bebedouros, panelas, mesas e cadeiras. Já na zona urbana, foram entregues televisores e notebooks para auxiliar no uso de recursos pedagógicos em sala de aula. Professores também foram beneficiados com a distribuição de mil kits, reforçando o apoio aos profissionais da educação. Durante o evento, o prefeito Adail Pinheiro destacou o esforço da gestão para garantir a estrutura necessária às escolas. “Nós iniciamos as aulas desse ano dia 2 de fevereiro e havia uma pressa muito grande para entregar todo o kit, uniforme e equipamentos. Hoje, concluímos essa etapa e estamos com a rede 100% estruturada para um grande ano letivo. Quem ganha com isso é a nossa cidade”, afirmou. Escolas revitalizadas garantem mais conforto e qualidade no ensino A programação incluiu ainda a reinauguração das escolas municipais João Soares da Fonseca, na comunidade Saubinha, e José Manuel de Souza, na Vila do Itapéua. As unidades foram totalmente revitalizadas e climatizadas, com melhorias na estrutura física, salas de aula e ambientes internos e externos. “Uma estrutura de alto padrão, que será modelo para a zona rural e para acolher nossos alunos”, destacou o prefeito. O deputado federal Adail Filho ressaltou os avanços na educação do município. “É nítido o progresso da cidade. Investir em educação é construir uma base sólida para o futuro. Parabenizo o prefeito Adail Pinheiro e o vice-prefeito Emanoel Pinheiro e reafirmo meu compromisso em continuar contribuindo com o desenvolvimento de Coari”, afirmou. Como parte das ações, também foram apresentadas as cinco embarcações que irão transportar equipes, materiais e equipamentos para a reforma de 80 escolas na zona rural. A iniciativa marca o início de uma força-tarefa que vai alcançar diversas comunidades, ampliando o acesso a uma educação pública de qualidade e garantindo melhores condições de ensino em todo o município. Confira alguns registros da ação: Fotos: Elissandro Palmeira, Erick Brendon, Jair Vicente Rodrigues e Mateus Henrique – Semcom Coari

Leia mais

Programa “TCE pela Educação” é lançado em Coari com formação de gestores da rede municipal

A Prefeitura de Coari, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou nesta terça-feira (17), no Campus II da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), o lançamento do programa “TCE pela Educação”, iniciativa do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), voltada ao fortalecimento da gestão educacional nos municípios. A ação marca mais uma etapa da implementação do programa em Coari, que já formalizou adesão por meio do Termo de Compromisso e Metas. O objetivo é aprimorar o planejamento estratégico das ações pedagógicas e contribuir para a melhoria dos indicadores de aprendizagem na rede municipal. Durante o encontro, também foi realizada formação sobre o método de gestão PDCA, ferramenta que auxilia no planejamento, execução, monitoramento e melhoria contínua dos processos. Além disso, foram repassadas orientações sobre o cadastro de escolas e turmas no sistema e o alinhamento das próximas etapas do programa no município. O evento reuniu gestores escolares, coordenadores pedagógicos e equipe técnica da Semed, reforçando o alinhamento necessário para a execução das ações propostas. Sobre o programa Lançado em fevereiro deste ano, o “TCE pela Educação” busca apoiar as redes municipais no enfrentamento de desafios históricos, como baixos índices de desempenho, desigualdades regionais e dificuldades logísticas. A proposta alia orientação técnica, uso de dados e cooperação institucional para alcançar resultados concretos na educação básica. Em Coari, a iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal com a melhoria da qualidade do ensino, por meio da formação continuada dos profissionais e do fortalecimento das políticas públicas educacionais. Fotos: Elissandro Palmeira – Semcom Coari

Leia mais

Formatura militar do PESAC reforça disciplina e formação cidadã em Coari

A Prefeitura de Coari participou, nesta terça-feira (17), da solenidade de formatura militar do Projeto Escola Segura, Aluno Cidadão (PESAC), realizada no Ginásio Poliesportivo Geraldo Granjeiro. O evento reuniu estudantes, comunidade escolar e autoridades civis e militares, marcando a promoção dos alunos aos postos e às graduações do batalhão escolar. Durante a cerimônia, os estudantes receberam as patentes como reconhecimento pelo desempenho, dedicação e evolução ao longo do projeto. A iniciativa tem como objetivo fortalecer valores como disciplina, respeito e responsabilidade, contribuindo diretamente para a formação cidadã. O vice-prefeito Emanoel Pinheiro destacou a importância do PESAC para o desenvolvimento dos alunos. “Foi um resultado muito importante, pois nossas crianças e jovens tiveram ensinamentos que vão levar para o resto de suas vidas. Isso melhora o desempenho escolar e o comportamento dentro de casa. Agradeço ao 5º Batalhão da Polícia Militar pela parceria fundamental para a realização do projeto”, afirmou. O tenente-coronel Pedro Moreira ressaltou o papel da parceria entre as instituições. “Gostaria de agradecer à população coariense e à Prefeitura pelo apoio ao programa. O PESAC tem contribuído para a melhoria do ensino, da qualidade de vida e do aprendizado dos alunos. É um projeto que vem sendo implementado em todo o Amazonas, e Coari não poderia ficar de fora”, destacou. A estudante Bruna Sofia, uma das homenageadas, celebrou a conquista. “Sendo honrada com essa patente de coronel-aluno, fiquei muito surpresa. Eu me esforço bastante e fico feliz por esse reconhecimento. Só tenho a agradecer por essa honra”, disse. Em Coari, o PESAC é desenvolvido pelo 5º Batalhão da Polícia Militar, em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed). O projeto é implantado na Escola Municipal Cívico-Militar Raimundo Bezerra e na Escola Estadual Cívico-Militar João Vieira, consolidando-se como uma importante ferramenta na formação de jovens mais conscientes e preparados para o futuro. Confira alguns registros: Fotos: Mateus Henrique e Jair Vicente Rodrigues – Semcom Coari

Leia mais