Prefeitura de Coari inicia integração dos jovens contemplados no Programa Meu Primeiro Emprego

A Prefeitura de Coari realizou nesta sexta-feira (12), no Ginásio Luiz Alberto da Luz – Tanta, a cerimônia de integração e boas-vindas aos 1.100 jovens contemplados na primeira etapa do Programa Social Meu Primeiro Emprego. O encontro contou com a presença do prefeito Adail Pinheiro e marcou o início da preparação dos participantes para o ingresso em estágios remunerados em órgãos da administração pública municipal, estadual e federal. Durante a programação, os jovens receberam orientações sobre o funcionamento do programa, documentação necessária, abertura de conta bancária, acompanhamento técnico e demais procedimentos que antecedem o início das atividades. Coordenado pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), o programa tem como objetivo ampliar as oportunidades de qualificação profissional para a juventude coariense. Os participantes atuarão em repartições públicas com carga horária de quatro horas diárias e receberão bolsa mensal de R$ 500. O prefeito Adail Pinheiro destacou a importância da iniciativa para a formação dos jovens. “Quero dar as boas-vindas a todos que foram selecionados para se tornarem nossos colegas de trabalho. Vocês foram escolhidos para fazer parte de um programa importante, que abre oportunidades e contribui para a construção do futuro de cada um. Desde o meu primeiro mandato, temos investido em iniciativas voltadas para a juventude, porque acreditamos no potencial dos nossos jovens”, afirmou. Para participar do programa, os candidatos precisaram ter entre 16 e 21 anos, residir em Coari, estar matriculados no ensino fundamental, médio, técnico ou superior, ou já ter concluído o ensino médio, além de possuir inscrição atualizada no Cadastro Único (CadÚnico). O prefeito também destacou a participação de instituições parceiras e a possibilidade de ampliação do programa. “Vocês serão muito importantes para a nossa gestão. Os participantes serão encaminhados para diferentes setores da administração municipal, além de órgãos do Estado, da Ufam e do Ifam. Estamos iniciando o programa com 1.100 jovens, mas as inscrições continuam, porque a demanda é grande e queremos ampliar cada vez mais as oportunidades para a nossa juventude”, ressaltou Adail Pinheiro. Entre os contemplados está a estudante Flávia Lima de Souza, de 18 anos, que trabalha de forma autônoma com maquiagem e possui experiência em marketing digital. Para ela, o programa representa uma oportunidade de adquirir experiência profissional e se aproximar da carreira que deseja seguir. “Tenho interesse em atuar na Secretaria de Comunicação porque já trabalho com produção de vídeos e marketing, mas também gostaria de ter a oportunidade de conhecer o trabalho desenvolvido pela Procuradoria, já que meu sonho é cursar Direito e me tornar advogada. Participar do programa vai me ajudar a ganhar experiência e entender melhor os caminhos que quero seguir no futuro”, declarou. Fotos: Mateus Henrique (Semcom Coari)

Leia mais

Segunda entrega do programa social “Coari Comida na Mesa” reforça segurança alimentar em Coari

A Prefeitura de Coari realizou nesta quarta-feira (10) a segunda entrega do programa social “Coari Comida na Mesa”, uma das principais ações de segurança alimentar do município. A iniciativa beneficiou 5 mil famílias da zona urbana com a distribuição de Super Cestões contendo 49 itens alimentícios cada, totalizando cerca de 245 mil itens entregues à população em situação de vulnerabilidade social. A entrega foi acompanhada pelo prefeito Adail Pinheiro e ocorreu simultaneamente nos ginásios Geraldo Granjeiro, Antônio Mariano, Arnaldo Batista e Pedro Padilha. A organização por regiões permitiu atender moradores de todos os bairros da cidade com mais agilidade e comodidade. Durante a ação, o prefeito Adail Pinheiro destacou o compromisso da gestão com a continuidade do programa e o atendimento às famílias que mais precisam. “Há exatamente um mês, lançávamos o programa social Coari Comida na Mesa e, como anunciei naquele dia, todo dia 10 seria dia de entrega. E estamos aqui mais uma vez, cumprindo a nossa palavra. Nesta segunda etapa, muito mais famílias foram contempladas. Eu fico muito feliz, pois isso é a demonstração de uma gestão que cuida das pessoas de perto, honra a palavra dada e entende que governar é estar presente na vida do nosso povo. Porque aqui é assim: é a Prefeitura trabalhando e Coari avançando com comida na mesa”, afirmou o prefeito. Instituído por lei municipal aprovada pela Câmara de Vereadores, o programa prevê entregas mensais, realizadas sempre no dia 10 de cada mês. A meta da Prefeitura de Coari é ampliar gradativamente o alcance da ação até beneficiar mais de 10 mil famílias das zonas urbana e rural. Para quem recebe o benefício, o programa representa um importante reforço no orçamento doméstico. A autônoma Maria Rita agradeceu pela continuidade da iniciativa. “Eu só tenho a agradecer por receber essa cesta. Sou grata não apenas por mim, mas também por todos os que são contemplados pelo programa”, declarou. Com a segunda entrega concluída na zona urbana, o “Coari Comida na Mesa” segue ampliando o alcance das políticas públicas de assistência social e segurança alimentar, consolidando-se como uma das maiores iniciativas do gênero já executadas no município. Fotos: Mateus Henrique e Jair Vicente Rodrigues (Semcom Coari)

Leia mais

Prefeitura de Coari garante assistência às famílias atingidas por incêndio e desabamento

A Prefeitura de Coari mobilizou uma força-tarefa para atender as famílias afetadas por duas ocorrências registradas no município neste fim de semana. Após o incêndio de grandes proporções que destruiu sete residências e atingiu dez famílias no bairro Urucu, no sábado (30), e o desabamento de um muro que alcançou duas casas no bairro Itamarati, no domingo (31), equipes municipais foram acionadas para prestar apoio emergencial às vítimas. Logo após o incêndio na rua Ajurimaua, o prefeito Adail Pinheiro esteve no local para acompanhar a situação, conversar com os moradores e determinar o atendimento imediato aos atingidos. A ação envolveu diversas secretarias, que atuaram de forma integrada na oferta de acolhimento, alimentação, assistência social e suporte humanitário. Segundo o prefeito, a gestão municipal está empenhada em garantir todo o suporte necessário para que as famílias possam reconstruir suas vidas. “Lamentavelmente fomos surpreendidos com esse incêndio de grandes proporções que atingiu dez famílias. Estamos aqui para prestar todo o apoio e solidariedade necessários. Graças a Deus não houve vítimas e a Prefeitura vai garantir toda a assistência às famílias, desde alimentação e vestuário até moradia e reconstrução das residências”, afirmou Adail Pinheiro. As pessoas atingidas pelo incêndio foram acolhidas em um espaço disponibilizado pelo município, onde permanecerão provisoriamente enquanto a Prefeitura realiza a retirada dos entulhos e a reconstrução das casas. No domingo (31), as equipes municipais voltaram a atuar em razão das fortes chuvas registradas na cidade. No beco da Embratel, no bairro Itamarati, o desabamento de um muro atingiu duas residências e exigiu a retirada dos moradores por medida de segurança. Os moradores afetados também receberam acolhimento e foram encaminhados para um local provisório, onde permanecerão até que a situação seja solucionada. A Prefeitura de Coari segue acompanhando os dois casos e mantendo o atendimento às famílias, com ações voltadas à segurança, ao acolhimento e à recuperação dos danos provocados pelas ocorrências. Foto: Elissandro Palmeira (Semcom Coari)

Leia mais

Prefeitura de Coari informa novo fluxo de atendimento para emissão da CIN voltado à população da zona rural

A Prefeitura de Coari, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), informa que a Casa do Cidadão passará a adotar, a partir do dia 1º de junho de 2026, um novo fluxo de atendimento destinado exclusivamente aos moradores da zona rural do município que buscam a emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN). O objetivo da medida é organizar o atendimento, garantir mais agilidade no processo de emissão do documento e ampliar o acesso da população do interior aos serviços de cidadania. Conforme o novo cronograma, os agendamentos serão realizados presencialmente todas as quartas-feiras, das 15h às 17h. Os atendimentos ocorrerão nas quintas e sextas-feiras subsequentes ao agendamento. A distribuição das vagas seguirá a capacidade diária de atendimento da unidade. No período da manhã, serão disponibilizadas 14 vagas, sendo nove para fila normal e cinco prioritárias. Já no período da tarde, serão ofertadas nove vagas. A Semas reforça que o agendamento deverá ser feito exclusivamente pelo próprio solicitante. Em casos de menores de idade, o procedimento poderá ser realizado pelo pai ou responsável legal, mediante apresentação da documentação comprobatória. Outro ponto importante é que, no momento do agendamento, será obrigatória a apresentação de toda a documentação original exigida para emissão da nova CIN. A medida permitirá uma triagem prévia para verificar a regularidade dos documentos, proporcionando mais eficiência e reduzindo possíveis pendências no dia do atendimento. A iniciativa busca facilitar o acesso dos moradores da zona rural aos serviços públicos, garantindo mais organização, comodidade e segurança no atendimento realizado pela Casa do Cidadão.

Leia mais

Grande caminhada em Coari mobiliza população no encerramento da campanha “Faça Bonito”

Uma grande caminhada pelas principais ruas de Coari marcou, nesta terça-feira (19), o encerramento da campanha “Faça Bonito – Proteja nossas crianças e adolescentes”. O ato, alusivo ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (18 de maio), reuniu estudantes, a comunidade escolar, moradores e órgãos da rede de proteção infantojuvenil. A mobilização teve início com concentração na Praça do Estudante e seguiu até a Praça do Pôr do Sol, onde o público acompanhou apresentações culturais e a entrega de premiações e brindes. A iniciativa integra a programação do “Maio Laranja”, mês dedicado à conscientização e ao enfrentamento desse tipo de violência. Ao longo do período, a Prefeitura de Coari, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), promoveu uma série de blitzes educativas em pontos estratégicos da cidade, além de palestras e concurso de desenho em escolas das redes municipal, estadual e privada. O principal objetivo da ação foi sensibilizar a sociedade, fortalecer a rede de apoio local e incentivar a denúncia de casos suspeitos. “Essa caminhada tem uma grande importância para a nossa população, pois estamos aqui para conscientizar sobre a necessidade de combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. Não fique calado. Denuncie, porque o silêncio protege o agressor e a sua denúncia pode salvar vidas”, afirmou o conselheiro tutelar Marcelo Augusto. A secretária da Semas, Elaine Vasquez, destacou o sucesso do encerramento e o suporte da Prefeitura às entidades de defesa dos direitos humanos. “Hoje encerramos as atividades com este grande ato até a Praça do Pôr do Sol, onde oferecemos guloseimas e distribuímos vários brindes para os estudantes que participaram das ações nas escolas. Esse momento foi possível porque o governo municipal deu todo o suporte para que a rede de proteção se unisse contra todos os tipos de violência que possam afetar as crianças e adolescentes de Coari”, declarou. Durante o evento, as autoridades reforçaram que a proteção de crianças e adolescentes é um dever coletivo e convocaram toda a sociedade a somar forças nessa luta. O Disque 100 — canal gratuito, anônimo e disponível 24 horas por dia — foi apontado como a principal ferramenta para o registro de denúncias, que também podem ser feitas diretamente ao Conselho Tutelar e às autoridades policiais da cidade. Fotos: Jair Vicente Rodrigues (Semcom Coari)

Leia mais

Casa do Cidadão disponibiliza mais de 700 novas CINs para retirada em Coari

A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), por meio da Casa do Cidadão, informa que 727 novas Carteiras de Identidade Nacional (CINs) já estão disponíveis para retirada em Coari. Os documentos podem ser retirados na sede da Casa do Cidadão, localizada na Travessa Raimundo Mota, s/nº, Centro, de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h. Para receber a nova identidade, o cidadão deve apresentar certidão de nascimento ou certidão de casamento, além do CPF. A Semas orienta os moradores que solicitaram o documento a comparecerem ao local para realizar a retirada e evitar que a CIN permaneça aguardando entrega. Confira abaixo a relação dos nomes contemplados:

Leia mais

Prefeitura de Coari inicia inscrições para o programa Meu Primeiro Emprego

A Prefeitura de Coari, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), iniciou nesta quarta-feira (13) as inscrições para o programa “Meu Primeiro Emprego”, iniciativa voltada à inserção de jovens no mercado de trabalho por meio de estágio remunerado em órgãos da administração pública municipal, estadual e federal. O atendimento segue nesta quinta (14) e encerra na sexta-feira (15), no Ginásio Luiz Alberto da Luz – Tanta, localizado na avenida do Futuro, das 8h às 17h. Durante o período, os candidatos devem realizar a entrega da ficha cadastral e da documentação exigida para participação no programa. O “Meu Primeiro Emprego” vai beneficiar jovens com bolsa mensal de R$ 500 para atuação de quatro horas diárias em repartições públicas. A iniciativa, instituída por lei aprovada pela Câmara Municipal, reforça o compromisso da gestão do prefeito Adail Pinheiro com a geração de oportunidades, inclusão social e qualificação profissional da juventude coariense. De acordo com a secretária municipal de Assistência Social, Elaine Vasquez, alguns critérios serão analisados durante o processo de seleção. Entre eles, estão ter idade entre 16 e 21 anos, residir em Coari e estar matriculado no ensino fundamental, médio, técnico ou superior, ou já ter concluído o ensino médio. Também será exigida inscrição atualizada no Cadastro Único (CadÚnico), quando prevista em regulamento, além do atendimento aos critérios socioeconômicos estabelecidos pela iniciativa. “Se você se encaixa nesse perfil, não perca essa oportunidade. Reúna toda a sua documentação e faça sua inscrição”, destacou a secretária. Após o encerramento das inscrições, entre os dias 16 e 31 de maio será realizada a avaliação social dos candidatos, incluindo visitas técnicas conduzidas pelo serviço social. O início dos estágios está previsto para o segundo semestre deste ano. Além da bolsa mensal, os participantes terão acompanhamento técnico e experiência prática em diferentes áreas da administração pública, contribuindo para a preparação profissional e ampliando as oportunidades de ingresso no mercado de trabalho. Foto: Dani Lima (Semcom Coari)

Leia mais

Prefeitura de Coari distribui pescado apreendido pela Base Arpão e beneficia famílias em diversos bairros

A Prefeitura de Coari realiza, desde a última segunda-feira (11), a distribuição de pescado apreendido durante uma operação da Base Arpão 2 para famílias acompanhadas pela assistência social do município. A ação beneficia moradores de diversos bairros da cidade com a entrega de espécies como jaraqui e pirarucu. Coordenada pelas secretarias municipais de Assistência Social e Meio Ambiente, a iniciativa transforma o resultado do combate ao crime ambiental em benefício direto para a população, garantindo alimento na mesa de centenas de famílias em situação de vulnerabilidade. Para a secretária municipal de Assistência Social, Elaine Vasquez, o ato representa cuidado e acolhimento para quem mais precisa. “Essa ação representa mais do que garantir alimento na mesa; significa levar dignidade, respeito e acolhimento para a nossa população”, destacou. O secretário municipal de Meio Ambiente, Afrânio César, ressaltou o trabalho realizado pelas equipes envolvidas na preparação e distribuição do pescado. “Foi feito todo o processo para que esse pescado fosse fatiado, colocado em sacolas e entregue à população. É a Prefeitura garantindo que o pescado doado pela Base Arpão chegue à mesa das famílias coarienses”, afirmou. Uma das maiores apreensões da Base Arpão A apreensão aconteceu na madrugada do último domingo (10), durante abordagem da equipe policial da Base Arpão 2 a uma embarcação que seguia de Tefé para Manaus. Durante a fiscalização, os agentes encontraram cerca de 25 toneladas de pirarucu escondidas em meio a uma carga de jaraqui, após a retirada do gelo da câmara frigorífica da embarcação. Segundo a Polícia Militar do Amazonas, aproximadamente 26 toneladas de pescado ilegal foram apreendidas na operação, considerada uma das maiores já realizadas pela unidade fluvial. O responsável pela embarcação foi indiciado por crime ambiental. Do total apreendido, 8,5 toneladas foram destinadas às comunidades locais de Coari, enquanto outra parte foi entregue à Prefeitura, que segue promovendo ações voltadas à assistência social e à melhoria da qualidade de vida da população.

Leia mais

Prefeitura de Coari lança programa social que garante bolsa para jovens em estágio na administração pública

A Prefeitura de Coari lançou oficialmente, no sábado (9), o programa social “Meu Primeiro Emprego”, iniciativa voltada à inserção de jovens no mercado de trabalho por meio de estágio remunerado em órgãos da administração pública municipal, estadual e federal. O lançamento aconteceu no Ginásio Luiz Alberto da Luz – Tanta e reuniu estudantes, familiares, representantes de instituições parceiras e autoridades municipais. O programa vai beneficiar jovens de 16 a 21 anos com bolsa mensal de R$ 500 para atuação de quatro horas diárias em repartições públicas. Instituída por lei aprovada pela Câmara Municipal, a iniciativa marca a retomada de uma política pública idealizada há mais de 20 anos e reforça o compromisso da gestão do prefeito Adail Pinheiro com a geração de oportunidades para a juventude coariense. Durante a programação, foram apresentados os critérios de participação, as etapas do processo seletivo e o funcionamento das atividades que serão desenvolvidas pelos estudantes nas secretarias e demais setores públicos. Programa cria oportunidades para jovens coarienses A secretária municipal de Desenvolvimento Social, Elaine Vasquez, destacou a importância do programa para a formação profissional dos participantes. “O prefeito Adail Pinheiro tem desenvolvido ações voltadas para diferentes públicos, das crianças aos idosos, e hoje estamos aqui fortalecendo as oportunidades para os nossos jovens. O estágio é uma grande porta de entrada para o mercado de trabalho. É por meio dessa experiência que adquirimos conhecimento e descobrimos os caminhos que queremos seguir no futuro. Abracem essa oportunidade. Se inscrevam”, pontuou. Inscrições começam no dia 13 de maio As inscrições e a entrega das fichas cadastrais acontecerão nos dias 13, 14 e 15 de maio, a partir das 8h, no Ginásio Luiz Alberto da Luz – Tanta. Entre os dias 16 e 31 de maio será realizada a avaliação social, com visitas técnicas conduzidas pelo serviço social. O início dos estágios está previsto para o segundo semestre deste ano. Para participar, os candidatos devem ter entre 16 e 21 anos, residir em Coari e estar matriculados no ensino fundamental, médio, técnico ou superior, ou já ter concluído o ensino médio. Também será exigida inscrição atualizada no Cadastro Único (CadÚnico), quando prevista em regulamento, além do atendimento aos critérios socioeconômicos estabelecidos pela iniciativa. A seleção dará prioridade a estudantes em situação de vulnerabilidade social, oriundos da rede pública, pessoas com deficiência (PCD), moradores de áreas de risco e integrantes de famílias chefiadas por mulheres. Além da bolsa mensal, os participantes terão acompanhamento técnico e experiência prática em diferentes áreas da administração pública, contribuindo para a qualificação profissional e preparação para futuras oportunidades. O universitário Caio Antony, de 19 anos, comemorou a criação do programa. “Eu achei muito legal a iniciativa da Prefeitura em oferecer isso para os jovens. Muitos jovens na nossa cidade querem muito um trabalho, ter o seu dinheiro pra comprar suas coisas, ajudar suas famílias e suprir necessidades do dia a dia. Acho muito importante esse incentivo e, por isso, vou fazer minha inscrição”, disse. Durante a programação, também foram apresentadas as equipes técnicas vindas de Manaus que atuam no cadastramento dos programas sociais vinculados à ação municipal. Fotos: Jair Vicente Rodrigues (Semcom Coari)

Leia mais

Prefeitura de Coari lança maior ação de segurança alimentar e apoio às gestantes do município

A Prefeitura de Coari lançou no sábado (9) os programas sociais “Comida na Mesa” e “Kit Maternidade”, iniciativas inéditas que ampliam as políticas públicas de proteção social e segurança alimentar no município. As ações fizeram parte da programação especial em homenagem ao Dia das Mães e marcaram o início da entrega de supercestas básicas a famílias em situação de vulnerabilidade, além de kits destinados a gestantes. O lançamento contou com a presença do prefeito Adail Pinheiro, vereadores, secretários municipais e famílias contempladas. As entregas ocorreram nos Ginásios Poliesportivos Geraldo Granjeiro, Antônio Mariano, Arnaldo Batista e Pedro Padilha, organizadas por regiões para garantir mais agilidade e comodidade no atendimento à população de 22 bairros da cidade. Segurança alimentar para milhares de famílias Por meio do programa “Comida na Mesa”, quase cinco mil famílias da zona urbana, acompanhadas e aprovadas pelo serviço social do município, começaram a receber o Super Cestão com 49 itens alimentícios. A meta da Prefeitura de Coari é ampliar gradativamente o programa até alcançar mais de 10 mil famílias das zonas urbana e rural, consolidando uma das maiores ações de segurança alimentar já executadas no município. Criado com base em legislação municipal aprovada pela Câmara de Vereadores, o programa prevê entregas mensais sempre no dia 10 de cada mês e tem como objetivo assegurar que os alimentos cheguem efetivamente às famílias que mais precisam. A iniciativa integra um conjunto de políticas públicas voltadas à melhoria da qualidade de vida da população em situação de vulnerabilidade social. Durante a programação, o prefeito destacou a importância da iniciativa e afirmou que tem buscado desenvolver ações planejadas para beneficiar diretamente a população. “Estou muito feliz lançando esse programa importante para as famílias coarienses, sobretudo as que foram habilitadas para participar do Comida na Mesa. Desde que assumimos a prefeitura, tenho procurado resgatar a qualidade de vida da população em todos os aspectos”, declarou Adail Pinheiro. O prefeito também ressaltou que o cadastramento das famílias foi realizado por uma equipe técnica de Manaus, garantindo imparcialidade e critérios sociais na seleção dos beneficiados. Ele agradeceu ainda o apoio da Câmara Municipal pela aprovação das leis que permitiram a criação dos programas sociais no município. Moradora do Beco Santa Luzia, no bairro Tauá-Mirim, Raimunda da Silva comemorou o recebimento da cesta básica e destacou a importância do auxílio para a rotina da família. “É uma grande ajuda pra nossa família, principalmente nas despesas de casa. Tenho filhos e moram muitas pessoas comigo. Essa cesta vai ajudar muito e fiquei ainda mais feliz em saber que será entregue todo mês”, afirmou. Apoio às gestantes e cuidado com as mães Também lançado durante a programação, o programa “Kit Maternidade” vai beneficiar futuras mães do município com a entrega de kits contendo mais de 42 itens essenciais para os primeiros cuidados com os bebês. A iniciativa busca oferecer mais dignidade, acolhimento e apoio às gestantes atendidas pela rede municipal de assistência social. Uma das contempladas foi a dona de casa Josiane Rosário da Silva, moradora do bairro Santa Efigênia, que está na reta final da quarta gestação. “Muito bom ganhar esses produtos. Ajuda muito porque às vezes o dinheiro está curto. Gostei muito do kit de higiene e da bolsa. São itens muito importantes nesse momento”, enfatizou. Ao lado da esposa, Sascha Almeida, o prefeito Adail Pinheiro também homenageou as mães coarienses durante o evento, destacando a importância delas para as famílias e para a sociedade. “Sigo ainda mais motivado, porque é na vida das pessoas que o nosso trabalho precisa fazer diferença de verdade”, concluiu. Programas ampliam proteção social em Coari Os programas lançados representam um avanço nas políticas públicas de proteção social do município, ampliando o apoio às famílias em situação de vulnerabilidade e promovendo mais dignidade, segurança alimentar e cuidado com a população. Foto: Mateus Henrique (Semcom Coari)

Leia mais