Seleção Coariense de Basquete vence dois jogos e inicia campanha com destaque na Copa Cidade de Manaus

A Seleção Coariense de Basquete começou com excelente desempenho sua participação na Copa Cidade de Manaus Adulto Masculino. Representando o município na competição promovida pela Federação de Basketball do Amazonas (Febam), a equipe venceu os dois primeiros confrontos da fase classificatória, realizados no último fim de semana, na capital amazonense. A estreia aconteceu na sexta-feira (5), pela Chave A, quando os coarienses superaram o Doleiros Clube Desportivo pelo placar de 52 a 38. No sábado (6), a equipe voltou à quadra e conquistou mais uma importante vitória ao derrotar o AMZ Sports por 59 a 55, mantendo os 100% de aproveitamento na competição. Em entrevista à Febam, o atleta Wandrio Almeida, que foi destaque da primeira partida, comemorou o resultado e ressaltou a importância do apoio recebido para a participação da equipe no torneio. “Primeiramente, quero agradecer a Deus pela vitória. Foi um jogo muito disputado, mas viemos para vencer, viemos com propósito. Agradeço ao prefeito Adail Pinheiro, que está dando total apoio, além de toda a caravana do esporte, que nos incentiva a continuar. Você que é jovem e tem o sonho de ser jogador de futebol ou praticar basquete, não desista. Agarre as oportunidades”, afirmou. Apoio ao esporte Antes do início da competição, a Prefeitura de Coari reforçou o incentivo ao basquete local com a entrega de novos uniformes e tênis para os atletas da seleção. Os equipamentos foram entregues pelo prefeito Adail Pinheiro na quarta-feira (3), durante encontro com a delegação que representa o município na disputa estadual. Além do material esportivo, a administração municipal garantiu toda a estrutura necessária para a participação da equipe na competição, incluindo transporte, passagens, hospedagem e ajuda de custo para atletas e comissão técnica. Considerada uma das principais competições do basquete amazonense, a Copa Cidade de Manaus reúne equipes de diversos municípios do estado. Os dois primeiros colocados conquistam vaga para o Campeonato Amazonense Série A, elevando a importância da disputa e fortalecendo a busca da Seleção Coariense por resultados expressivos na temporada. Foto: divulgação Semesp Coari

Leia mais

Seleção Coariense de Basquete recebe equipamentos para competição estadual

A Prefeitura de Coari reforçou o apoio ao esporte local com a entrega de novos uniformes e tênis para a Seleção Coariense de Basquete. Os equipamentos foram entregues pelo prefeito Adail Pinheiro na quarta-feira (3) e serão utilizados na disputa da Copa Cidade de Manaus Adulto Masculino, promovida pela Federação de Basketball do Amazonas (Febam). A estreia da equipe acontece nesta sexta-feira (5), na capital amazonense. Além dos equipamentos, a Prefeitura de Coari garantiu toda a estrutura necessária para a participação da delegação no torneio, incluindo transporte, hospedagem, passagens e ajuda de custo para atletas e comissão técnica. Durante a entrega, o prefeito destacou o compromisso da gestão municipal com o fortalecimento do esporte e a valorização dos talentos locais. “Hoje realizamos a entrega dos novos uniformes de jogo e tênis de qualidade para a nossa Seleção de Basquete de Coari, que pela primeira vez irá representar o município na Copa Cidade de Manaus. Além dos equipamentos, estamos garantindo todo o suporte necessário para que nossos atletas possam competir com tranquilidade e representar bem a nossa cidade”, afirmou Adail Pinheiro. A competição reúne equipes de diferentes municípios amazonenses e é considerada uma das principais portas de entrada para o basquete estadual. Os dois primeiros colocados garantirão vaga no Campeonato Amazonense Série A, ampliando a importância da disputa. Segundo o técnico Jânio Júnior de Abreu, a participação representa uma oportunidade de crescimento para a equipe coariense. “Será uma experiência muito importante para nossos atletas. Vamos enfrentar equipes de alto nível, e isso contribui diretamente para a evolução do basquete em Coari”, destacou. A Copa Cidade de Manaus será disputada em fases. Na etapa inicial, as equipes se enfrentam em grupos, com partidas programadas para os dias 5, 26 e 27 de junho e 3 e 4 de julho, em Manaus. As melhores campanhas avançam para a fase eliminatória. A participação da Seleção Coariense reforça os investimentos da Prefeitura de Coari no esporte, ampliando as oportunidades para que atletas locais disputem competições de nível estadual e representem o município em importantes eventos esportivos. Fotos: Taynne Paz (Semcom Coari)

Leia mais

Coari lidera quadro de medalhas dos JEAS – Polo IV com 69 medalhas e 551 pontos

Coari foi o grande destaque dos 47º Jogos Escolares do Amazonas (JEAS) – Polo IV ao conquistar o primeiro lugar geral da competição, com 69 medalhas e 551 pontos. O resultado foi celebrado durante a cerimônia de premiação realizada na sexta-feira (29), no Ginásio Geraldo Granjeiro, marcando o encerramento oficial da etapa regional dos jogos. Ao longo da semana, mais de 800 atletas e professores dos municípios de Coari, Codajás, Tefé, Alvarães e Uarini participaram das disputas em modalidades coletivas, como futsal, voleibol, handebol e basquetebol, além de provas individuais de atletismo, xadrez, tênis de mesa e vôlei de praia. A solenidade reuniu atletas, professores e dirigentes esportivos para homenagear os estudantes que alcançaram os melhores resultados da região do Médio Solimões. Além das medalhas, os campeões garantiram vaga para representar o Polo IV na fase final dos Jogos Escolares do Amazonas, prevista para julho, em Manaus. Durante a programação em Coari, os JEAS movimentaram escolas, delegações e torcidas, fortalecendo o esporte escolar e incentivando o surgimento de novos talentos em diferentes modalidades. Atletismo foi decisivo para a liderança de Coari A delegação anfitriã encerrou a competição na liderança absoluta do quadro geral, somando 44 medalhas de ouro, 18 de prata e 7 de bronze, totalizando 69 medalhas e 551 pontos. O atletismo teve papel decisivo no resultado. A modalidade foi responsável por 30 medalhas de ouro conquistadas por Coari, consolidando o município como uma das principais forças esportivas da região nas provas de pista e campo. Na classificação geral, Tefé ficou em segundo lugar, com 209 pontos. Codajás e Alvarães terminaram empatados com 113 pontos, enquanto Uarini encerrou a participação com 72 pontos. Quadro geral de medalhasCoari: 44 ouros, 18 pratas e 7 bronzes (551 pontos)Tefé: 9 ouros, 19 pratas e 8 bronzes (209 pontos)Codajás: 5 ouros, 12 pratas e 9 bronzes (113 pontos)Alvarães: 4 ouros, 8 pratas e 11 bronzes (113 pontos)Uarini: 3 ouros, 3 pratas e 9 bronzes (72 pontos) Com o encerramento da etapa regional, os atletas classificados seguem agora para a fase final dos Jogos Escolares do Amazonas, levando o nome de seus municípios para a principal competição estudantil do estado. Confira alguns registros da premiação: Foto: Jair Vicente Rodrigues (Semcom Coari)

Leia mais

Seleção Coariense Sub-10 recebe novos equipamentos e ganha nova identidade visual

A Seleção Coariense de Futsal Sub-10 vive uma nova fase no fortalecimento do esporte de base no município. Nesta segunda-feira (25), em encontro com o prefeito Adail Pinheiro, foram apresentados novos uniformes, equipamentos esportivos, o mascote oficial e a nova identidade visual da equipe, que irá representar Coari em competições estaduais e nacionais. A iniciativa reforça o investimento da gestão municipal na formação esportiva de crianças e adolescentes, com foco em estrutura, incentivo e valorização dos talentos locais. O evento também contou com a presença da primeira-dama Sascha Almeida, uma das principais incentivadoras do projeto, que destacou o compromisso da administração com o incentivo ao esporte desde a infância, como ferramenta de desenvolvimento social e formação de cidadãos. Entre os materiais apresentados e entregues estão uniformes de treino, coletes, uniformes oficiais e tênis da marca Joma, reconhecida pela qualidade no segmento esportivo. Os itens serão utilizados na preparação e nas próximas competições da categoria. Para o auxiliar técnico da Seleção Coariense Sub-10, Douglas Costa, os investimentos representam um importante reforço na rotina da equipe. “Queremos agradecer ao prefeito Adail Pinheiro pelo excelente material de qualidade que chegou para a nossa seleção. Isso é essencial para o desenvolvimento de cada atleta e para que possamos fazer bons jogos no Campeonato Amazonense e também na Taça Brasil da categoria Sub-10, onde representaremos o Amazonas. Vamos treinar bastante para chegar com intensidade e competir de igual para igual com as demais equipes. Se Deus quiser, conquistar esse título para o nosso estado”, afirmou. Entre os familiares, o sentimento foi de satisfação e confiança no trabalho desenvolvido com os jovens atletas. A servidora pública Amilca Vieira, mãe do atleta Murilo Emanuel, ressaltou a importância do apoio recebido. “Eu acredito que eles terão um futuro brilhante. Como mãe, conheço o potencial do meu filho e de cada criança que está aqui. Estamos na torcida, acreditando em Deus e confiando no trabalho que está sendo feito pelo nosso prefeito. Só temos a agradecer”, disse. Com nova identidade visual, mascote oficial e estrutura reforçada, a Seleção Coariense Sub-10 segue se preparando para representar o município em competições, levando o nome de Coari às quadras do Amazonas e do Brasil. Comunidade pode escolher o nome do mascote da Seleção Sub-10 A votação para escolha do nome do mascote já está aberta no Instagram da equipe (@futsalsub10coari), com as opções: Fúria do Gás, Foguito e Coarix. Foto: Elissandro Palmeira (Semcom Coari)

Leia mais

Coari abre seletiva regional do 47º JEAS 2026 e reúne mais de 800 atletas do Médio Solimões

A seletiva do 47º Jogos Escolares do Amazonas (JEAS) 2026 – Polo IV teve início nesta segunda-feira (25), em Coari, reunindo mais de 800 atletas e professores dos municípios de Coari, Codajás, Tefé, Alvarães e Uarini. A competição, realizada pelo Governo do Amazonas, com apoio da Prefeitura, movimenta o município com disputas esportivas, integração estudantil e incentivo ao esporte escolar. A cerimônia contou com a presença do prefeito Adail Pinheiro, vereadores, representantes de instituições de ensino e delegações participantes. A programação teve apresentações culturais, desfile das equipes, juramento dos atletas, revezamento da tocha olímpica — incluindo a participação de estudantes da Associação Pestalozzi de Coari — e o acendimento da pira olímpica, símbolos que marcaram oficialmente o início da competição. Ao declarar os jogos abertos, o prefeito Adail Pinheiro destacou a hospitalidade da cidade e o compromisso da gestão com o desenvolvimento do esporte de base e de inclusão. “Sejam bem-vindos e sintam-se em casa. Estamos organizando esse evento com muito carinho, pois incentivamos o esporte em Coari da criança ao idoso. É motivo de muita alegria saber que os investimentos que estamos fazendo estão surtindo resultados importantes. Nossa meta é transformar Coari em um celeiro esportivo no Amazonas, dando ênfase a todas as categorias”, afirmou o prefeito. O coordenador regional da Seduc, Alzaias Martins, ressaltou o clima de união e convivência entre os participantes. “O espírito esportivo está presente neste ginásio. Desejamos que os atletas aproveitem ao máximo a competição, tanto de Coari quanto dos demais municípios. Que o fair play prevaleça e que este seja um momento de integração, saúde, educação, cultura e, sobretudo, de cidadania”, destacou. Seletiva define classificados para fase final em Manaus A seletiva do Polo IV acontece entre os dias 25 e 28 de maio e definirá os representantes da região do Médio Solimões classificados para a etapa final dos JEAS 2026, prevista para julho, em Manaus. Coari participa da competição com aproximadamente 240 atletas. As demais delegações são formadas por cerca de 200 participantes de Codajás, 170 de Tefé, 120 de Alvarães e 65 de Uarini. Divididos nas categorias infantil (12 a 14 anos) e juvenil (15 a 17 anos), nos gêneros masculino e feminino, os estudantes disputam vagas em modalidades coletivas — como futsal, voleibol, handebol e basquetebol — e individuais, que incluem atletismo, xadrez, tênis de mesa e vôlei de praia. As partidas ocorrem em ginásios, escolas e espaços esportivos de Coari. JEAS também classificam para competições nacionais Os Jogos Escolares do Amazonas também funcionam como etapa classificatória para competições nacionais. Os campeões das categorias de 12 a 14 anos garantem vaga nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), organizados pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), previstos para setembro, em Brasília. Já os atletas de 15 a 17 anos disputam classificação para os Jogos da Juventude, promovidos pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), programados para outubro, em Foz do Iguaçu. Confira alguns registros da abertura da seletiva do Polo IV Fotos: Mateus Henrique e Elissandro Palmeira (Semcom Coari)

Leia mais

Coari recebe delegações e abre nesta segunda-feira (25) a seletiva do Polo IV dos JEAS 2026

Coari abre nesta segunda-feira (25), às 18h, no Ginásio Geraldo Granjeiro, a seletiva do Polo IV dos 47º Jogos Escolares do Amazonas (JEAS) 2026. A competição reúne mais de 800 atletas-alunos e professores dos municípios de Coari, Codajás, Tefé, Alvarães e Uarini, em uma grande celebração do esporte estudantil da região. As delegações começaram a chegar ao município entre domingo e esta segunda-feira. Coari participa da competição com aproximadamente 240 atletas. As demais delegações são formadas por cerca de 200 participantes de Codajás, 170 de Tefé, 120 de Alvarães e 65 de Uarini. A seletiva do Polo IV acontece de 25 a 28 de maio e definirá os representantes classificados para a etapa final dos JEAS 2026, prevista para ocorrer entre os dias 16 e 26 de julho, em Manaus. Modalidades movimentam Coari Durante a competição, os estudantes disputarão modalidades coletivas como futsal, voleibol, handebol e basquetebol, além das modalidades individuais de atletismo, xadrez, tênis de mesa e vôlei de praia. Os jogos acontecerão em ginásios, escolas e espaços esportivos da cidade. A programação esportiva começa ainda nesta segunda-feira, com partidas de futsal e handebol em diferentes categorias envolvendo equipes dos municípios participantes. A realização dos JEAS 2026 é do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar (Seduc), com apoio da Prefeitura de Coari, através da Secretaria Municipal de Esporte (Semesp). Confira abaixo a programação completa: Foto: Elissandro Palmeira (Semcom Coari)

Leia mais

COARI FAZ HISTÓRIA: Seleção conquista a Taça Nelson Mathias e garante vaga na Liga Norte de Futsal

A Seleção Coariense de Futsal adulto cravou seu nome na história do esporte do estado mais uma vez ao se sagrar campeã da Taça Nelson Mathias de Futsal 2026. Em uma final eletrizante disputada na noite desta quinta-feira (21), no Ginásio Casimiro de Abreu, em Manaus, a equipe de Coari derrotou o Grêmio da Amazônia pelo placar de 6 a 3. Com o resultado, o município conquista o primeiro grande título do calendário oficial da modalidade no ano e assegura o direito de representar o Amazonas na prestigiosa Liga Norte de Futsal 2026. De acordo com a Comissão Técnica, a conquista é o reflexo direto do compromisso e do investimento contínuo que a Prefeitura de Coari, sob as diretrizes do prefeito Adail Pinheiro, tem feito no esporte local, transformando apoio em resultados práticos e orgulho para a nossa população. O Caminho até a Glória Promovida pela Federação Amazonense de Futebol de Salão (FAFs), a Taça Nelson Mathias abriu a temporada oficial e reuniu a elite do futsal do estado. A competição é reconhecida como uma das mais relevantes e disputadas da região. Em quadra, o elenco coariense demonstrou superioridade tática e preparo físico, dominando as ações da grande final e coroando o planejamento estratégico da Comissão Técnica com uma vitória incontestável por três gols de diferença. Base Forte: Futuro Garantido no “Barezinho” A festa coariense na capital começou ainda mais cedo. Em partida preliminar válida por mais uma rodada do Campeonato Amazonense Sub-10 — o “Barezinho” —, os pequenos talentos do Coari Futsal venceram o Amazon City por 1 a 0. O triunfo evidenciou que o trabalho de base no município caminha em paralelo com o sucesso do time principal, pavimentando um futuro vitorioso para a modalidade. Foto: divulgação Semesp Coari

Leia mais

Coari premia campeões dos 43º Jogos Escolares e define representantes para a fase Polo IV dos JEA’s

Os campeões dos 43º Jogos Escolares de Coari (JEC’s) foram premiados nesta sexta-feira (15), em cerimônia realizada no Ginásio Natanael Brasil. Além de reconhecer o desempenho dos estudantes-atletas, o evento também marcou a definição das equipes e atletas que irão representar o município na fase Polo IV dos 47º Jogos Escolares do Amazonas (JEA’s) 2026. A etapa classificatória acontecerá entre os dias 25 e 30 de maio, em Coari, reunindo delegações de diversos municípios da região. Os vencedores garantirão vaga para a fase final da competição, prevista para ocorrer de 16 a 26 de julho, em Manaus. Durante a solenidade, estudantes de diferentes modalidades receberam medalhas e troféus pelo destaque alcançado ao longo da competição escolar. O coordenador de Educação Física, Reinaldo Oliveira, ressaltou a importância do apoio das secretarias envolvidas e destacou a expectativa para a próxima etapa dos jogos. “Quero agradecer imensamente à Prefeitura de Coari, em nome do prefeito Adail Pinheiro, e a todas as secretarias que contribuíram para que esse momento acontecesse, desde a realização dos jogos até esta premiação. Agora, nossa expectativa está voltada para a fase polo, onde nossos campeões representarão o município. Estamos na torcida para conquistar essa vaga na fase final”, afirmou. A edição deste ano dos Jogos Escolares reuniu 15 instituições de ensino das redes municipal, estadual e federal. Pela primeira vez, três escolas da zona rural participaram da competição, ampliando a integração entre estudantes e fortalecendo o esporte educacional no município. Sede da seletiva regional Coari foi confirmada como sede da seletiva do Polo IV dos JEA’s 2026 pela Secretaria de Estado da Educação e Desporto Escolar (Seduc), responsável pela organização da competição. As disputas da fase polo envolverão as modalidades de atletismo, basquetebol, futsal, handebol, voleibol, vôlei de praia, tênis de mesa e xadrez. Além de incentivar novos talentos, os jogos escolares promovem valores como disciplina, respeito, trabalho em equipe e integração entre os jovens atletas. Fotos: Eliz Cavalcante (Semcom Coari)

Leia mais

Coari avança às quartas da Copa do Brasil de Futsal e mantém sonho nacional vivo

A Seleção Coariense de Futsal garantiu classificação para as quartas de final da Copa do Brasil de Futsal 2026 ao vencer o Náutico Sangue de Boi por 4 a 2, em confronto disputado na Arena Amadeu Teixeira, em Manaus. Com a vitória, Coari segue firme na principal competição do futsal nacional e agora terá pela frente o Bregafó, do Pará, na próxima fase. Demonstrando intensidade, organização e força ofensiva durante toda a partida, a equipe coariense confirmou o bom momento vivido na competição. O duelo foi marcado pelo equilíbrio e pela alta qualidade técnica das duas equipes, que protagonizaram um jogo movimentado do início ao fim. Além do triunfo no confronto de volta das oitavas de final, Coari já havia construído vantagem importante no primeiro jogo, quando venceu o Náutico Sangue de Boi pelo placar de 6 a 2, consolidando a classificação com autoridade. A campanha reforça o crescimento da Seleção Coariense no cenário nacional e evidencia a força do futsal amazonense em uma competição que reúne algumas das principais equipes do país. A Federação Amazonense de Futebol de Salão parabenizou atletas, comissão técnica e dirigentes das duas equipes pela atuação e pelo espetáculo proporcionado em quadra. Nas quartas de final, o representante de Coari enfrentará o Bregafó, do Pará, em mais um duelo entre equipes da Região Norte valendo vaga na semifinal da Copa do Brasil. A primeira partida será realizada em Coari, diante da torcida local, enquanto o confronto decisivo acontecerá no Pará. As datas oficiais ainda serão definidas pela organização da competição. A participação da Seleção Coariense na Copa do Brasil de Futsal conta com o apoio da Prefeitura de Coari, que segue incentivando o esporte como ferramenta de inclusão, oportunidade e valorização dos talentos do município. Fotos: Erick Brendon (Semcom Coari)

Leia mais

Prefeitura de Coari entrega obras e lança novos investimentos em saúde e esporte no município

A Prefeitura de Coari realizou, na sexta-feira (8), uma programação de inaugurações e lançamentos de obras nas áreas da saúde e do esporte, reforçando os investimentos da gestão municipal na ampliação da infraestrutura pública e na melhoria dos serviços oferecidos à população. A agenda contou com a presença do prefeito Adail Pinheiro, vereadores, secretários municipais, lideranças comunitárias e moradores. Durante a programação, foram lançadas as obras da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Conjunto Habitacional Caracol, da quadra de basquete do conjunto e da UBS do bairro Nazaré Pinheiro. A manhã também foi marcada pela inauguração do Ginásio Poliesportivo Leonardo Barbosa de Moraes, na Escola Municipal de Educação Infantil Cândida Aquino. O prefeito Adail Pinheiro destacou a importância dos investimentos para o desenvolvimento do município. “Hoje foi um dia extremamente importante para Coari. Entregamos obras, lançamos novos investimentos e anunciamos ações que já têm data para serem inauguradas, no próximo dia 2 de agosto, aniversário de 94 anos do município. Estamos levando mais infraestrutura para os bairros, garantindo saúde, esporte, educação e qualidade de vida para a população. Nosso planejamento é estruturar os bairros com serviços essenciais e melhorar cada vez mais a vida das pessoas”, afirmou. Mais infraestrutura para os bairros No Conjunto Habitacional Caracol, a Prefeitura de Coari já executa importantes investimentos em infraestrutura. Além das obras lançadas nesta sexta-feira, o local também recebe a construção de uma escola com 20 salas de aula e ginásio coberto, ampliando a estrutura educacional e esportiva da comunidade. O bairro Nazaré Pinheiro, que nunca contou com uma Unidade Básica de Saúde, passa a receber o novo equipamento público, garantindo mais acesso aos serviços básicos de saúde para os moradores da região. Moradora e uma das primeiras residentes do bairro Nazaré Pinheiro, Lídia Dutra comemorou o início das obras da UBS. “É uma surpresa muito boa para todos nós. Só temos a agradecer ao prefeito Adail Pinheiro por trazer a UBS para o Nazaré Pinheiro. Aqui era uma ‘baixa de água’ e hoje se transformou em um bairro grande, com muita circulação de pessoas. Agora vamos ter um atendimento de saúde mais perto da nossa comunidade”, destacou. Homenagem ao esporte coariense O Ginásio Poliesportivo Leonardo Barbosa de Moraes foi construído do zero e atenderá tanto os alunos da Escola Municipal de Educação Infantil Cândida Aquino quanto os moradores da comunidade, fortalecendo a prática esportiva e a realização de atividades educacionais e sociais. A inauguração também contou com um amistoso de futsal das categorias sub-9 e sub-10, marcando simbolicamente o início das atividades esportivas no novo ginásio. O espaço recebeu o nome de Leonardo Barbosa de Moraes por indicação do vereador Marilso do Gesso e do prefeito Adail Pinheiro. Leonardo foi uma figura atuante e referência no esporte coariense, deixando um legado de dedicação e contribuição à comunidade esportiva local. A homenagem reconhece sua trajetória e o impacto positivo que deixou dentro e fora das quadras. As obras inauguradas e em execução contam com recursos de emendas parlamentares dos senadores Omar Aziz e Eduardo Braga, além do deputado federal Adail Filho. Fotos: Elissandro Palmeira (Semcom Coari)

Leia mais