Prefeitura de Coari inaugura nova estrutura do CIOPS e amplia monitoramento com mais de 500 câmeras

A Prefeitura de Coari inaugurou na sexta-feira (14) a nova estrutura do Centro Integrado de Operações de Segurança (CIOPS), fortalecendo o sistema de monitoramento e ampliando a capacidade de atuação das forças de segurança no município. Com tecnologia renovada, o espaço passa a operar com 530 câmeras instaladas em pontos estratégicos, como o corredor comercial, escolas, Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e áreas de grande circulação. O sistema tem capacidade para chegar a 1.000 câmeras, e o prefeito Adail Pinheiro assegurou, durante a inauguração, que a instalação total será realizada o mais rápido possível, ampliando a cobertura em toda a cidade e também nos ramais, que passarão a contar com monitoramento contínuo. O prefeito também destacou o impacto da expansão tecnológica na segurança do município. “Todo esse sistema de monitoramento vai ter um link full time com a Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Civil e todo o sistema de segurança de Coari. Vamos colocar câmeras em todos os bairros, principalmente nas vias principais, e ramais para garantir maior sensação de segurança para a população”, afirmou. O novo sistema garante integração total entre Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Civil Municipal, Corpo de Bombeiros, Detran-AM, DETTRAC, Defesa Civil e demais órgãos parceiros. As imagens captadas estarão disponíveis em tempo real para todas as equipes, permitindo resposta mais rápida a ocorrências como furtos, roubos, incêndios e acidentes de trânsito. Para o comandante do 5° Batalhão de Polícia Militar, Pedro Moreira, a entrega representa um reforço essencial às operações. “É mais uma ferramenta que vem nos ajudar a inibir e coibir diversos crimes. Também vai auxiliar a Polícia Militar e a Polícia Civil na elucidação de ocorrências. Altamente importante essa pronta resposta à sociedade”, destacou. A modernização do CIOPS inclui nova sala climatizada, equipamentos de alta resolução e infraestrutura adaptada para acompanhamento 24 horas. O investimento coloca Coari entre os municípios com maior cobertura de videomonitoramento do estado, promovendo mais segurança para moradores, comerciantes, estudantes e trabalhadores. A cerimônia de inauguração contou com representantes das forças de segurança estadual e municipal, reforçando o compromisso conjunto com a proteção da população. Fotos: Mateus Henrique – Secom Coari

Leia mais

Coari lança campanha “Natal + Seguro” para reforçar segurança e apoiar comércio no fim de ano

A Prefeitura de Coari, em parceria com o Governo do Amazonas, lançou nesta sexta-feira (14), na Praça Getúlio Vargas, a tradicional Praça do Cristo, a campanha “Natal + Seguro – Coari 2025”, iniciativa integrada que reforça a segurança pública e a ordem urbana durante o período de maior movimentação no comércio local. A ação busca garantir tranquilidade para consumidores, lojistas e trabalhadores nas compras de Natal e Réveillon. A campanha reúne diversos órgãos estaduais e municipais, entre eles: Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Detran-AM, Guarda Civil, Detrac, Brigada de Incêndio, Defesa Civil, Departamento de Segurança Patrimonial, Departamento Aeroportuário e o Centro Integrado de Operações de Segurança (CIOPS). A integração amplia a capacidade de prevenção, resposta e monitoramento, garantindo mais eficiência no atendimento à população. Autoridades destacam união de esforços O prefeito Adail Pinheiro destacou que a iniciativa é resultado da parceria entre Estado e Município para reforçar a segurança no período de maior fluxo comercial. “Quero agradecer ao governador Wilson Lima, porque esse trabalho é fruto dessa união de esforços para proporcionar mais segurança à nossa população e aos nossos comerciantes”, afirmou. Ele acrescentou que a campanha também beneficia diretamente o comércio local. “Queremos que a população possa comprar com tranquilidade e que os comerciantes possam abrir até mais tarde, aproveitando o aumento do movimento no fim do ano. Nosso compromisso é garantir essa sensação de segurança para todos”, disse. O delegado José Barradas, da Polícia Civil, ressaltou a queda no número de ocorrências no município. “O trabalho está sendo bem feito na cidade, e isso se reflete no movimento da delegacia. Ontem registramos apenas um boletim. Os índices vêm caindo drasticamente, fruto de um trabalho integrado de médio e longo prazo”, afirmou, reforçando o empenho da corporação. “No ‘Natal + Seguro’ não será diferente. Vamos trabalhar com ainda mais afinco”, completou. O capitão Moisés Rolim, subcomandante do 5º Batalhão da Polícia Militar, afirmou que a campanha fortalece o policiamento nas áreas de maior fluxo. “Essa iniciativa vem somar ao nosso trabalho preventivo nas áreas comerciais, bancárias e de grande circulação”, disse, explicando ainda o reforço das equipes. “Estamos empregando nosso efetivo geral, além da Força Tática e da Rocam, visando contribuir para elevar a sensação de segurança em Coari”, destacou. Patrulhamento reforçado e fiscalização ampliada A campanha, que já está em andamento, inclui modalidades estratégicas de policiamento e fiscalização: patrulhamento motorizado e a pé, rondas com motocicletas, policiamento ostensivo, equipes especializadas, fiscalização de trânsito, ações educativas, prevenção a incêndios e bases móveis posicionadas em pontos de grande fluxo. O trabalho integrado tem como foco prevenir furtos, roubos e crimes oportunistas, além de coibir irregularidades no trânsito. A ação cobre corredores comerciais, áreas bancárias, feiras, mercado municipal, centros de compras e vias de grande movimentação, com rondas contínuas, controle de tráfego, mediação de conflitos e orientação aos consumidores. A campanha “Natal + Seguro” seguirá ativa durante todo o mês de dezembro, com ações prorrogadas até o início de janeiro, acompanhando o pico de movimentação no comércio. Fotos: Mateus Henrique e Ruan Castro – Secom Coari

Leia mais

Prefeitura de Coari avança na modernização do trânsito com novos semáforos inteligentes e sinalização viária

A Prefeitura de Coari lançou, nesta quinta-feira (13), a segunda etapa do projeto de modernização da sinalização viária do município. A iniciativa inclui a instalação de novos semáforos digitais, além de sinalização vertical e horizontal, com o objetivo de aprimorar a mobilidade urbana e garantir mais segurança no trânsito. O evento foi realizado no cruzamento das ruas Manoel Marques e Vieira Martins, no bairro Chagas Aguiar, e contou com a presença do prefeito Adail Pinheiro, vereadores, secretários municipais, autoridades locais e representantes da comunidade. A ação é coordenada pela Secretaria Municipal de Obras (Semob). Durante o lançamento, o prefeito destacou que Coari é o primeiro município do Amazonas a implantar um sistema semafórico moderno e completo, com tecnologia inédita no estado. “Procuramos trazer semáforos modernos, diferentes do que se vê no Amazonas. Nem na capital há esse tipo de sistema. Coari tem porque queremos uma cidade moderna e segura em todos os aspectos”, afirmou Adail Pinheiro. O prefeito também ressaltou que os novos equipamentos possuem iluminação em LED de última geração e operam com contagem regressiva, o que facilita o controle e o fluxo de veículos. Ele reforçou o pedido de consciência e respeito às regras de trânsito, lembrando que o município tem investido fortemente na infraestrutura urbana. Com a modernização da sinalização e a ampliação do sistema semafórico, Coari dá mais um passo rumo a um trânsito mais seguro, eficiente e organizado, beneficiando motoristas, ciclistas e pedestres. Para quem vive o dia a dia nas ruas, a mudança já é perceptível. “A sinalização vai melhorar muito pra nós, mototaxistas, porque o fluxo de veículos é intenso. Na hora de pico é complicado circular. Agora, com os novos semáforos, o trânsito vai ficar mais seguro. A gente agradece ao prefeito Adail Pinheiro por essa melhoria”, disse Valcivani Silva de Vasconcelos, mototaxista. A modernização da sinalização reforça o compromisso da gestão municipal em construir uma Coari mais organizada e moderna para o futuro, com um trânsito mais seguro para todos. Fotos: Jair Rodrigues e Mateus Henrique – Secom Coari

Leia mais

SEMANA NACIONAL DO TRÂNSITO É ABERTA EM COARI COM AÇÕES EDUCATIVAS

A Secretaria Municipal de Segurança Pública, por meio do Departamento de Trânsito de Coari (Detrac), deu início nesta terça-feira (23), no Instituto Federal do Amazonas (IFAM), à programação da Semana Nacional do Trânsito, que ocorre de 18 a 25 de setembro. A abertura contou com palestra educativa abordando infrações, irregularidades e o alto número de menores conduzindo motocicletas. Foram reforçados temas como o uso obrigatório do capacete, responsabilidade no trânsito e os riscos do consumo de álcool ao volante. O secretário adjunto de Segurança Pública, David Lima Teixeira, ressaltou a relevância da iniciativa. “O objetivo da semana é conscientizar a população, prevenir acidentes e preservar vidas”, afirmou. A programação seguirá em diversos pontos da cidade, com palestras em escolas, instituições e espaços comunitários, promovendo um trânsito mais seguro e humano para todos os coarienses. Sobre a campanha deste ano O tema da Semana Nacional de Trânsito 2025 é “Desacelere. Seu bem maior é a vida”. A campanha, promovida pelo Ministério dos Transportes, por meio da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), busca conscientizar a população sobre a importância de atitudes responsáveis no trânsito. O foco é mobilizar a sociedade para adotar comportamentos que promovam um trânsito mais pacífico, consciente e seguro.

Leia mais

PREFEITURA DE COARI AMPLIA AÇÕES DO MAIO AMARELO COM FOCO NA EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO

A Prefeitura de Coari, por meio do Departamento de Trânsito (DETRAC), vinculado à Secretaria Municipal de Defesa Social, está promovendo a Campanha Maio Amarelo 2025 com uma série de atividades educativas voltadas à conscientização sobre a segurança no trânsito. A programação, iniciada no dia 12 com ações internas, segue até o dia 30 deste mês com palestras, panfletagens e mobilizações públicas. As palestras educativas começaram oficialmente nesta terça-feira (20), com a primeira apresentação realizada no Centro de Educação de Tempo Integral (CETI). Até o dia 29, mais de 30 escolas e uma instituição de ensino superior receberão atividades abordando a prevenção de acidentes e a redução da mortalidade no trânsito. O diretor do DETRAC, Marcos D’Ávila, ressaltou a abrangência das ações e a importância de reforçar atitudes conscientes no trânsito. “Estamos com uma programação extensa, com o objetivo de conscientizar a população sobre o uso do capacete e o respeito à sinalização viária”, afirmou. Ele também agradeceu o apoio da gestão municipal: “Quero desde já agradecer ao prefeito Adail Pinheiro pelo apoio à campanha”, completou. A programação também inclui panfletagem na Feira do Produtor Rural e ao longo da estrada do Guarabira, além de blitz educativa em pontos estratégicos da cidade. Para o estudante Rafael Negreiros, de 18 anos, membro do grêmio estudantil da escola onde ocorreu a primeira palestra, a ação tem efeito transformador. “Uma das coisas principais que aprendemos é o cuidado no trânsito, principalmente com a vida, independentemente de quem seja. A palestra incentivou e motivou os alunos a praticar o autocuidado ao dirigir e a valorizar tanto a própria vida quanto a dos outros”, refletiu. O encerramento da campanha será no dia 30 de maio, com uma motociata a partir das 8h, saindo do estacionamento do Centro Cultural. Todos os participantes deverão estar usando capacete, como símbolo de respeito à vida. Na sequência, será realizada uma ação conjunta de destruição de 300 escapamentos apreendidos, com apoio da Polícia Militar, Polícia Civil, Ministério Público, Secretaria Municipal de Defesa Social e DETRAC. Confira alguns registros da palestra de educação no trânsito:

Leia mais

ALUNOS DO CURSO DE MARINHEIRO FLUVIAL PARTICIPAM DE SIMULADO DE COMBATE A INCÊNDIO EM COARI

Alunos do curso de Marinheiro Fluvial de Convés (MFC) participaram de um exercício prático de combate a incêndio, na última terça-feira (13), no estacionamento do Centro Cultural. A atividade foi promovida por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Coari, a Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental e seu Centro de Instrução (CETEFAL), com o apoio da empresa Supply Logistics. O simulado incluiu aula expositiva e demonstração de equipamentos, com orientações sobre o manuseio correto de mangueiras e conexões para o combate ao fogo. Durante a prática, foi montada uma linha de mangueira com esguicho universal, utilizando neblina de alta pressão a favor do vento, técnica eficiente para conter chamas em ambientes abertos. Os alunos também acompanharam uma demonstração detalhada de como se portar diante de um incêndio, desde o lançamento da mangueira até a extinção completa do fogo, em um recipiente previamente incendiado para o treinamento. Ao final, os materiais foram devidamente recolhidos, encerrando a faina com segurança. O suboficial maquinista Alzeni da Silva de Souza destacou a importância da atividade. “Estamos agora no momento culminante do curso teórico, com a realização de um exercício simulado em condições próximas da realidade, permitindo que os alunos apliquem os conhecimentos adquiridos em sala de aula”, ressaltou. Ele também agradeceu às instituições que tornaram a ação possível. “Gostaria de agradecer à Prefeitura de Coari, que viabilizou esta parceria. Também agradeço à Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental e ao CETEFAL, que enviou seus instrutores para compartilhar conhecimento técnico com os 38 alunos participantes. Nosso reconhecimento vai ainda para o Supply Logistics, parceiro da Marinha, que colaborou para a excelência desta ação”, afirmou.

Leia mais

PREFEITURA DE COARI REALIZA BLITZ EDUCATIVA PARA REFORÇAR SEGURANÇA NO TRÂNSITO

A Prefeitura de Coari, por meio do Departamento de Trânsito (Detrac), vinculado à Secretaria Municipal de Defesa Social, realizou no último sábado (3) uma blitz educativa com foco na conscientização sobre a segurança viária. A ação buscou orientar condutores quanto ao cumprimento das leis de trânsito e reforçar medidas para prevenir acidentes. Durante a operação, diversas motocicletas foram apreendidas por infrações como ausência de habilitação, falta do uso de capacete, veículos sem retrovisores e condução por menores de idade — práticas que comprometem a segurança de todos. O secretário de Defesa Social, Fabiano Alves, destacou a urgência da iniciativa diante do aumento recente de acidentes. “Na última semana, tivemos vários casos em que o uso do capacete poderia ter evitado internações e até traumatismos cranianos. Iniciamos as operações para reduzir os impactos desses acidentes”, afirmou. O diretor do Detrac, Marcos Dávila, reforçou o compromisso da gestão municipal com a redução dos índices de imprudência no trânsito. “Estamos intensificando as operações para corrigir irregularidades, especialmente no uso de motocicletas. Nosso objetivo principal é diminuir os acidentes e garantir mais segurança nas vias”, explicou. Além da fiscalização, a blitz teve caráter educativo, promovendo a conscientização dos condutores sobre a importância de atitudes responsáveis no trânsito.

Leia mais

ADAIL PINHEIRO VISITA DELEGACIA DA MULHER E GARANTE SUPORTE PARA NOVO SERVIÇO DE ATENDIMENTO A VÍTIMAS EM COARI

O prefeito de Coari, Adail Pinheiro, visitou a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher nesta terça-feira (22) e garantiu suporte integral à nova gestão da unidade, que será comandada pela delegada Kássia Gonçalves. Na ocasião, também foi anunciada a implantação do Serviço de Apoio a Mulheres, Idosos e Crianças (Samic). A unidade especializada está localizada nas dependências da Delegacia Interativa da Polícia Civil, comandada pelo delegado José Barradas, que acompanhou a agenda institucional do prefeito. Durante a visita, Adail Pinheiro teve a oportunidade de conhecer as instalações do setor tecnológico e dialogar com os servidores sobre o funcionamento dos serviços. Kássia Gonçalves será responsável pela implantação do Samic, que oferecerá atendimento jurídico, psicológico e social a pessoas em situação de vulnerabilidade. A Prefeitura de Coari atuará como parceira da iniciativa, garantindo a estrutura necessária para que o serviço funcione de forma efetiva e acolhedora. “Coari se fortalece com esse novo momento da segurança pública. A presença da doutora Kássia e a criação do Samic mostram que estamos avançando na proteção das pessoas que mais precisam”, destacou o prefeito, reafirmando o compromisso da gestão municipal com o fortalecimento da rede de apoio às vítimas. Mais cedo, Adail Pinheiro também se reuniu com o comandante do 5º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Pedro Moreira. A pauta do encontro foi a preparação para a visita do governador Wilson Lima, prevista para junho, ocasião em que será lançada uma força-tarefa com reforço no efetivo das polícias Militar e Civil. Segundo o prefeito, a iniciativa integra um plano permanente de segurança pública, em parceria com o Governo do Estado, o Ministério Público e o Poder Judiciário. “Será um trabalho estruturado para garantir mais tranquilidade à nossa população”, evidenciou. As ações fazem parte de uma estratégia conjunta entre a Prefeitura de Coari e os órgãos de segurança, com o objetivo de construir um ambiente mais seguro, justo e acolhedor para todos os coarienses.

Leia mais

PREFEITURA DE COARI E POLÍCIA MILITAR INTENSIFICAM AÇÕES DO PROERD NAS ESCOLAS DO MUNICÍPIO

A Prefeitura de Coari, em parceria com a Polícia Militar do Amazonas, iniciou uma nova etapa do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), levando prevenção e conscientização às escolas do município. A ação é coordenada pela Secretaria Municipal de Defesa Social e o 5º Batalhão de Polícia Militar. Voltado aos alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, o programa oferece 10 lições com temas relacionados à prevenção do uso de substâncias como cigarro, álcool, maconha, cocaína e crack. O objetivo é ensinar as crianças a identificar riscos, resistir a influências negativas e desenvolver autoestima, promovendo escolhas mais responsáveis. Com palestras educativas dentro das salas de aula, o Proerd promove o diálogo com os estudantes, reforçando a importância de dizer não às drogas e à violência. A proposta é formar uma geração mais consciente, segura e comprometida com a cultura da paz. À frente das atividades está o instrutor 3º SGT Rone Enderson, que conduz os encontros com dedicação e empatia. “O Proerd é uma iniciativa fundamental para a educação preventiva, capacitando crianças a tomarem decisões seguras e responsáveis. A parceria entre o 5º Batalhão de Polícia Militar e a Prefeitura de Coari demonstra um compromisso forte com a proteção da juventude”, destacou. Por meio desse trabalho conjunto, Prefeitura e Polícia Militar reforçam o compromisso com a valorização da vida, investindo em ações que contribuem para uma sociedade mais saudável e feliz.

Leia mais

PREFEITURA DE COARI LEVA PALESTRAS SOBRE SEGURANÇA NO TRÂNSITO PARA AS ESCOLAS

Promover a segurança no trânsito começa com a educação. Com esse propósito, a Prefeitura de Coari, por meio do Departamento de Trânsito (Detrac), vinculado à Secretaria Municipal de Defesa Social, iniciou uma série de palestras educativas nas escolas. O agente de trânsito Samuel Nassur explicou que o principal objetivo da ação é conscientizar crianças e jovens sobre a importância de atitudes responsáveis no trânsito. “Nosso dever é orientar desde cedo sobre a importância da segurança no trânsito. Dessa forma, podemos prevenir acidentes e salvar vidas”, destacou. Durante as palestras, são abordados temas como travessia segura, uso correto do capacete, atenção ao circular pelas vias e respeito às normas de trânsito. A iniciativa integra um conjunto de ações voltadas à redução de acidentes e à construção de uma cultura de paz nas vias públicas.

Leia mais