Operação “Disciplina no Trânsito” reforça ações educativas e de fiscalização em Coari

A Polícia Militar do Amazonas (PMAM), por meio do 5º Batalhão de Polícia Militar (5º BPM), está realizando em Coari a Operação “Disciplina no Trânsito”, uma ação voltada à organização do tráfego urbano, prevenção de acidentes e fortalecimento da segurança viária no município. A iniciativa integra o Plano Estratégico de 90 dias do comando do 5º BPM e atende a uma recomendação do Ministério Público do Estado do Amazonas. As ações têm como foco principal a conscientização dos condutores e o cumprimento das normas de trânsito, com atenção especial ao uso obrigatório do capacete, ao combate à condução de veículos por menores de idade, à fiscalização de motocicletas irregulares e ao enfrentamento do transporte clandestino de passageiros. De acordo com dados divulgados pela Polícia Militar, Coari registrou mais de 600 acidentes de trânsito em 2026, resultando em pelo menos três mortes e 12 casos graves. Diante desse cenário, a operação busca reduzir os índices de acidentes e preservar vidas por meio de ações preventivas e educativas. Fiscalização e orientação aos condutores As fiscalizações vêm sendo realizadas em parceria com o Departamento Municipal de Trânsito (Detrac), com abordagens voltadas principalmente à orientação dos condutores. Durante as blitzes, os agentes reforçam a importância do uso do capacete, da regularização dos veículos e do respeito à sinalização e às leis de trânsito. Segundo o capitão PM Moisés Rolim, subcomandante do 5º Batalhão de Polícia Militar, a ação também conta com o apoio do efetivo da Operação Segurança Presente no Interior, que vem somar esforços para a redução dos índices de criminalidade no município. Ainda segundo o oficial, a orientação aos condutores é que, ao se depararem com uma barreira policial ou blitz, parem seus veículos para a realização da abordagem educativa. “Nos casos em que for constatada a ausência do uso do capacete, a motocicleta poderá ser retida até a regularização da situação. Nosso foco principal é a prevenção e a repressão aos crimes de trânsito, como a condução de veículos por menores de idade, direção sem habilitação, avanço de sinal vermelho, circulação na contramão e outras condutas que colocam em risco a segurança da população”, destacou. Quando forem identificadas infrações que configurem crimes de trânsito, como condução por menores de idade, direção sem habilitação associada a manobras perigosas ou condutas que coloquem em risco a segurança de terceiros, os responsáveis poderão ser conduzidos à Delegacia de Polícia Civil para os procedimentos legais cabíveis. Participação da população é fundamental Além das fiscalizações nas vias públicas, a recomendação do Ministério Público também foi encaminhada a órgãos públicos, associações de mototaxistas e locadoras de veículos, com orientações sobre a necessidade do cumprimento das normas de trânsito. De acordo com a Polícia Militar, a participação da população é fundamental para o sucesso da operação. A corporação orienta os condutores a utilizarem capacete, manterem a documentação em dia, respeitarem os limites de passageiros e a sinalização, além de não permitirem que menores conduzam veículos. A expectativa é que a operação contribua para a redução de acidentes, a diminuição da demanda por atendimentos de urgência relacionados ao trânsito e o aumento da segurança para motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres em todo o município. Fotos: Elissandro Palmeira e Jair Vicente Rodrigues (Semcom Coari)

Leia mais

Segunda entrega do programa social “Coari Comida na Mesa” reforça segurança alimentar em Coari

A Prefeitura de Coari realizou nesta quarta-feira (10) a segunda entrega do programa social “Coari Comida na Mesa”, uma das principais ações de segurança alimentar do município. A iniciativa beneficiou 5 mil famílias da zona urbana com a distribuição de Super Cestões contendo 49 itens alimentícios cada, totalizando cerca de 245 mil itens entregues à população em situação de vulnerabilidade social. A entrega foi acompanhada pelo prefeito Adail Pinheiro e ocorreu simultaneamente nos ginásios Geraldo Granjeiro, Antônio Mariano, Arnaldo Batista e Pedro Padilha. A organização por regiões permitiu atender moradores de todos os bairros da cidade com mais agilidade e comodidade. Durante a ação, o prefeito Adail Pinheiro destacou o compromisso da gestão com a continuidade do programa e o atendimento às famílias que mais precisam. “Há exatamente um mês, lançávamos o programa social Coari Comida na Mesa e, como anunciei naquele dia, todo dia 10 seria dia de entrega. E estamos aqui mais uma vez, cumprindo a nossa palavra. Nesta segunda etapa, muito mais famílias foram contempladas. Eu fico muito feliz, pois isso é a demonstração de uma gestão que cuida das pessoas de perto, honra a palavra dada e entende que governar é estar presente na vida do nosso povo. Porque aqui é assim: é a Prefeitura trabalhando e Coari avançando com comida na mesa”, afirmou o prefeito. Instituído por lei municipal aprovada pela Câmara de Vereadores, o programa prevê entregas mensais, realizadas sempre no dia 10 de cada mês. A meta da Prefeitura de Coari é ampliar gradativamente o alcance da ação até beneficiar mais de 10 mil famílias das zonas urbana e rural. Para quem recebe o benefício, o programa representa um importante reforço no orçamento doméstico. A autônoma Maria Rita agradeceu pela continuidade da iniciativa. “Eu só tenho a agradecer por receber essa cesta. Sou grata não apenas por mim, mas também por todos os que são contemplados pelo programa”, declarou. Com a segunda entrega concluída na zona urbana, o “Coari Comida na Mesa” segue ampliando o alcance das políticas públicas de assistência social e segurança alimentar, consolidando-se como uma das maiores iniciativas do gênero já executadas no município. Fotos: Mateus Henrique e Jair Vicente Rodrigues (Semcom Coari)

Leia mais

Festejo na aldeia São José do Uruburetama celebra fé, cultura e tradição

A aldeia São José do Uruburetama, no Lago do Mamiá, viveu um fim de semana marcado pela fé, cultura e fortalecimento das tradições locais durante os festejos da comunidade. Com apoio da Prefeitura de Coari, a celebração reuniu moradores e visitantes em uma programação que valorizou os costumes da região e promoveu momentos de convivência entre as famílias. Ao longo dos dois dias de festividades, o público participou de celebrações religiosas, atividades esportivas, apresentações musicais, concurso da rainha, leilão, brincadeiras e da tradicional derrubada do mastro, um dos momentos mais aguardados da programação. Os organizadores destacaram a importância da parceria com a Prefeitura de Coari para a realização do evento. Segundo eles, o apoio da gestão municipal tem contribuído para o fortalecimento das tradições das comunidades rurais e para o bem-estar dos moradores. O secretário municipal de Desenvolvimento Rural e Econômico, Júlio Sales, ressaltou o trabalho conjunto realizado para garantir o sucesso da festa e reafirmou o compromisso da Prefeitura com as comunidades do interior. “Estamos participando deste grandioso festejo da aldeia São José do Uruburetama. A Prefeitura de Coari ofereceu todo o suporte e a estrutura necessária para a realização do evento. Agradecemos ao prefeito Adail Pinheiro e à liderança da comunidade, que coordenou toda a programação. A derrubada do mastro foi um momento marcante para todos”, destacou. Além das manifestações religiosas e culturais, a celebração fortaleceu os laços comunitários e contribuiu para a preservação de tradições transmitidas de geração em geração, mantendo viva a identidade das comunidades rurais do município. A Prefeitura de Coari segue apoiando eventos culturais e religiosos que contribuem para a valorização das tradições, da cultura e da história do povo coariense. Foto: Semcom Coari

Leia mais

Policlínica de Coari reforça atendimento especializado com consultas em neurologia e psiquiatria

A Prefeitura de Coari, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), ampliou a oferta de atendimentos especializados com consultas em neurologia e psiquiatria na Policlínica Dr. Roque Juan Dell’Oso. Realizada entre os dias 5 e 8 deste mês, a ação beneficiou pacientes de diferentes faixas etárias e fortaleceu o acesso da população aos serviços de saúde no município. Na área de neurologia, cerca de 200 pacientes foram atendidos pelo neurologista e neurocirurgião Dante Luiz. As consultas contemplaram crianças e adultos com transtornos neurológicos, dificuldades de aprendizagem, déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), transtorno do espectro autista (TEA) e outras condições relacionadas ao desenvolvimento e comportamento. Além do acompanhamento clínico, os atendimentos tiveram como foco a emissão de laudos médicos necessários para assegurar aos pacientes o acesso a serviços e benefícios disponibilizados pelo município. De acordo com o neurologista, a procura por atendimentos relacionados aos transtornos do neurodesenvolvimento tem crescido nos últimos anos, aumentando a necessidade de acompanhamento adequado. “Estamos atendendo crianças e adultos com diferentes demandas neurológicas, especialmente casos relacionados ao autismo, déficit de atenção, hiperatividade e dificuldades de aprendizagem. Muitos desses pacientes também necessitam de laudos médicos para ter acesso ao suporte oferecido pela prefeitura. Nossa missão é contribuir para reduzir essa demanda e melhorar a qualidade de vida dessas pessoas”, destacou Dante Luiz. A assistência à saúde mental também foi ampliada com os atendimentos realizados pela psiquiatra Thamice Marinho Pinto. A médica passa a integrar a programação regular da Policlínica, realizando consultas mensais para atender tanto o público em geral quanto crianças neurodivergentes que necessitam de acompanhamento contínuo. A expectativa é que sejam ofertadas cerca de 150 consultas por mês na especialidade, ampliando o acesso da população aos cuidados em saúde mental. “Venho mensalmente para realizar os atendimentos e agradeço à gestão municipal pela oportunidade de contribuir com a saúde mental da população. É um trabalho importante para ampliar o acesso aos cuidados e oferecer mais qualidade de vida aos pacientes”, afirmou a psiquiatra. A iniciativa integra o trabalho permanente da Prefeitura de Coari para ampliar a oferta de consultas em diversas especialidades e garantir atendimento mais acessível, humanizado e resolutivo à população. Fotos: Ruan Souza (Semcom Coari)

Leia mais

Seleção Coariense de Basquete vence dois jogos e inicia campanha com destaque na Copa Cidade de Manaus

A Seleção Coariense de Basquete começou com excelente desempenho sua participação na Copa Cidade de Manaus Adulto Masculino. Representando o município na competição promovida pela Federação de Basketball do Amazonas (Febam), a equipe venceu os dois primeiros confrontos da fase classificatória, realizados no último fim de semana, na capital amazonense. A estreia aconteceu na sexta-feira (5), pela Chave A, quando os coarienses superaram o Doleiros Clube Desportivo pelo placar de 52 a 38. No sábado (6), a equipe voltou à quadra e conquistou mais uma importante vitória ao derrotar o AMZ Sports por 59 a 55, mantendo os 100% de aproveitamento na competição. Em entrevista à Febam, o atleta Wandrio Almeida, que foi destaque da primeira partida, comemorou o resultado e ressaltou a importância do apoio recebido para a participação da equipe no torneio. “Primeiramente, quero agradecer a Deus pela vitória. Foi um jogo muito disputado, mas viemos para vencer, viemos com propósito. Agradeço ao prefeito Adail Pinheiro, que está dando total apoio, além de toda a caravana do esporte, que nos incentiva a continuar. Você que é jovem e tem o sonho de ser jogador de futebol ou praticar basquete, não desista. Agarre as oportunidades”, afirmou. Apoio ao esporte Antes do início da competição, a Prefeitura de Coari reforçou o incentivo ao basquete local com a entrega de novos uniformes e tênis para os atletas da seleção. Os equipamentos foram entregues pelo prefeito Adail Pinheiro na quarta-feira (3), durante encontro com a delegação que representa o município na disputa estadual. Além do material esportivo, a administração municipal garantiu toda a estrutura necessária para a participação da equipe na competição, incluindo transporte, passagens, hospedagem e ajuda de custo para atletas e comissão técnica. Considerada uma das principais competições do basquete amazonense, a Copa Cidade de Manaus reúne equipes de diversos municípios do estado. Os dois primeiros colocados conquistam vaga para o Campeonato Amazonense Série A, elevando a importância da disputa e fortalecendo a busca da Seleção Coariense por resultados expressivos na temporada. Foto: divulgação Semesp Coari

Leia mais

Seleção Coariense de Basquete recebe equipamentos para competição estadual

A Prefeitura de Coari reforçou o apoio ao esporte local com a entrega de novos uniformes e tênis para a Seleção Coariense de Basquete. Os equipamentos foram entregues pelo prefeito Adail Pinheiro na quarta-feira (3) e serão utilizados na disputa da Copa Cidade de Manaus Adulto Masculino, promovida pela Federação de Basketball do Amazonas (Febam). A estreia da equipe acontece nesta sexta-feira (5), na capital amazonense. Além dos equipamentos, a Prefeitura de Coari garantiu toda a estrutura necessária para a participação da delegação no torneio, incluindo transporte, hospedagem, passagens e ajuda de custo para atletas e comissão técnica. Durante a entrega, o prefeito destacou o compromisso da gestão municipal com o fortalecimento do esporte e a valorização dos talentos locais. “Hoje realizamos a entrega dos novos uniformes de jogo e tênis de qualidade para a nossa Seleção de Basquete de Coari, que pela primeira vez irá representar o município na Copa Cidade de Manaus. Além dos equipamentos, estamos garantindo todo o suporte necessário para que nossos atletas possam competir com tranquilidade e representar bem a nossa cidade”, afirmou Adail Pinheiro. A competição reúne equipes de diferentes municípios amazonenses e é considerada uma das principais portas de entrada para o basquete estadual. Os dois primeiros colocados garantirão vaga no Campeonato Amazonense Série A, ampliando a importância da disputa. Segundo o técnico Jânio Júnior de Abreu, a participação representa uma oportunidade de crescimento para a equipe coariense. “Será uma experiência muito importante para nossos atletas. Vamos enfrentar equipes de alto nível, e isso contribui diretamente para a evolução do basquete em Coari”, destacou. A Copa Cidade de Manaus será disputada em fases. Na etapa inicial, as equipes se enfrentam em grupos, com partidas programadas para os dias 5, 26 e 27 de junho e 3 e 4 de julho, em Manaus. As melhores campanhas avançam para a fase eliminatória. A participação da Seleção Coariense reforça os investimentos da Prefeitura de Coari no esporte, ampliando as oportunidades para que atletas locais disputem competições de nível estadual e representem o município em importantes eventos esportivos. Fotos: Taynne Paz (Semcom Coari)

Leia mais

Projeto “Minha Mãe é uma Leitora” homenageia mães da EJAI e incentiva o hábito da leitura em Coari

A Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI), realizou o projeto “Minha Mãe é uma Leitora”, iniciativa que promoveu a valorização das mães da comunidade escolar e incentivou a leitura como ferramenta de aprendizado, inclusão e transformação social. A culminância do projeto reuniu estudantes, educadores e familiares em um momento marcado por homenagens e apresentações desenvolvidas ao longo do mês. Entre as atividades realizadas estiveram a produção de poesias, apresentações culturais e o compartilhamento de experiências, fortalecendo a relação entre educação, família e literatura. Além de reconhecer a importância das mães na trajetória educacional dos estudantes, a ação buscou estimular o interesse pela leitura, reforçando que a busca pelo conhecimento não tem idade e pode acontecer em qualquer fase da vida. A estudante Ana de Almeida destacou a importância da oportunidade proporcionada pela EJAI. “Isso é um privilégio muito grande. Eu tenho 54 anos e agora estou estudando. Estou muito feliz por essa oportunidade”, comentou. O secretário municipal de Educação, Rodrigo Almeida, ressaltou o impacto do projeto e os avanços da educação no município. “Ver o trabalho que está sendo desenvolvido nas escolas é muito emocionante e gratificante. “A educação do município de Coari está avançando, avançando para melhor e para alcançar o objetivo da gestão do prefeito Adail Pinheiro, que é proporcionar uma educação de qualidade para todos, desde a educação infantil até a Educação de Jovens, Adultos e Idosos”, afirmou. A iniciativa integra as ações desenvolvidas pela rede municipal de ensino para fortalecer a aprendizagem, ampliar o acesso ao conhecimento e promover a participação das famílias no ambiente escolar. Fotos: Elissandro Palmeira (Semcom Coari)

Leia mais

Comunidade Divino Espírito Santo do Ipixuna celebra tradição com grande participação popular

A Comunidade Divino Espírito Santo do Ipixuna viveu uma noite de celebração, cultura e confraternização no sábado (30), durante o tradicional festejo que reuniu moradores e visitantes em um grande momento de valorização das tradições locais. A programação contou com apresentações musicais, entretenimento e diversas atividades que movimentaram a comunidade. O ponto alto da festa foi o show da atração nacional Vavá Santos, que levou animação ao público e marcou um dos momentos mais aguardados da noite. Além da programação cultural, a Prefeitura de Coari garantiu apoio à realização do evento, oferecendo estrutura, segurança e suporte para que as famílias pudessem participar com tranquilidade. A comercialização de lanches durante a festa também contribuiu para fortalecer a economia da comunidade e gerar renda para os moradores. O secretário municipal de Desenvolvimento Rural e Econômico, Júlio Sales, destacou o compromisso da gestão com a realização dos festejos nas comunidades rurais. “A Prefeitura de Coari está cumprindo o calendário de eventos nas comunidades rurais. Hoje estamos na Comunidade Divino Espírito Santo do Ipixuna, onde acontece um grande festejo, com uma multidão de comunitários e excelentes atrações”, afirmou. O líder comunitário José Augusto agradeceu o apoio da administração municipal e ressaltou os investimentos realizados na localidade. “Quero agradecer à Prefeitura de Coari e à gestão do prefeito Adail Pinheiro, que está nos ajudando para que a nossa festa aconteça. Tivemos uma grande reforma no Centro Social Comunitário e também na escola da comunidade”, declarou. Antes do festejo, a Prefeitura de Coari realizou uma ação integrada de melhorias na comunidade, com serviços de revitalização, ampliação e adequação do Centro Social Comunitário e da escola local, proporcionando mais conforto e melhores condições para os moradores. Os investimentos terão continuidade após o encerramento da programação festiva. A Prefeitura dará sequência às obras com a revitalização completa da rede elétrica da comunidade, ampliando a infraestrutura e garantindo mais qualidade de vida para a população. Mais do que uma tradição religiosa e cultural, o festejo da Comunidade Divino Espírito Santo do Ipixuna reforçou os laços entre os moradores e celebrou a identidade da região, consolidando-se como um dos momentos mais importantes do calendário comunitário. Foto: Pedro Leonardo (Semcom Coari)

Leia mais

Prefeitura de Coari garante assistência às famílias atingidas por incêndio e desabamento

A Prefeitura de Coari mobilizou uma força-tarefa para atender as famílias afetadas por duas ocorrências registradas no município neste fim de semana. Após o incêndio de grandes proporções que destruiu sete residências e atingiu dez famílias no bairro Urucu, no sábado (30), e o desabamento de um muro que alcançou duas casas no bairro Itamarati, no domingo (31), equipes municipais foram acionadas para prestar apoio emergencial às vítimas. Logo após o incêndio na rua Ajurimaua, o prefeito Adail Pinheiro esteve no local para acompanhar a situação, conversar com os moradores e determinar o atendimento imediato aos atingidos. A ação envolveu diversas secretarias, que atuaram de forma integrada na oferta de acolhimento, alimentação, assistência social e suporte humanitário. Segundo o prefeito, a gestão municipal está empenhada em garantir todo o suporte necessário para que as famílias possam reconstruir suas vidas. “Lamentavelmente fomos surpreendidos com esse incêndio de grandes proporções que atingiu dez famílias. Estamos aqui para prestar todo o apoio e solidariedade necessários. Graças a Deus não houve vítimas e a Prefeitura vai garantir toda a assistência às famílias, desde alimentação e vestuário até moradia e reconstrução das residências”, afirmou Adail Pinheiro. As pessoas atingidas pelo incêndio foram acolhidas em um espaço disponibilizado pelo município, onde permanecerão provisoriamente enquanto a Prefeitura realiza a retirada dos entulhos e a reconstrução das casas. No domingo (31), as equipes municipais voltaram a atuar em razão das fortes chuvas registradas na cidade. No beco da Embratel, no bairro Itamarati, o desabamento de um muro atingiu duas residências e exigiu a retirada dos moradores por medida de segurança. Os moradores afetados também receberam acolhimento e foram encaminhados para um local provisório, onde permanecerão até que a situação seja solucionada. A Prefeitura de Coari segue acompanhando os dois casos e mantendo o atendimento às famílias, com ações voltadas à segurança, ao acolhimento e à recuperação dos danos provocados pelas ocorrências. Foto: Elissandro Palmeira (Semcom Coari)

Leia mais

Invasão Cultural leva arte, música e diversão à Praça do Pôr do Sol em Coari

A Praça do Pôr do Sol recebeu, na sexta-feira (29), mais uma edição do projeto Invasão Cultural, promovido pela Prefeitura de Coari, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. O evento reuniu crianças, jovens e adultos em uma noite marcada por apresentações artísticas, atividades recreativas e momentos de integração comunitária. A programação contou com apresentações dos corpos artísticos do município, que levaram ao público atrações de música, dança e teatro. As atividades também incluíram espaços voltados para o entretenimento infantil, garantindo diversão para todas as idades. A iniciativa tem como objetivo ampliar o acesso da população às manifestações culturais, ocupando espaços públicos com ações que valorizam os talentos locais e fortalecem a identidade cultural de Coari. Cultura mais perto da população De acordo com a secretária adjunta de Cultura e Turismo, Julice Morais, o projeto foi criado para levar arte e entretenimento aos bairros da cidade. “É um projeto dinâmico criado para invadir todas as nossas praças com arte, dança e música. É uma determinação do prefeito Adail Pinheiro, que tem investido e fortalecido cada vez mais a cultura em Coari. E você é nosso convidado para as próximas edições”, destacou. Além de promover lazer e convivência social, a Invasão Cultural reforça o compromisso da Prefeitura de Coari com o incentivo à cultura e à ocupação dos espaços públicos por meio de atividades que aproximam artistas e comunidade. A expectativa é que novas edições do projeto sejam realizadas em diferentes pontos da cidade, ampliando ainda mais o acesso da população às ações culturais desenvolvidas pelo município.

Leia mais