Coari implanta Programa Brigada do Aedes Aegypti nas redes estadual e municipal de ensino

O município de Coari iniciou a implantação do Programa Brigada do Aedes Aegypti nas redes estadual e municipal de ensino, fortalecendo as ações de prevenção e combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. A iniciativa é desenvolvida em parceria com a equipe estadual do Programa de Controle das Arboviroses, coordenado pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto. Durante esta semana, técnicos do Estado realizam atividades educativas, orientações e capacitações voltadas ao enfrentamento das arboviroses no município. As ações envolvem profissionais da educação, saúde e servidores públicos, ampliando a conscientização sobre a importância da eliminação de criadouros do mosquito. Além da implantação da brigada nas unidades de ensino, a programação inclui treinamentos com equipes que atuam diretamente no controle e monitoramento das doenças, fortalecendo as estratégias preventivas em Coari. De acordo com o técnico de Vigilância em Saúde, José Olímpio, a proposta busca estimular a responsabilidade coletiva e transformar as escolas em espaços permanentes de vigilância e prevenção. “Nosso objetivo é conscientizar todos sobre a importância de manter os ambientes livres de focos do mosquito. Pequenos descuidos, como o descarte inadequado de copos descartáveis, podem se tornar criadouros do Aedes Aegypti”, destacou. Segundo ele, a brigada envolve todos os profissionais das instituições, desde equipes de limpeza até servidores administrativos, fortalecendo a integração entre educação e saúde no combate às arboviroses. A iniciativa reforça o compromisso do município e do estado com a saúde pública e amplia as estratégias de prevenção, incentivando a participação da sociedade no enfrentamento ao mosquito. Com isso, Coari avança na construção de ambientes mais seguros, conscientes e protegidos para toda a população. Foto: equipe Semcom Coari

Leia mais

Sorriso renovado: Ação de saúde bucal entrega próteses dentárias na UBS Lenny Passos, em Coari

O resgate da autoestima e do bem-estar marcou a entrega de próteses dentárias realizada na Unidade Básica de Saúde (UBS) Lenny Passos Ramos, em Coari. A ação transformou a rotina de pacientes que aguardavam pelo serviço para voltar a sorrir com confiança, garantindo mais conforto, dignidade e qualidade de vida. O atendimento reforça o papel da unidade, localizada no bairro Itamarati, que hoje atua como a referência municipal para este tipo de tratamento odontológico. Muito além da estética, a reabilitação oral impacta diretamente funções essenciais do dia a dia, como a fala e a mastigação — um benefício celebrado especialmente pela população idosa da comunidade. A dona de casa Zilma Fernandes não escondeu a emoção ao receber o novo sorriso. “Pra mim foi motivo de muita alegria receber essa prótese. Ganhei um sorriso lindo”, afirmou. Impacto na saúde e na rotina De acordo com o cirurgião-dentista Pedro Padilha, o restabelecimento da função mastigatória é um dos principais ganhos para a saúde geral dos pacientes. “A mastigação é fundamental, principalmente para os idosos. Hoje foi um dia especial para essas pessoas, que agora podem voltar a sorrir e se alimentar melhor”, destacou o profissional. O diretor da Atenção Básica, Paulo Andrey, ressaltou a importância do serviço para garantir dignidade e melhorar a qualidade de vida da população atendida. “É importante estarmos levando dignidade e qualidade de vida para esses pacientes. Hoje, as Unidades Básicas de Saúde contam com 17 consultórios odontológicos em funcionamento, e a UBS Lenny Passos é a unidade de referência para esse tipo de tratamento e entrega de próteses”, explicou. Estrutura moderna e especializada O atendimento humanizado e ágil reflete o novo momento da UBS Lenny Passos Ramos. Após passar por uma ampla obra de revitalização e ampliação, a unidade consolidou-se como a referência municipal no serviço de prótese dentária, contando com estrutura moderna e equipe especializada para o cuidado bucal da população. As melhorias na unidade integram o pacote de investimentos da gestão do prefeito Adail Pinheiro na modernização da rede de saúde, focado na descentralização e na ampliação dos atendimentos oferecidos aos moradores de Coari. Fotos: Jair Vicente Rodrigues (Semcom Coari)

Leia mais

Coari fortalece combate às arboviroses com capacitação técnica e novas tecnologias

Coari recebeu, nesta quarta-feira (27), a equipe estadual do Programa de Controle das Arboviroses em uma capacitação voltada ao fortalecimento das ações de vigilância, prevenção e enfrentamento dessas doenças no município. A atividade reuniu profissionais da saúde para alinhamento técnico sobre monitoramento epidemiológico e novas estratégias de controle vetorial. Durante o encontro, foram apresentadas novas tecnologias incorporadas pelo Ministério da Saúde para otimizar o trabalho desenvolvido pelos Agentes de Combate às Endemias. Entre as ferramentas destacadas está o BRI-Aedes, metodologia que auxilia no monitoramento e enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. A programação também incluiu a avaliação técnica das ovitrampas utilizadas no monitoramento entomológico em Coari. Na ocasião, foram apresentados dados atualizados da situação epidemiológica do município, além dos índices de infestação identificados nos levantamentos realizados pelas equipes de campo. A capacitação foi conduzida por Luzia Mustafa, gerente estadual do Programa das Arboviroses, e José Olímpio, apoiador técnico estadual do município de Coari. Os profissionais realizaram orientações técnicas e alinhamento das ações estratégicas junto às equipes municipais, reforçando a importância da atuação integrada no combate às arboviroses. Fotos: Divulgação Semsa Coari

Leia mais

Com estrutura revitalizada e equipada, UBS Fluvial de Coari é reinaugurada e já inicia missão no Alto Solimões

A Prefeitura de Coari reinaugurou nesta terça-feira (26) a Unidade Básica de Saúde (UBS) Fluvial Prefeito Roberval Rodrigues, reforçando o atendimento de saúde às comunidades ribeirinhas da zona rural do município. A cerimônia contou com a presença do prefeito Adail Pinheiro, vereadores, secretários municipais e demais autoridades locais. Totalmente revitalizada, a UBS Fluvial retoma as atividades com a missão de levar assistência em saúde para 206 comunidades ribeirinhas de Coari, fortalecendo a presença do Sistema Único de Saúde (SUS) nas localidades mais distantes do município. A primeira missão da embarcação após a reinauguração já começou nesta terça-feira, com destino à calha do Alto Solimões. A unidade percorrerá comunidades de difícil acesso, levando consultas médicas, odontológicas e veterinárias, vacinação, acompanhamento pré-natal, distribuição de medicamentos e outros serviços essenciais de saúde. Durante a solenidade, o prefeito Adail Pinheiro destacou os avanços realizados pela gestão municipal na área da saúde e anunciou novos investimentos para ampliar a rede de atendimento no município. “É indiscutível a estrutura de saúde que conseguimos construir em nosso mandato. Em um ano e meio de gestão avançamos bastante e ainda vamos lançar um grande pacote de investimentos para a saúde, incluindo a reforma do Hospital Regional, a conclusão da maternidade, além da inauguração das UBSs do Caracol, Nazaré Pinheiro e Grande Vitória”, afirmou. O prefeito também ressaltou a importância da revitalização da UBS Fluvial. “Significa oferecer mais conforto, estrutura e qualidade no atendimento às famílias da zona rural. Estamos trabalhando para ampliar ainda mais os serviços e já estamos providenciando novas UBSs Fluviais para fortalecer a assistência às comunidades ribeirinhas”, completou. Com estrutura completa e equipada, a UBS Fluvial representa um importante instrumento de promoção da saúde pública em Coari, garantindo acesso aos serviços básicos de saúde às populações tradicionais que vivem às margens dos rios da região. A iniciativa reafirma o compromisso da Prefeitura de Coari com uma saúde pública mais humanizada, acessível e próxima da população ribeirinha, ampliando o cuidado e a assistência às famílias do interior do município. Confira alguns registros deste momento: Fotos: Elissandro Palmeira (Semcom Coari)

Leia mais

Dia D da multivacinação reforçou a atualização da caderneta vacinal em Coari

A Prefeitura de Coari, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realizou no sábado (23) o Dia D da Campanha de Multivacinação 2026, intensificando a atualização da caderneta vacinal da população em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município. A mobilização reforçou a importância da imunização como medida essencial para prevenção de doenças e ampliação da cobertura vacinal, garantindo mais proteção para crianças, adolescentes, adultos e idosos. Durante o Dia D, equipes de saúde atuaram simultaneamente em diversas UBSs para facilitar o acesso da população aos serviços de vacinação. A enfermeira Fernanda Freitas destacou a mobilização das equipes durante a campanha. “Todas as Unidades Básicas de Saúde funcionaram durante o sábado para garantir a atualização da caderneta vacinal da população”, afirmou. O diretor da Atenção Básica, Paulo Andrey, reforçou a necessidade de manter a vacinação em dia. “Quem está com a caderneta desatualizada deve procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima. A vacinação é gratuita e salva vidas”, ressaltou. A Secretaria Municipal de Saúde orienta que os moradores procurem a UBS mais próxima levando documento oficial, cartão do SUS e caderneta de vacinação. O atendimento é rápido, seguro e fundamental para fortalecer a saúde pública no município. Foto: equipe Semcom Coari

Leia mais

Policlínica de Coari disponibiliza consultas com cardiologista e dermatologista nesta semana

A Prefeitura de Coari, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), está com vagas abertas para consultas especializadas na Policlínica Dr. Roque Juan Dell’Oso. O grande destaque da programação é a oferta de atendimentos em cardiologia e, como novidade para este fim de semana, a chegada de um médico dermatologista para reforçar a assistência local. Para garantir o agendamento, o cidadão interessado deve procurar a sua Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência para receber o encaminhamento necessário e realizar o cadastro no Sistema Municipal de Regulação (SISREG). De acordo com o cronograma estabelecido pela Semsa, os atendimentos com o cardiologista acontecem até o dia 22 de maio, nos turnos das 8h às 12h e das 14h às 17h30. Já as consultas com o dermatologista ocorrem no fim de semana, ampliando as opções para quem não consegue comparecer à unidade durante os dias úteis. A programação de saúde da semana também inclui a presença de um oftalmologista na quinta e na sexta-feira. Quanto às vagas para as consultas de urologia, previstas para o final do mês, nos dias 28 e 29 de maio, a coordenação da Policlínica informou que o lote já foi totalmente preenchido devido à grande procura. A coordenadora da unidade, Denilza Pinho, celebrou o fluxo intenso de serviços e destacou o esforço da gestão municipal em trazer novos especialistas para o município. Ela pontuou que o período está com a agenda bastante movimentada para acolher a população e que a chegada da dermatologia atende a uma demanda importante da cidade. Segundo a coordenação, essa iniciativa integra o plano de ação contínuo do município para fortalecer a rede de assistência especializada e garantir que os cidadãos coarienses tenham acesso a tratamentos médicos de qualidade sem a necessidade de grandes deslocamentos. Foto: equipe Semcom Coari

Leia mais

Hospital Regional de Coari recebe novos equipamentos para reforçar atendimento a pacientes críticos

O Hospital Regional de Coari passou a contar com novos equipamentos que irão fortalecer a assistência prestada a pacientes em estado crítico. Entre os investimentos estão um ventilador mecânico fixo para a Unidade de Cuidados Intensivos (UCI), um ventilador mecânico de transporte e um gasômetro, aparelhos fundamentais para garantir mais segurança, precisão e agilidade nos atendimentos. O ventilador mecânico fixo será utilizado no suporte a pacientes intubados, auxiliando na estabilidade clínica e no tratamento intensivo dentro da unidade hospitalar. Já o ventilador de transporte dará suporte durante transferências de pacientes em situações críticas, especialmente nos deslocamentos para a capital. Outro avanço importante foi a chegada do gasômetro, equipamento utilizado na realização de exames específicos que permitem avaliar rapidamente as condições respiratórias e metabólicas dos pacientes, contribuindo para diagnósticos mais precisos e decisões médicas mais ágeis. De acordo com a coordenadora de Fisioterapia, Eliete Feitosa, os novos equipamentos irão reforçar a assistência aos pacientes críticos atendidos no Hospital Regional de Coari. “O ventilador mecânico será utilizado no suporte a pacientes intubados, enquanto o ventilador de transporte garantirá mais segurança durante as transferências para a capital. Já o gasômetro auxiliará na realização de exames específicos e na definição de parâmetros ventilatórios, contribuindo para condutas médicas mais precisas”, explicou. A chegada dos novos equipamentos representa mais um avanço na estrutura da saúde municipal e reforça os investimentos da Prefeitura de Coari na modernização dos serviços oferecidos à população. “É um avanço importante para a saúde de Coari e demonstra o compromisso da gestão do prefeito Adail Pinheiro em oferecer um atendimento cada vez mais qualificado aos pacientes que necessitam desses cuidados”, concluiu Eliete Feitosa. Foto: Atos Feitosa (Semcom Coari)

Leia mais

Navio de Assistência Hospitalar Dr. Montenegro inicia atendimentos de saúde em Coari neste sábado (16)

O Navio de Assistência Hospitalar Dr. Montenegro chegou a Coari nesta sexta-feira (15) e dará início, neste fim de semana, a uma grande ação de saúde voltada à população. A embarcação da Marinha do Brasil realizará atendimentos gratuitos no sábado (16) e domingo (17), com oferta de consultas, exames e serviços especializados. Os atendimentos acontecerão das 8h às 16h e incluem consultas médicas, atendimento odontológico, exames laboratoriais, raio-X e mamografia. Os pacientes também poderão receber gratuitamente os medicamentos prescritos durante as consultas, por meio da farmácia instalada na embarcação. A ação busca ampliar o acesso da população aos serviços de saúde, especialmente para moradores que necessitam de atendimentos especializados e exames de diagnóstico. A Prefeitura de Coari orienta que os pacientes apresentem documento de identificação, cartão do SUS e exames anteriores, caso possuam, para facilitar o atendimento e garantir mais agilidade durante os procedimentos. A expectativa é de que centenas de pessoas sejam beneficiadas ao longo dos dois dias de atendimentos no município. Foto: divulgação

Leia mais

Coari intensifica vacinação durante campanha de multivacinação no mês de maio

A Prefeitura de Coari, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realiza ao longo deste mês a Campanha de Multivacinação 2026, com o objetivo de atualizar a caderneta de vacinação da população e ampliar a cobertura vacinal no município. A ação contempla crianças, adolescentes, adultos e idosos. Durante todo o mês de maio, as salas de vacina das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estarão mobilizadas, ofertando os imunizantes previstos no Calendário Nacional de Vacinação. A iniciativa busca reforçar a proteção contra doenças imunopreveníveis e fortalecer as ações de promoção da saúde coletiva. O ponto alto da campanha será o Dia D de Mobilização, marcado para o dia 23 de maio (sábado), das 7h30 às 12h, com atendimento ampliado nas unidades de saúde para facilitar o acesso da população. A Semsa orienta que os usuários compareçam aos locais de vacinação munidos de documento de identificação e da caderneta de vacinação, fundamental para a verificação e atualização das doses. A campanha reforça a importância da imunização como medida essencial de cuidado individual e responsabilidade coletiva, contribuindo para a prevenção de doenças e a proteção de toda a comunidade. Foto: equipe Semcom Coari

Leia mais

Coari conquista destaque estadual na Mostra “Amazonas, Aqui Tem SUS” e garante vaga em etapa nacional

A saúde pública de Coari conquistou reconhecimento estadual durante a VII Mostra “Amazonas, Aqui Tem SUS”, realizada nos dias 5 e 6 de maio, em Manaus. Representando o município, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) apresentou cinco experiências exitosas desenvolvidas na rede municipal, com destaque para o trabalho do Instituto de Medicina Tropical de Coari, que garantiu vaga na etapa nacional da mostra. O projeto “Instituto de Medicina Tropical: Uma referência às doenças infectoparasitárias na Amazônia”, de autoria de Franklin Simões de Santana Filho, conquistou o 5º lugar na etapa estadual e ficou entre os sete trabalhos premiados de todo o Amazonas. Com o resultado, Coari garantiu vaga na 21ª Mostra “Brasil, Aqui Tem SUS”, prevista para julho de 2026, em Porto Alegre (RS), durante o XXXIX Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, promovido pelo Conasems. O secretário municipal de Saúde, Helber Câmara Viana, destacou a importância da conquista para o município e o empenho das equipes envolvidas na elaboração e apresentação dos trabalhos. Segundo o secretário, o resultado é fruto do compromisso dos profissionais da rede municipal com a construção de um SUS mais humano, eficiente e de qualidade. Ele também ressaltou o papel das coordenadoras dos Núcleos de Educação Permanente na organização da II Mostra Municipal “Coari, Aqui Tem SUS”, etapa que selecionou os projetos apresentados em Manaus. Ao todo, a Semsa levou cinco experiências exitosas para a mostra estadual, reforçando o protagonismo de Coari no fortalecimento das políticas públicas de saúde e na valorização dos profissionais da área. Valorização de experiências inovadoras no SUS Promovida pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Amazonas (Cosems-AM), a Mostra “Amazonas, Aqui Tem SUS” tem como objetivo valorizar iniciativas inovadoras desenvolvidas pelos municípios amazonenses no âmbito do Sistema Único de Saúde. A conquista coloca Coari entre os municípios do Amazonas com experiências reconhecidas pela qualidade e impacto na saúde pública, evidenciando o trabalho desenvolvido pelas equipes da rede municipal. A Prefeitura de Coari parabeniza todos os profissionais envolvidos e reafirma o compromisso da gestão do prefeito Adail Pinheiro em continuar investindo em ações que fortaleçam o SUS e ampliem a qualidade dos serviços oferecidos à população. Fotos: divulgação Semsa Coari

Leia mais