Coari recebe delegações e abre nesta segunda-feira (25) a seletiva do Polo IV dos JEAS 2026

Coari abre nesta segunda-feira (25), às 18h, no Ginásio Geraldo Granjeiro, a seletiva do Polo IV dos 47º Jogos Escolares do Amazonas (JEAS) 2026. A competição reúne mais de 800 atletas-alunos e professores dos municípios de Coari, Codajás, Tefé, Alvarães e Uarini, em uma grande celebração do esporte estudantil da região. As delegações começaram a chegar ao município entre domingo e esta segunda-feira. Coari participa da competição com aproximadamente 240 atletas. As demais delegações são formadas por cerca de 200 participantes de Codajás, 170 de Tefé, 120 de Alvarães e 65 de Uarini. A seletiva do Polo IV acontece de 25 a 28 de maio e definirá os representantes classificados para a etapa final dos JEAS 2026, prevista para ocorrer entre os dias 16 e 26 de julho, em Manaus. Modalidades movimentam Coari Durante a competição, os estudantes disputarão modalidades coletivas como futsal, voleibol, handebol e basquetebol, além das modalidades individuais de atletismo, xadrez, tênis de mesa e vôlei de praia. Os jogos acontecerão em ginásios, escolas e espaços esportivos da cidade. A programação esportiva começa ainda nesta segunda-feira, com partidas de futsal e handebol em diferentes categorias envolvendo equipes dos municípios participantes. A realização dos JEAS 2026 é do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar (Seduc), com apoio da Prefeitura de Coari, através da Secretaria Municipal de Esporte (Semesp). Confira abaixo a programação completa: Foto: Elissandro Palmeira (Semcom Coari)

Leia mais

COARI FAZ HISTÓRIA: Seleção conquista a Taça Nelson Mathias e garante vaga na Liga Norte de Futsal

A Seleção Coariense de Futsal adulto cravou seu nome na história do esporte do estado mais uma vez ao se sagrar campeã da Taça Nelson Mathias de Futsal 2026. Em uma final eletrizante disputada na noite desta quinta-feira (21), no Ginásio Casimiro de Abreu, em Manaus, a equipe de Coari derrotou o Grêmio da Amazônia pelo placar de 6 a 3. Com o resultado, o município conquista o primeiro grande título do calendário oficial da modalidade no ano e assegura o direito de representar o Amazonas na prestigiosa Liga Norte de Futsal 2026. De acordo com a Comissão Técnica, a conquista é o reflexo direto do compromisso e do investimento contínuo que a Prefeitura de Coari, sob as diretrizes do prefeito Adail Pinheiro, tem feito no esporte local, transformando apoio em resultados práticos e orgulho para a nossa população. O Caminho até a Glória Promovida pela Federação Amazonense de Futebol de Salão (FAFs), a Taça Nelson Mathias abriu a temporada oficial e reuniu a elite do futsal do estado. A competição é reconhecida como uma das mais relevantes e disputadas da região. Em quadra, o elenco coariense demonstrou superioridade tática e preparo físico, dominando as ações da grande final e coroando o planejamento estratégico da Comissão Técnica com uma vitória incontestável por três gols de diferença. Base Forte: Futuro Garantido no “Barezinho” A festa coariense na capital começou ainda mais cedo. Em partida preliminar válida por mais uma rodada do Campeonato Amazonense Sub-10 — o “Barezinho” —, os pequenos talentos do Coari Futsal venceram o Amazon City por 1 a 0. O triunfo evidenciou que o trabalho de base no município caminha em paralelo com o sucesso do time principal, pavimentando um futuro vitorioso para a modalidade. Foto: divulgação Semesp Coari

Leia mais

Prefeitura de Coari informa novo fluxo de atendimento para emissão da CIN voltado à população da zona rural

A Prefeitura de Coari, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), informa que a Casa do Cidadão passará a adotar, a partir do dia 1º de junho de 2026, um novo fluxo de atendimento destinado exclusivamente aos moradores da zona rural do município que buscam a emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN). O objetivo da medida é organizar o atendimento, garantir mais agilidade no processo de emissão do documento e ampliar o acesso da população do interior aos serviços de cidadania. Conforme o novo cronograma, os agendamentos serão realizados presencialmente todas as quartas-feiras, das 15h às 17h. Os atendimentos ocorrerão nas quintas e sextas-feiras subsequentes ao agendamento. A distribuição das vagas seguirá a capacidade diária de atendimento da unidade. No período da manhã, serão disponibilizadas 14 vagas, sendo nove para fila normal e cinco prioritárias. Já no período da tarde, serão ofertadas nove vagas. A Semas reforça que o agendamento deverá ser feito exclusivamente pelo próprio solicitante. Em casos de menores de idade, o procedimento poderá ser realizado pelo pai ou responsável legal, mediante apresentação da documentação comprobatória. Outro ponto importante é que, no momento do agendamento, será obrigatória a apresentação de toda a documentação original exigida para emissão da nova CIN. A medida permitirá uma triagem prévia para verificar a regularidade dos documentos, proporcionando mais eficiência e reduzindo possíveis pendências no dia do atendimento. A iniciativa busca facilitar o acesso dos moradores da zona rural aos serviços públicos, garantindo mais organização, comodidade e segurança no atendimento realizado pela Casa do Cidadão.

Leia mais

DETRAC realiza 1ª Expo Trânsito e reforça conscientização no Maio Amarelo em Coari

O Departamento de Trânsito e Transporte (DETRAC), vinculado à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social, realizou nesta quarta-feira (20) a 1ª Expo Trânsito Coari, em alusão à campanha Maio Amarelo 2026. A ação abriu as portas do órgão para estudantes, condutores e população em geral, com atividades voltadas à educação e conscientização no trânsito. Realizada no prédio do DETRAC, no bairro Urucu, a programação apresentou o funcionamento do sistema viário do município, incluindo demonstrações dos serviços de sinalização horizontal e vertical, atendimento operacional dos agentes de trânsito e orientações sobre segurança viária. Durante a exposição, os participantes conheceram materiais educativos utilizados nas ações desenvolvidas ao longo do ano nas escolas e instituições do município. Também foram realizadas palestras sobre educação no trânsito, uso correto do capacete e respeito à sinalização viária, reforçando o tema da campanha deste ano: “No trânsito, enxergar o outro é salvar vidas”. O diretor do DETRAC, Marcos Dávila, destacou que o principal objetivo da exposição é conscientizar a população sobre atitudes responsáveis no trânsito. “Hoje o Departamento de Trânsito abre as portas para toda a população em geral. O intuito principal dessa nossa primeira Expo Trânsito no município é a conscientização, orientar as pessoas e os alunos para que usem o capacete e respeitem a sinalização viária do município”, afirmou. Um dos espaços mais visitados foi o da sinalização semafórica, onde o técnico semafórico Josyclay Santos explicou aos alunos o funcionamento técnico dos equipamentos instalados na cidade. “Estamos mostrando que por trás de todo sistema semafórico existe uma profissão e toda uma estrutura técnica responsável pelo funcionamento dos semáforos, programação do tempo das vias e manutenção dos equipamentos”, explicou. A programação também reforçou a importância da educação no trânsito desde a infância. O agente administrativo de trânsito Hermilson Carvalho ressaltou que as ações educativas desenvolvidas pelo DETRAC acontecem durante todo o ano letivo. “A gente trabalha constantemente nas escolas e instituições para orientar crianças e jovens, que serão os futuros condutores da nossa cidade”, destacou. Para o professor Ivan Santos, a iniciativa contribui diretamente para a formação de cidadãos mais conscientes. “É importante orientar os alunos porque eles são os futuros motoristas e também podem repassar aos pais o que aprenderam aqui sobre o que é certo e errado no trânsito”, comentou. O Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização para redução de acidentes e incentivo a escolhas mais seguras e responsáveis no trânsito. Fotos: Fabiana Gama e Edy Souza

Leia mais

Grande caminhada em Coari mobiliza população no encerramento da campanha “Faça Bonito”

Uma grande caminhada pelas principais ruas de Coari marcou, nesta terça-feira (19), o encerramento da campanha “Faça Bonito – Proteja nossas crianças e adolescentes”. O ato, alusivo ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (18 de maio), reuniu estudantes, a comunidade escolar, moradores e órgãos da rede de proteção infantojuvenil. A mobilização teve início com concentração na Praça do Estudante e seguiu até a Praça do Pôr do Sol, onde o público acompanhou apresentações culturais e a entrega de premiações e brindes. A iniciativa integra a programação do “Maio Laranja”, mês dedicado à conscientização e ao enfrentamento desse tipo de violência. Ao longo do período, a Prefeitura de Coari, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), promoveu uma série de blitzes educativas em pontos estratégicos da cidade, além de palestras e concurso de desenho em escolas das redes municipal, estadual e privada. O principal objetivo da ação foi sensibilizar a sociedade, fortalecer a rede de apoio local e incentivar a denúncia de casos suspeitos. “Essa caminhada tem uma grande importância para a nossa população, pois estamos aqui para conscientizar sobre a necessidade de combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. Não fique calado. Denuncie, porque o silêncio protege o agressor e a sua denúncia pode salvar vidas”, afirmou o conselheiro tutelar Marcelo Augusto. A secretária da Semas, Elaine Vasquez, destacou o sucesso do encerramento e o suporte da Prefeitura às entidades de defesa dos direitos humanos. “Hoje encerramos as atividades com este grande ato até a Praça do Pôr do Sol, onde oferecemos guloseimas e distribuímos vários brindes para os estudantes que participaram das ações nas escolas. Esse momento foi possível porque o governo municipal deu todo o suporte para que a rede de proteção se unisse contra todos os tipos de violência que possam afetar as crianças e adolescentes de Coari”, declarou. Durante o evento, as autoridades reforçaram que a proteção de crianças e adolescentes é um dever coletivo e convocaram toda a sociedade a somar forças nessa luta. O Disque 100 — canal gratuito, anônimo e disponível 24 horas por dia — foi apontado como a principal ferramenta para o registro de denúncias, que também podem ser feitas diretamente ao Conselho Tutelar e às autoridades policiais da cidade. Fotos: Jair Vicente Rodrigues (Semcom Coari)

Leia mais

Policlínica de Coari disponibiliza consultas com cardiologista e dermatologista nesta semana

A Prefeitura de Coari, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), está com vagas abertas para consultas especializadas na Policlínica Dr. Roque Juan Dell’Oso. O grande destaque da programação é a oferta de atendimentos em cardiologia e, como novidade para este fim de semana, a chegada de um médico dermatologista para reforçar a assistência local. Para garantir o agendamento, o cidadão interessado deve procurar a sua Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência para receber o encaminhamento necessário e realizar o cadastro no Sistema Municipal de Regulação (SISREG). De acordo com o cronograma estabelecido pela Semsa, os atendimentos com o cardiologista acontecem até o dia 22 de maio, nos turnos das 8h às 12h e das 14h às 17h30. Já as consultas com o dermatologista ocorrem no fim de semana, ampliando as opções para quem não consegue comparecer à unidade durante os dias úteis. A programação de saúde da semana também inclui a presença de um oftalmologista na quinta e na sexta-feira. Quanto às vagas para as consultas de urologia, previstas para o final do mês, nos dias 28 e 29 de maio, a coordenação da Policlínica informou que o lote já foi totalmente preenchido devido à grande procura. A coordenadora da unidade, Denilza Pinho, celebrou o fluxo intenso de serviços e destacou o esforço da gestão municipal em trazer novos especialistas para o município. Ela pontuou que o período está com a agenda bastante movimentada para acolher a população e que a chegada da dermatologia atende a uma demanda importante da cidade. Segundo a coordenação, essa iniciativa integra o plano de ação contínuo do município para fortalecer a rede de assistência especializada e garantir que os cidadãos coarienses tenham acesso a tratamentos médicos de qualidade sem a necessidade de grandes deslocamentos. Foto: equipe Semcom Coari

Leia mais

Detrac abre programação do Maio Amarelo com ações educativas em escola de Coari

O Departamento de Trânsito e Transporte de Coari (Detrac), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social, realizou nesta terça-feira (19) a abertura da campanha Maio Amarelo 2026 com uma ação educativa na Escola Estadual CETI Professor Manuel Vicente Ferreira Lima. A mobilização nacional deste ano traz como tema “No trânsito, enxergar o outro é salvar vidas”. A programação de abertura contou com palestras educativas, apresentações de slides e atividades de conscientização voltadas aos estudantes, reforçando a importância da segurança no trânsito e da preservação da vida. Durante a ação, os alunos receberam orientações sobre o uso correto do capacete, respeito à sinalização, atenção aos pedestres e atitudes responsáveis no trânsito. Também foram abordados temas como a responsabilidade de pedestres, ciclistas e condutores, além da importância do cumprimento das leis de trânsito para a redução de acidentes. As atividades incluíram ainda a exibição de dados e estatísticas sobre acidentes de trânsito, imagens ilustrativas, mensagens educativas e vídeos curtos de conscientização. De acordo com o Detrac, a proposta da campanha é incentivar, desde cedo, a construção de uma cultura de respeito, responsabilidade e cuidado coletivo no trânsito. A programação seguirá nas demais escolas do município ao longo do mês de maio, levando informação e ações educativas para estudantes e comunidade escolar. Educação e orientação à população Como parte da programação do Maio Amarelo, será realizada nesta quarta-feira (20) a 1ª Expor Trânsito Coari, no prédio do Departamento de Trânsito e Transporte de Coari, localizado na Avenida Ceará, nº 41, bairro Urucu. A exposição acontecerá nos horários de 8h às 14h e de 14h às 17h. A Expor Trânsito contará com exposição de sinalização viária, demonstrações dos serviços de sinalização horizontal e vertical, além de orientações sobre organização e segurança no trânsito. O público também poderá conhecer materiais educativos utilizados nas ações de conscientização e acompanhar apresentações sobre educação para o trânsito voltadas a crianças, jovens e adolescentes. A programação inclui ainda exposição de materiais e equipamentos do Detran, atendimento ao público e demonstrações do serviço operacional realizado pelos agentes de trânsito, com explicações sobre fiscalização, apoio e organização viária. Além das atividades externas, a campanha contempla ações internas de reciclagem e atualização operacional com os agentes de trânsito, fortalecendo o trabalho desenvolvido no município. O Maio Amarelo tem como objetivo chamar a atenção da sociedade para a redução de acidentes e para a importância de escolhas seguras e responsáveis no trânsito. Foto: Dani Lima (Semcom Coari)

Leia mais

Casa do Cidadão disponibiliza mais de 700 novas CINs para retirada em Coari

A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), por meio da Casa do Cidadão, informa que 727 novas Carteiras de Identidade Nacional (CINs) já estão disponíveis para retirada em Coari. Os documentos podem ser retirados na sede da Casa do Cidadão, localizada na Travessa Raimundo Mota, s/nº, Centro, de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h. Para receber a nova identidade, o cidadão deve apresentar certidão de nascimento ou certidão de casamento, além do CPF. A Semas orienta os moradores que solicitaram o documento a comparecerem ao local para realizar a retirada e evitar que a CIN permaneça aguardando entrega. Confira abaixo a relação dos nomes contemplados:

Leia mais

Semana S 2026 movimenta Coari com programação voltada à educação, inclusão e inovação

Coari recebeu, entre os dias 12 e 15 de maio, a programação da Semana S 2026, considerada o maior evento integrado do setor terciário no Brasil. Realizada pelo Sistema CNC-Sesc-Senac, a iniciativa reuniu estudantes, profissionais e a comunidade em uma agenda gratuita de atividades voltadas à educação, inovação, cultura e inclusão social. A programação aconteceu no auditório da Universidade Federal do Amazonas (UFAM – Campus I) e em outros espaços da cidade, promovendo palestras, oficinas, atendimentos, atividades culturais e experiências imersivas. A Prefeitura de Coari participou das ações, reforçando o compromisso da gestão municipal com o incentivo à educação, à inclusão social, à qualificação profissional e à geração de oportunidades para a população. Um dos destaques da programação foi a palestra “Educação Inclusiva e Diversidade: Práticas para todos os Contextos”, ministrada pela secretária adjunta pedagógica da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Orlenia Dimas. Durante sua participação, ela destacou a importância de ampliar o debate sobre inclusão, especialmente no acesso ao mercado de trabalho. “Hoje estamos com uma pauta voltada à questão da inclusão dentro do mercado de trabalho. Nós da Secretaria Municipal de Educação, com apoio do prefeito Adail Pinheiro e do secretário Rodrigo Almeida, entendemos a importância de fortalecer ações que promovam oportunidades e respeito à diversidade”, destacou Orlenia. Ao longo dos quatro dias, o público participou de workshop de maquiagem para festas, rodada de pitch, visita ao planetário da UFAM, palestra sobre inovação e tecnologia, tour guiado ao prédio histórico do Centro de Educação Profissional Professor Jéfferson Peres, além de atendimentos jurídicos, serviços do Senac, vivências imersivas, atrações musicais e concurso de poesia. A Semana S também contou com palestra sobre acolhimento e escuta qualificada para a saúde, além de atividades esportivas e de lazer, como o aulão de hidroginástica, envolvendo diferentes públicos em uma programação diversificada. A ação reforçou a importância da educação profissional, da inclusão social e do acesso ao conhecimento como ferramentas de transformação social e desenvolvimento econômico sustentável, consolidando Coari como espaço de incentivo à formação, à inovação e à geração de oportunidades. Foto: Pedro Leonardo (Semcom Coari)

Leia mais

Hospital Regional de Coari recebe novos equipamentos para reforçar atendimento a pacientes críticos

O Hospital Regional de Coari passou a contar com novos equipamentos que irão fortalecer a assistência prestada a pacientes em estado crítico. Entre os investimentos estão um ventilador mecânico fixo para a Unidade de Cuidados Intensivos (UCI), um ventilador mecânico de transporte e um gasômetro, aparelhos fundamentais para garantir mais segurança, precisão e agilidade nos atendimentos. O ventilador mecânico fixo será utilizado no suporte a pacientes intubados, auxiliando na estabilidade clínica e no tratamento intensivo dentro da unidade hospitalar. Já o ventilador de transporte dará suporte durante transferências de pacientes em situações críticas, especialmente nos deslocamentos para a capital. Outro avanço importante foi a chegada do gasômetro, equipamento utilizado na realização de exames específicos que permitem avaliar rapidamente as condições respiratórias e metabólicas dos pacientes, contribuindo para diagnósticos mais precisos e decisões médicas mais ágeis. De acordo com a coordenadora de Fisioterapia, Eliete Feitosa, os novos equipamentos irão reforçar a assistência aos pacientes críticos atendidos no Hospital Regional de Coari. “O ventilador mecânico será utilizado no suporte a pacientes intubados, enquanto o ventilador de transporte garantirá mais segurança durante as transferências para a capital. Já o gasômetro auxiliará na realização de exames específicos e na definição de parâmetros ventilatórios, contribuindo para condutas médicas mais precisas”, explicou. A chegada dos novos equipamentos representa mais um avanço na estrutura da saúde municipal e reforça os investimentos da Prefeitura de Coari na modernização dos serviços oferecidos à população. “É um avanço importante para a saúde de Coari e demonstra o compromisso da gestão do prefeito Adail Pinheiro em oferecer um atendimento cada vez mais qualificado aos pacientes que necessitam desses cuidados”, concluiu Eliete Feitosa. Foto: Atos Feitosa (Semcom Coari)

Leia mais