Dia do Gari é celebrado com caminhada e homenagem aos trabalhadores da limpeza urbana em Coari

Profissionais responsáveis por manter a cidade limpa, organizada e acolhedora receberam uma homenagem especial no último sábado (16), durante a programação em comemoração ao Dia do Gari, em Coari. A ação reuniu trabalhadores da limpeza urbana em uma caminhada pelas ruas da cidade, seguida de um momento festivo dedicado à categoria. Promovida pela Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semlip), a programação destacou a importância dos garis para o funcionamento da cidade e para a saúde pública, reconhecendo o trabalho realizado diariamente pelos profissionais, seja sob sol ou chuva. Além da confraternização, a ação também reforçou o respeito e a valorização dos trabalhadores que atuam na varrição, coleta e manutenção dos espaços públicos, contribuindo diretamente para o bem-estar da população. A coordenadora de equipe, Patrícia dos Santos, destacou a alegria em participar da homenagem preparada para os profissionais da limpeza urbana. “Quero agradecer a gestão do prefeito Adail Pinheiro por proporcionar essa festa linda e maravilhosa para todos nós. A caminhada foi perfeita e esse momento de valorização significa muito para a nossa categoria. Que iniciativas como essa continuem acontecendo nos próximos anos”, afirmou. O secretário municipal de Limpeza Pública, Paulo José, ressaltou o sentimento de gratidão pela realização da programação e pela valorização da categoria. “Hoje é um dia de gratidão por estarmos celebrando o Dia do Gari. Quero parabenizar todos esses profissionais pelo trabalho e dedicação diários. Também agradeço ao prefeito Adail Pinheiro por todo o suporte dado a essa importante pasta do município, formada por trabalhadores que cuidam diariamente da limpeza e do bem-estar da nossa cidade”, destacou. A celebração encerrou em clima de reconhecimento e união, homenageando os profissionais que, diariamente, ajudam a construir uma cidade mais limpa e bem cuidada para todos. Fotos: Elissandro Palmeira (Semcom Coari)

Leia mais

Coari premia campeões dos 43º Jogos Escolares e define representantes para a fase Polo IV dos JEA’s

Os campeões dos 43º Jogos Escolares de Coari (JEC’s) foram premiados nesta sexta-feira (15), em cerimônia realizada no Ginásio Natanael Brasil. Além de reconhecer o desempenho dos estudantes-atletas, o evento também marcou a definição das equipes e atletas que irão representar o município na fase Polo IV dos 47º Jogos Escolares do Amazonas (JEA’s) 2026. A etapa classificatória acontecerá entre os dias 25 e 30 de maio, em Coari, reunindo delegações de diversos municípios da região. Os vencedores garantirão vaga para a fase final da competição, prevista para ocorrer de 16 a 26 de julho, em Manaus. Durante a solenidade, estudantes de diferentes modalidades receberam medalhas e troféus pelo destaque alcançado ao longo da competição escolar. O coordenador de Educação Física, Reinaldo Oliveira, ressaltou a importância do apoio das secretarias envolvidas e destacou a expectativa para a próxima etapa dos jogos. “Quero agradecer imensamente à Prefeitura de Coari, em nome do prefeito Adail Pinheiro, e a todas as secretarias que contribuíram para que esse momento acontecesse, desde a realização dos jogos até esta premiação. Agora, nossa expectativa está voltada para a fase polo, onde nossos campeões representarão o município. Estamos na torcida para conquistar essa vaga na fase final”, afirmou. A edição deste ano dos Jogos Escolares reuniu 15 instituições de ensino das redes municipal, estadual e federal. Pela primeira vez, três escolas da zona rural participaram da competição, ampliando a integração entre estudantes e fortalecendo o esporte educacional no município. Sede da seletiva regional Coari foi confirmada como sede da seletiva do Polo IV dos JEA’s 2026 pela Secretaria de Estado da Educação e Desporto Escolar (Seduc), responsável pela organização da competição. As disputas da fase polo envolverão as modalidades de atletismo, basquetebol, futsal, handebol, voleibol, vôlei de praia, tênis de mesa e xadrez. Além de incentivar novos talentos, os jogos escolares promovem valores como disciplina, respeito, trabalho em equipe e integração entre os jovens atletas. Fotos: Eliz Cavalcante (Semcom Coari)

Leia mais

Navio de Assistência Hospitalar Dr. Montenegro inicia atendimentos de saúde em Coari neste sábado (16)

O Navio de Assistência Hospitalar Dr. Montenegro chegou a Coari nesta sexta-feira (15) e dará início, neste fim de semana, a uma grande ação de saúde voltada à população. A embarcação da Marinha do Brasil realizará atendimentos gratuitos no sábado (16) e domingo (17), com oferta de consultas, exames e serviços especializados. Os atendimentos acontecerão das 8h às 16h e incluem consultas médicas, atendimento odontológico, exames laboratoriais, raio-X e mamografia. Os pacientes também poderão receber gratuitamente os medicamentos prescritos durante as consultas, por meio da farmácia instalada na embarcação. A ação busca ampliar o acesso da população aos serviços de saúde, especialmente para moradores que necessitam de atendimentos especializados e exames de diagnóstico. A Prefeitura de Coari orienta que os pacientes apresentem documento de identificação, cartão do SUS e exames anteriores, caso possuam, para facilitar o atendimento e garantir mais agilidade durante os procedimentos. A expectativa é de que centenas de pessoas sejam beneficiadas ao longo dos dois dias de atendimentos no município. Foto: divulgação

Leia mais

Coari intensifica vacinação durante campanha de multivacinação no mês de maio

A Prefeitura de Coari, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realiza ao longo deste mês a Campanha de Multivacinação 2026, com o objetivo de atualizar a caderneta de vacinação da população e ampliar a cobertura vacinal no município. A ação contempla crianças, adolescentes, adultos e idosos. Durante todo o mês de maio, as salas de vacina das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estarão mobilizadas, ofertando os imunizantes previstos no Calendário Nacional de Vacinação. A iniciativa busca reforçar a proteção contra doenças imunopreveníveis e fortalecer as ações de promoção da saúde coletiva. O ponto alto da campanha será o Dia D de Mobilização, marcado para o dia 23 de maio (sábado), das 7h30 às 12h, com atendimento ampliado nas unidades de saúde para facilitar o acesso da população. A Semsa orienta que os usuários compareçam aos locais de vacinação munidos de documento de identificação e da caderneta de vacinação, fundamental para a verificação e atualização das doses. A campanha reforça a importância da imunização como medida essencial de cuidado individual e responsabilidade coletiva, contribuindo para a prevenção de doenças e a proteção de toda a comunidade. Foto: equipe Semcom Coari

Leia mais

Prefeitura de Coari inicia inscrições para o programa Meu Primeiro Emprego

A Prefeitura de Coari, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), iniciou nesta quarta-feira (13) as inscrições para o programa “Meu Primeiro Emprego”, iniciativa voltada à inserção de jovens no mercado de trabalho por meio de estágio remunerado em órgãos da administração pública municipal, estadual e federal. O atendimento segue nesta quinta (14) e encerra na sexta-feira (15), no Ginásio Luiz Alberto da Luz – Tanta, localizado na avenida do Futuro, das 8h às 17h. Durante o período, os candidatos devem realizar a entrega da ficha cadastral e da documentação exigida para participação no programa. O “Meu Primeiro Emprego” vai beneficiar jovens com bolsa mensal de R$ 500 para atuação de quatro horas diárias em repartições públicas. A iniciativa, instituída por lei aprovada pela Câmara Municipal, reforça o compromisso da gestão do prefeito Adail Pinheiro com a geração de oportunidades, inclusão social e qualificação profissional da juventude coariense. De acordo com a secretária municipal de Assistência Social, Elaine Vasquez, alguns critérios serão analisados durante o processo de seleção. Entre eles, estão ter idade entre 16 e 21 anos, residir em Coari e estar matriculado no ensino fundamental, médio, técnico ou superior, ou já ter concluído o ensino médio. Também será exigida inscrição atualizada no Cadastro Único (CadÚnico), quando prevista em regulamento, além do atendimento aos critérios socioeconômicos estabelecidos pela iniciativa. “Se você se encaixa nesse perfil, não perca essa oportunidade. Reúna toda a sua documentação e faça sua inscrição”, destacou a secretária. Após o encerramento das inscrições, entre os dias 16 e 31 de maio será realizada a avaliação social dos candidatos, incluindo visitas técnicas conduzidas pelo serviço social. O início dos estágios está previsto para o segundo semestre deste ano. Além da bolsa mensal, os participantes terão acompanhamento técnico e experiência prática em diferentes áreas da administração pública, contribuindo para a preparação profissional e ampliando as oportunidades de ingresso no mercado de trabalho. Foto: Dani Lima (Semcom Coari)

Leia mais

Prefeitura de Coari distribui pescado apreendido pela Base Arpão e beneficia famílias em diversos bairros

A Prefeitura de Coari realiza, desde a última segunda-feira (11), a distribuição de pescado apreendido durante uma operação da Base Arpão 2 para famílias acompanhadas pela assistência social do município. A ação beneficia moradores de diversos bairros da cidade com a entrega de espécies como jaraqui e pirarucu. Coordenada pelas secretarias municipais de Assistência Social e Meio Ambiente, a iniciativa transforma o resultado do combate ao crime ambiental em benefício direto para a população, garantindo alimento na mesa de centenas de famílias em situação de vulnerabilidade. Para a secretária municipal de Assistência Social, Elaine Vasquez, o ato representa cuidado e acolhimento para quem mais precisa. “Essa ação representa mais do que garantir alimento na mesa; significa levar dignidade, respeito e acolhimento para a nossa população”, destacou. O secretário municipal de Meio Ambiente, Afrânio César, ressaltou o trabalho realizado pelas equipes envolvidas na preparação e distribuição do pescado. “Foi feito todo o processo para que esse pescado fosse fatiado, colocado em sacolas e entregue à população. É a Prefeitura garantindo que o pescado doado pela Base Arpão chegue à mesa das famílias coarienses”, afirmou. Uma das maiores apreensões da Base Arpão A apreensão aconteceu na madrugada do último domingo (10), durante abordagem da equipe policial da Base Arpão 2 a uma embarcação que seguia de Tefé para Manaus. Durante a fiscalização, os agentes encontraram cerca de 25 toneladas de pirarucu escondidas em meio a uma carga de jaraqui, após a retirada do gelo da câmara frigorífica da embarcação. Segundo a Polícia Militar do Amazonas, aproximadamente 26 toneladas de pescado ilegal foram apreendidas na operação, considerada uma das maiores já realizadas pela unidade fluvial. O responsável pela embarcação foi indiciado por crime ambiental. Do total apreendido, 8,5 toneladas foram destinadas às comunidades locais de Coari, enquanto outra parte foi entregue à Prefeitura, que segue promovendo ações voltadas à assistência social e à melhoria da qualidade de vida da população.

Leia mais

Qualificação profissional avança em Coari com mais de 430 alunos formados em cursos do SENAI

A Prefeitura de Coari, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), realizou na sexta-feira (8) a formatura de 432 alunos que concluíram cursos profissionalizantes ofertados pelo Barco-Escola Samaúma II no município. A cerimônia ocorreu no auditório da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Econômico e marcou mais uma etapa do fortalecimento da qualificação profissional no município. Ao longo de 60 dias corridos e 40 dias letivos, foram ofertados 12 cursos distribuídos em 24 turmas, atendendo moradores da sede municipal com capacitações voltadas às demandas do mercado de trabalho. As formações ocorreram tanto na estrutura embarcada do Barco-Escola Samaúma II quanto em espaços de apoio no município. Os cursos contemplaram áreas como vestuário, gestão, informática, energia solar, mecânica, confeitaria e panificação, ampliando as oportunidades de capacitação para a população coariense. De acordo com o coordenador do Barco-Escola Samaúma II, Mário Souto, a parceria com o município tem sido essencial para garantir o alcance social da iniciativa. “Estamos aqui em nome do SENAI Amazonas para agradecer à Prefeitura de Coari, na pessoa do prefeito Adail Pinheiro, por essa parceria que tem permitido oferecer à população cursos de qualificação profissional que Coari merece. Também agradecemos o empenho de todos os alunos, que se dedicaram e fizeram esforço para concluir essa etapa. Nossa equipe segue comprometida em dar continuidade às atividades nos próximos meses”, destacou. A iniciativa integra o planejamento da Prefeitura de Coari para fortalecer a geração de emprego, renda e a qualificação da mão de obra local. A expectativa é de continuidade ao longo do ano, com novos períodos de cursos previstos conforme a demanda do município. Entre os formandos, o sentimento foi de gratidão e expectativa por novas oportunidades. O produtor rural Luciano de Farias, certificado no curso de energia fotovoltaica, destacou a importância da formação para sua trajetória profissional. “Receber esse certificado é motivo de muito orgulho. Foram dois meses de muito aprendizado, com total apoio da Prefeitura e do Barco-Escola Samaúma. Agradeço ao professor Mário Júnior e ao prefeito Adail Pinheiro pela oportunidade. Esse curso é um divisor de águas para nós. E para quem ainda não participou, não perca a próxima chance de se inscrever”, afirmou. Segundo a coordenação do programa, um segundo período de cursos está previsto entre maio e junho, com possibilidade de uma terceira etapa entre julho e agosto. A proposta é ampliar a trilha de aprendizagem e garantir novas oportunidades de formação para os coarienses. A parceria entre a Prefeitura de Coari e o SENAI reforça o compromisso com a qualificação profissional e com o desenvolvimento econômico e social do município, aproximando a população de cursos técnicos e ampliando perspectivas de inserção no mercado de trabalho.

Leia mais

Ações de educação ambiental levam conscientização e plantio de árvores às escolas cívico-militares de Coari

Palestras sobre preservação da natureza, conscientização ambiental e plantio de árvores passaram a fazer parte da rotina dos alunos das escolas cívico-militares de Coari com o início do Projeto de Educação Ambiental promovido pelo 5º Batalhão da Polícia Militar (5º BPM), em parceria com o Projeto Costa do Juçara e com apoio da Prefeitura. A primeira ação aconteceu na quinta-feira (7), na Escola Municipal Domingos Agenor Smith, onde os estudantes participaram de atividades voltadas à preservação da biodiversidade amazônica e à adoção de práticas sustentáveis dentro e fora do ambiente escolar. Além das palestras educativas, os alunos participaram do plantio de mudas frutíferas de pequeno porte no entorno da escola, colocando em prática os conhecimentos repassados durante a programação e desenvolvendo maior consciência sobre a importância do cuidado com o meio ambiente desde a infância. O subcomandante do 5º BPM, capitão PM Moisés, destacou que a iniciativa busca fortalecer a formação cidadã dos estudantes por meio da educação ambiental. “Estamos dando início a um projeto de educação ambiental nas escolas cívico-militares do município e do estado. Essa parceria entre o 5º Batalhão, o Projeto Costa do Juçara e a Prefeitura de Coari fortalece a consciência ambiental e contribui para a formação cidadã dos nossos alunos”, afirmou. O coordenador-geral do Projeto Costa do Juçara, Josimar Batalha, ressaltou a importância de unir teoria e prática dentro das escolas. “Essa ação une teoria e prática. Os alunos têm a oportunidade de aprender sobre o meio ambiente e também de plantar árvores frutíferas, acompanhando o desenvolvimento delas e compreendendo a importância desse cuidado para a escola e para o ecossistema”, destacou. Além de incentivar práticas sustentáveis, a iniciativa também fortalece a aproximação da Polícia Militar com a comunidade escolar, reforçando o trabalho conjunto em favor da educação e da preservação ambiental em Coari. Fotos: Elissandro Palmeira (Semcom Coari)

Leia mais

Coari avança às quartas da Copa do Brasil de Futsal e mantém sonho nacional vivo

A Seleção Coariense de Futsal garantiu classificação para as quartas de final da Copa do Brasil de Futsal 2026 ao vencer o Náutico Sangue de Boi por 4 a 2, em confronto disputado na Arena Amadeu Teixeira, em Manaus. Com a vitória, Coari segue firme na principal competição do futsal nacional e agora terá pela frente o Bregafó, do Pará, na próxima fase. Demonstrando intensidade, organização e força ofensiva durante toda a partida, a equipe coariense confirmou o bom momento vivido na competição. O duelo foi marcado pelo equilíbrio e pela alta qualidade técnica das duas equipes, que protagonizaram um jogo movimentado do início ao fim. Além do triunfo no confronto de volta das oitavas de final, Coari já havia construído vantagem importante no primeiro jogo, quando venceu o Náutico Sangue de Boi pelo placar de 6 a 2, consolidando a classificação com autoridade. A campanha reforça o crescimento da Seleção Coariense no cenário nacional e evidencia a força do futsal amazonense em uma competição que reúne algumas das principais equipes do país. A Federação Amazonense de Futebol de Salão parabenizou atletas, comissão técnica e dirigentes das duas equipes pela atuação e pelo espetáculo proporcionado em quadra. Nas quartas de final, o representante de Coari enfrentará o Bregafó, do Pará, em mais um duelo entre equipes da Região Norte valendo vaga na semifinal da Copa do Brasil. A primeira partida será realizada em Coari, diante da torcida local, enquanto o confronto decisivo acontecerá no Pará. As datas oficiais ainda serão definidas pela organização da competição. A participação da Seleção Coariense na Copa do Brasil de Futsal conta com o apoio da Prefeitura de Coari, que segue incentivando o esporte como ferramenta de inclusão, oportunidade e valorização dos talentos do município. Fotos: Erick Brendon (Semcom Coari)

Leia mais

Prefeitura de Coari lança programa social que garante bolsa para jovens em estágio na administração pública

A Prefeitura de Coari lançou oficialmente, no sábado (9), o programa social “Meu Primeiro Emprego”, iniciativa voltada à inserção de jovens no mercado de trabalho por meio de estágio remunerado em órgãos da administração pública municipal, estadual e federal. O lançamento aconteceu no Ginásio Luiz Alberto da Luz – Tanta e reuniu estudantes, familiares, representantes de instituições parceiras e autoridades municipais. O programa vai beneficiar jovens de 16 a 21 anos com bolsa mensal de R$ 500 para atuação de quatro horas diárias em repartições públicas. Instituída por lei aprovada pela Câmara Municipal, a iniciativa marca a retomada de uma política pública idealizada há mais de 20 anos e reforça o compromisso da gestão do prefeito Adail Pinheiro com a geração de oportunidades para a juventude coariense. Durante a programação, foram apresentados os critérios de participação, as etapas do processo seletivo e o funcionamento das atividades que serão desenvolvidas pelos estudantes nas secretarias e demais setores públicos. Programa cria oportunidades para jovens coarienses A secretária municipal de Desenvolvimento Social, Elaine Vasquez, destacou a importância do programa para a formação profissional dos participantes. “O prefeito Adail Pinheiro tem desenvolvido ações voltadas para diferentes públicos, das crianças aos idosos, e hoje estamos aqui fortalecendo as oportunidades para os nossos jovens. O estágio é uma grande porta de entrada para o mercado de trabalho. É por meio dessa experiência que adquirimos conhecimento e descobrimos os caminhos que queremos seguir no futuro. Abracem essa oportunidade. Se inscrevam”, pontuou. Inscrições começam no dia 13 de maio As inscrições e a entrega das fichas cadastrais acontecerão nos dias 13, 14 e 15 de maio, a partir das 8h, no Ginásio Luiz Alberto da Luz – Tanta. Entre os dias 16 e 31 de maio será realizada a avaliação social, com visitas técnicas conduzidas pelo serviço social. O início dos estágios está previsto para o segundo semestre deste ano. Para participar, os candidatos devem ter entre 16 e 21 anos, residir em Coari e estar matriculados no ensino fundamental, médio, técnico ou superior, ou já ter concluído o ensino médio. Também será exigida inscrição atualizada no Cadastro Único (CadÚnico), quando prevista em regulamento, além do atendimento aos critérios socioeconômicos estabelecidos pela iniciativa. A seleção dará prioridade a estudantes em situação de vulnerabilidade social, oriundos da rede pública, pessoas com deficiência (PCD), moradores de áreas de risco e integrantes de famílias chefiadas por mulheres. Além da bolsa mensal, os participantes terão acompanhamento técnico e experiência prática em diferentes áreas da administração pública, contribuindo para a qualificação profissional e preparação para futuras oportunidades. O universitário Caio Antony, de 19 anos, comemorou a criação do programa. “Eu achei muito legal a iniciativa da Prefeitura em oferecer isso para os jovens. Muitos jovens na nossa cidade querem muito um trabalho, ter o seu dinheiro pra comprar suas coisas, ajudar suas famílias e suprir necessidades do dia a dia. Acho muito importante esse incentivo e, por isso, vou fazer minha inscrição”, disse. Durante a programação, também foram apresentadas as equipes técnicas vindas de Manaus que atuam no cadastramento dos programas sociais vinculados à ação municipal. Fotos: Jair Vicente Rodrigues (Semcom Coari)

Leia mais