Projeto “Família na Escola” avança e fortalece participação dos pais na vida escolar dos estudantes

A Prefeitura de Coari, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou nesta quinta-feira (18) o segundo dia do projeto “Família na Escola: Um Laço que Transforma”, iniciativa que busca aproximar pais, responsáveis e educadores do ambiente escolar, fortalecendo a parceria essencial para o desenvolvimento dos estudantes. A programação aconteceu nas escolas municipais Maria de Nazaré Pereira da Silva, Raimunda Cruz e Silva, Ursulina Souza de Oliveira e Maria Elisângela Litaiff, reunindo famílias em momentos de integração, acolhimento e troca de experiências. Durante as atividades, foram promovidas palestras educativas e ações voltadas à cidadania, segurança e saúde, ampliando o diálogo entre escola e comunidade e incentivando a participação ativa das famílias na trajetória educacional dos alunos. A secretária adjunta de Educação do Interior, Socorro Lopes, destacou que o projeto surgiu a partir da visão do prefeito Adail Pinheiro sobre a importância da presença familiar no processo de ensino e aprendizagem. “Esse projeto nasceu no coração do prefeito Adail Pinheiro, por entender a importância da família estar inserida dentro das nossas escolas. Com o trabalho dos professores, gestores e o acompanhamento familiar, nossos alunos terão mais sucesso em sua vida escolar”, afirmou. O projeto teve início na quarta-feira (17), com atividades nas escolas de educação infantil Amélia Aires, Cândida Aquino e Sandra Braga. Nesta sexta-feira (19), a programação será encerrada nas escolas de Ensino Fundamental Rui Souto de Alencar, Domingos Agenor Smith, Raimundo Bezerra, João Soares da Fonseca e José Manoel de Souza. As atividades das duas últimas unidades acontecerão no Ginásio do Saubinha. A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal com uma educação mais participativa, reconhecendo a família como parceira fundamental na formação acadêmica e cidadã dos estudantes. Confira alguns registros desta ação: Fotos: Elissandro Palmeira (Semcom Coari)

Leia mais

Meio Ambiente promove soltura de quelônios e reforça conscientização ambiental em Coari

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente realizou, nesta quinta-feira (18), a soltura de quelônios nas águas dos rios de Coari, devolvendo os animais ao seu habitat natural e reforçando as ações de preservação ambiental no município. A atividade contou com a participação de alunos das escolas cívico-militares, que acompanharam de perto a iniciativa e tiveram a oportunidade de vivenciar, na prática, a importância da conservação da fauna amazônica. De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Afrânio César, a maior parte dos animais devolvidos à natureza foi entregue voluntariamente por moradores da cidade. “O mais interessante é que apenas um dos quelônios foi fruto de apreensão e posteriormente doado pela Polícia Militar. Os demais foram entregues voluntariamente por pessoas que os mantinham em suas residências, permitindo que pudéssemos devolvê-los à natureza”, destacou. A ação também contou com o apoio do 5º Batalhão de Polícia Militar, fortalecendo os esforços conjuntos de proteção ambiental e educação para a sustentabilidade. Segundo o capitão PM Moisés Rolim, a iniciativa contribui para a preservação dos ecossistemas e demonstra a importância da participação coletiva nas ações ambientais. “A soltura contribui não apenas para a devolução desses animais ao seu habitat natural e para o equilíbrio do ecossistema, mas também demonstra que a união entre as escolas, o poder público e a comunidade pode gerar resultados positivos em benefício de todos”, ressaltou. A soltura dos quelônios integra as ações de conscientização ambiental desenvolvidas no município e reforça o compromisso com a preservação da biodiversidade e o cuidado com os recursos naturais da região. Fotos: Fabiana Gama e Ruan Souza (Semcom Coari)

Leia mais

Capacitação sobre IST atualiza profissionais da Atenção Básica em Coari

A Prefeitura de Coari, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realizou nesta quarta-feira (17) uma capacitação sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) voltada aos profissionais da Atenção Básica. A atividade foi ministrada pela equipe técnica do Instituto de Medicina Tropical e teve como objetivo atualizar conhecimentos e qualificar ainda mais a assistência prestada à população. Durante o encontro, foram abordados temas como diagnóstico precoce, manejo clínico, testes rápidos, tratamento oportuno, prevenção e fluxos de atendimento, reforçando as diretrizes do Ministério da Saúde para o acompanhamento dos pacientes na rede pública. De acordo com o médico infectologista Franklein Simões, a iniciativa busca aprimorar a atuação das equipes das Unidades Básicas de Saúde, com atenção especial ao acompanhamento de gestantes e recém-nascidos. “Hoje o Instituto de Medicina Tropical de Coari, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, vem fortalecer o cuidado na Atenção Primária com as gestantes e os recém-nascidos. O objetivo é reforçar todo o fluxo e as normas do Ministério da Saúde em relação aos cuidados dessas gestantes e crianças na Atenção Primária, trazendo profissionais das UBS para que possamos capacitar em relação aos fluxos e contrafluxos, tirar dúvidas e reforçar todas as estratégias de ação e cuidado com esse grupo especial”, destacou. A capacitação integra as ações de educação permanente desenvolvidas pela Semsa, contribuindo para a qualificação dos serviços e para a oferta de um atendimento cada vez mais eficiente, humanizado e resolutivo à população coariense. Fotos: Elissandro Palmeira (Semcom Coari)

Leia mais

Projeto Família na Escola fortalece parceria entre responsáveis e comunidade escolar em Coari

A Prefeitura de Coari, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), iniciou nesta quarta-feira (17) mais uma edição do projeto “Família na Escola: Um Laço que Transforma”, iniciativa que promove a aproximação entre famílias, estudantes e profissionais da educação, fortalecendo a participação dos responsáveis no processo de ensino e aprendizagem. A programação segue até sexta-feira (19) em escolas da rede municipal de ensino, com atividades voltadas à conscientização sobre a importância da presença da família na vida escolar dos alunos. A ação contempla unidades da Educação Infantil, Ensino Fundamental I e Ensino Fundamental II. Neste primeiro dia, as atividades foram realizadas nas unidades de Educação Infantil EMEI Amélia Aires, EMEI Cândida Aquino e EMEI Sandra Braga. Na quinta-feira (18), a programação seguirá nas escolas Maria de Nazaré Pereira da Silva, Maria Elisângela Litaiff, Ursulina Souza de Oliveira, Raimunda Cruz e Silva e na EMEI Dirce Pinheiro. O encerramento acontece na sexta-feira (19), com ações na Escola Rui Souto de Alencar, Escola Domingos Agenor Smith, Escola Raimundo Bezerra e no Ginásio do Saubinha. Durante a abertura, pais e responsáveis participaram de palestras educativas, momentos de integração e apresentações culturais organizadas pelas unidades de ensino. A programação também conta com a participação do promotor de Justiça Yury Dutra da Silva, representantes da Polícia Militar e profissionais da equipe de Saúde Bucal do município. A secretária adjunta pedagógica da Semed, Elaine Vasquez, destacou a importância da iniciativa para fortalecer a relação entre família, escola e comunidade. “Estamos aqui, mais uma vez, cumprindo uma determinação do prefeito Adail Pinheiro, realizando, até sexta-feira, em todas as escolas, o projeto Família na Escola. É um projeto muito importante, que promove a interação e une família, comunidade e escola, fatores essenciais para o desenvolvimento educacional de todos os educandos. É com muita alegria e satisfação que estamos aqui, juntamente com o secretário de Educação, Rodrigo, e toda a equipe da Semed, para que este projeto seja um sucesso. E ele já está sendo. Diversas atividades estão sendo realizadas e, se Deus quiser, até sexta-feira, muitas outras ações serão desenvolvidas”, afirmou. A participação das famílias marcou o primeiro dia da programação. A dona de casa Rayle da Silva ressaltou a importância do projeto e agradeceu o acolhimento recebido pela comunidade escolar. “Quero agradecer a todos pela oportunidade de participar do projeto Família na Escola com a minha filha. Também agradeço a todas as gestoras e professoras que fazem parte da vida e da educação dela. Só tenho a agradecer por tudo o que vêm fazendo. Essa experiência é muito boa. Já participei no ano passado com o meu filho, que é autista, e sou muito grata pelo carinho e pela dedicação com que ele foi educado e acolhido. Agradeço de coração a toda a equipe da escola e também à presença de toda a minha família neste momento tão especial”, declarou. Com o tema “Família na Escola: Um Laço que Transforma”, o projeto reforça a importância da participação familiar no ambiente escolar, contribuindo para o desenvolvimento acadêmico, social e emocional dos estudantes e fortalecendo a construção de uma educação cada vez mais participativa e humanizada. Confira alguns registros do evento: Fotos: Jair Vicente Rodrigues (Semcom Coari)

Leia mais

Comunidade Vila do Ipixuna recebe escola totalmente reformada pela Prefeitura de Coari

A Prefeitura de Coari, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), entregou na terça-feira (9) a Escola Municipal João Vieira totalmente revitalizada na comunidade Vila do Ipixuna, zona rural do município. A obra faz parte do programa de reforma, construção e ampliação de unidades de ensino rurais, que contempla cerca de 40 escolas nesta primeira etapa. A unidade recebeu melhorias estruturais que garantem mais conforto, segurança e melhores condições de aprendizagem para estudantes, professores e toda a comunidade escolar. Segundo o secretário municipal de Educação, Rodrigo Almeida, a intervenção foi realizada em um período de intenso trabalho para assegurar uma estrutura adequada aos alunos da localidade. “Por determinação do prefeito Adail Pinheiro, estamos fazendo a entrega da Escola Municipal João Vieira. Foram 15 dias de trabalho intenso para disponibilizar uma escola moderna à comunidade. Toda a parte elétrica, hidráulica, a cobertura e a estrutura da unidade foram renovadas. Agradeço ao prefeito Adail Pinheiro pela dedicação e pelo compromisso com a educação da zona rural”, destacou. A nova estrutura foi recebida com entusiasmo pelos moradores. Para Leda Souza, mãe de uma aluna, a entrega representa a concretização de uma reivindicação antiga da comunidade. “Estou muito feliz pelo empenho que ele teve com a nossa comunidade. Esperamos por muito tempo por essa reforma, e hoje ela se tornou realidade. Essa escola é muito importante para os nossos filhos e para toda a comunidade”, afirmou. A revitalização da Escola Municipal João Vieira reforça os investimentos da Prefeitura de Coari na educação rural, ampliando o acesso dos estudantes a ambientes mais adequados para o ensino e contribuindo para o desenvolvimento das comunidades do interior do município. Fotos: Elissandro Palmeira (Semcom Coari)

Leia mais

Coari homenageia doadores de sangue e reforça importância da solidariedade para salvar vidas

Em alusão ao Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado em 14 de junho, a Prefeitura de Coari, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realizou nesta segunda-feira (15) uma programação especial em homenagem aos doadores de sangue do município. A ação aconteceu no Hemonúcleo de Coari e reuniu voluntários, profissionais de saúde e autoridades para reconhecer a importância de quem contribui com esse gesto de solidariedade que ajuda a salvar vidas diariamente. A programação contou com um café da manhã especial, além de palestras e orientações sobre a relevância da doação regular de sangue para a manutenção dos estoques e para o atendimento de pacientes que necessitam de transfusões em situações de emergência, cirurgias, tratamentos oncológicos, complicações obstétricas e doenças hematológicas. Coari possui um papel estratégico na assistência à saúde da região por ser o único município do Médio e Alto Solimões a contar com um Hemonúcleo, estrutura fundamental para garantir o atendimento à população e fortalecer a rede de saúde regional. A supervisora técnica do Hemoam em Coari, Elisangela Barbosa, destacou que a data é uma oportunidade para agradecer aos doadores e incentivar a adesão de novos voluntários. “É uma data muito importante porque homenageia os doadores e também incentiva novas pessoas a realizarem sua doação voluntária aqui no município”, afirmou. Os números reforçam a importância desse compromisso coletivo. Entre janeiro e maio deste ano, foram registradas 252 doações de sangue em Coari, resultado que demonstra o engajamento da população em contribuir com um serviço essencial para a preservação da vida. Entre os voluntários homenageados estava Jonatas Souza, que ressaltou o significado de ser doador. “A importância de ser doador é saber que a doação de sangue salva vidas. Quando nos disponibilizamos a doar, não pensamos apenas em nós, mas também no próximo”, destacou. A Prefeitura de Coari, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, reforça que a doação de sangue é um ato simples, seguro e capaz de transformar realidades. A mobilização também busca conscientizar a população sobre a necessidade de manter os estoques abastecidos durante todo o ano, garantindo assistência a quem mais precisa. Mais do que uma homenagem, a ação celebrou a generosidade dos doadores e fortaleceu uma corrente de solidariedade que leva esperança e contribui para salvar vidas em Coari e em toda a região. Foto: Jair Vicente Rodrigues (Semcom Coari)

Leia mais

PREVBarco inicia atendimentos em Coari e amplia acesso da população aos serviços da Previdência Social

Os atendimentos da unidade móvel flutuante da Previdência Social, conhecida como PREVBarco, tiveram início nesta segunda-feira (15) em Coari. A ação é realizada em parceria com o INSS Digital e segue até o dia 3 de julho, levando diversos serviços previdenciários à população do município. Com estrutura equivalente à de uma agência física do INSS, a embarcação oferece atendimentos relacionados à aposentadoria urbana e rural, Benefício de Prestação Continuada (BPC), auxílio por incapacidade temporária, pensão por morte, salário-maternidade, perícias médicas e avaliação social. Além dos serviços prestados a bordo, a equipe do INSS Digital que atua em Coari também realiza orientações e auxilia os cidadãos nos processos de solicitação e acompanhamento de benefícios, contribuindo para ampliar o acesso à informação e aos direitos previdenciários. De acordo com Ricardo Carvalho, gerente da Previdência Social Flutuante de Manaus, a distribuição das senhas ocorre semanalmente para garantir a organização dos atendimentos. “Estamos distribuindo as senhas toda segunda-feira pela manhã para todos os atendimentos da semana. A população poderá acessar serviços como aposentadoria, pensão por morte, auxílio por incapacidade temporária, BPC, perícia médica e reavaliações de benefícios. Nosso objetivo é trazer os serviços da Previdência Social cada vez mais perto das pessoas”, destacou. A iniciativa representa um importante avanço no atendimento à população, especialmente para quem enfrenta dificuldades de deslocamento para acessar os serviços previdenciários. Com o apoio da Prefeitura de Coari, a ação fortalece a inclusão social e garante mais cidadania aos moradores do município. Foto: Fabiana Gama (Semcom Coari)

Leia mais

Prefeito Adail Pinheiro fortalece gestão municipal com posse de novos secretários e adjuntos

O prefeito de Coari, Adail Pinheiro, empossou nesta segunda-feira (15) novos secretários municipais e secretários adjuntos que passam a integrar a estrutura administrativa do município. As nomeações têm como objetivo fortalecer a gestão pública e ampliar a qualidade dos serviços oferecidos à população. Os novos gestores assumem funções estratégicas em diferentes áreas da administração municipal, contribuindo para a execução de políticas públicas e para o desenvolvimento de Coari. Assumem as novas funções: ● Kaline de Almeida, secretária municipal de Relações Institucionais;● Hellen Cristina Silva Matutte, secretária municipal de Assistência Social;● Marcos Rolland Rebelo e Silva, secretário municipal de Terras e Habitação;● Jaime Bispo dos Santos, secretário adjunto executivo de Saúde;● Jacksoney Lima, secretário adjunto executivo de Desenvolvimento Rural e Econômico;● Orlenia Dimas de Oliveira, secretária adjunta de Ciência, Tecnologia e Inovação;● Ruth Pereira de Melo, secretária adjunta de Assistência Social;● Raimundo Hugo da Silva Xavier, secretário adjunto de Direitos Humanos;● Elaine de Lima, secretária adjunta Pedagógica;● Reginilson dos Santos Torres, secretário adjunto de Esporte;● Erivan Pacheco de Souza, secretário adjunto de Esporte do Interior;● Douglas da Silva Costa, secretário adjunto de Juventude. As nomeações reforçam o compromisso da Prefeitura de Coari com o fortalecimento das políticas públicas e o aprimoramento dos serviços prestados à população, garantindo mais eficiência administrativa e melhores resultados para o município. Foto: Elissandro Palmeira (Semcom Coari)

Leia mais

Festa do Jaraqui reúne multidão e celebra cultura, tradição e desenvolvimento na Vila do Itapéua, em Coari

A Vila do Itapéua, na zona rural de Coari, viveu um dia de celebração, cultura e integração neste domingo (14), durante a realização da 3ª Festa do Jaraqui. Com total apoio da Prefeitura, o evento reuniu moradores, visitantes e autoridades em uma programação diversificada que valorizou as tradições locais, incentivou o turismo e fortaleceu a economia da comunidade. Ao longo do dia, o público participou de atividades culturais, esportivas e gastronômicas, além de prestigiar apresentações musicais e concursos que já se tornaram marca registrada da festividade. Um dos momentos mais aguardados foi a tradicional disputa do maior jaraqui, que destacou a importância da pesca para a identidade e a subsistência da população local. A programação também contou com concurso de culinária do jaraqui, torneio de chute ao gol, competição de vôlei, brincadeiras lúdicas para as crianças, Feira do Artesão, que incentivou a geração de renda e valorizou a produção local, além de serviços de beleza, corte de cabelo e partidas da Copa dos Campeões de Futebol Master 2026, realizadas com apoio da Prefeitura. Infraestrutura reforça desenvolvimento da comunidade Antes da realização da festa, a Prefeitura de Coari executou importantes melhorias na Vila do Itapéua, contribuindo para a mobilidade, o lazer e a qualidade de vida dos moradores. Entre as ações realizadas estão a recuperação asfáltica das vias da comunidade, a reforma completa do Centro Social e a melhoria da estrada de acesso à localidade. Os investimentos facilitaram a realização do evento e proporcionaram mais conforto para moradores e visitantes que participaram da programação. Musa do Jaraqui é eleita em dia de celebração Outro destaque da festa foi a escolha da Musa do Jaraqui. Seis candidatas participaram do concurso, demonstrando beleza, simpatia e desenvoltura. Ao final da disputa, Beatriz Souza conquistou o título e comemorou a vitória. “Estou muito feliz por ter ganhado. Foi a minha primeira vez participando do concurso e, graças a Deus, deu tudo certo”, afirmou. A festividade também conquistou visitantes que conheceram de perto as tradições da comunidade. O militar do Corpo de Bombeiros Marcelo Cardoso destacou a receptividade dos moradores e a experiência de participar do evento. “Nunca vi uma festa como essa. É uma cidade encantadora, que acolhe muito bem os turistas. Sou da Bahia, cheguei há dois anos e conheci essa brincadeira do jaraqui. Realmente comi o jaraqui e por aqui fiquei”, ressaltou. Para a coordenadora do evento, Naide Torres, o apoio da Prefeitura tem sido fundamental para o fortalecimento da comunidade e para a consolidação da festa. “Em nome da comunidade da Vila do Itapéua, agradeço imensamente à gestão do prefeito Adail Pinheiro pelas obras que estão sendo realizadas em nossa comunidade. A infraestrutura que está chegando representa muito para todos nós. Hoje também celebramos a realização da 3ª Festa do Jaraqui, um evento que já faz parte da nossa tradição”, destacou. Encerrando a programação, o cantor regional Ricarth Donnã comandou o show principal do dia, animando o público com um repertório repleto de sucessos regionais. Consolidada no calendário cultural da comunidade, a Festa do Jaraqui segue fortalecendo as tradições da Vila do Itapéua, promovendo momentos de lazer e convivência e contribuindo para o desenvolvimento social e turístico da região. Confira alguns registros da festa: Fotos: Elissandro Palmeira e Letícia Souto (Semcom Coari)

Leia mais

Coari na Copa transforma Praça do Pôr do Sol em cenário de festa e torcida pela Seleção Brasileira

A estreia da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2026 foi marcada por uma grande celebração popular em Coari, no sábado (13). Promovido pela Prefeitura, o evento “Coari na Copa” transformou o Anfiteatro da Praça do Pôr do Sol em um verdadeiro cenário de Copa do Mundo, reunindo centenas de torcedores em uma programação que uniu esporte, cultura, entretenimento e lazer para toda a família. Com decoração inspirada nas cores do Brasil, iluminação especial e espaços preparados para receber o público com conforto e segurança, o local ganhou um ambiente temático que reforçou o clima de Copa do Mundo, atraindo moradores de diversos bairros e proporcionando um momento de união e celebração. A programação teve início no começo da tarde, com apresentações de artistas locais, grupos de dança e das candidatas do concurso Musa da Copa 2026, seguida pela transmissão ao vivo da partida entre Brasil e Marrocos em um telão de LED instalado no anfiteatro. Mesmo com o empate no placar, a torcida manteve o entusiasmo do início ao fim, vibrando a cada lance da Seleção Brasileira. Após o jogo, a festa continuou com apresentações musicais de bandas locais, garantindo animação e encerrando a noite em clima de confraternização. Torcedores elogiam estrutura e organização do evento O estudante Leandro Gabriel avaliou a estreia da Seleção Brasileira e também elogiou a decoração do espaço. “Eu achei que o Brasil tem muito mais time que o Marrocos. Foi um vacilo mesmo, porque a Seleção tinha muitas chances de ganhar, mas o placar ficou no empate e está bom. Sobre o Coari na Copa, eu achei top. A ornamentação que fizeram aqui na praça ficou excelente. Se tiver de novo, com certeza virei assistir”, afirmou. O servidor público Wallacy Júnior da Silva também ressaltou a iniciativa da gestão municipal. “Gostaria de parabenizar a Prefeitura pela iniciativa de ornamentar toda a Praça do Pôr do Sol. Isso ajuda a trazer o público para a nossa cidade e mostra o compromisso que a gestão tem com a nossa população. Sobre a partida, o Brasil jogou muito. A nossa Seleção entrou um pouco nervosa no início, mas voltou para o segundo tempo bem mais focada”, comentou. Para o maestro Ney Sousa, a programação proporcionou um momento de integração para a população. “A praça está muito bonita e bem decorada. Parabéns pela iniciativa. Foi uma programação que reuniu muitas pessoas e trouxe mais alegria para a nossa cidade. Espero que nos próximos jogos a população participe novamente”, destacou. Com ampla participação popular e uma estrutura aprovada pelos torcedores, o Coari na Copa reforça o compromisso da Prefeitura em promover eventos que valorizam a cultura, o esporte e a convivência entre as famílias. A programação continuará nos próximos jogos da Seleção Brasileira, reunindo novamente os torcedores em um ambiente de lazer, integração e animação. Confira alguns registros Fotos: Ruan Souza, Fabiana Gama e Mateus Henrique (Semcom Coari)

Leia mais