UBS RIBEIRINHO REALIZA AÇÃO DO OUTUBRO ROSA COM PALESTRA SOBRE LEI MARIA DA PENHA E ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

A equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) Ribeirinho Enedino Monteiro, no Centro, realizou nesta quinta-feira (16) uma ação especial do Outubro Rosa, com atividades voltadas à prevenção do câncer de mama e do colo do útero. Além das orientações sobre saúde, a programação contou com uma palestra sobre a Lei Maria da Penha e o enfrentamento à violência contra a mulher, ampliando o diálogo sobre proteção e empoderamento feminino. Durante a ação, as mulheres receberam atendimentos preventivos, orientações sobre o autoexame e encaminhamentos para exames como mamografia, ultrassonografia mamária e transvaginal, facilitando o acesso ao diagnóstico precoce. “Nós, nesse mês de outubro, estamos alertando e mais uma vez orientando as mulheres a fazer o autoexame e procurarem as UBSs da cidade de Coari para realizar o preventivo. Durante o atendimento, elas já saem com as requisições dos exames necessários, garantindo o acesso rápido ao diagnóstico”, explicou o coordenador da unidade, enfermeiro Jaime Bispo. A programação também destacou os 11 anos da Lei Maria da Penha em Coari, que será celebrada em 2025, com uma palestra ministrada por representantes da Polícia Militar e da rede de proteção à mulher. O momento reforçou a importância da denúncia e do acolhimento às vítimas de violência doméstica. “Neste mês dedicado à valorização da mulher, viemos falar sobre a Lei Maria da Penha e as políticas públicas que vêm sendo desenvolvidas em Coari. É importante orientar as mulheres sobre os tipos de violência e onde buscar ajuda. Elas precisam ser acolhidas, e nunca julgadas”, afirmou o terceiro sargento Alzenir Freires. Para a participante Raimunda Oliveira, design de sobrancelhas, a atividade foi essencial para levar conhecimento e fortalecer as mulheres. “Essas palestras são muito importantes porque ensinam a cuidar da saúde e também a se proteger das violências. Muitas mulheres não conhecem a Lei Maria da Penha e vivem em um ciclo de agressões sem saber como sair dele. Aqui, elas aprendem a se informar e buscar ajuda”, destacou. A ação faz parte da programação do Outubro Rosa, promovida pela Prefeitura de Coari, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), com o objetivo de levar informação e cuidado às mulheres do município, tanto na sede quanto nas comunidades ribeirinhas. Confira alguns registros: Fotos: Jair Vicente Rodrigues – Secom Coari

Leia mais

UBS MANOEL CARLITO DOS SANTOS APOIA COARIENSES NA LUTA CONTRA O TABAGISMO

No bairro Espírito Santo, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Manoel Carlito dos Santos se tornou um importante ponto de apoio para quem decidiu abandonar o cigarro. Reconhecida como referência no tratamento do tabagismo em Coari, a unidade oferece acolhimento, acompanhamento e tratamento gratuito para ajudar cada paciente a conquistar uma vida mais saudável. A ação integra o Programa Nacional de Controle do Tabagismo e é desenvolvida pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). Na unidade, uma equipe multiprofissional atua de forma humanizada, oferecendo avaliação, orientação e acompanhamento individualizado aos pacientes durante todo o processo de cessação do tabaco. De acordo com a médica Luendrya Jácomo, o primeiro passo para quem deseja parar de fumar é a decisão pessoal de cessar o uso. “O desejo de parar é fundamental. Durante a abordagem, realizamos uma avaliação completa do grau de dependência, das dificuldades e da realidade de cada pessoa, para definir o melhor esquema terapêutico”, explicou. Após a consulta, o paciente já recebe gratuitamente a medicação necessária para o início do tratamento, que pode incluir adesivos, goma de nicotina e medicamentos como a bupropiona, conforme o grau de dependência. Todo o processo é acompanhado pela equipe da unidade, que oferece ainda apoio psicológico e orientações contínuas. Todas as UBSs do município encaminham os pacientes para a unidade do Espírito Santo, onde o tratamento é centralizado. Além do acompanhamento clínico, os pacientes recebem informações sobre os riscos do cigarro tradicional e eletrônico, bem como sobre as principais complicações do tabagismo, entre elas doenças respiratórias, cardiovasculares e diferentes tipos de câncer. Com esse trabalho, a UBS Manoel Carlito dos Santos reforça o compromisso da Prefeitura de Coari em promover saúde, prevenir doenças e oferecer oportunidades reais de mudança de vida à população. Foto: Mateus Henrique – Secom Coari

Leia mais

UBS E SPA ENEDINO MONTEIRO PROMOVE PALESTRA SOBRE PREVENÇÃO AO CÂNCER DE MAMA

A Unidade Básica de Saúde (UBS) e Serviço de Pronto Atendimento (SPA) Enedino Monteiro, no bairro Pera, promoveu nesta quinta-feira (16) uma palestra especial em alusão a campanha Outubro Rosa, com foco na prevenção e conscientização sobre o câncer de mama. Durante o encontro, profissionais de saúde orientaram as participantes sobre a importância do autoexame das mamas e do exame preventivo, fundamentais para a detecção precoce da doença. A palestra também ressaltou que os exames de mamografia estão disponíveis no Hospital Regional de Coari, realizados por profissionais capacitados, garantindo atendimento seguro e de qualidade para as mulheres do município e da região. A médica Adessandra Rodrigues destacou a relevância do acompanhamento regular. “Todas as mulheres, a partir dos 50 anos, principalmente, precisam fazer o exame de mamografia para ter a detecção do câncer de mama de forma precoce e o tratamento eficaz”, afirmou. Para a servidora pública Marilene da Silva, ações como essa são fundamentais para incentivar o cuidado com a saúde. “Todos os anos, quando tem o Outubro Rosa, eu venho participar e peço a todas as mulheres que façam também, porque é um exame muito importante. Precisamos nos prevenir e cuidar da nossa saúde”, ressaltou. Programação segue em todas as unidades de saúde A ação faz parte da campanha Outubro Rosa, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), que ao longo de todo o mês realiza atividades em diversas unidades do município. Estão sendo oferecidos exames clínicos das mamas, mamografias, coleta de citologia oncótica (Papanicolau), consultas médicas e de enfermagem voltadas à saúde da mulher, além de testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites. Confira alguns registros da ação: Fotos: Mateus Henrique – Secom Coari

Leia mais

2ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE COARI DISCUTE PRIORIDADES E DEFINE METAS PARA O PLANO 2026–2029

Começou nesta terça (14) e segue até esta quarta-feira (15), no Auditório Silvério José Nery, a 2ª Conferência Municipal de Saúde de Coari. O evento, promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), reúne gestores, profissionais e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) para discutir os principais desafios da saúde pública no município e elaborar o Plano Municipal de Saúde 2026–2029. Para o secretário municipal de Saúde, Hélber Câmara Viana, a conferência representa um momento de construção do que se pensa para a saúde pública do município. “Estamos com representantes do Ministério da Saúde, da Secretaria de Estado de Saúde, da sociedade, das associações e instituições. Isso mostra o compromisso e respeito que esta gestão do prefeito Adail Pinheiro tem com a sociedade e com a saúde pública do município”, afirmou. O objetivo do encontro é proporcionar um espaço democrático para debater prioridades, formular propostas e aprovar diretrizes que orientarão a aplicação dos recursos e fortalecerão a gestão da saúde no município. Este ano, o tema da conferência é “Fortalecendo o SUS: um compromisso com a saúde pública de Coari”. As propostas foram organizadas em três eixos principais: aprimoramento da atenção primária e ampliação do acesso à saúde; fortalecimento das redes de atenção, assistência farmacêutica, vigilância e gestão em saúde; e acesso universal, equitativo e humanizado aos serviços de saúde. A secretária executiva do Conselho Municipal de Saúde (CMS), Márcia Freitas, destacou a importância da participação da comunidade. “O objetivo máximo são as propostas que serão elaboradas nos eixos e aprovadas pelos 40 delegados. Elas serão inseridas no Plano Municipal de Saúde para a melhoria da saúde da população. Quem quiser participar, estamos aguardando todos até às 11h30 de amanhã”, destacou. Para os profissionais da saúde, a conferência é uma oportunidade de expor necessidades, discutir dificuldades do atendimento cotidiano e promover planejamento conjunto. Para a população, garante voz no processo decisório, promove transparência e controle social, aproximando os usuários do SUS das decisões que impactam diretamente sua qualidade de vida. A 2ª Conferência Municipal de Saúde reforça o compromisso de Coari com o fortalecimento do SUS e a melhoria contínua da saúde pública para toda a população, buscando construir coletivamente um sistema de saúde mais eficiente e acessível. Foto: Jair Vicente Rodrigues – Secom Coari

Leia mais

PREFEITURA DE COARI DÁ INÍCIO À CAMPANHA DE MULTIVACINAÇÃO 2025

A Prefeitura de Coari, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), iniciou a Campanha de Multivacinação 2025, destinada à atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos (até 14 anos, 11 meses e 29 dias). A ação acontece durante todo o mês de outubro e mobiliza as salas de vacina de todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município. O objetivo principal da campanha é ampliar a cobertura vacinal, garantindo proteção contra doenças preveníveis por imunização, fortalecendo a imunidade coletiva e evitando surtos de enfermidades já controladas. Nesta edição, além das vacinas de rotina do Calendário Nacional de Vacinação, a campanha oferece: A Semsa reforça que todas as vacinas são seguras e gratuitas. Pais e responsáveis devem comparecer com a caderneta de vacinação para que os profissionais possam avaliar e atualizar as doses necessárias. Vacinar é um ato de amor e responsabilidade. Proteja quem você ama — leve crianças e adolescentes para se imunizarem.

Leia mais

PREFEITURA DE COARI REALIZA CAMPANHA OUTUBRO VERDE COM TESTAGEM DE SÍFILIS EM UBSs E ESCOLAS

A Prefeitura de Coari, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realiza neste mês a campanha Outubro Verde, dedicada à prevenção da sífilis adquirida e congênita. A iniciativa inclui testagem rápida em Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e em escolas, aproximando os serviços de diagnóstico da população e promovendo a conscientização sobre a doença. Os testes são oferecidos gratuitamente nas UBSs de todo o município e no Instituto de Medicina Tropical de Coari, de segunda a sexta-feira. Além disso, ações de testagem serão realizadas nas seguintes instituições de ensino: A sífilis é uma infecção sexualmente transmissível (IST) que pode atingir homens e mulheres, transmitida principalmente por relações sexuais sem o uso de preservativo. Também pode ser passada da mãe para o bebê durante a gravidez ou o parto, causando a sífilis congênita. O diagnóstico é simples e o tratamento é eficaz e gratuito, podendo curar completamente a doença. A prevenção continua sendo a melhor estratégia: use preservativo, realize testes regularmente e, no caso das gestantes, mantenha o pré-natal em dia para proteger o bebê. Compareça a uma unidade de saúde com cartão do SUS ou CPF e faça o teste.

Leia mais

PREFEITURA DE COARI ABRE CAMPANHA OUTUBRO ROSA COM MOTOCIATA PELA SAÚDE DA MULHER

A Prefeitura de Coari deu início, na sexta-feira (10), à Campanha Outubro Rosa 2025, em uma grande mobilização que reuniu profissionais de saúde, instituições parceiras e a comunidade em geral. Com o tema “Prevenir é um ato de amor: cuide-se, faça seus exames”, a campanha reforça a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero. A abertura oficial aconteceu com uma motociata que saiu do estacionamento do Centro Cultural e percorreu as principais ruas da cidade, chamando a atenção para o cuidado com a saúde feminina. Promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), a campanha terá uma programação intensa ao longo de todo o mês, com ações nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Policlínica e Hospital Regional de Coari. Estão sendo oferecidos exames clínicos das mamas, mamografias, coleta de citologia oncótica (Papanicolau), consultas médicas e de enfermagem voltadas à saúde da mulher, além de testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites. O secretário municipal de Saúde, Helber Câmara Viana, ressaltou o compromisso da gestão do prefeito Adail Pinheiro com o cuidado e a valorização da saúde da mulher. “Hoje é um dia muito importante para o nosso município. Realizamos oficialmente a abertura do Outubro Rosa, um mês dedicado à prevenção e à conscientização sobre o câncer de mama e de colo do útero. A Prefeitura de Coari, por meio da Semsa, tem investido de forma contínua para ampliar e qualificar os serviços oferecidos, garantindo que todas as mulheres coarienses tenham acesso ao atendimento e à prevenção que merecem”, destacou. A iniciativa também inclui palestras, rodas de conversa, atividades educativas e ações comunitárias que buscam fortalecer o autocuidado e conscientizar sobre a importância da detecção precoce. Durante o mês, as UBSs também realizarão o “Dia D” de atendimento exclusivo para mulheres, ampliando o acesso aos serviços. O encerramento da programação está marcado para o dia 31 de outubro, no auditório Silvério Nery, com um grande encontro de conscientização e valorização da saúde feminina. Confira alguns registros: Fotos: Mateus Henrique – Secom Coari

Leia mais

PROJETO “RAÍZES DO BEM” INICIA ATENDIMENTOS E REFORÇA CUIDADO COM A SAÚDE MENTAL EM COARI

A Prefeitura de Coari, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), iniciou nesta segunda-feira (6) as atividades do “Projeto Raízes do Bem: Cuidado e Inclusão”, um importante passo na ampliação dos serviços voltados à saúde mental e ao acolhimento de famílias que necessitam de apoio especializado. Lançado pelo prefeito Adail Pinheiro durante a campanha Setembro Amarelo, o projeto está sendo executado na UBS Luiz Carlos Herval, no bairro União, e atenderá pacientes com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno Opositivo-Desafiador (TOD), além de mães atípicas e familiares que buscam acompanhamento multiprofissional. O atendimento será realizado de segunda a sexta-feira, das 17h às 21h, em horário estendido, garantindo mais flexibilidade e acessibilidade às famílias. A equipe do projeto conta com médico especialista, médico clínico, dentista, enfermeiro, psicólogo, nutricionista, fonoaudiólogo, assistente social e técnico em enfermagem, assegurando um cuidado integral e humanizado. De acordo com o secretário municipal de Saúde, Hélber Câmara Viana, o projeto representa um avanço significativo para a saúde mental em Coari. “O Raízes do Bem é mais do que um projeto, é um movimento de valorização da vida, de escuta ativa e de inclusão. Será um atendimento humanizado e acolhedor, voltado para mães atípicas e seus filhos com diagnósticos como TEA, TDAH e TOD”, destacou. Durante a semana, o projeto atenderá pacientes encaminhados por outras unidades básicas de saúde do município, com transporte garantido pela própria equipe do Raízes do Bem. A agricultora Ducileide Pereira, mãe atípica e uma das primeiras atendidas, expressou sua gratidão. “Pra mim, hoje está sendo maravilhoso pelo meu filho ter esse atendimento, que era muito difícil de conseguir. Só tenho a agradecer a Deus e às pessoas que pensaram na gente”, disse emocionada. O Projeto Raízes do Bem reforça o compromisso da Prefeitura de Coari com a promoção da saúde mental, a valorização da vida e a construção de uma rede de apoio mais humana, acessível e inclusiva para todas as famílias coarienses.

Leia mais

COARI RECEBE MUTIRÃO COM CONSULTAS E EXAMES DE CARDIOLOGIA ATÉ SEXTA-FEIRA

Começou nesta segunda (6) e segue até sexta-feira (10) o Mutirão de Cardiologia promovido pelo Ambulatório Escola do Curso de Medicina do Instituto de Saúde e Biotecnologia (ISB) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). A ação, em parceria com a Prefeitura de Coari, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), visa oferecer consultas, avaliações e exames especializados sem que os pacientes precisem se deslocar para Manaus. Ainda há vagas disponíveis para quem deseja participar do mutirão. Para garantir o atendimento, é necessário procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) do seu bairro para receber o encaminhamento e a referência ao mutirão. O médico cardiologista Dr. Frederico Santos destacou a importância da iniciativa. “Hoje, pela manhã, atendemos um total de 15 pacientes, e continuaremos à tarde e durante toda esta semana com consultas, avaliações e solicitação de exames. Pacientes que já tenham uma avaliação anterior podem trazer seus exames para que possamos fazer uma análise completa e assim enriquecer o atendimento de saúde aqui em Coari”, afirmou. A vice-coordenadora do curso de Medicina, Tânia Custódio, explicou a logística da ação. “Um profissional especializado veio de Manaus e ficará a semana inteira conosco. Junto a ele, temos três médicas da rede municipal e mais dois profissionais disponibilizados pela Prefeitura. Os atendimentos estão ocorrendo dentro da UFAM, Campus II, no bairro Nazaré Pinheiro, com a turma do curso de Medicina do quarto período, na disciplina de dispneia e dor torácica”, disse. Serão atendidos 150 pacientes durante a semana. O atendimento começa pelo clínico geral, seguido pelo especialista. Caso necessário, os pacientes serão encaminhados para fisioterapia, que também será oferecida pela UFAM, por meio do curso de Fisioterapia. A aposentada Maria das Dores Lima Lopes, uma das beneficiadas, elogiou a iniciativa. “Agradeço muito pelo atendimento, foram muito atenciosos e cuidadosos comigo. Estou agradecendo a Deus por eles estarem aqui para me ajudar. Estou enfrentando muitos problemas e a médica do posto me encaminhou para cá”, relatou. O apoio ao Mutirão de Cardiologia reforça o compromisso da Prefeitura de Coari em ampliar o acesso à saúde especializada e levar serviços essenciais à população de forma gratuita e próxima de casa. Foto: Jair Vicente Rodrigues – Secom Coari

Leia mais

PREFEITURA DE COARI E UFAM PROMOVEM I MUTIRÃO DE CARDIOLOGIA

De 6 a 10 de outubro, será realizado em Coari o primeiro Mutirão de Cardiologia do Ambulatório Escola do Curso de Medicina do Instituto de Saúde e Biotecnologia (ISB/UFAM). A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), e a Universidade Federal do Amazonas (UFAM), com atendimentos a partir das 7h30, no campus localizado no bairro Nazaré Pinheiro. Estão previstos 150 atendimentos gratuitos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), com foco na prevenção, diagnóstico e acompanhamento de doenças cardiovasculares. Os pacientes estão sendo direcionados por meio de agendamento e triagem prévia nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de cada bairro. O mutirão é inédito para a comunidade acadêmica do ISB/UFAM e representa uma oportunidade valiosa de aprendizado prático para os alunos do 4º período do curso de Medicina, que atuarão sob a orientação do cardiologista Dr. Frederico Gustavo Santos. A ação fortalece a integração entre ensino, serviço e comunidade, ampliando o acesso da população a consultas especializadas. A Semsa ressalta a relevância da iniciativa, destacando que as doenças do coração estão entre as principais causas de internações e mortes no Brasil, e que a prevenção é essencial para salvar vidas. Com o mutirão, a Prefeitura de Coari e a UFAM reforçam o compromisso conjunto com a saúde e a qualidade de vida da população, além de impulsionar o desenvolvimento científico e social no município.

Leia mais