Prefeitura de Coari inicia Ação Solidária Natal Feliz e leva cestas natalinas à zona rural

A Prefeitura de Coari iniciou, neste domingo (21), a Ação Solidária Natal Feliz, uma iniciativa liderada pelo prefeito Adail Pinheiro que tem como objetivo garantir alimento, cuidado e dignidade às famílias das zonas rural e urbana do município durante o período natalino. Ao todo, a ação prevê a distribuição de 20 mil cestas natalinas em todo o município. Desse total, mais de 10 mil cestas são destinadas à zona rural, beneficiando famílias de cerca de 230 comunidades localizadas em diferentes calhas de rios e lagos de Coari. As primeiras entregas ocorreram nas comunidades São Thomé do Patoá, no Lago de Coari, e Canavial, no Rio Piorini. As localidades funcionaram como polos de distribuição, atendendo também moradores de comunidades vizinhas. A programação segue até quarta-feira (24) e alcançará outras regiões da zona rural, além da zona urbana, com atenção especial às áreas periféricas da cidade. A Ação Solidária Natal Feliz conta com o apoio do deputado federal Adail Filho, que tem contribuído para fortalecer iniciativas voltadas à segurança alimentar e à assistência social, somando esforços com a gestão municipal para ampliar o alcance da ação em Coari. “Nada como, no final do ano, podermos ir à zona rural e levar um presente especial às famílias: uma super cesta de Natal, para que possam celebrar essa data com dignidade junto aos seus familiares. Todas as famílias da zona rural de Coari serão contempladas com essa ação”, destacou o prefeito Adail Pinheiro. O prefeito também ressaltou que as entregas contemplam a zona urbana. “Assim como na zona rural, também levaremos esse apoio às famílias da cidade, especialmente das áreas periféricas. A Ação Solidária Natal Feliz garante que quem mais precisa possa viver um Natal com mais esperança, cuidado e solidariedade”, completou. A iniciativa é reconhecida por quem recebe o benefício. Para o agricultor Vandomar Fernandes, o apoio chega em um momento essencial. “É muito importante, porque muitas vezes as pessoas não têm o suficiente, e essa ajuda chega na hora certa. Só tenho a desejar sucesso no trabalho do prefeito e expressar minha gratidão”, enfatizou. Durante as visitas às comunidades, a presença do poder público é marcada não apenas pela entrega das cestas, mas também pelo diálogo e acolhimento aos moradores. A Ação Solidária Natal Feliz integra o compromisso da Prefeitura de Coari com o cuidado às pessoas e o fortalecimento da solidariedade neste período natalino. Fotos: Mateus Henrique – Semcom Coari

Leia mais

Prefeitura de Coari antecipa pagamento de servidores e injeta cerca de R$ 50 milhões na economia local

A Prefeitura de Coari concluiu nesta quinta-feira (18) o pagamento antecipado dos salários de servidores de todas as secretarias municipais. A medida foi executada com uma antecedência que há muitos anos não era registrada no calendário de pagamentos do município, garantindo mais tranquilidade aos servidores neste período de fim de ano. Somente no mês de dezembro, a administração municipal injetou cerca de R$ 50 milhões na economia local, considerando o pagamento da folha salarial e do décimo terceiro salário, quitado integralmente no último dia 11. O volume de recursos fortalece o comércio, impulsiona o setor de serviços e contribui diretamente para o aquecimento da economia de Coari. A antecipação é resultado de uma gestão pautada no planejamento financeiro, na responsabilidade com os recursos públicos e no respeito aos servidores municipais, assegurando previsibilidade e organização nas contas do município. O calendário de pagamentos foi anunciado pelo prefeito Adail Pinheiro durante a Festa do Servidor Público, realizada no dia 8. Na ocasião, o gestor destacou a importância de valorizar os servidores e manter o equilíbrio financeiro da administração. “Eu sempre faço questão de levar boas notícias para a cidade, especialmente para os servidores, que são nossos parceiros no dia a dia da administração. Trabalhar com planejamento e responsabilidade nos permite antecipar pagamentos, garantir o décimo terceiro e dar mais segurança a quem contribui diariamente com o desenvolvimento de Coari”, afirmou o prefeito. Com a conclusão antecipada do calendário de pagamentos, a Prefeitura de Coari reafirma o compromisso com uma gestão organizada, transparente e focada no fortalecimento da economia local e na valorização do funcionalismo público. Foto: arquivo Secom Coari

Leia mais

Prefeito Adail Pinheiro acompanha entregas e inaugurações realizadas pelo Governo do Amazonas em Coari

Coari recebeu, nesta sexta-feira (12), a visita do governador do Amazonas, Wilson Lima, para uma ampla agenda de inaugurações e entregas em diversas áreas, incluindo produção rural, assistência social, segurança pública e infraestrutura urbana. O prefeito Adail Pinheiro acompanhou todas as atividades, reforçando a parceria entre Estado e município para ampliar investimentos e fortalecer os serviços prestados à população. As ações iniciaram no Ginásio Francisco Alberto da Luz – Tanta, onde equipes do Governo do Estado promoveram atendimentos simultâneos. Foram entregues equipamentos agrícolas, kits produtivos e outros incentivos ao setor primário, além de serviços de emissão e regularização de documentos. Também houve distribuição de cestas básicas, kits bebê, pagamentos de benefícios, entrega de novos cartões do auxílio estadual e repasse de pacotes de absorventes do programa Dignidade Menstrual. Em seguida, a comitiva seguiu para o 5º Batalhão de Polícia Militar, onde a segurança pública foi reforçada com a entrega de viaturas, motocicletas, armamentos e a chegada de novos policiais designados para atuar em Coari. A agenda também incluiu a inauguração do novo posto do Detran-AM, ampliando os serviços de trânsito no município, e a visita a uma família beneficiada pelo Auxílio Estadual Permanente. As atividades seguiram com a inauguração da nova Avenida Plínio Coelho, revitalizada por meio de uma parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Coari, e com a entrega do programa Ilumina + Amazonas, que modernizou toda a iluminação pública do município com tecnologia mais eficiente e segura. O prefeito Adail Pinheiro destacou o impacto direto das ações no cotidiano da população. “A parceria entre o Governo e a Prefeitura tem transformado a nossa cidade. Hoje colhemos resultados muito positivos dessa união, que tem sido reconhecida por toda a população”, afirmou. Ele também agradeceu pelo atendimento às demandas do município. “Agradeço ao governador Wilson Lima por atender prontamente nossos pedidos, especialmente no asfaltamento do sistema viário, na ampliação da iluminação pública e no reforço da segurança. Coari está mudando e essa mudança só é possível graças a essa parceria que reconstrói a nossa terra”, enfatizou. O governador Wilson Lima reforçou o compromisso com Coari. “Primeiro quero agradecer a Deus pela oportunidade de estar de volta a Coari. Fico muito contente quando vejo toda a evolução que tem acontecido aqui. Parabéns ao prefeito Adail pelo zelo, pelo cuidado e pelo comprometimento que tem com a cidade”, afirmou. Ele destacou a importância do apoio estadual às prefeituras do interior. “As prefeituras têm dificuldades para tocar obras de infraestrutura, não por falta de competência, mas por limitações orçamentárias. Por isso, o apoio do Governo do Estado é fundamental. Venho firmar novamente essa parceria para continuar fazendo entregas importantes, colocando asfalto nas ruas, trazendo iluminação de qualidade e melhorando a vida da população”, disse. Wilson Lima anunciou ainda a redução pela metade do IPVA de motocicletas, carros de passeio e veículos maiores. “E tem uma notícia ainda melhor, que a deputada Mayara Pinheiro teve participação fundamental: a partir de janeiro, proprietários de motocicletas não vão mais pagar IPVA no Amazonas. Isso faz diferença no orçamento das famílias, diminui a carga tributária e gera oportunidade. Minha história só faz sentido se for para mudar a história de vida de vocês”, concluiu. Com as inaugurações e as novas entregas, Coari avança em áreas essenciais para o desenvolvimento municipal, fortalecendo a infraestrutura urbana, ampliando serviços públicos e garantindo mais qualidade de vida à população. A parceria entre Governo do Estado e Prefeitura segue consolidando melhorias importantes e reafirmando o compromisso com o crescimento contínuo da cidade. Confira alguns registros da ação: Fotos: Mateus Henrique e Elissandro Palmeira (drone) – Secom Coari

Leia mais

Coari celebra formatura de mais de mil alunos do Barco-Escola Samaúma II

A Prefeitura de Coari, em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), realizou nesta quinta-feira (11) a cerimônia de encerramento e entrega dos certificados dos cursos de qualificação profissional ofertados pelo Barco-Escola Samaúma II. O evento reuniu autoridades, alunos, familiares e representantes das instituições, marcando o encerramento de um ciclo que beneficiou diretamente 1.048 concluintes no município. Durante a solenidade, o prefeito Adail Pinheiro destacou o impacto da ação e a importância da continuidade da parceria. “Estou muito feliz de poder proporcionar isso que está acontecendo neste momento. Só concluímos a primeira etapa. Falei com o presidente da FIEAM, Antônio Silva, para que o barco permaneça no município com novas oportunidades, e ele de pronto disse que vai analisar com carinho essa possibilidade”, afirmou. O prefeito acrescentou que já está planejando novas tratativas para ampliar a oferta de cursos. “Em meados de janeiro, farei uma visita para reforçar a importância de o barco voltar e concluir outros cursos. Agradeço ao presidente Antônio Silva. O que estamos fazendo é uma demonstração de respeito, de quem quer ver este município crescer. Qualificar a mão de obra é fundamental para delinearmos o planejamento da cidade. Obrigado e parabéns a todos que ajudaram esses profissionais a receberem seus diplomas”, completou. O coordenador do Barco-Escola Samaúma II, Mário Souto, também celebrou os resultados e reconheceu o apoio recebido no município. “Quero agradecer primeiramente a Deus pela oportunidade de estarmos aqui celebrando tantas vitórias. Foram quatro meses de muita dedicação. Agradeço aos alunos pela entrega em cada curso e às famílias que deram suporte para que essa oportunidade fosse aproveitada”, disse. Ele destacou ainda a parceria com a gestão municipal. “A gestão sempre esteve comprometida em nos apoiar. Parabéns pela prontidão em adequar a embarcação para receber os alunos com segurança e conforto. Muito obrigado ao prefeito Adail Pinheiro. É uma visão importante, de entender a necessidade de qualificar a população, principalmente em um momento de planejamento para o futuro de Coari”, ressaltou. Ao todo, foram oferecidos 28 cursos, distribuídos em 45 turmas, contemplando diferentes áreas de formação. A iniciativa levou qualificação gratuita para a população coariense, reforçando o compromisso da gestão municipal em ampliar oportunidades e fortalecer o desenvolvimento econômico e social por meio da educação profissionalizante. O professor Mecielison Bastos, aluno do curso de padeiro, compartilhou sua experiência, ressaltando como a formação recebida abre novas perspectivas de trabalho e renda. “Conhecimento nunca é demais. Mais uma formação para a carteira e para a vida, e uma nova oportunidade que surge com esse curso. Espero desenvolvê-la da melhor forma possível para que ela agregue valor à minha vida, à da minha família e dos meus amigos”, comentou. Com a entrega dos certificados, Coari conclui mais uma etapa de qualificação profissional, consolidando uma parceria que tem transformado realidades e ampliado horizontes para as famílias no município. Confira alguns registros da cerimônia: Fotos: Jair Rodrigues – Ruan Castro – Secom Coari

Leia mais

Prefeitura de Coari realiza pagamento do 13º salário e injeta mais de R$ 15 milhões na economia local

A Prefeitura de Coari efetivou, nesta quinta-feira (11), o pagamento do Décimo Terceiro Salário aos servidores municipais, contemplando funcionários efetivos e comissionados. A quitação, que inicialmente estava programada para os dias 11 e 12, foi concluída em um único dia, garantindo agilidade e previsibilidade aos trabalhadores. A antecipação demonstra o planejamento financeiro da gestão do prefeito Adail Pinheiro e do vice-prefeito Emanoel Pinheiro, reforçando o compromisso com a valorização do servidor público. No total, mais de R$ 15 milhões foram imediatamente injetados no comércio local, movimentando diversos setores e impulsionando as vendas neste fim de ano. Com a previsão de pagamento da folha integral de dezembro antes do Natal, a Prefeitura deve alcançar a marca histórica de mais de R$ 50 milhões circulando na economia do município em menos de 30 dias. A medida fortalece o comércio, amplia a geração de renda e contribui para o desenvolvimento econômico de Coari.

Leia mais

Adail Pinheiro anuncia décimo terceiro e antecipação de salários na Festa dos Servidores Públicos em Coari

A Festa dos Servidores Públicos de Coari reuniu milhares de pessoas no Centro Cultural, na segunda-feira (8), em uma das maiores celebrações já realizadas pela Prefeitura. A programação homenageou o Dia do Servidor, tradicionalmente celebrado em outubro, e reuniu trabalhadores municipais, estaduais e federais em uma noite marcada por shows nacionais e regionais, sorteios de prêmios e anúncios importantes feitos pelo prefeito Adail Pinheiro. Logo na abertura, o prefeito destacou a alegria de celebrar a data ao lado dos trabalhadores que, segundo ele, têm papel essencial na reconstrução e no avanço da cidade. “É uma alegria muito grande estar nesta noite com vocês. Prometi e estamos aqui pra realizar uma grande festa em homenagem a vocês. Chegar ao final do primeiro ano da nossa quarta gestão comemorando grandes avanços só é possível porque cada servidor fez parte dessa reconstrução. Muito obrigado, meus amigos”, afirmou. Durante o discurso, o prefeito também anunciou as datas de pagamento do funcionalismo. “Na próxima quinta (11) e sexta-feira (12), o décimo terceiro estará na conta de todos os efetivos e comissionados. E, nos dias 22, 23 e 24, o salário de vocês será pago. Isso é planejamento e responsabilidade. Hoje é dia de festa, dia de comemorar vocês”, completou. O deputado federal Adail Filho também prestigiou o evento e reforçou o reconhecimento ao funcionalismo. “Hoje é dia de celebrar quem faz a cidade de Coari acontecer: os servidores públicos. É muito gratificante poder contribuir com nossas emendas e ver tantos avanços ao longo do ano. Vocês fazem parte disso. A única forma de retribuir essa confiança é com trabalho, seguindo firme em Brasília para garantir recursos e novos investimentos”, declarou. A programação musical reuniu grandes atrações. A banda Molejo foi o destaque nacional da noite, enquanto artistas regionais, como Guto Lima e o grupo Forró Ideal, garantiram diversão e diversidade musical ao público. À meia-noite, a festa ganhou um momento especial: uma queima de fogos em homenagem ao aniversário do prefeito Adail Pinheiro, acompanhada pelo tradicional parabéns. A Prefeitura realizou ainda o sorteio de 10 motos, além de 30 televisores, 20 notebooks e 20 celulares. A Festa dos Servidores Públicos 2025 consolidou-se como um marco de valorização ao funcionalismo, celebrando conquistas, reconhecendo esforços e fortalecendo o compromisso da gestão com quem trabalha diariamente pelo desenvolvimento de Coari. Fotos: Mateus Henrique e Elissandro Palmeira – Secom Coari

Leia mais

Feirão do Empreendedor movimenta mais de R$ 10 milhões em Coari

O 1º Feirão do Empreendedor movimentou mais de R$ 10 milhões em negócios e atraiu cerca de 30 mil visitantes entre 25 e 29 de novembro, no estacionamento do Centro Cultural de Coari. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (2) pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Econômico. O evento foi classificado como a maior iniciativa de estímulo econômico já realizada no município. Segundo o prefeito Adail Pinheiro, o Feirão reforça o compromisso da gestão com o fortalecimento da economia local. “Eventos como este valorizam os empreendedores, geram renda e revelam o potencial da nossa cidade. Estamos preparando Coari para crescer, criando infraestrutura e ampliando oportunidades que melhoram a qualidade de vida da população. É um avanço que fortalece nossa região e impulsiona o desenvolvimento”, afirmou. O deputado federal Adail Filho, um dos apoiadores do evento, também ressaltou o impacto da iniciativa na formação e no crescimento dos negócios. “Parabenizo todos que vieram empreender, aprender e se capacitar para ingressar no mercado de trabalho, gerar emprego e fomentar a economia do nosso município. Estou muito feliz com o sucesso que este Feirão alcançou e confiante de que ele crescerá ainda mais ano após ano”, declarou. Estrutura, expositores e programação do evento A estrutura do Feirão reuniu mais de 400 empreendedores de segmentos como comércio, serviços, artesanato, alimentação, agronegócio, tecnologia e economia criativa. O público encontrou estandes variados, com produtos e serviços que foram de motos e soluções em energia solar a cafés produzidos na região, peças de moda autoral, cosméticos artesanais, gastronomia regional e itens da agricultura familiar. A programação contou com rodadas de networking, competições, palestras, oficinas, atividades para crianças e uma ampla Praça de Alimentação. A agenda cultural reuniu apresentações musicais, danças regionais, nacionais e internacionais, com destaque para a artista nacional Joyce Cândido e atrações regionais como Banda Raízes Caboclas, Ray do Arrocha, Leandro Camargo e 100% Abuzado, além de diversos artistas locais. Fortalecimento do setor primário O Feirão também foi marcado por ações voltadas ao fortalecimento do setor primário. Produtores e agricultores de 206 comunidades rurais receberam sementes de hortifrúti, mudas frutíferas, kits de conectividade e implementos agrícolas. A iniciativa integra o Plano Integrado de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, que tem como objetivo ampliar as condições de produção, modernizar as atividades no campo e impulsionar a economia rural. Capacitações, inovação e desenvolvimento tecnológico As capacitações tiveram grande participação e reuniram mais de 2 mil pessoas em palestras e oficinas sobre Inteligência Artificial, empreendedorismo digital, inovação, startups, ecossistema tecnológico e exportação. Os temas reforçaram a importância do conhecimento como diferencial competitivo para novos negócios. Além disso, foram formalizados avanços estratégicos para a política de inovação do município, incluindo a nomeação dos membros do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação; a entrega simbólica ao Poder Legislativo do projeto de lei que cria a Agência Coari de Desenvolvimento e Inovação; e a assinatura do Protocolo de Intenções com a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), que garantirá apoio técnico e jurídico à implantação do Polo Industrial, de Bioeconomia e Inovação de Coari. Divulgação e visibilidade dos empreendedores Durante a programação, a Secretaria de Comunicação ampliou a visibilidade dos expositores com a realização de um podcast especial, transmitido ao vivo da tenda do evento. Empreendedores de diversos segmentos participaram das entrevistas, apresentaram seus produtos e compartilharam experiências. Todo o conteúdo foi disponibilizado no canal oficial da Prefeitura de Coari no YouTube, com apoio de parceiros como Casa Modelo e Gráfica L Silva, fortalecendo a divulgação dos negócios locais. O 1º Feirão do Empreendedor encerra sua primeira edição com resultados expressivos e consolida um ambiente de inovação, estímulo e oportunidades para quem empreende em Coari. Confira alguns registros: Fotos: Elissandro Palmeira, Jair Rodrigues e Mateus Henrique – Secom Coari

Leia mais

Prefeitura de Coari abre Feirão do Empreendedor e firma avanços para o futuro Polo Industrial e Tecnológico

A Prefeitura de Coari realizou, nesta terça-feira (25), a abertura oficial do 1º Feirão do Empreendedor, iniciativa que marca um novo ciclo de desenvolvimento econômico, inovação e oportunidades. O evento começou no Auditório Silvério José Nery, reunindo autoridades, especialistas, instituições parceiras e o público interessado no fortalecimento do empreendedorismo local. Durante a cerimônia, o prefeito Adail Pinheiro formalizou avanços estratégicos para a política de inovação do município. Entre eles, a nomeação dos membros do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação; a entrega simbólica ao Poder Legislativo do projeto de lei que cria a Agência Coari de Desenvolvimento e Inovação; e a assinatura do Protocolo de Intenções com a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), que garantirá apoio técnico e jurídico à implantação do Polo Industrial, de Bioeconomia e Inovação de Coari. Para o prefeito, os atos representam um passo decisivo rumo a um novo cenário de crescimento. “Estamos trabalhando para construir oportunidades reais para o povo de Coari. A presença da Suframa e do CBA (Centro de Bionegócios da Amazônia) demonstra que avançamos de forma séria e acelerada para instalar nosso polo industrial e tecnológico, que vai gerar emprego, renda e desenvolvimento para a região”, afirmou. Instituições reforçam apoio ao desenvolvimento industrial e tecnológico O superintendente adjunto de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica da Suframa, Waldenir Vieira, reforçou o compromisso da autarquia. “A Suframa está oferecendo suporte jurídico e técnico para o desenvolvimento do polo industrial e tecnológico de Coari. Já há uma indústria sendo instalada, com investimento inicial superior a R$ 10 milhões, que vai gerar muitos empregos. Nós garantiremos os incentivos federais necessários para que o município continue crescendo”, declarou. O diretor de Bionegócios do CBA, Carlos Henrique de Carvalho, destacou o simbolismo da iniciativa. “Este momento marca o início de um novo vetor econômico para Coari e representa um passo importante rumo à autonomia da cidade. A iniciativa está alinhada à política nacional de bioeconomia. Reforçamos nosso compromisso de apoiar o parque industrial e o desenvolvimento de novos bionegócios na região”, disse. A procuradora-chefe da Suframa, Diana Azin, enfatizou a importância da segurança jurídica na consolidação do ecossistema de inovação. “Ao vir a Coari, trago a expectativa de contribuir nesse momento de criação da Agência de Inovação. A proposta é aproximar a Procuradoria-Geral Federal e ajudar a construir um ambiente seguro, para que o prefeito, os secretários e os empreendedores possam crescer com base no marco legal de ciência, tecnologia e inovação”, ressaltou. Após a cerimônia, a programação seguiu com a palestra “Inteligência Artificial: dos negócios à educação”, ministrada por Adrio Hattori, que abriu a série de capacitações previstas ao longo do Feirão. Cidade do Empreendedor e atrações até sábado O Feirão do Empreendedor 2025 segue até sábado (29), no estacionamento do Centro Cultural, transformado na Cidade do Empreendedor. O espaço reúne estandes de negócios, rodadas de networking, palestras, workshops, competições, fazendinha, atrações culturais e apresentações musicais. Na noite de abertura, o público acompanhou shows da Banda Raízes Caboclas e da artista nacional Joice Cândido, além da transmissão da final do Amazonense de Futsal – Série Ouro, que teve a Seleção de Coari como vice-campeã. A Arena de Negócios iniciou também sua programação com palestras sobre ecossistemas de inovação, startups, internacionalização, incubadoras e bionegócios, fortalecendo o ambiente de capacitação e criação de novas oportunidades. Segundo o prefeito Adail Pinheiro, o evento consolida Coari como referência regional. “O Feirão é uma porta aberta para os nossos empreendedores. Aquece a economia, gera renda e cria oportunidades para micro, pequenos, médios e grandes empresários”, afirmou. Mais de 400 empreendedores participam do evento, representando segmentos como comércio, serviços, artesanato, alimentação, agronegócio, tecnologia e economia criativa. O 1º Feirão do Empreendedor de Coari se consolida como um marco para o município, integrando inovação, formação profissional, geração de renda e entretenimento em um só espaço. A população está convidada a participar e aproveitar essa grande vitrine de oportunidades. Confira alguns registros da abertura oficial: Fotos: Mateus Henrique e Elissandro Palmeira – Secom Coari

Leia mais

Prefeito Adail Pinheiro inaugura o Natal das Luzes e abre a programação natalina em Coari

A abertura do Natal das Luzes 2025 reuniu milhares de famílias na Praça Pôr do Sol neste domingo (23), marcando o início oficial da programação natalina em Coari. A cerimônia, conduzida pelo prefeito Adail Pinheiro, contou com apresentações culturais, iluminação especial e a tradicional entrega da Chave da Cidade ao Papai Noel. O momento mais aguardado da noite foi a contagem regressiva para o acionamento da Árvore de Natal digital. Assim que o monumento ganhou luz, a praça foi tomada por neve artificial e um show de fogos que encantou o público. A programação artística trouxe o Coral e a Orquestra Municipal, Ballet Teen, Corpo Coreográfico e apresentações teatrais que relembraram o nascimento de Jesus. A Casa do Papai Noel, totalmente ambientada para receber crianças e famílias, também foi visitada pelo prefeito. A Vila Natalina conta ainda com Praça de Alimentação e diversos espaços interativos e instagramáveis. Compromisso com a população O prefeito Adail Pinheiro afirmou que o objetivo é oferecer à população um Natal histórico. “Nós procuramos fazer uma programação diferenciada, nunca vista em Coari. É um momento que enche nossos corações de sentimento natalino e celebra o nascimento de Jesus Cristo. As programações voltaram para as praças, e toda a cidade recebeu decoração especial”, destacou. Ele acrescentou que dezembro será marcado por novas ações, entregas e programas sociais. “Não é apenas decoração. Vamos lançar e entregar obras e anunciar programas que cuidam das pessoas, da criança ao idoso. Será um mês recheado de boas notícias”, revelou. Arte amazônica e tecnologia internacional A Vila Natalina uniu a tradição amazônica com tecnologias usadas em cidades como Dubai, Las Vegas e Paris — incluindo LED Pixel e painéis holográficos — transformando a experiência visual do público. Segundo a produtora de eventos Élida Batista, a Praça Pôr do Sol recebeu presépio iluminado, Papai Noel gigante em fitas de LED, túneis de luz em tecnologia pixel e uma árvore digital decorada com hologramas. A Casa do Papai Noel ganhou ambientes completos, como sala, quarto, cozinha e área dos brinquedos. “A decoração se estende por toda a cidade, incluindo Porto, Aeroporto, Praça da Matriz e Centro Cultural, que ainda receberá uma instalação surpresa. Teremos também seis carros alegóricos em movimento, coreografias e elementos inspirados no Festival de Parintins. Ou seja, ainda há muitas novidades”, contou. Para a estudante Cecília de Oliveira, a festa natalina traz benefícios culturais e econômicos. “Eu fiquei feliz e entusiasmada com uma praça tão bem estruturada. Isso movimenta a cidade, gera renda e fortalece nossas manifestações culturais”, disse. Com a inauguração realizada, o Natal das Luzes 2025 segue com uma extensa agenda cultural ao longo das próximas semanas, reafirmando Coari como referência em celebrações natalinas no Amazonas. Confira alguns registros do evento: Fotos: Elissandro Palmeira e Mateus Henrique – Secom Coari

Leia mais

Prefeitura de Coari inaugura nova estrutura do CIOPS e amplia monitoramento com mais de 500 câmeras

A Prefeitura de Coari inaugurou na sexta-feira (14) a nova estrutura do Centro Integrado de Operações de Segurança (CIOPS), fortalecendo o sistema de monitoramento e ampliando a capacidade de atuação das forças de segurança no município. Com tecnologia renovada, o espaço passa a operar com 530 câmeras instaladas em pontos estratégicos, como o corredor comercial, escolas, Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e áreas de grande circulação. O sistema tem capacidade para chegar a 1.000 câmeras, e o prefeito Adail Pinheiro assegurou, durante a inauguração, que a instalação total será realizada o mais rápido possível, ampliando a cobertura em toda a cidade e também nos ramais, que passarão a contar com monitoramento contínuo. O prefeito também destacou o impacto da expansão tecnológica na segurança do município. “Todo esse sistema de monitoramento vai ter um link full time com a Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Civil e todo o sistema de segurança de Coari. Vamos colocar câmeras em todos os bairros, principalmente nas vias principais, e ramais para garantir maior sensação de segurança para a população”, afirmou. O novo sistema garante integração total entre Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Civil Municipal, Corpo de Bombeiros, Detran-AM, DETTRAC, Defesa Civil e demais órgãos parceiros. As imagens captadas estarão disponíveis em tempo real para todas as equipes, permitindo resposta mais rápida a ocorrências como furtos, roubos, incêndios e acidentes de trânsito. Para o comandante do 5° Batalhão de Polícia Militar, Pedro Moreira, a entrega representa um reforço essencial às operações. “É mais uma ferramenta que vem nos ajudar a inibir e coibir diversos crimes. Também vai auxiliar a Polícia Militar e a Polícia Civil na elucidação de ocorrências. Altamente importante essa pronta resposta à sociedade”, destacou. A modernização do CIOPS inclui nova sala climatizada, equipamentos de alta resolução e infraestrutura adaptada para acompanhamento 24 horas. O investimento coloca Coari entre os municípios com maior cobertura de videomonitoramento do estado, promovendo mais segurança para moradores, comerciantes, estudantes e trabalhadores. A cerimônia de inauguração contou com representantes das forças de segurança estadual e municipal, reforçando o compromisso conjunto com a proteção da população. Fotos: Mateus Henrique – Secom Coari

Leia mais