PORTO DE COARI RETOMA OPERAÇÕES APÓS INTERVENÇÃO EMERGENCIAL DA PREFEITURA

O Porto de Coari voltou a operar no último sábado (28), com serviços normalizados de embarque e desembarque de cargas e passageiros. A retomada das atividades acontece após a execução de uma obra emergencial viabilizada pela Prefeitura, garantindo a segurança estrutural do terminal hidroviário, que havia sido interditado devido a danos provocados pelas fortes chuvas. A liberação do porto foi garantida ainda na quarta-feira (25), durante visita técnica do prefeito Adail Pinheiro, que acompanhou de perto os trabalhos finais. A solução foi articulada em conjunto com o deputado federal Adail Filho e o senador Eduardo Braga, junto ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), responsável pela estrutura. “Estive aqui com os vereadores solicitando providências ao DNIT. O deputado Adail Filho foi até Brasília com o senador Eduardo Braga, e conseguimos uma resposta imediata. Hoje, graças a esse esforço conjunto, o porto está novamente à disposição da população”, afirmou o prefeito. A interdição havia comprometido o transporte fluvial e o abastecimento do município. Com a reabertura, o porto volta a cumprir seu papel estratégico na mobilidade e economia local. A ação reforça o compromisso da gestão municipal com soluções ágeis e eficazes. “Essa é mais uma conquista do nosso governo, resultado de diálogo, articulação e presença. Coari precisa de soluções, e é isso que estamos entregando”, concluiu Adail Pinheiro.

Leia mais

PREFEITURA DE COARI LANÇA PEDRAS FUNDAMENTAIS DO CER II E DA UBS NO BAIRRO GRANDE VITÓRIA

A Prefeitura de Coari deu início, nesta quarta-feira (25), à construção de duas importantes unidades de saúde no município. Pela manhã, foi lançada a pedra fundamental da nova Unidade Básica de Saúde (UBS) – Porte II, no bairro Grande Vitória. À tarde, foi a vez da pedra fundamental do Centro Especializado de Reabilitação – CER II, que receberá o nome do Dr. João Batista Botelho Filho. As duas solenidades contaram com a presença do prefeito Adail Pinheiro, do deputado federal Adail Filho, vereadores e demais autoridades municipais. As obras integram um conjunto de investimentos voltados à ampliação e qualificação do atendimento no município. “Hoje lançamos dois marcos para a saúde de Coari. A nova UBS no Grande Vitória vai ampliar o acesso aos serviços básicos, enquanto o CER II trará um atendimento mais humanizado e especializado em reabilitação. São compromissos que estamos tirando do papel com responsabilidade e planejamento”, afirmou o prefeito. A Unidade Básica do Grande Vitória terá estrutura moderna, acessibilidade e elevador para facilitar o acesso entre os pavimentos. “Essa será a UBS mais bonita do município”, afirmou Adail Pinheiro, destacando ainda que o bairro será beneficiado com uma escola municipal, um ginásio coberto e pavimentação completa. Sobre o CER II, o prefeito ressaltou a importância da obra para o município. “Será um centro de referência e cuidado para quem mais precisa. Agradeço ao Adail Filho pela conquista do recurso que possibilita essa construção”, disse, enfatizando que as duas obras são financiadas por emendas parlamentares do deputado e também contam com recursos do governo federal. Adail Filho, por sua vez, reforçou o compromisso com o desenvolvimento da saúde em Coari. “Ver essas obras começando é motivo de orgulho. Estamos trabalhando em parceria com a Prefeitura para garantir mais estrutura, mais dignidade e qualidade de vida para o povo coariense”, assegurou. Com essas novas unidades, a gestão municipal avança na consolidação de uma rede de saúde mais eficiente, acessível e comprometida com o bem-estar da população.

Leia mais

GINÁSIO POLIESPORTIVO DO SAUBINHA ENTRA NA RETA FINAL E DEVE SER INAUGURADO NO ANIVERSÁRIO DE COARI

As obras do ginásio poliesportivo da comunidade Saubinha, zona rural de Coari, já alcançaram 80% de execução e estão previstas para serem concluídas até o aniversário da cidade, em agosto. A informação foi confirmada pelo prefeito Adail Pinheiro durante visita técnica realizada nesta quarta-feira (25), acompanhado pelo deputado federal Adail Filho, vereadores e outras autoridades locais. O espaço vai beneficiar diretamente os alunos da Escola Municipal João Soares da Fonseca e moradores da região, com estrutura adequada para práticas esportivas, atividades de lazer e ações comunitárias. “A comunidade esperava há muito tempo por esse ginásio. Com o avanço da obra e o comprometimento do construtor, vamos incluí-la na programação do aniversário da cidade. Também planejamos trazer a seleção de futsal sub-9 para uma apresentação especial na inauguração”, destacou o prefeito. A agenda também incluiu uma visita à escola municipal, onde o prefeito conversou com a equipe pedagógica e acompanhou a rotina da merenda escolar. “Fiquei muito feliz em ver a qualidade da alimentação. Tem café, almoço e, no fim da tarde, uma sopa de legumes nutritiva e saborosa. A gestão da escola está de parabéns”, afirmou. A diretora da unidade, Maria Elisiomar, destacou a organização e o bom funcionamento da escola. “Estamos felizes com tudo sendo conduzido com muito cuidado e dedicação. A merenda é de qualidade, o transporte escolar é climatizado e cumpre os horários corretamente. As crianças estão bem assistidas. Só temos a agradecer ao prefeito Adail Pinheiro pelo compromisso com a educação”, declarou. Responsável por viabilizar os recursos da obra junto ao FNDE, o deputado federal Adail Filho destacou a importância do projeto para a comunidade. “Essa quadra é fruto de um projeto financiado com recursos federais. Em agosto, quero voltar para participar da inauguração com a comunidade. É gratificante ver que o trabalho está sendo bem executado e que Coari segue no rumo do progresso”, enfatizou. Ao final da visita, o prefeito Adail Pinheiro agradeceu aos parlamentares e reforçou o compromisso com o desenvolvimento do município. “Quero agradecer a Deus, à nossa padroeira Sant’Ana, ao deputado Adail Filho e à deputada estadual Mayara. Estamos juntos, com a prefeitura trabalhando e Coari avançando”, concluiu.

Leia mais

PREFEITO VISITA PORTO DE COARI, QUE VOLTA A FUNCIONAR NESTE SÁBADO APÓS REPAROS EMERGENCIAIS

O prefeito Adail Pinheiro visitou, nesta quarta-feira (25), o porto de Coari para acompanhar os trabalhos finais que vão permitir a retomada das atividades no local, prevista para este sábado (28). A reabertura é resultado de um esforço conjunto da Prefeitura, do deputado federal Adail Filho e do senador Eduardo Braga, que garantiram o apoio do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) para a realização dos reparos emergenciais. Acompanhado do deputado federal Adail Filho, de vereadores e de outras autoridades locais, o prefeito reforçou a importância da união de forças para solucionar o problema com agilidade. As operações no porto estavam suspensas devido às fortes chuvas que comprometeram a estrutura, inviabilizando o embarque e desembarque de passageiros e mercadorias. Diante da situação, a mobilização política foi essencial para garantir uma resposta rápida e a retomada de um serviço vital para a população e o abastecimento do município. “Estive aqui com os vereadores solicitando providências ao DNIT. O deputado Adail Filho foi até Brasília, junto com o senador Eduardo Braga, e conseguimos uma resposta imediata. Hoje, graças a esse esforço conjunto, o porto estará novamente à disposição da população”, afirmou o prefeito Adail Pinheiro durante a visita. O deputado federal Adail Filho confirmou a liberação provisória da estrutura e adiantou que já há tratativas para uma obra mais abrangente. “Já dialogamos com o DNIT sobre a revitalização completa e a ampliação do porto. Com o apoio do senador Eduardo Braga, vamos garantir que Coari tenha uma infraestrutura moderna e segura”, destacou o parlamentar. A reativação do porto representa mais um avanço no compromisso da gestão municipal com a melhoria dos serviços públicos e da infraestrutura urbana, por meio de trabalho, articulação política e responsabilidade com o povo de Coari.

Leia mais

PREFEITO ADAIL PINHEIRO E DEPUTADO FEDERAL ADAIL FILHO VISTORIAM OBRAS DE PAVIMENTAÇÃO EM COARI

O prefeito Adail Pinheiro e o deputado federal Adail Filho acompanharam, na manhã desta quarta-feira (25), o andamento das obras de pavimentação asfáltica em vias do bairro União, ao lado de vereadores, secretários municipais e equipes técnicas da Prefeitura de Coari. A visita reforça o compromisso da gestão municipal com a melhoria da infraestrutura urbana e a mobilização de recursos federais em benefício da população. As obras fazem parte de uma ampla frente de trabalho que abrange os bairros Santa Efigênia, Duque de Caxias, Urucu, União, Tauá-Mirim, Espírito Santo, Nazaré Pinheiro, Liberdade e São Sebastião. A Avenida Iaci Dantas, um dos principais corredores viários de Coari, também será totalmente pavimentada, com obras de drenagem que asseguram mais durabilidade e qualidade ao novo asfalto. Durante a vistoria, o prefeito Adail Pinheiro destacou a parceria com o deputado federal Adail Filho como fundamental para a execução das obras. “Estamos colocando asfalto de qualidade, com uma espessura que garante durabilidade. É um serviço completo, com drenagem, calçada, meio-fio. Agradeço ao deputado por destinar essas emendas que estão transformando a mobilidade urbana em Coari”, afirmou. Adail Filho, por sua vez, reforçou que os recursos são fruto de seu mandato em Brasília e que novas emendas estão sendo articuladas. “Fiz questão de vir pessoalmente acompanhar o trabalho, que está sendo muito bem executado. Nosso compromisso é continuar lutando por Coari, levando investimentos que melhorem a vida das pessoas”, declarou. No bairro São Sebastião, as intervenções vão além do asfaltamento. Estão previstas a implantação de rede de abastecimento de água, construção de reservatório, perfuração de poço artesiano e instalação de estações de tratamento de esgoto — ações que fortalecem o saneamento básico e ampliam a qualidade de vida da população. Além das obras com recursos federais, o prefeito Adail Pinheiro anunciou que os bairros ainda não contemplados nesta etapa também serão asfaltados com recursos próprios da Prefeitura, assegurando que todas as comunidades urbanas sejam beneficiadas.

Leia mais

PREFEITURA DE COARI TRANSFORMA REALIDADE DE MORADORES COM PAVIMENTAÇÃO NO BAIRRO SÃO SEBASTIÃO

A chegada do asfalto ao bairro São Sebastião tem mudado a realidade de famílias que antes conviviam com lama e poeira. A moradora Gerlane Martins descreve a obra como “um sonho realizado” e fez questão de agradecer à Prefeitura pelos avanços. “Aqui não era rua, era só lama. Hoje, ver tudo asfaltado é uma conquista. Muito obrigada pelo que estão fazendo por nós”, declarou. As obras fazem parte de um pacote de infraestrutura executado pela Prefeitura de Coari, que inclui pavimentação, drenagem, rede de esgoto e abastecimento de água. Sob a gestão de Adail Pinheiro, as frentes de trabalho seguem em ritmo acelerado e devem alcançar outros bairros nos próximos meses. O prefeito destacou que acompanhar de perto o impacto das ações é o que mais o motiva. “As obras de pavimentação no São Sebastião já estão melhorando, de verdade, a vida de quem mora ali. É gratificante ouvir depoimentos como o da dona Gerlane. Assim como ela, sei que muitos aguardavam por esse momento. É por isso que seguimos firmes, levando dignidade e infraestrutura a quem mais precisa”, afirmou. Atualmente, os serviços estão concentrados na pavimentação asfáltica com CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente), material conhecido pela resistência e durabilidade. Entre as ruas atendidas está a via onde está localizado o Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti), considerada estratégica por interligar diversas áreas do bairro. Segundo o secretário municipal de Obras e Limpeza Pública, José Lobo, o bairro também está recebendo um pacote completo de infraestrutura. “Já instalamos a rede de esgoto, e duas estações de tratamento estão sendo preparadas. A ideia é garantir que as águas sejam devidamente tratadas antes de chegarem aos igarapés, preservando o meio ambiente e promovendo saúde”, explicou. Outro avanço importante é a implantação do novo sistema de abastecimento de água, com construção de rede de distribuição, poço artesiano, reservatório elevado e cisterna. A previsão é de que os serviços sejam concluídos em até 30 dias. As obras no São Sebastião contam com recursos provenientes de emendas parlamentares dos senadores Eduardo Braga e Plínio Valério, e do deputado federal Adail Filho. A parceria com a Prefeitura de Coari tem sido essencial para garantir os investimentos que estão transformando a realidade dos moradores, oferecendo mais qualidade de vida e infraestrutura. A gestão municipal também se prepara para expandir os trabalhos a outras regiões da cidade, conforme o cronograma de obras urbanas estabelecido. Volume da obra no São Sebastião:

Leia mais

PREFEITURA CONSTRÓI PONTES PROVISÓRIAS PARA GARANTIR ACESSO E SEGURANÇA A MORADORES DURANTE ENCHENTE EM COARI

Diante dos impactos causados pela enchente deste ano, a Prefeitura de Coari, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Limpeza Pública, já construiu 550 metros de pontes provisórias em áreas alagadas da cidade. As estruturas garantem o acesso seguro e a mobilidade de moradores dos bairros Duque de Caxias, Urucu, Chagas Aguiar, Pera e Espírito Santo — regiões diretamente afetadas pela cheia do rio. A ação integra o conjunto de medidas emergenciais adotadas pela gestão municipal para minimizar os transtornos provocados pela enchente e preservar a rotina das comunidades atingidas. A determinação partiu do prefeito Adail Pinheiro, que tem acompanhado de perto os desafios enfrentados pelas famílias coarienses neste período de cheia.

Leia mais

PREFEITURA DE COARI CONCLUI RECUPERAÇÃO ASFÁLTICA E IMPLANTAÇÃO DE ILUMINAÇÃO EM LED NA AVENIDA DO FUTURO

A Prefeitura de Coari realizou a recuperação asfáltica da Avenida do Futuro, uma das principais vias da cidade, e implantou nova iluminação em LED ao longo dos seus seis quilômetros. A intervenção foi executada pela Secretaria Municipal de Obras e Limpeza Pública, por determinação do prefeito Adail Pinheiro, com o objetivo de garantir mais segurança, mobilidade e conforto para motoristas, pedestres e ciclistas. A avenida conecta bairros importantes, além do Aeroporto Municipal Danilson Cirino Aires da Silva, e é bastante utilizada para atividades físicas, como caminhadas, corridas e passeios de bicicleta, graças ao calçadão e à ciclovia presentes ao longo da via. Segundo o secretário de Obras, José Lobo, a avenida estava bastante deteriorada e exigia atenção urgente. “A base da estrada estava muito comprometida. Iniciamos com uma operação tapa-buracos, recuperamos toda a fundação e, depois, aplicamos um recapeamento básico. A via agora está completamente asfaltada e pronta para o tráfego”, explicou. Ele também destacou a modernização da iluminação pública. “De quatro a cinco quilômetros estavam com cabeamento danificado. Substituímos tudo e instalamos luminárias de LED com potência maior. Hoje a avenida está bem iluminada e segura para quem gosta de caminhar no fim da tarde ou à noite”, completou. Moradores que utilizam a via no dia a dia já percebem a diferença. O músico José dos Santos Maciel elogiou o resultado. “Ficou muito legal. Caminhamos aqui todos os dias, e agora temos mais segurança e conforto. Antes era escuro, agora está claro e agradável”, afirmou. O policial militar Alex Brasil reforçou a importância das melhorias. “A iluminação melhorou bastante. Isso inibe ações criminosas e dá mais tranquilidade para quem caminha, pedala ou dirige à noite”, disse. Já o cantor Eduardo Antunes destacou o impacto para quem pratica esportes. “Houve uma melhoria significativa. Antes estava tudo escuro, agora dá para caminhar tranquilo. Foi uma melhoria muito top, agradeço ao prefeito”, declarou. A recuperação da Avenida do Futuro integra os esforços da gestão municipal para modernizar a infraestrutura urbana e melhorar a qualidade de vida em Coari.

Leia mais

PREFEITURA DE COARI INICIA OBRAS DE PAVIMENTAÇÃO QUE VÃO BENEFICIAR NOVE BAIRROS

A Prefeitura de Coari deu início, nesta segunda-feira (12), a uma grande frente de pavimentação asfáltica que vai contemplar nove bairros e uma das principais avenidas da cidade. A iniciativa tem como objetivo melhorar a mobilidade urbana, reforçar a segurança no trânsito e elevar a qualidade de vida da população. A ordem de serviço para o início imediato das obras foi assinada pelo prefeito Adail Pinheiro durante uma solenidade no estacionamento do Centro Cultural. O evento contou com a presença de vereadores, secretários municipais, servidores públicos, lideranças comunitárias e moradores das áreas beneficiadas. Serão contemplados com a pavimentação os bairros Santa Efigênia, Duque de Caxias, Urucu, União, Tauá-Mirim, Espírito Santo, Nazaré Pinheiro, Liberdade e São Sebastião. A Avenida Iaci Dantas, uma das mais importantes da cidade, também será totalmente asfaltada e receberá obras de drenagem. O bairro São Sebastião terá um conjunto de intervenções mais amplas, que inclui implantação de rede de abastecimento de água, construção de reservatório, perfuração de poço artesiano e instalação de estações de tratamento de esgoto. “É um momento histórico. Estamos iniciando essas obras antes mesmo do lançamento do grande pacote previsto para junho, porque o verão chegou e precisamos aproveitar as condições climáticas. A pavimentação impacta diretamente na segurança, na mobilidade e no bem-estar da nossa gente”, afirmou o prefeito Adail Pinheiro em seu discurso. Ele também agradeceu à Câmara Municipal, aos secretários, servidores e à população pelo apoio. “Estamos cumprindo o compromisso assumido com o povo de Coari. Este será o melhor mandato da história do nosso município”, completou. As obras contam com recursos viabilizados pelo deputado federal Adail Filho. O prefeito destacou a importância da parceria. “Agradeço de coração ao deputado Adail Filho. Não é só asfalto — estamos falando de drenagem, calçadas, meio-fio. É um investimento completo em infraestrutura urbana”, enfatizou, acrescentando que a iniciativa também vai impulsionar a economia local, gerando oportunidades para os trabalhadores de Coari. Adail Pinheiro adiantou ainda que um levantamento das demandas da zona rural está em andamento, com o objetivo de levar melhorias em áreas como abastecimento de água, energia, saúde, educação e assistência social. Ainda durante o evento, o prefeito anunciou que, em junho, será lançado o “Pacotão de Obras”, em parceria com o Governo do Amazonas. Entre as ações previstas estão a ampliação do Centro Cultural e a transformação do antigo armazém em um moderno Centro de Convenções, com capacidade para até 10 mil pessoas em pé e 5 mil sentadas — o maior do interior do estado. “O Pacotão trará obras, empregos e programas de geração e transferência de renda. Vamos beneficiar as famílias que mais precisam e continuar transformando Coari com trabalho e compromisso”, concluiu o prefeito. Confira alguns registros do evento:

Leia mais

PREFEITO ADAIL PINHEIRO REFORÇA COMPROMISSO COM SAÚDE E ECONOMIA

Na manhã da última sexta-feira (21), o prefeito de Coari, Adail Pinheiro, cumpriu uma intensa agenda de visitas em diversos pontos do município, reforçando o compromisso da gestão com a infraestrutura, a saúde pública e o desenvolvimento econômico local. A primeira parada foi no Porto da cidade, onde o prefeito inspecionou as instalações e anunciou a liberação do local, um passo importante para a mobilidade e logística da região. Em seguida, Adail Pinheiro visitou a UBS Ribeirinha Enedino Monteiro, onde dialogou com profissionais de saúde e usuários do sistema público, reafirmando sua dedicação à melhoria contínua dos serviços de saúde. O prefeito também se reuniu com os trabalhadores do brechó, ouvindo suas demandas e trocando ideias para aprimorar as condições de trabalho e fortalecer a economia popular. “Durante minha campanha, conversei com eles e me comprometi a melhorar esse espaço, garantindo mais dignidade e conforto para todos. Agora, como prefeito, volto para reafirmar esse compromisso e dar início a esse projeto tão importante”, declarou. Adail Pinheiro revelou que o objetivo é construir um Centro Comercial adequado para esses trabalhadores, oferecendo um ambiente estruturado e confortável tanto para eles quanto para seus clientes. “Enquanto a obra não fica pronta, já determinei que a Secretaria de Obras providencie tendas, calçamento, banheiros e um local provisório para que possam armazenar suas mercadorias com segurança”, enfatizou.

Leia mais