Prefeitura de Coari realiza nova etapa de mutirão oftalmológico com 200 cirurgias no Hospital Regional

A Prefeitura de Coari iniciou na segunda-feira (13) mais uma etapa do mutirão de cirurgias oftalmológicas no Hospital Regional do município. Já no primeiro dia, pacientes previamente triados começaram a ser atendidos com procedimentos de catarata e pterígio. A ação integra a segunda fase do mutirão, que prevê a realização de 200 cirurgias, beneficiando diretamente 200 pessoas com a recuperação da visão e mais qualidade de vida. A médica oftalmologista Dhielly Viterbino destacou a importância da iniciativa. “Mais uma vez estamos em Coari para realizar a segunda etapa do mutirão de cirurgias. Serão 200 procedimentos, entre catarata e pterígio, beneficiando 200 pessoas que sairão daqui com a visão restabelecida. Devolver a qualidade de vida é fundamental, e a prefeitura está de parabéns por dar continuidade a essa ação”, afirmou. Devido à grande procura, o mutirão foi estendido até o dia 16 de abril. A orientação é que os pacientes convocados fiquem atentos às datas agendadas e compareçam no dia marcado para a realização da cirurgia. Entre os beneficiados, a agricultora Catiana de Souza comemorou o atendimento. “Primeiramente quero agradecer a Deus pela oportunidade de estar fazendo essa cirurgia de pterígio no meu olho. Espero que o prefeito continue realizando esses mutirões, porque muitas pessoas estão precisando”, destacou. A iniciativa reforça o compromisso da Prefeitura de Coari com o acesso à saúde especializada, garantindo atendimento gratuito e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população. Foto: Eliz cavalcante– Semcom Coari

Leia mais

Coari recebe 18 mil doses de vacinas e reforça cobertura para todas as faixas etárias

A Prefeitura de Coari, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), recebeu na sexta-feira (10) um novo lote com 18 mil doses de vacinas destinadas ao abastecimento da rede pública. O envio contempla imunizantes do calendário de rotina, além de doses contra a Covid-19 para adultos e vacinas para cães e gatos, fortalecendo as ações de prevenção no município. Com a chegada do lote, todas as unidades de saúde passam a contar com vacinas essenciais para a população, incluindo imunizantes como tríplice viral, difteria e tétano, varicela, meningocócica C, pentavalente (DTP/HB/HIB), poliomielite inativada, rotavírus, tetraviral, HPV quadrivalente, hepatite B, meningocócica ACWY e pneumocócica. O secretário municipal de Saúde, Helber Câmara, destacou a importância do reforço, resultado de mais de R$ 450 mil em investimentos da gestão do prefeito Adail Pinheiro. “Esse lote inclui vacinas da campanha antirrábica, imunizantes para bebês prematuros e também a vacina do HPV. Agora, mulheres com diagnóstico de NIC 2 e NIC 3 passam a ter acesso gratuito às três doses. É um grande avanço para a saúde de Coari”, afirmou. O novo abastecimento garante a continuidade das campanhas de imunização e amplia a proteção coletiva, desde a infância até a fase adulta, além de contribuir para o controle de doenças em animais. A Secretaria de Saúde orienta que a população procure a unidade de saúde mais próxima, levando o cartão de vacinação, para atualização das doses. A imunização é uma das principais estratégias de prevenção e cuidado com a saúde pública. Fotos: Sabrina Dmaime (Semcom Coari)

Leia mais

Agentes de Endemias intensificam ações de prevenção em Coari

A Prefeitura de Coari, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), intensificou as ações de prevenção e controle de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, com atuação direta dos Agentes de Combate às Endemias em todo o município. Diariamente, os profissionais realizam visitas domiciliares, inspeções e orientações à população, com foco na identificação e eliminação de criadouros do mosquito, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya. As ações têm contribuído para reduzir riscos e fortalecer o controle dessas doenças em Coari. Além do trabalho em campo, os agentes também desenvolvem atividades educativas, levando informação e incentivando a adoção de medidas preventivas simples, como evitar água parada, manter recipientes vedados e cuidar dos espaços domésticos. A Semsa reforça que o enfrentamento ao mosquito é uma responsabilidade coletiva e destaca a importância da participação da população para o sucesso das ações. Com atuação contínua e integrada, Coari avança na promoção da saúde pública, valorizando os profissionais que estão na linha de frente do combate às endemias.

Leia mais

Projeto Vida Ativa é lançado no bairro Pêra e incentiva hábitos saudáveis na comunidade

A Prefeitura de Coari, por meio da Secretaria Municipal de Esporte (Semesp), lançou nesta terça-feira (31) um novo núcleo do Projeto Vida Ativa no bairro Pêra. A iniciativa reúne atividades físicas gratuitas e busca promover saúde, bem-estar e qualidade de vida para moradores de diferentes faixas etárias. O lançamento aconteceu no Ginásio Pedro Padilha e contou com a participação de moradores que prestigiaram as primeiras atividades do projeto, marcadas por animação e integração. Durante a programação, foram realizadas aulas de zumba e treinamento funcional, incentivando o público a adotar uma rotina mais ativa de forma leve e divertida. O núcleo funcionará de segunda a sexta-feira, sempre a partir das 17h30, oferecendo aulas gratuitas e acessíveis à população. A proposta é ampliar o acesso à prática de atividades físicas, fortalecendo a saúde preventiva e o convívio social na comunidade. Para a autônoma Raissa Costa, a iniciativa é muito bem-vinda, pois representa mais bem-estar no dia a dia. “O projeto é qualidade de vida e energia pura”, destacou. Com a expansão do Projeto Vida Ativa, a Prefeitura de Coari reforça o compromisso com políticas públicas voltadas ao bem-estar da população, incentivando hábitos saudáveis e promovendo mais qualidade de vida nos bairros do município. Fotos: Vitória Laguila (Semcom Coari)

Leia mais

Ação educativa orienta estudantes sobre prevenção e combate à tuberculose em Coari

Dando continuidade às ações de conscientização sobre a tuberculose, estudantes da Escola Estadual Nossa Senhora do Perpétuo Socorro participaram, nesta quinta-feira (26), de uma palestra educativa promovida por profissionais do Instituto de Medicina Tropical de Coari (IMTC). Durante a atividade, foram repassadas informações sobre sintomas, formas de transmissão, prevenção e tratamento da doença, com destaque para a importância do diagnóstico precoce e da adesão correta ao tratamento, essencial para a cura. A iniciativa buscou ampliar o conhecimento dos alunos sobre a tuberculose, reforçando a necessidade de vigilância e cuidado, além de combater a desinformação sobre a doença. As ações educativas seguem sendo realizadas no município como estratégia para fortalecer a prevenção e promover mais saúde à população. Foto: divulgação Semsa

Leia mais

UBSs de Coari intensificam ações do Março Lilás com atendimentos e orientações à saúde da mulher

As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Coari intensificaram, nesta semana, as ações da campanha Março Lilás, promovendo atendimentos e atividades educativas voltadas à prevenção do câncer do colo do útero e ao cuidado integral da saúde da mulher. Na segunda-feira (23), a UBS Manoel Carlito dos Santos realizou uma programação com palestras educativas, consultas médicas e de enfermagem, atendimentos odontológicos e a realização de exames preventivos. A ação também contou com a distribuição de brindes e um café da manhã especial, proporcionando acolhimento e incentivo à participação das mulheres. Já nesta quinta-feira (26), a UBS Ribeirinha Enedino Monteiro desenvolveu uma programação marcada por informação, cuidado e acolhimento. Durante a ação, foram promovidas palestras voltadas à prevenção do câncer do colo do útero, reforçando a importância do diagnóstico precoce e da conscientização. Além das orientações, a unidade ofertou diversos atendimentos de saúde, ampliando o acesso aos serviços e fortalecendo o acompanhamento contínuo das pacientes. O momento também contou com um café da manhã preparado para recepcionar as participantes com atenção e carinho. A assistente social Ana Paula Libório destacou a relevância da campanha. “Mulheres que ainda não tiveram informações precisam ter consciência de que devem se proteger e se prevenir. A importância do Março Lilás é justamente trazer informações com esse ciclo de palestras para que as mulheres se precavem do câncer do colo do útero, que tem número avassalador”, afirmou. A agricultora Kamila Álvaro também ressaltou a importância da iniciativa. “É importante nós, mulheres, participar dessas palestras para saber mais sobre o nosso corpo e cuidar melhor da nossa saúde”, disse. As ações da campanha Março Lilás seguem sendo realizadas nas demais unidades de saúde do município, ampliando o alcance das atividades e reforçando a importância da prevenção e do cuidado contínuo com a saúde da mulher. Fotos: Vitória Balieiro (Semcom Coari)

Leia mais

RAPS realiza visita integrada e amplia cuidado em saúde mental no Tauá-Mirim

A Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) realizou, na terça-feira (24), uma visita integrada na área de abrangência da UBS Alvelos Dantas, no bairro Tauá-Mirim. A ação reforça a articulação entre a Atenção Primária à Saúde e os serviços de saúde mental no município. Participaram da atividade profissionais da unidade básica, como médico, enfermeiro e agentes comunitários de saúde (ACS), além da equipe do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), formada por assistente social, enfermeiro e médico especialista em saúde mental. Durante a visita, foram realizados atendimentos compartilhados, escuta qualificada e acompanhamento de usuários que necessitam de atenção contínua. A proposta é garantir um cuidado mais próximo, integrado e eficiente, por meio da atuação conjunta das equipes. A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) destaca que iniciativas como essa ampliam o acesso aos serviços, promovem a humanização do atendimento e fortalecem a Rede de Atenção Psicossocial, assegurando um acompanhamento mais resolutivo à população coariense. Foto: divulgação Semsa

Leia mais

Palestra no Instituto de Medicina Tropical marca Dia Mundial de Combate à Tuberculose em Coari

Em alusão ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose, celebrado nesta terça-feira, 24 de março, foi realizada uma palestra educativa no Instituto de Medicina Tropical de Coari, reunindo profissionais de saúde e membros da comunidade em um momento de conscientização e orientação sobre a doença. A ação teve como foco informar a população sobre os sintomas, formas de transmissão, prevenção e tratamento da tuberculose, que ainda representa um desafio para a saúde pública. Durante a programação, especialistas destacaram que a doença é infecciosa, transmissível e atinge principalmente os pulmões, mas tem cura quando diagnosticada e tratada corretamente. Entre os principais sinais de alerta apresentados estão a tosse persistente por mais de três semanas, febre, sudorese noturna e perda de peso. Segundo o médico infectologista João Ricardo Rodrigues, esses sintomas estão diretamente relacionados à forma pulmonar da doença, que é a mais comum. “Aquele paciente com tosse prolongada, perda de peso, febre e sudorese noturna precisa procurar atendimento, porque são sinais típicos da tuberculose”, explicou. Durante a palestra, também foi destacado que o município dispõe dos exames necessários para o diagnóstico, desde os mais simples até testes rápidos moleculares, que auxiliam na confirmação dos casos. “Hoje temos desde a baciloscopia até exames baseados em DNA, que permitem um diagnóstico mais preciso, inclusive nos casos mais difíceis”, ressaltou o especialista. A iniciativa também reforçou a importância da prevenção e da adesão completa ao tratamento, ofertado gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com o infectologista, o tratamento tem duração mínima de seis meses e apresenta altos índices de cura quando seguido corretamente e com acompanhamento adequado. A atividade integra um conjunto de ações voltadas à promoção da saúde e ao enfrentamento da tuberculose no município, ampliando o acesso à informação, incentivando o diagnóstico precoce e fortalecendo a assistência à população. Foto: Taynne Paz (Semcom Coari)

Leia mais

Prefeitura de Coari entrega UBS revitalizada no Itapéua e inicia nova etapa de mutirão oftalmológico

A Prefeitura de Coari realizou, no sábado (21), a entrega da Unidade Básica de Saúde (UBS) Laércio Braga de Souza, na Vila do Itapéua, totalmente revitalizada e equipada. A ação contou com a presença do prefeito Adail Pinheiro, dos senadores Omar Aziz e Eduardo Braga e do deputado federal Adail Filho, reforçando o compromisso conjunto com o fortalecimento da saúde no município. A unidade passou por reestruturação completa, ampliando o acesso da população aos serviços básicos. O espaço agora conta com salas de ambulatório e enfermagem, além de farmácia abastecida e uma ambulância disponível para atender emergências, garantindo mais agilidade e qualidade no atendimento aos moradores da região. A empreendedora e moradora do Itapéua, Eriane Silva, destacou a importância da melhoria. “A UBS na nossa comunidade ficou muito bom porque a gente não precisa sair daqui. Já fui lá para vários atendimentos, como consultas médicas. E agora com a ambulância ficou melhor porque tem muita gente que precisa, chega das outras comunidades”, afirmou. Dentro da programação, também foi iniciada a segunda etapa do mutirão de cirurgias oftalmológicas, com a realização de 200 procedimentos, sendo 100 de catarata e 100 de pterígio. A triagem dos pacientes ocorreu no Ginásio Tanta, com atendimento realizado por médica cirurgiã oftalmologista, permitindo avaliação imediata e definição de data e horário para as cirurgias, que serão realizadas no Hospital Regional de Coari. Pacientes que participaram da triagem destacaram a importância da iniciativa. Valdivino Gonçalves da Silva, morador do bairro Ciganópolis, que esteve no Ginásio Tanta e irá realizar cirurgia de catarata, comemorou a oportunidade. “Fiquei muito feliz, porque eu já estava procurando outros meios, e agora surgiu aqui na minha cidade. Não vai ser preciso gastar nem sair daqui. Estou confiante de que vai dar certo”, declarou. As ações reforçam o planejamento e a execução de políticas públicas voltadas à saúde, ampliando o acesso aos serviços e garantindo mais qualidade de vida à população coariense. Fotos: Mateus Henrique e Elissandro Palmeira – Semcom Coari

Leia mais

Coari participa de seminário estadual e reforça gestão integrada do Bolsa Família

A Prefeitura de Coari participou do Seminário Estadual Bolsa Família em Ação, realizado entre segunda (16) e quarta-feira (18), no Auditório Belarmino Lins, na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), em Manaus. O evento reuniu representantes de diversos municípios com o objetivo de fortalecer a gestão e a integração das políticas públicas voltadas às famílias beneficiárias do programa. O município esteve representado por equipes das áreas de saúde, educação e assistência social, além de integrante do Conselho Municipal de Assistência Social. A participação intersetorial contribuiu para o alinhamento de estratégias e o aprimoramento das ações desenvolvidas em Coari. Durante o seminário, os participantes tiveram acesso a momentos de troca de experiências, discussão de desafios e apresentação de boas práticas, além de apoio técnico do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) para esclarecimento de dúvidas relacionadas ao Cadastro Único e ao Programa Bolsa Família. No atendimento técnico, Coari recebeu destaque positivo pelas taxas de acompanhamento das condicionalidades nas áreas de educação, saúde e assistência social, refletindo o desempenho do município na execução das políticas públicas. De acordo com o coordenador municipal do Cadastro Único e Bolsa Família, Josiel Silva, os resultados demonstram o compromisso da gestão do prefeito Adail Pinheiro com a qualidade dos serviços ofertados. “Hoje, no campo da educação, a taxa de acompanhamento é de 95%, e na saúde é de 92%. No quadro geral, o Índice de Gestão Descentralizada (IGD) do município é de 0,90. Isso mostra que Coari está empenhado em promover políticas públicas eficientes e voltadas ao desenvolvimento cidadão”, destacou. A participação no seminário fortalece a atuação integrada entre gestão, equipes técnicas e controle social, permitindo que o conhecimento adquirido seja aplicado no município, ampliando a qualidade do atendimento às famílias beneficiárias. Fotos: divulgação Semas Coari

Leia mais