Coari amplia vacinação contra Influenza para toda a população a partir de 6 meses

A Prefeitura de Coari, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), ampliou a oferta da vacina contra a Influenza para toda a população não vacinada a partir de 6 meses de idade. A medida segue recomendação da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) diante do aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) associados a vírus respiratórios, incluindo Influenza. A estratégia é temporária e estará em vigor até o dia 31 de maio de 2026. O objetivo é ampliar a cobertura vacinal, fortalecer a proteção coletiva e reduzir complicações, internações e óbitos provocados por infecções respiratórias, especialmente neste período de maior circulação viral. De acordo com a orientação estadual, a imunização é uma das medidas mais eficazes na prevenção de casos graves. Por isso, a Secretaria reforça o chamado para que a população procure a unidade básica de saúde mais próxima para atualizar a caderneta de vacinação. A vacina está disponível em todas as UBSs do município. Para receber a dose, é necessário apresentar documento de identificação e a caderneta de vacinação.

Leia mais

Unidade Móvel Odontológica leva atendimento direto às escolas de Coari

A Prefeitura de Coari, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), segue ampliando o acesso aos serviços de saúde bucal com a Unidade Móvel Odontológica, que está percorrendo as escolas do município. Desta vez, a ação contemplou a Escola Estadual Francisca Evangelista da Silva, no bairro Urucu, beneficiando alunos e a comunidade escolar com atendimentos gratuitos. Durante a ação, foram realizados procedimentos como restaurações, limpezas, aplicação de selantes, aplicação de flúor e extrações, todos executados com segurança, acolhimento e profissionalismo. A iniciativa busca facilitar o acesso aos cuidados odontológicos, principalmente para crianças que, muitas vezes, encontram dificuldades para chegar até uma unidade de saúde. Para a professora Jonhanes Gomes, a presença da equipe dentro da escola faz diferença na rotina dos estudantes. “A vinda dessa unidade móvel aqui na escola é muito importante porque está vindo aqui na porta atender as nossas crianças. Essa questão de dor nos dentes causa até evasão escolar. Então está sendo maravilhoso essa vinda da unidade móvel na escola”, afirmou. A dona de casa Bruna Nascimento também destacou a importância da iniciativa para as famílias. “É uma satisfação muito grande a gente ter a equipe na nossa escola, atendendo os nossos filhos. Há uma facilidade muito grande pra nós pais, e a gente se sente muito alegre com essa preocupação com o bem-estar dos nossos filhos”, disse. Além dos atendimentos clínicos, a ação reforça a importância da prevenção e do cuidado com a saúde bucal desde a infância, contribuindo para o desempenho escolar e para a qualidade de vida das crianças. Foto: Shamy Ferreira – Semcom Coari

Leia mais

Prefeitura leva cidadania, saúde e lazer durante festejo na Aldeia Nossa Senhora da Conceição do Boam

A Prefeitura de Coari realizou, no último sábado (28), uma grande ação integrada na Aldeia Nossa Senhora da Conceição do Boam, no Lago de Coari, levando serviços essenciais e atividades recreativas durante o festejo da comunidade. A programação reuniu esporte, lazer, assistência social e atendimento de saúde, beneficiando moradores da localidade e de comunidades vizinhas. Coordenada por diversas secretarias municipais, a iniciativa marcou o início do calendário de eventos da zona rural. A gestão mobilizou equipes das pastas de Desenvolvimento Econômico e Rural, Saúde, Educação, Assistência Social, Segurança Pública, Esporte, Meio Ambiente e Comunicação para garantir uma programação ampla e organizada, conforme determinação do prefeito. Entre os serviços ofertados estiveram atendimentos médicos por meio da UBS fluvial, corte de cabelo, maquiagem, entrega de cestas básicas, atividades esportivas com jogos e torneios, além de ações voltadas à cidadania e ao bem-estar da população. A presença da Segurança Pública reforçou a tranquilidade do evento. Além da programação social, a Prefeitura também realizou melhorias estruturais na comunidade, com reforma básica no Centro Social e manutenção dos espaços públicos, assegurando mais conforto e qualidade aos moradores. O vice-prefeito e prefeito em exercício, Emanoel Pinheiro, acompanhou as atividades e destacou a importância da ação. “Foram mais de 1.500 atendimentos realizados, envolvendo saúde, assistência social, esporte e outras áreas essenciais. Isso demonstra o compromisso da nossa gestão em levar serviços de qualidade também para a zona rural”, afirmou. A líder comunitária Josiane Lima ressaltou a relevância do momento para os moradores e a retomada das ações na aldeia. “Hoje estamos muito felizes por viver esse grande momento que há anos não acontecia na nossa aldeia. Temos a oportunidade de agradecer ao prefeito por nos fazer renascer novamente enquanto comunidade”, declarou. A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal em garantir acesso aos serviços públicos, fortalecer as comunidades da zona rural e promover ações que valorizem a cultura e as tradições locais. Foto: Ruan Castro – Semcom Coari

Leia mais

Reunião sobre Bolsa Família reforça acompanhamento das condicionalidades em Coari

Pais e responsáveis por alunos das redes municipal e estadual de ensino, beneficiários do Programa Bolsa Família, participaram nesta quinta-feira (26) de uma palestra informativa no Ginásio Luiz Alberto da Luz – Tanta. A ação contou com a presença de técnicos do programa federal que estiveram no município para orientar as famílias sobre direitos, deveres e critérios necessários para a manutenção do benefício. Durante o encontro, foram repassadas informações sobre atualização cadastral, frequência escolar, acompanhamento de saúde e demais exigências vinculadas às áreas de educação, saúde e assistência social. O objetivo foi esclarecer dúvidas e fortalecer o cumprimento das condicionalidades do programa. A coordenadora de Programas e Projetos Federais, Vera Lúcia, ressaltou a importância da atuação conjunta das secretarias municipais. “Foi uma tarde gratificante de troca de conhecimento. As áreas de saúde, educação e assistência social encerram esse ciclo de trabalho em Coari de forma intersetorial, com a presença dos secretários municipais, o que fortalece e torna mais produtiva a nossa atuação”, afirmou. A iniciativa reforça o compromisso da Prefeitura de Coari com a transparência, a orientação às famílias e a melhoria contínua dos serviços públicos, garantindo um acompanhamento mais eficiente e humanizado dos beneficiários. Fotos: Jair Vicente Rodrigues – Semcom Coari

Leia mais

Coari implanta GePlanSUS e se torna pioneira no Amazonas com sistema próprio de gestão em saúde

A Prefeitura de Coari implantou o GePlanSUS, sistema inédito de gestão em saúde que moderniza a elaboração dos Relatórios Quadrimestrais e do Relatório Anual de Gestão, documentos obrigatórios para assegurar o repasse de recursos ao município. A capacitação para apresentação da ferramenta foi realizada na quarta-feira (25), pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). Com a iniciativa, Coari torna-se o primeiro município do Amazonas a adotar uma plataforma própria e integrada para essa finalidade. O sistema permite que as áreas técnicas enviem suas produções em tempo real, com consolidação automática das informações, reduzindo falhas manuais e garantindo mais agilidade e precisão na prestação de contas. A ferramenta foi desenvolvida para integrar e organizar os dados que são encaminhados ao sistema DigiSUS – Módulo Planejamento do Ministério da Saúde, fortalecendo o planejamento e a transparência na gestão dos recursos públicos. A enfermeira e analista de instrumentos de gestão do SUS, Stefany Corrêa, destacou que a plataforma traz mais eficiência ao processo. “O instrumento permite consolidar os dados que precisam ser alimentados na base nacional do Ministério da Saúde. Antes havia dificuldade para reunir as informações junto às áreas técnicas. Agora temos mais organização e confiabilidade no envio das informações”, explicou. Para o responsável técnico do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Júlio César, a mudança otimiza a rotina de trabalho. “Antes realizávamos o processo de forma manual. Agora tudo será feito pelo sistema, o que representa um avanço importante para todos nós”, afirmou. A implantação do GePlanSus – Coari reforça o compromisso da gestão municipal com a transformação digital, a eficiência administrativa e a transparência na aplicação dos recursos da saúde. Foto: Dani Lima – Semcom Coari

Leia mais

Secretaria de Saúde realiza 2ª Oficina Municipal de Escrita Científica em Coari

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) realizou nesta terça-feira (24), no auditório da Universidade Paulista (UNIP), a 2ª Oficina Municipal de Escrita Científica. A atividade integra a programação preparatória da II Mostra Municipal “Coari, Aqui Tem SUS” e tem como objetivo qualificar os relatos de experiências exitosas desenvolvidas na rede pública de saúde. Ministrada pela professora doutora Silvia Regina Secoli, a oficina reuniu diretores, coordenadores e profissionais da saúde municipal. Durante a manhã, os participantes receberam orientações sobre estruturação de trabalhos científicos, organização metodológica, sistematização de práticas exitosas e normas de submissão. A capacitação busca fortalecer a produção técnica dos profissionais e aprimorar a apresentação das experiências realizadas no Sistema Único de Saúde (SUS), ampliando a visibilidade das ações desenvolvidas no município. A iniciativa também reforça a política de Educação Permanente em Saúde, promovendo a qualificação contínua das equipes e valorizando as boas práticas implementadas na rede municipal. Inscrições abertas até sexta A II Mostra Municipal “Coari, Aqui Tem SUS” segue com inscrições abertas até a próxima sexta-feira (27). A iniciativa vai reunir e dar visibilidade a experiências exitosas desenvolvidas no âmbito do SUS no município. O evento será realizado no dia 13 de março de 2026, em Coari. Podem participar trabalhadores da saúde municipal, com experiências já implementadas e alinhadas às diretrizes do SUS. As três melhores experiências serão selecionadas para representar Coari na VII Mostra “Amazonas, Aqui Tem SUS”, em Manaus, com custeio de passagens e diárias para os autores. As inscrições devem ser feitas exclusivamente on-line, pelo link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfJoiwE23KjNhUP4aAleqEHYax4zErHLdp-hgCAf5PxMclZZA/viewform Foto: divulgação Semsa

Leia mais

Mutirão de Cirurgias Oftalmológicas beneficia mais de 200 pacientes em Coari

O Mutirão de Cirurgias Eletivas da Prefeitura de Coari avançou no atendimento especializado à população ao realizar 216 procedimentos oftalmológicos na última semana no Hospital Regional, ampliando o acesso a cirurgias e contribuindo para a redução da fila de espera no município. Nesta primeira etapa, foram executadas 101 cirurgias de catarata e 115 cirurgias de pterígio. Todos os procedimentos ocorreram dentro da normalidade, sem intercorrências, garantindo segurança e qualidade no atendimento aos pacientes. Responsável pelos procedimentos, a oftalmologista Dhielly Viterbino destacou o resultado da ação. “Toda a equipe está muito feliz porque os pacientes compareceram para realizar o seu procedimento”, afirmou. Os recursos para a realização do mutirão foram viabilizados por meio de emendas parlamentares do deputado federal Adail Filho, com execução da Prefeitura de Coari, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. A auxiliar de serviços gerais Maria Auzenira foi uma das beneficiadas. “Eu já estava aguardando por essa cirurgia há três anos. Fui chamada e fiz a cirurgia. Só tenho a agradecer”, declarou. A iniciativa integra um planejamento mais amplo da gestão municipal para fortalecer a saúde pública e ampliar a oferta de procedimentos especializados. Ao longo de 2026, o Mutirão de Cirurgias Eletivas prevê a realização de 4 mil cirurgias, contemplando atendimentos em oftalmologia, ortopedia, cirurgias gerais e ginecológicas. Foto: Beatriz Feitosa – Semcom Coari

Leia mais

Atuação integrada das secretarias garantiu estrutura, segurança e atendimento no Carnaval Coari 2026  

A Prefeitura de Coari mobilizou uma ampla estrutura de serviços públicos para assegurar organização, segurança e atendimento ao público durante as três noites do Carnaval 2026, realizado no Complexo Turístico e Cultural Pôr do Sol. A atuação integrada das secretarias municipais garantiu suporte nas áreas de saúde, assistência social, segurança, limpeza pública e infraestrutura. Na segurança pública municipal, foram mobilizados 180 agentes que atuaram de forma coordenada no Anfiteatro, na Praia e na Praça de Alimentação. O efetivo contou com Guardas Civis, agentes do Detrac, integrantes da Brigada, do Ciops, da Defesa Civil e agentes de apoio, responsáveis pelo monitoramento dos espaços, organização do trânsito e prevenção de ocorrências. Na área da saúde, equipes da Secretaria Municipal de Saúde permaneceram de plantão durante toda a programação, realizando atendimentos de urgência e emergência. O Instituto de Medicina Tropical de Coari também intensificou as ações preventivas contra Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), com distribuição de preservativos e orientações educativas ao público. A diretora da unidade, Socorro Saldanha, destacou o compromisso com a prevenção. “Atuamos firmemente nas ações de conscientização e na distribuição de preservativos aos foliões, reafirmando o compromisso com a promoção da saúde e da prevenção, fundamental para a realização de um Carnaval mais seguro para a população”, afirmou. A Secretaria Municipal de Assistência Social reforçou a rede de proteção, com foco na garantia dos direitos de crianças e adolescentes. As equipes realizaram abordagens e orientações aos pais e responsáveis ao longo do evento. A assistente social Jéssica Vieira ressaltou a importância do trabalho preventivo. “Fizemos o trabalho de abordagem social, orientando pais e responsáveis e verificando se as crianças estavam acompanhadas. Criança é pra curtir, brincar, mas não é pra ficar sozinha”, reforçou. A organização e conservação dos espaços também receberam atenção especial. As Secretarias Municipais de Limpeza Pública e de Obras mobilizaram 60 colaboradores que atuaram nas três noites, assegurando a manutenção e conservação das áreas utilizadas pelo público. A atuação integrada das secretarias municipais reforça o compromisso da Prefeitura de Coari com a oferta de serviços públicos eficientes, garantindo suporte completo à realização de grandes eventos no município. Fotos: equipe Semcom Coari

Leia mais

Acompanhamento obrigatório de saúde do Bolsa Família já está aberto em Coari

A Prefeitura de Coari, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), informa que já está aberto o período da 1ª vigência de 2026 para o acompanhamento obrigatório de saúde dos beneficiários do Programa Bolsa Família. O prazo segue até o dia 30 de maio de 2026. Devem realizar o acompanhamento: O atendimento é feito na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima do bairro, onde serão realizados os procedimentos de pesagem, medição e verificação da situação vacinal. Para garantir o atendimento, é necessário apresentar os seguintes documentos: A Semsa reforça que o acompanhamento é essencial para assegurar a saúde das famílias e evitar o bloqueio do benefício. A orientação é que os beneficiários procurem a UBS com antecedência e não deixem para os últimos dias do prazo.

Leia mais

Semsa realiza 1ª Oficina Municipal de Escrita Científica em Coari

Com o objetivo de qualificar profissionais da rede pública na produção de trabalhos científicos, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) realizou, nesta quarta-feira (11), a 1ª Oficina Municipal de Escrita Científica. A atividade aconteceu no Auditório da Universidade Paulista (UNIP) e reuniu diretores, coordenadores e trabalhadores da saúde. A iniciativa integra a programação preparatória da II Mostra Municipal “Coari, Aqui Tem SUS” e tem como foco orientar os participantes na elaboração de relatos de experiências exitosas desenvolvidas no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Durante os turnos da manhã e da tarde, os participantes receberam orientações técnicas sobre a estruturação de trabalhos científicos, organização metodológica, sistematização de práticas desenvolvidas nas unidades de saúde e adequação às normas de submissão exigidas para a Mostra. A ação reforça o compromisso da Semsa com a Educação Permanente em Saúde, estimulando a valorização das experiências locais e incentivando a produção científica como ferramenta de fortalecimento da gestão e da assistência prestada à população de Coari. Inscrições abertas A II Mostra Municipal “Coari, Aqui Tem SUS” segue com inscrições abertas até o próximo dia 27. A iniciativa vai reunir e dar visibilidade a experiências exitosas desenvolvidas no âmbito do SUS no município. O evento será realizado no dia 13 de março de 2026, em Coari. Podem participar trabalhadores da saúde municipal, com experiências já implementadas e alinhadas às diretrizes do SUS. As três melhores experiências serão selecionadas para representar Coari na VII Mostra “Amazonas, Aqui Tem SUS”, em Manaus, com custeio de passagens e diárias para os autores. As inscrições devem ser feitas exclusivamente on-line, pelo link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfJoiwE23KjNhUP4aAleqEHYax4zErHLdp-hgCAf5PxMclZZA/viewform Acesse o regulamento no link abaixo:

Leia mais