SELEÇÕES COARIENSES SÃO OFICIALMENTE APRESENTADAS EM EVENTO QUE CELEBRA AVANÇOS NO ESPORTE LOCAL

A apresentação das novas seleções esportivas de Coari foi o ponto alto da Cerimônia Esportiva 2025, realizada no último sábado (12), no auditório Silvério José Nery. O evento destacou o fortalecimento do esporte no município com a entrega de kits, inclusão de atletas com deficiência, valorização de talentos locais e anúncio de novos incentivos por parte do prefeito Adail Pinheiro e do deputado federal Adail Filho. Foram oficialmente apresentadas as seleções coarienses de handebol (sub-21 masculino e feminino juvenil), vôlei (sub-17 masculino e feminino), basquete (sub-21 masculino), atletismo (Projeto Atletismo Nova Geração) e futebol de campo (masculino), representado pela Liga Desportiva de Coari. Todas as equipes receberam kits com bolas, garrafas e materiais de treino. Em breve, os atletas também serão contemplados com novos pares de tênis esportivos. Um dos momentos mais simbólicos foi a inclusão, pela primeira vez, de um atleta com deficiência (PCD) entre os convocados para representar o município em competições regionais — um marco para a inclusão no esporte local. A jovem Maria Clara, convocada para a Seleção Coariense de Handebol, celebrou a oportunidade. “Fiquei super empolgada com a convocação. É uma chance incrível de representar meu município. Agradeço ao prefeito por acreditar no nosso talento”, disse. Para o prefeito Adail Pinheiro, o evento reforça o compromisso da gestão com a valorização da juventude por meio do esporte. “É gratificante ver Coari avançando. Estamos apoiando diversas modalidades e celebramos, juntos, um novo momento para nossos atletas”, afirmou. O deputado federal Adail Filho elogiou a abrangência do investimento municipal. “Parabenizo o prefeito Adail por ampliar o apoio a todas as modalidades, e não apenas ao futsal. O esporte é uma ferramenta poderosa de transformação social, e em Coari ele é prioridade. Como deputado, sigo ao lado dos nossos atletas”, declarou. Tanto o prefeito quanto o deputado anunciaram que os atletas que conquistarem títulos regionais, em qualquer modalidade, serão oficialmente reconhecidos e bonificados, reforçando o compromisso com a política de incentivo ao desempenho esportivo.

Leia mais

SELEÇÃO COARIENSE DE FUTSAL É HOMENAGEADA APÓS CONQUISTA DA SÉRIE PRATA

Campeã amazonense da Série Prata 2025, a Seleção Coariense de Futsal foi homenageada no último sábado (12) durante a Cerimônia Esportiva 2025, realizada no auditório Silvério José Nery. O evento contou com a presença do prefeito Adail Pinheiro, do deputado federal Adail Filho, secretários, vereadores e outras autoridades locais. Com o título, a equipe garantiu o acesso à elite do futsal estadual após um jejum de 13 anos. O reconhecimento emocionou atletas e público. A homenagem oficial se somou à calorosa recepção feita pela população coariense dias antes, quando os jogadores foram recebidos no porto da cidade e celebrados em carreata. Entre os destaques individuais da campanha, o goleiro Wendrio Souza foi eleito o melhor da posição na Série Prata, reforçando o alto nível da equipe ao longo da competição. Durante a cerimônia, o capitão da seleção, Adonias Silva, agradeceu à gestão municipal pelo apoio fundamental na conquista. “Sem Deus, sem apoio e sem estrutura, não conseguiríamos. Agradeço ao prefeito Adail e ao vice-prefeito Emanoel por estarem conosco em todos os momentos. Tivemos conforto, alimentação, estrutura – tudo do melhor. Isso precisa ser valorizado”, afirmou. Ele também incentivou as demais seleções coarienses a se inspirarem na trajetória vitoriosa do time. “Essa conquista é só o começo. Acreditem!” O prefeito Adail Pinheiro destacou que a vitória serve de motivação para continuar investindo no esporte local. “O esporte transforma vidas, afasta crianças e jovens da criminalidade e abre caminhos. Estamos investindo fortemente para ampliar as oportunidades para todos que amam o esporte em nossa cidade”, disse. Já o deputado federal Adail Filho ressaltou a importância da conquista para o cenário esportivo do município e anunciou uma premiação extra para os campeões. “O prefeito já garantiu uma bonificação, e eu também farei questão de complementar esse reconhecimento. Isso representa o início de uma nova era para o esporte coariense”, afirmou. Além da homenagem à seleção de futsal, a Cerimônia Esportiva 2025 também celebrou atletas das categorias de base, apresentou as novas seleções coarienses e anunciou novos investimentos no setor esportivo municipal. Confira alguns registros da homenagem aos atletas e comissão técnica:

Leia mais

PREFEITO ADAIL PINHEIRO PARTICIPA DE CERIMÔNIA QUE PREMIA ATLETAS E REFORÇA COMPROMISSO COM O ESPORTE EM COARI

Com premiação de atletas, apresentação de seleções e anúncio de novos investimentos, a Cerimônia Esportiva 2025 reforçou o protagonismo do esporte em Coari. O evento ocorreu neste sábado (12), no auditório Silvério José Nery, com a presença do prefeito Adail Pinheiro, do deputado federal Adail Filho, atletas, técnicos, familiares e autoridades municipais. Durante a programação, foram entregues as premiações do Super Campeonato Coariense de Categorias de Base e reconhecidos os atletas destaques. Também foram apresentadas as seleções coarienses de handebol, vôlei, basquete, atletismo e futebol de campo, além da delegação que disputará os Jogos Escolares do Amazonas (JEAS) e representantes das academias de artes marciais. As novas seleções receberam kits com equipamentos para os treinos. Um dos momentos mais marcantes foi a homenagem aos jogadores da Seleção Coariense de Futsal, campeões amazonenses da Série Prata 2025. Com a conquista inédita, a equipe garantiu o acesso à elite estadual da modalidade, encerrando um jejum de 13 anos. O título representa o esforço dos atletas e o apoio da gestão Adail Pinheiro e Emanoel Pinheiro. A atual administração tem investido de forma contínua na valorização do esporte. Espaços esportivos revitalizados voltaram a sediar eventos importantes e a receber a comunidade. O Ginásio Luiz Alberto da Luz – Tanta – passou por ampla reforma e foi palco de competições como o Coari New Talent e o campeonato de base. Já o Ginásio Natanael Brasil, também reformado, sediou as partidas de vôlei do Polo IV dos JEAS. Esses investimentos garantem estrutura adequada para o desenvolvimento das seleções municipais e revelação de novos talentos. Além das melhorias nos ginásios, dois novos espaços esportivos estão em construção — no bairro Nazaré Pinheiro e na comunidade Saubinha. O Complexo Esportivo e o Estádio Municipal seguem com obras aceleradas, enquanto outros cinco ginásios passam por reformas completas. A cidade se prepara ainda para sediar, em agosto, a 7ª edição do Coari Champions — maior evento de MMA do Estado — idealizado por Adail Filho e fortalecido pela gestão atual como ferramenta de inclusão e oportunidade. Durante a cerimônia, o prefeito Adail Pinheiro anunciou novos investimentos para ampliar o acesso ao esporte em todas as regiões. “Vamos construir ginásios nos bairros que ainda não possuem estrutura adequada, levar quadras de areia, campos de futebol e espaços esportivos a cada comunidade urbana e rural. O esporte vai chegar a todos os cantos de Coari”, garantiu. Ele também anunciou o lançamento da Bolsa Esporte, que beneficiará atletas de todas as idades e modalidades, além da construção de um octógono oficial para os atletas de MMA. “Queremos ver Coari como referência estadual e nacional no esporte, com nossos atletas levando o nome da cidade cada vez mais longe”, completou. O deputado federal Adail Filho destacou os avanços já alcançados. “O esporte está sendo incentivado em todas as modalidades. Os resultados são visíveis, como o título estadual de futsal. Além de revelar talentos, o esporte movimenta a economia e gera oportunidades. Estou à disposição para contribuir ainda mais com esse crescimento”, afirmou. Confira alguns registros da cerimônia:

Leia mais

GESTÃO ADAIL PINHEIRO ANTECIPA PRIMEIRA PARCELA DO 13º SALÁRIO A SERVIDORES EFETIVOS DE COARI

A gestão do prefeito Adail Pinheiro segue reafirmando seu compromisso com a valorização do funcionalismo público em Coari. Nesta segunda-feira (30), a Prefeitura efetuou o pagamento de 50% do décimo terceiro salário a todos os servidores efetivos — incluindo os profissionais do Processo Seletivo Simplificado (PSS) da educação. A medida representa mais uma ação concreta de reconhecimento e respeito a quem dedica sua vida ao serviço público. Além da antecipação do décimo terceiro, a gestão também concedeu um reajuste de 16% nos salários dos professores e pedagogos da rede municipal, valor já creditado nas contas na última quinta-feira (26), conforme anunciado previamente pelo prefeito. “Cumprir com responsabilidade e valorizar quem se dedica todos os dias ao serviço público é uma das marcas da minha gestão. Aqui não tem promessa vazia. Tem compromisso, tem resultado, tem trabalho!”, afirmou Adail Pinheiro. Com o pagamento da primeira parcela do 13º, o reajuste salarial dos profissionais da educação e a folha de junho, a Prefeitura de Coari injetou mais de R$ 20 milhões na economia local apenas neste fim de mês — fortalecendo o comércio, estimulando o consumo e movimentando diversos setores da cidade. O reajuste salarial dos professores e pedagogos foi amplamente celebrado pelos profissionais da educação como uma resposta concreta ao reconhecimento do esforço e da dedicação diária nas salas de aula e unidades escolares. “Nós havíamos sonhado com esse aumento há muito tempo, mas os 16% foram uma surpresa. Estamos muito felizes com essa notícia”, destacou a professora Ângela Luz. “Essa valorização reconhece o nosso empenho e esforço, e faz com que o nosso trabalho seja realizado de forma mais leve e prazerosa”, completou. O professor Jessé de Lira destacou que o reajuste representa mais do que um ganho financeiro. “É uma demonstração do compromisso do nosso prefeito com os professores. Acreditamos que, ao ser mais valorizado, o profissional se sente mais motivado e passa a desempenhar suas atividades com ainda mais dedicação e qualidade”, afirmou. Já o pedagogo Jetro Meireles ressaltou o olhar sensível da atual gestão para os profissionais da educação. “Essa valorização representa muito, não apenas para mim como pedagogo, mas para todos que atuam nas escolas. É o reconhecimento do trabalho diário que realizamos com nossas crianças e adolescentes”, pontuou. Com essas medidas, a Prefeitura de Coari reforça que investir no servidor público é investir no futuro da cidade. A valorização dos profissionais da educação, aliada ao compromisso com o pagamento em dia e com ações que movimentam a economia local, evidencia uma gestão que cuida das pessoas com responsabilidade e planejamento.

Leia mais

PORTO DE COARI RETOMA OPERAÇÕES APÓS INTERVENÇÃO EMERGENCIAL DA PREFEITURA

O Porto de Coari voltou a operar no último sábado (28), com serviços normalizados de embarque e desembarque de cargas e passageiros. A retomada das atividades acontece após a execução de uma obra emergencial viabilizada pela Prefeitura, garantindo a segurança estrutural do terminal hidroviário, que havia sido interditado devido a danos provocados pelas fortes chuvas. A liberação do porto foi garantida ainda na quarta-feira (25), durante visita técnica do prefeito Adail Pinheiro, que acompanhou de perto os trabalhos finais. A solução foi articulada em conjunto com o deputado federal Adail Filho e o senador Eduardo Braga, junto ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), responsável pela estrutura. “Estive aqui com os vereadores solicitando providências ao DNIT. O deputado Adail Filho foi até Brasília com o senador Eduardo Braga, e conseguimos uma resposta imediata. Hoje, graças a esse esforço conjunto, o porto está novamente à disposição da população”, afirmou o prefeito. A interdição havia comprometido o transporte fluvial e o abastecimento do município. Com a reabertura, o porto volta a cumprir seu papel estratégico na mobilidade e economia local. A ação reforça o compromisso da gestão municipal com soluções ágeis e eficazes. “Essa é mais uma conquista do nosso governo, resultado de diálogo, articulação e presença. Coari precisa de soluções, e é isso que estamos entregando”, concluiu Adail Pinheiro.

Leia mais

PREFEITURA DE COARI LEVA AJUDA HUMANITÁRIA A QUASE 500 FAMÍLIAS NO LAGO DO MAMIÁ

Mais de 480 famílias de 16 comunidades do Lago do Mamiá foram beneficiadas no último sábado (28) com mais uma etapa da ação emergencial promovida pela Prefeitura de Coari, em resposta à enchente de 2025. A mobilização ocorreu no balneário do Guarabira, com distribuição de cestas básicas, tanques para armazenamento de água, atendimentos médicos e assistência técnica. A força-tarefa reuniu equipes da Defesa Civil, Secretaria de Saúde, Assistência Social, Infraestrutura e Desenvolvimento Rural, ampliando o atendimento às populações ribeirinhas que seguem enfrentando os impactos da cheia. O prefeito Adail Pinheiro participou da ação ao lado da presidente da Câmara Municipal, Jeany Pinheiro, e vereadores. “A nossa zona rural vem sendo seriamente impactada pelas recentes cheias. Diante disso, decretamos estado de emergência e acionamos medidas imediatas de apoio às comunidades. Embora algumas localidades do Lago do Mamiá não tenham sido diretamente atingidas, muitos moradores produzem na várzea e sofrem as consequências. Por isso, determinei à Defesa Civil que incluísse todas essas comunidades no plano de assistência”, afirmou o prefeito. Adail destacou ainda a importância de manter o apoio contínuo. “Estamos entregando cestas básicas, tanques de água e outros itens essenciais para amenizar o sofrimento de nossos irmãos e irmãs. Seguiremos juntos, garantindo o apoio necessário a quem mais precisa”, enfatizou. A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal em promover dignidade, segurança alimentar e estrutura básica para as famílias atingidas pela enchente, com ações rápidas e coordenadas em todo o território coariense.

Leia mais

PREFEITO ADAIL PINHEIRO EMPOSSA NOVOS SECRETÁRIOS MUNICIPAIS EM COARI

Na última sexta-feira (27), o prefeito de Coari, Adail Pinheiro, empossou novos integrantes do secretariado municipal, reforçando o compromisso com a eficiência e o fortalecimento da gestão pública. A cerimônia foi realizada no Auditório Silvério José Nery e reuniu autoridades, servidores e convidados. Assumiram os cargos: Helber Câmara Viana, secretário de Saúde; Júlio dos Santos Sales, secretário de Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura Rural; Afrânio César de Souza Pereira, secretário de Meio Ambiente; e Marcos Aragão Batista, diretor-geral do Hospital Regional de Coari. Durante a solenidade, o prefeito destacou que as nomeações visam garantir uma administração técnica e dedicada, alinhada às necessidades da população. “Essas mudanças reforçam nosso compromisso com uma gestão responsável e focada no atendimento aos anseios do povo coariense. Seguiremos avançando com trabalho e responsabilidade”, afirmou Adail Pinheiro. O prefeito ressaltou a importância do setor rural para o município e a experiência do novo secretário Júlio Sales, que assumirá um papel estratégico na consolidação das políticas públicas para a zona rural, vicinais e ramais. “Precisamos avançar nas ações voltadas ao desenvolvimento rural para fortalecer a agricultura familiar e o setor primário”, declarou. Adail Pinheiro ainda afirmou que o objetivo é transformar Coari em referência no Amazonas pela produção rural, buscando a autossuficiência, a exportação das produções locais e o crescimento econômico sustentável. “Coari tem tudo para ser um exemplo de progresso e desenvolvimento”, concluiu. Com a nova equipe, a Prefeitura reforça o compromisso com o planejamento estratégico e a melhoria contínua dos serviços públicos, marcando um novo momento para a administração municipal.

Leia mais

PREFEITO ADAIL PINHEIRO ANUNCIA REFORMA DO HOSPITAL REGIONAL E ACOMPANHA OBRAS DA NOVA MATERNIDADE DE COARI

Em mais uma ação voltada para o fortalecimento da saúde pública, o prefeito Adail Pinheiro anunciou, nesta quarta-feira (25), a reforma do Hospital Regional de Coari. A visita técnica foi realizada ao lado do deputado federal Adail Filho, vereadores, secretários municipais e profissionais da saúde. Na ocasião, também foi discutida a ampliação da estrutura com a proposta de implantação de leitos de UTI na unidade. A iniciativa contemplará a modernização da infraestrutura, substituição de equipamentos antigos e aquisição de novos aparelhos, com recursos oriundos de emendas parlamentares do deputado Adail Filho e da deputada estadual Mayara Pinheiro. “Esse é um momento importante para Coari. Estamos iniciando um novo ciclo de avanços na saúde, com investimentos concretos que vão garantir mais dignidade e eficiência no atendimento à população”, afirmou o prefeito. Adail Filho reforçou o compromisso com a melhoria do sistema de saúde local. “Estamos destinando parte das nossas emendas para garantir a reestruturação do hospital e a aquisição dos equipamentos necessários. A saúde de Coari é prioridade”, pontuou o parlamentar. Durante a agenda, o prefeito também destacou que irá buscar apoio do Governo do Estado para viabilizar a criação de três leitos de UTI. “Esse é um desejo antigo da população coariense e vamos trabalhar para torná-lo realidade. Queremos atender casos de alta complexidade aqui mesmo no município”, afirmou. Obras da nova maternidade seguem em ritmo acelerado A comitiva também visitou as obras da nova maternidade de Coari, que está sendo construída ao lado do Hospital Regional Prefeito Dr. Odair Carlos Geraldo, na Avenida do Futuro. A unidade contará com 60 leitos clínicos – distribuídos entre setores obstétricos, pediátricos e de alojamento conjunto – além de salas cirúrgicas e UTI neonatal, representando um grande avanço na assistência à saúde da mulher e à primeira infância. “Essa maternidade será um marco histórico para o município. Um espaço moderno, estruturado, que vai acolher mães e bebês com toda a dignidade que merecem. Agradeço ao deputado Adail Filho e aos senadores Omar Aziz e Eduardo Braga pelo apoio decisivo por meio de emendas parlamentares. A Prefeitura também fará sua parte para garantir a conclusão da obra o quanto antes”, declarou Adail Pinheiro. Segundo o deputado Adail Filho, a nova unidade terá um impacto regional. “Essa maternidade atenderá não apenas Coari, mas todo o Alto e Médio Solimões. Estamos garantindo recursos para sua estrutura física e também para equipá-la de forma adequada, assegurando um serviço de qualidade e em pleno funcionamento”, destacou. As ações fazem parte de um conjunto estratégico de investimentos voltados à ampliação da rede de saúde do município, com foco em eficiência, humanização e melhoria contínua dos serviços prestados à população.

Leia mais

PREFEITURA DE COARI LANÇA PEDRAS FUNDAMENTAIS DO CER II E DA UBS NO BAIRRO GRANDE VITÓRIA

A Prefeitura de Coari deu início, nesta quarta-feira (25), à construção de duas importantes unidades de saúde no município. Pela manhã, foi lançada a pedra fundamental da nova Unidade Básica de Saúde (UBS) – Porte II, no bairro Grande Vitória. À tarde, foi a vez da pedra fundamental do Centro Especializado de Reabilitação – CER II, que receberá o nome do Dr. João Batista Botelho Filho. As duas solenidades contaram com a presença do prefeito Adail Pinheiro, do deputado federal Adail Filho, vereadores e demais autoridades municipais. As obras integram um conjunto de investimentos voltados à ampliação e qualificação do atendimento no município. “Hoje lançamos dois marcos para a saúde de Coari. A nova UBS no Grande Vitória vai ampliar o acesso aos serviços básicos, enquanto o CER II trará um atendimento mais humanizado e especializado em reabilitação. São compromissos que estamos tirando do papel com responsabilidade e planejamento”, afirmou o prefeito. A Unidade Básica do Grande Vitória terá estrutura moderna, acessibilidade e elevador para facilitar o acesso entre os pavimentos. “Essa será a UBS mais bonita do município”, afirmou Adail Pinheiro, destacando ainda que o bairro será beneficiado com uma escola municipal, um ginásio coberto e pavimentação completa. Sobre o CER II, o prefeito ressaltou a importância da obra para o município. “Será um centro de referência e cuidado para quem mais precisa. Agradeço ao Adail Filho pela conquista do recurso que possibilita essa construção”, disse, enfatizando que as duas obras são financiadas por emendas parlamentares do deputado e também contam com recursos do governo federal. Adail Filho, por sua vez, reforçou o compromisso com o desenvolvimento da saúde em Coari. “Ver essas obras começando é motivo de orgulho. Estamos trabalhando em parceria com a Prefeitura para garantir mais estrutura, mais dignidade e qualidade de vida para o povo coariense”, assegurou. Com essas novas unidades, a gestão municipal avança na consolidação de uma rede de saúde mais eficiente, acessível e comprometida com o bem-estar da população.

Leia mais

PREFEITURA LEVA APOIO HUMANITÁRIO A MAIS 36 COMUNIDADES AFETADAS PELA ENCHENTE NO LAGO DE COARI

A Prefeitura de Coari realizou, nesta quarta-feira (25), uma grande mobilização de ajuda humanitária na região do Lago de Coari, levando apoio direto a mais 36 comunidades ribeirinhas afetadas pela enchente. A ação foi coordenada pelo prefeito Adail Pinheiro, com o apoio do deputado federal Adail Filho, e beneficiou aproximadamente mil famílias, com base de atendimento na comunidade São Tomé do Patoá. Foram distribuídas cestas básicas, ofertados atendimentos em saúde e garantido acolhimento às famílias atingidas. A iniciativa integra um conjunto de medidas emergenciais que visam alcançar mais de 6 mil famílias em todo o município. “Estamos aqui na comunidade São Tomé do Patoá, realizando uma ação planejada com muito cuidado. A Prefeitura está presente nas comunidades rurais com o compromisso de reconstruir toda essa região, com melhorias em infraestrutura, educação, saúde, energia, água potável e escolas. Vamos promover uma verdadeira revolução na zona rural”, afirmou o prefeito Adail Pinheiro. Durante a visita, o gestor municipal também agradeceu o apoio das lideranças políticas que vêm contribuindo com o desenvolvimento de Coari. “Quero agradecer ao governador Wilson Lima, ao senador Omar Aziz, ao senador Eduardo Braga e ao deputado federal Adail Filho, que está conosco desde ontem visitando várias obras viabilizadas por suas emendas. Esse apoio fortalece ainda mais nosso trabalho”, declarou. O deputado federal Adail Filho destacou o compromisso da gestão com a população mais vulnerável. “É motivo de orgulho acompanhar de perto esse trabalho. Ver o respeito e a atenção com que o prefeito trata as pessoas mais humildes mostra que Coari está no rumo certo. Esta gestão está apenas começando e será marcada por muitas entregas e avanços”, ressaltou. A Prefeitura de Coari segue com presença ativa nas áreas atingidas pela cheia dos rios, levando dignidade, serviços e ações concretas para melhorar a vida de quem mais precisa.

Leia mais