Grande caminhada em Coari mobiliza população no encerramento da campanha “Faça Bonito”

Uma grande caminhada pelas principais ruas de Coari marcou, nesta terça-feira (19), o encerramento da campanha “Faça Bonito – Proteja nossas crianças e adolescentes”. O ato, alusivo ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (18 de maio), reuniu estudantes, a comunidade escolar, moradores e órgãos da rede de proteção infantojuvenil. A mobilização teve início com concentração na Praça do Estudante e seguiu até a Praça do Pôr do Sol, onde o público acompanhou apresentações culturais e a entrega de premiações e brindes. A iniciativa integra a programação do “Maio Laranja”, mês dedicado à conscientização e ao enfrentamento desse tipo de violência. Ao longo do período, a Prefeitura de Coari, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), promoveu uma série de blitzes educativas em pontos estratégicos da cidade, além de palestras e concurso de desenho em escolas das redes municipal, estadual e privada. O principal objetivo da ação foi sensibilizar a sociedade, fortalecer a rede de apoio local e incentivar a denúncia de casos suspeitos. “Essa caminhada tem uma grande importância para a nossa população, pois estamos aqui para conscientizar sobre a necessidade de combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. Não fique calado. Denuncie, porque o silêncio protege o agressor e a sua denúncia pode salvar vidas”, afirmou o conselheiro tutelar Marcelo Augusto. A secretária da Semas, Elaine Vasquez, destacou o sucesso do encerramento e o suporte da Prefeitura às entidades de defesa dos direitos humanos. “Hoje encerramos as atividades com este grande ato até a Praça do Pôr do Sol, onde oferecemos guloseimas e distribuímos vários brindes para os estudantes que participaram das ações nas escolas. Esse momento foi possível porque o governo municipal deu todo o suporte para que a rede de proteção se unisse contra todos os tipos de violência que possam afetar as crianças e adolescentes de Coari”, declarou. Durante o evento, as autoridades reforçaram que a proteção de crianças e adolescentes é um dever coletivo e convocaram toda a sociedade a somar forças nessa luta. O Disque 100 — canal gratuito, anônimo e disponível 24 horas por dia — foi apontado como a principal ferramenta para o registro de denúncias, que também podem ser feitas diretamente ao Conselho Tutelar e às autoridades policiais da cidade. Fotos: Jair Vicente Rodrigues (Semcom Coari)

Leia mais

Dia do Gari é celebrado com caminhada e homenagem aos trabalhadores da limpeza urbana em Coari

Profissionais responsáveis por manter a cidade limpa, organizada e acolhedora receberam uma homenagem especial no último sábado (16), durante a programação em comemoração ao Dia do Gari, em Coari. A ação reuniu trabalhadores da limpeza urbana em uma caminhada pelas ruas da cidade, seguida de um momento festivo dedicado à categoria. Promovida pela Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semlip), a programação destacou a importância dos garis para o funcionamento da cidade e para a saúde pública, reconhecendo o trabalho realizado diariamente pelos profissionais, seja sob sol ou chuva. Além da confraternização, a ação também reforçou o respeito e a valorização dos trabalhadores que atuam na varrição, coleta e manutenção dos espaços públicos, contribuindo diretamente para o bem-estar da população. A coordenadora de equipe, Patrícia dos Santos, destacou a alegria em participar da homenagem preparada para os profissionais da limpeza urbana. “Quero agradecer a gestão do prefeito Adail Pinheiro por proporcionar essa festa linda e maravilhosa para todos nós. A caminhada foi perfeita e esse momento de valorização significa muito para a nossa categoria. Que iniciativas como essa continuem acontecendo nos próximos anos”, afirmou. O secretário municipal de Limpeza Pública, Paulo José, ressaltou o sentimento de gratidão pela realização da programação e pela valorização da categoria. “Hoje é um dia de gratidão por estarmos celebrando o Dia do Gari. Quero parabenizar todos esses profissionais pelo trabalho e dedicação diários. Também agradeço ao prefeito Adail Pinheiro por todo o suporte dado a essa importante pasta do município, formada por trabalhadores que cuidam diariamente da limpeza e do bem-estar da nossa cidade”, destacou. A celebração encerrou em clima de reconhecimento e união, homenageando os profissionais que, diariamente, ajudam a construir uma cidade mais limpa e bem cuidada para todos. Fotos: Elissandro Palmeira (Semcom Coari)

Leia mais

CAMINHADA NO BAIRRO PERA DESTACA A IMPORTÂNCIA DA PROTEÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Com cartazes, faixas e mensagens de conscientização, integrantes da Rede de Proteção Social e moradores do bairro Pera participaram, nesta sexta-feira (23), da caminhada de culminância do projeto “Proteger nossas crianças e adolescentes é um dever de toda a sociedade”. A ação integra a campanha 18 de Maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Promovida pela Prefeitura de Coari, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e Conselho Tutelar da Zona 2, a mobilização teve início na Escola Raimundo Bezerra e seguiu até o Ginásio Pedro Padilha, onde foram realizadas apresentações culturais, sorteios e distribuição de sopa e guloseimas. Durante o percurso, os participantes chamaram atenção para a importância da denúncia e do enfrentamento à violência sexual infantojuvenil. A iniciativa também faz parte da campanha nacional Faça Bonito e do movimento Maio Laranja, que buscam engajar toda a sociedade na proteção da infância. A conselheira tutelar da Zona 2, Ângela Rodrigues, reforçou o papel fundamental da população no enfrentamento desse tipo de violência. “A população precisa procurar o Conselho Tutelar, o CREAS, o CRAS, a Delegacia e o Ministério Público para combater os crimes. Denuncie, disque 100, ajude nossas crianças, ajude a salvar vidas”, enfatizou. O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi instituído pela Lei Federal nº 9.970/2.000, em memória de um crime bárbaro que chocou o país em 1973, e representa um marco na luta pelos direitos das crianças e adolescentes no Brasil. Confira alguns registros:

Leia mais

CAMINHADA DA EDUCAÇÃO MOBILIZA COMUNIDADE ESCOLAR E REFORÇA VALORIZAÇÃO DO ENSINO EM COARI

Em comemoração ao Dia da Educação, celebrado na segunda-feira, 28 de abril, a Prefeitura de Coari, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), promoveu uma caminhada pelas principais ruas da cidade, reunindo centenas de alunos, professores, gestores, pais e parceiros em um grande ato de valorização da educação pública de qualidade. A concentração ocorreu às 7h na Praça do Estudante, com o percurso seguindo até a Praça da Matriz. Carros de som acompanharam a caminhada com mensagens de motivação e conscientização sobre a importância da data. Estudantes e professores carregaram bandeiras das escolas, simbolizando o orgulho, o esforço e a esperança que movem a educação em Coari. O evento contou com a presença do vice-prefeito Emanoel Pinheiro, que destacou o compromisso da gestão do prefeito Adail Pinheiro com o fortalecimento da educação. “Estamos realizando os investimentos necessários para fortalecer a educação, desde a estrutura das escolas até a qualidade do ensino. A educação sempre será prioridade em nossa gestão. Seguiremos trabalhando com dedicação para garantir mais oportunidades por meio do ensino”, afirmou. Também participaram secretários municipais e representantes de instituições parceiras como SEDUC, UFAM, IFAM, UEA, Associação Pestalozzi, Escola Batista Arco-Íris, Centro Educacional Paraíso, Centro Educacional Pequenos Brilhantes, UNIP, FAMETRO, UniAcelvi e UniGrand. Ao longo do percurso, fanfarras de escolas estaduais abrilhantaram o momento, promovendo um clima de união e celebração. Em ano de avaliação nacional pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), a caminhada teve um caráter ainda mais significativo, reforçando o engajamento de toda a rede municipal na busca por melhores indicadores de desempenho. Mais do que uma comemoração, o evento reafirmou a confiança da comunidade escolar no poder transformador do conhecimento. Confira alguns registros da caminhada:

Leia mais