DETRAC realiza 1ª Expo Trânsito e reforça conscientização no Maio Amarelo em Coari

O Departamento de Trânsito e Transporte (DETRAC), vinculado à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social, realizou nesta quarta-feira (20) a 1ª Expo Trânsito Coari, em alusão à campanha Maio Amarelo 2026. A ação abriu as portas do órgão para estudantes, condutores e população em geral, com atividades voltadas à educação e conscientização no trânsito. Realizada no prédio do DETRAC, no bairro Urucu, a programação apresentou o funcionamento do sistema viário do município, incluindo demonstrações dos serviços de sinalização horizontal e vertical, atendimento operacional dos agentes de trânsito e orientações sobre segurança viária. Durante a exposição, os participantes conheceram materiais educativos utilizados nas ações desenvolvidas ao longo do ano nas escolas e instituições do município. Também foram realizadas palestras sobre educação no trânsito, uso correto do capacete e respeito à sinalização viária, reforçando o tema da campanha deste ano: “No trânsito, enxergar o outro é salvar vidas”. O diretor do DETRAC, Marcos Dávila, destacou que o principal objetivo da exposição é conscientizar a população sobre atitudes responsáveis no trânsito. “Hoje o Departamento de Trânsito abre as portas para toda a população em geral. O intuito principal dessa nossa primeira Expo Trânsito no município é a conscientização, orientar as pessoas e os alunos para que usem o capacete e respeitem a sinalização viária do município”, afirmou. Um dos espaços mais visitados foi o da sinalização semafórica, onde o técnico semafórico Josyclay Santos explicou aos alunos o funcionamento técnico dos equipamentos instalados na cidade. “Estamos mostrando que por trás de todo sistema semafórico existe uma profissão e toda uma estrutura técnica responsável pelo funcionamento dos semáforos, programação do tempo das vias e manutenção dos equipamentos”, explicou. A programação também reforçou a importância da educação no trânsito desde a infância. O agente administrativo de trânsito Hermilson Carvalho ressaltou que as ações educativas desenvolvidas pelo DETRAC acontecem durante todo o ano letivo. “A gente trabalha constantemente nas escolas e instituições para orientar crianças e jovens, que serão os futuros condutores da nossa cidade”, destacou. Para o professor Ivan Santos, a iniciativa contribui diretamente para a formação de cidadãos mais conscientes. “É importante orientar os alunos porque eles são os futuros motoristas e também podem repassar aos pais o que aprenderam aqui sobre o que é certo e errado no trânsito”, comentou. O Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização para redução de acidentes e incentivo a escolhas mais seguras e responsáveis no trânsito. Fotos: Fabiana Gama e Edy Souza

Leia mais

Grande caminhada em Coari mobiliza população no encerramento da campanha “Faça Bonito”

Uma grande caminhada pelas principais ruas de Coari marcou, nesta terça-feira (19), o encerramento da campanha “Faça Bonito – Proteja nossas crianças e adolescentes”. O ato, alusivo ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (18 de maio), reuniu estudantes, a comunidade escolar, moradores e órgãos da rede de proteção infantojuvenil. A mobilização teve início com concentração na Praça do Estudante e seguiu até a Praça do Pôr do Sol, onde o público acompanhou apresentações culturais e a entrega de premiações e brindes. A iniciativa integra a programação do “Maio Laranja”, mês dedicado à conscientização e ao enfrentamento desse tipo de violência. Ao longo do período, a Prefeitura de Coari, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), promoveu uma série de blitzes educativas em pontos estratégicos da cidade, além de palestras e concurso de desenho em escolas das redes municipal, estadual e privada. O principal objetivo da ação foi sensibilizar a sociedade, fortalecer a rede de apoio local e incentivar a denúncia de casos suspeitos. “Essa caminhada tem uma grande importância para a nossa população, pois estamos aqui para conscientizar sobre a necessidade de combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. Não fique calado. Denuncie, porque o silêncio protege o agressor e a sua denúncia pode salvar vidas”, afirmou o conselheiro tutelar Marcelo Augusto. A secretária da Semas, Elaine Vasquez, destacou o sucesso do encerramento e o suporte da Prefeitura às entidades de defesa dos direitos humanos. “Hoje encerramos as atividades com este grande ato até a Praça do Pôr do Sol, onde oferecemos guloseimas e distribuímos vários brindes para os estudantes que participaram das ações nas escolas. Esse momento foi possível porque o governo municipal deu todo o suporte para que a rede de proteção se unisse contra todos os tipos de violência que possam afetar as crianças e adolescentes de Coari”, declarou. Durante o evento, as autoridades reforçaram que a proteção de crianças e adolescentes é um dever coletivo e convocaram toda a sociedade a somar forças nessa luta. O Disque 100 — canal gratuito, anônimo e disponível 24 horas por dia — foi apontado como a principal ferramenta para o registro de denúncias, que também podem ser feitas diretamente ao Conselho Tutelar e às autoridades policiais da cidade. Fotos: Jair Vicente Rodrigues (Semcom Coari)

Leia mais