Operação “Disciplina no Trânsito” reforça ações educativas e de fiscalização em Coari

A Polícia Militar do Amazonas (PMAM), por meio do 5º Batalhão de Polícia Militar (5º BPM), está realizando em Coari a Operação “Disciplina no Trânsito”, uma ação voltada à organização do tráfego urbano, prevenção de acidentes e fortalecimento da segurança viária no município. A iniciativa integra o Plano Estratégico de 90 dias do comando do 5º BPM e atende a uma recomendação do Ministério Público do Estado do Amazonas. As ações têm como foco principal a conscientização dos condutores e o cumprimento das normas de trânsito, com atenção especial ao uso obrigatório do capacete, ao combate à condução de veículos por menores de idade, à fiscalização de motocicletas irregulares e ao enfrentamento do transporte clandestino de passageiros. De acordo com dados divulgados pela Polícia Militar, Coari registrou mais de 600 acidentes de trânsito em 2026, resultando em pelo menos três mortes e 12 casos graves. Diante desse cenário, a operação busca reduzir os índices de acidentes e preservar vidas por meio de ações preventivas e educativas. Fiscalização e orientação aos condutores As fiscalizações vêm sendo realizadas em parceria com o Departamento Municipal de Trânsito (Detrac), com abordagens voltadas principalmente à orientação dos condutores. Durante as blitzes, os agentes reforçam a importância do uso do capacete, da regularização dos veículos e do respeito à sinalização e às leis de trânsito. Segundo o capitão PM Moisés Rolim, subcomandante do 5º Batalhão de Polícia Militar, a ação também conta com o apoio do efetivo da Operação Segurança Presente no Interior, que vem somar esforços para a redução dos índices de criminalidade no município. Ainda segundo o oficial, a orientação aos condutores é que, ao se depararem com uma barreira policial ou blitz, parem seus veículos para a realização da abordagem educativa. “Nos casos em que for constatada a ausência do uso do capacete, a motocicleta poderá ser retida até a regularização da situação. Nosso foco principal é a prevenção e a repressão aos crimes de trânsito, como a condução de veículos por menores de idade, direção sem habilitação, avanço de sinal vermelho, circulação na contramão e outras condutas que colocam em risco a segurança da população”, destacou. Quando forem identificadas infrações que configurem crimes de trânsito, como condução por menores de idade, direção sem habilitação associada a manobras perigosas ou condutas que coloquem em risco a segurança de terceiros, os responsáveis poderão ser conduzidos à Delegacia de Polícia Civil para os procedimentos legais cabíveis. Participação da população é fundamental Além das fiscalizações nas vias públicas, a recomendação do Ministério Público também foi encaminhada a órgãos públicos, associações de mototaxistas e locadoras de veículos, com orientações sobre a necessidade do cumprimento das normas de trânsito. De acordo com a Polícia Militar, a participação da população é fundamental para o sucesso da operação. A corporação orienta os condutores a utilizarem capacete, manterem a documentação em dia, respeitarem os limites de passageiros e a sinalização, além de não permitirem que menores conduzam veículos. A expectativa é que a operação contribua para a redução de acidentes, a diminuição da demanda por atendimentos de urgência relacionados ao trânsito e o aumento da segurança para motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres em todo o município. Fotos: Elissandro Palmeira e Jair Vicente Rodrigues (Semcom Coari)

Leia mais

DETRAC realiza 1ª Expo Trânsito e reforça conscientização no Maio Amarelo em Coari

O Departamento de Trânsito e Transporte (DETRAC), vinculado à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social, realizou nesta quarta-feira (20) a 1ª Expo Trânsito Coari, em alusão à campanha Maio Amarelo 2026. A ação abriu as portas do órgão para estudantes, condutores e população em geral, com atividades voltadas à educação e conscientização no trânsito. Realizada no prédio do DETRAC, no bairro Urucu, a programação apresentou o funcionamento do sistema viário do município, incluindo demonstrações dos serviços de sinalização horizontal e vertical, atendimento operacional dos agentes de trânsito e orientações sobre segurança viária. Durante a exposição, os participantes conheceram materiais educativos utilizados nas ações desenvolvidas ao longo do ano nas escolas e instituições do município. Também foram realizadas palestras sobre educação no trânsito, uso correto do capacete e respeito à sinalização viária, reforçando o tema da campanha deste ano: “No trânsito, enxergar o outro é salvar vidas”. O diretor do DETRAC, Marcos Dávila, destacou que o principal objetivo da exposição é conscientizar a população sobre atitudes responsáveis no trânsito. “Hoje o Departamento de Trânsito abre as portas para toda a população em geral. O intuito principal dessa nossa primeira Expo Trânsito no município é a conscientização, orientar as pessoas e os alunos para que usem o capacete e respeitem a sinalização viária do município”, afirmou. Um dos espaços mais visitados foi o da sinalização semafórica, onde o técnico semafórico Josyclay Santos explicou aos alunos o funcionamento técnico dos equipamentos instalados na cidade. “Estamos mostrando que por trás de todo sistema semafórico existe uma profissão e toda uma estrutura técnica responsável pelo funcionamento dos semáforos, programação do tempo das vias e manutenção dos equipamentos”, explicou. A programação também reforçou a importância da educação no trânsito desde a infância. O agente administrativo de trânsito Hermilson Carvalho ressaltou que as ações educativas desenvolvidas pelo DETRAC acontecem durante todo o ano letivo. “A gente trabalha constantemente nas escolas e instituições para orientar crianças e jovens, que serão os futuros condutores da nossa cidade”, destacou. Para o professor Ivan Santos, a iniciativa contribui diretamente para a formação de cidadãos mais conscientes. “É importante orientar os alunos porque eles são os futuros motoristas e também podem repassar aos pais o que aprenderam aqui sobre o que é certo e errado no trânsito”, comentou. O Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização para redução de acidentes e incentivo a escolhas mais seguras e responsáveis no trânsito. Fotos: Fabiana Gama e Edy Souza

Leia mais