Projeto “Minha Mãe é uma Leitora” homenageia mães da EJAI e incentiva o hábito da leitura em Coari

A Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI), realizou o projeto “Minha Mãe é uma Leitora”, iniciativa que promoveu a valorização das mães da comunidade escolar e incentivou a leitura como ferramenta de aprendizado, inclusão e transformação social. A culminância do projeto reuniu estudantes, educadores e familiares em um momento marcado por homenagens e apresentações desenvolvidas ao longo do mês. Entre as atividades realizadas estiveram a produção de poesias, apresentações culturais e o compartilhamento de experiências, fortalecendo a relação entre educação, família e literatura. Além de reconhecer a importância das mães na trajetória educacional dos estudantes, a ação buscou estimular o interesse pela leitura, reforçando que a busca pelo conhecimento não tem idade e pode acontecer em qualquer fase da vida. A estudante Ana de Almeida destacou a importância da oportunidade proporcionada pela EJAI. “Isso é um privilégio muito grande. Eu tenho 54 anos e agora estou estudando. Estou muito feliz por essa oportunidade”, comentou. O secretário municipal de Educação, Rodrigo Almeida, ressaltou o impacto do projeto e os avanços da educação no município. “Ver o trabalho que está sendo desenvolvido nas escolas é muito emocionante e gratificante. “A educação do município de Coari está avançando, avançando para melhor e para alcançar o objetivo da gestão do prefeito Adail Pinheiro, que é proporcionar uma educação de qualidade para todos, desde a educação infantil até a Educação de Jovens, Adultos e Idosos”, afirmou. A iniciativa integra as ações desenvolvidas pela rede municipal de ensino para fortalecer a aprendizagem, ampliar o acesso ao conhecimento e promover a participação das famílias no ambiente escolar. Fotos: Elissandro Palmeira (Semcom Coari)

Leia mais

Educadores da EJAI participam de formação do Projeto ALFA-EJA Brasil em Coari

Professores, gestores e equipes pedagógicas da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI) da Secretaria Municipal de Educação (Semed) participaram, nos dias 18 e 19 de maio, do 3º Encontro Presencial de Assessoria e Formação do Projeto ALFA-EJA Brasil, realizado no auditório do Sebrae, em Coari. A iniciativa promoveu momentos de troca de experiências, construção coletiva de conhecimentos e fortalecimento das práticas pedagógicas voltadas à alfabetização e à permanência de jovens, adultos e idosos no ambiente escolar. O encontro reuniu ainda educadores populares e representantes de movimentos sociais para debater temas como diversidade, equidade racial, cuidado com a vida e fortalecimento dos territórios educativos. A programação integrou uma mobilização realizada simultaneamente em 15 municípios das regiões Norte e Nordeste do país, promovida pelo Instituto de Educação e Direitos Humanos Paulo Freire, em parceria com a Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental. Com 33 anos de atuação na educação, o professor Ulisses José Praia Cunha destacou a importância da formação para o fortalecimento das práticas em sala de aula. “A experiência é muito positiva, pois os encontros nos trazem novas visões, ampliam nosso horizonte de conhecimento e, com isso, nós vivemos uma nova expectativa de trabalhar novas didáticas na sala de aula. Trabalhar o aluno dentro da sua própria história. A partir da sua própria história de vida, trabalhar suas experiências e, com isso, a gente leva o aluno a melhorar seu ensino-aprendizagem dentro da EJA”, afirmou. O 3º Encontro Presencial de Assessoria e Formação foi estruturado a partir de metodologias inspiradas na pedagogia freiriana, divididas em quatro Círculos de Cultura que promoveram a construção de práticas pedagógicas voltadas à inclusão e à permanência dos estudantes da EJA. Diversidade e práticas acolhedoras O primeiro Círculo de Cultura, “Varal das diversidades e os Inéditos Viáveis”, promoveu reflexões sobre identidade, pertencimento e combate às desigualdades no contexto da EJA. A atividade partiu de dinâmicas coletivas inspiradas na pedagogia freireana para discutir os desafios enfrentados pelos educandos e construir estratégias pedagógicas acolhedoras e antidiscriminatórias. Ao final, os participantes elaboraram agendas de cuidado e acolhimento conectadas às realidades de cada território. Equidade racial e enfrentamento ao racismo No segundo momento formativo, o tema “Cor, etnia: equidade racial na nossa história” mobilizou debates sobre racismo estrutural, preconceito racial e práticas antirracistas nas escolas. As atividades incluíram reflexões sobre identidade racial, análise de expressões discriminatórias presentes no cotidiano e construção coletiva de propostas pedagógicas voltadas ao enfrentamento do racismo institucional, recreativo, linguístico e ambiental. O círculo também promoveu discussões sobre as intersecções entre raça, classe e gênero na educação. Território, meio ambiente e cuidado com a vida As questões socioambientais ganharam centralidade no terceiro Círculo de Cultura, “O território como espaço de cuidado”. A proposta estimulou os participantes a refletirem sobre as relações entre meio ambiente, saúde, sustentabilidade e bem viver. A partir de memórias do território, exposições fotográficas e rodas de conversa, educadores e gestores debateram práticas de preservação ambiental e construíram propostas de intervenção voltadas à transformação dos espaços comunitários e escolares. Assessoria pedagógica e fortalecimento das redes de proteção Encerrando a programação, o quarto Círculo de Cultura reuniu equipes técnicas das secretarias municipais de educação para discutir práticas de assessoria pedagógica e fortalecimento das redes de proteção social. O encontro abordou temas como acolhimento, relações interpessoais, permanência dos estudantes da EJA e articulação com áreas como saúde, assistência social, cultura e transporte. Coari entre os municípios beneficiados Coari está entre os municípios amazonenses contemplados pelo Projeto ALFA-EJA Brasil, ao lado de Carauari, fortalecendo as políticas públicas voltadas à Educação de Jovens, Adultos e Idosos. A iniciativa conta com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, contribuindo para a formação continuada de educadores, o fortalecimento das práticas pedagógicas e a ampliação das ações de alfabetização e inclusão educacional no município. Fotos: divulgação ALFA-EJA Brasil

Leia mais

Coari sedia formação do projeto ALFA-EJA Brasil e fortalece educação de jovens, adultos e idosos

Coari sediou, nos dias 30 e 31 de março, o 2º Encontro Presencial de Assessoria e Formação do Projeto ALFA-EJA Brasil. Realizada no auditório do Sebrae, a atividade reuniu gestores da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI) da Secretaria Municipal de Educação (Semed), coordenadores pedagógicos, professores do Ensino Fundamental, educadores populares e representantes de movimentos sociais. A formação integra as ações do projeto desenvolvido pelo Instituto de Educação e Direitos Humanos Paulo Freire, em parceria com a Petrobras, com base nos princípios pedagógicos do educador Paulo Freire, patrono da educação brasileira. A iniciativa busca fortalecer a formação continuada dos profissionais da EJAI e ampliar a qualidade do ensino ofertado no município. Para o secretário municipal de Educação, Rodrigo Almeida, a participação de Coari no projeto reforça os avanços da modalidade. “A educação de jovens, adultos e idosos cresceu muito no último ano. Saímos de 200 para mais de 1.500 alunos. Após 15 anos sem oferta na zona rural, hoje já atendemos quase 600 estudantes nessas comunidades. Isso é muito gratificante e mostra que estamos no caminho certo, fortalecendo cada vez mais essa modalidade de ensino”, destacou. Formação baseada na realidade dos territórios Com base na pedagogia freiriana, os processos formativos partem da metodologia da “Leitura do Mundo”, que busca compreender a realidade dos territórios antes da construção das práticas pedagógicas. No ALFA-EJA Brasil, esse diagnóstico foi realizado em 2025 nos 15 municípios participantes, orientando os conteúdos trabalhados nas formações deste ano. O encontro teve como tema “EJA como Direito Humano: práticas contextualizadas, trabalho e articulação territorial”, desenvolvido a partir de dois eixos: Mundo do Trabalho e Práticas Pedagógicas Contextualizadas; e EJA como Direito Humano, Reparação Histórica e Corresponsabilidade Territorial. De acordo com o diretor pedagógico do Instituto Paulo Freire, Paulo Roberto Padilha, a escolha dos temas fortalece o processo formativo. “A relevância dos temas é fundamental na formação de alfabetizadoras e alfabetizadores, sempre com a participação ativa das coordenações pedagógicas locais”, afirmou. A programação foi conduzida no formato de Círculos de Cultura, metodologia que valoriza o diálogo e a construção coletiva do conhecimento. Durante os dois dias, os participantes vivenciaram quatro círculos temáticos: diálogos com a Semed; cartografia da EJA e do mundo do trabalho no território; atividades com Teatro do Oprimido (Teatro Fórum); e práticas de corporeidade, arte e estesia. Com atividades teóricas e práticas, o encontro estimulou a troca de experiências e o desenvolvimento de estratégias pedagógicas alinhadas à realidade dos educandos, contribuindo para o fortalecimento da EJAI como política pública essencial no município. Sobre o projeto O ALFA-EJA Brasil é realizado pelo Instituto de Educação e Direitos Humanos Paulo Freire, em parceria com a Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental. A iniciativa promove formações, assessoria pedagógica e ações culturais voltadas à educação de jovens, adultos e idosos, contribuindo para o combate ao analfabetismo. Até 2027, o projeto desenvolverá ações presenciais e a distância em 15 municípios, além de atividades online em outras 62 cidades. Entre as iniciativas estão formações para educadores e gestores, oficinas de leitura e escrita, cursos online, produção de materiais pedagógicos, encontros comunitários e a implantação do Centro de Referência da EJA (CREJA). Foto: equipe Semcom Coari

Leia mais

Jornada Pedagógica 2026 da EJAI reúne educadores e marca início das atividades formativas em Coari

A Prefeitura de Coari, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou na última terça-feira (27) a abertura da Jornada Pedagógica 2026 da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI). O encontro aconteceu na Escola Municipal Rui Souto de Alencar e reuniu professores da zona urbana e rural, gestores escolares e pedagogos da rede municipal de ensino. Com o tema “Aprender, Criar e Conectar: construindo saberes para o futuro de Coari”, a jornada marcou o início do calendário formativo do ano letivo, com foco no fortalecimento das práticas pedagógicas, na troca de experiências entre os profissionais e na reflexão sobre os desafios e avanços da modalidade EJAI no município. A programação reforçou o compromisso da gestão municipal com a valorização dos educadores e com a melhoria contínua da qualidade do ensino ofertado aos jovens, adultos e idosos que retornam à sala de aula, promovendo uma educação mais inclusiva e alinhada às realidades locais. Durante a abertura, o secretário municipal de Educação, Rodrigo Almeida, destacou a expansão da EJAI em Coari, especialmente na zona rural, e os investimentos realizados pela atual gestão. “Com esses avanços que nós estamos fazendo através da gestão do prefeito Adail Pinheiro na modalidade da Educação de Jovens, Adultos e Idosos, nós já somos 34 turmas só na zona rural. Há 15 anos não havia essas turmas na zona rural. Nós estamos avançando e queremos convidar você que ainda não concluiu o ensino fundamental a procurar uma das nossas escolas para fazer a matrícula”, afirmou. O secretário também ressaltou que os alunos da EJAI contam com transporte escolar, merenda de qualidade, fardamento e professores preparados, garantindo melhores condições de acesso, permanência e aprendizagem na rede municipal. A Jornada Pedagógica segue como um espaço estratégico de formação continuada, fortalecendo o trabalho docente e ampliando as oportunidades educacionais para a população de Coari. Fotos: equipe Semcom Coari

Leia mais

Formatura da EJAI celebra conclusão do ensino fundamental de 90 alunos da rede municipal em Coari

A Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI) da rede municipal de Coari realizou, na segunda-feira (15), a cerimônia de formatura de 90 alunos que concluíram o ensino fundamental. A solenidade foi promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), e reuniu quatro turmas de três escolas: Rui Souto de Alencar, Agenor Smith e Maria de Nazaré. O evento marcou a conclusão de uma importante etapa na trajetória educacional dos formandos, com a presença de familiares, professores, gestores escolares e representantes da educação municipal. A noite foi marcada por emoção e celebração das histórias de superação dos estudantes que retornaram à sala de aula e persistiram até a conclusão dos estudos. Durante a cerimônia, o secretário municipal de Educação, Rodrigo Almeida, destacou o avanço da modalidade no município. “Hoje estamos aqui celebrando mais uma etapa, mais um avanço na educação de Coari. Estamos celebrando a formatura da modalidade EJAI. São quase 100 alunos se formando. Neste ano de 2025, passamos de 279 para 1.120 estudantes nessa modalidade”, afirmou. O secretário também ressaltou a importância da continuidade dos estudos. “Estamos entregando quase 100 alunos para darem continuidade aos estudos no ensino médio. Para nós, isso é uma grande conquista e um avanço significativo. Agradeço ao prefeito Adail Pinheiro por todos os investimentos feitos na educação do município. 2026 promete, e já convidamos você que precisa concluir o ensino fundamental para fazer parte da família EJAI”, completou. Entre os formandos, a aluna Lúcia Alves celebrou a conquista. “Hoje só tenho que agradecer a Deus e ao nosso prefeito por tudo de bom que estamos vivendo, por tanta alegria. Estudei por muito tempo e hoje consegui concluir. Agradeço a Deus, aos colegas e aos professores”, disse. A formatura reforça o compromisso da gestão municipal com a ampliação do acesso à educação, a inclusão e a valorização de trajetórias que reafirmam a educação como instrumento de transformação social. Fotos: divulgação Semed Coari

Leia mais

Alunos da EJAI realizam exames oftalmológicos para aprimorar o aprendizado em Coari

Alunos do programa de Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI) das comunidades Itapeua e Saubinha receberam atendimento oftalmológico prioritário durante uma ação especial realizada nesta terça-feira (28) na Policlínica Dr. Roque Juan Dell’Oso. A iniciativa teve como objetivo identificar dificuldades visuais e garantir o acesso ao tratamento adequado, contribuindo diretamente para a melhoria do aprendizado e da qualidade de vida dos estudantes. Voltada especialmente para alunos de faixa etária mais elevada, a ação foi organizada em parceria pelas equipes da Policlínica e das secretarias municipais de Educação (Semed) e de Assistência Social (Semas). “Esse público foi priorizado. A Secretaria de Assistência Social entrou em contato conosco e, de forma rápida, conseguimos organizar toda a agenda para atender essas pessoas”, explicou a coordenadora da Policlínica Municipal, Denilza Pinho. O oftalmologista Dr. Luiz Octávio destacou a importância da consulta completa. “É muito gratificante saber que a Prefeitura de Coari entendeu a importância da consulta oftalmológica. Muitos acham que o exame é apenas para passar óculos, mas aqui avaliamos a saúde ocular do paciente como um todo. Casos cirúrgicos e outros que podem ser tratados no consultório, fazemos tudo aqui na Policlínica”, ressaltou. Os estudantes foram recebidos de forma acolhedora pela equipe de saúde. A pescadora e aluna da Escola José Manoel de Souza, Maria do Socorro, expressou gratidão pelo atendimento. “Vim fazer exame de vista e foi muito bom. Todos os alunos da escola foram bem recebidos, com atenção e carinho”, afirmou. A ação integra o compromisso da gestão municipal em unir saúde e educação, garantindo que cada estudante tenha condições plenas de aprendizado e um olhar mais saudável para o futuro. Fotos: Jair Vicente Rodrigues – Secom Coari

Leia mais

COARI RECEBE FORMAÇÃO PRESENCIAL DO PROJETO ALFA-EJA BRASIL E FORTALECE A EDUCAÇÃO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS

Coari deu um passo importante na Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI) com a realização da formação presencial do Projeto ALFA-EJA Brasil, nos dias 23 e 24 de setembro, no auditório do Sebrae. O encontro reuniu 94 profissionais, entre professores, gestores escolares, equipe da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e educadores populares, para atividades de reflexão, estudo e construção coletiva. A iniciativa, resultado de um termo de adesão firmado pela Prefeitura, por meio da Semed, com o Instituto Paulo Freire e a Petrobras, faz parte do eixo “Assessoria e Formação” do projeto. Durante a capacitação, foram apresentados os resultados da etapa Leitura do Mundo no município, conectando dados locais aos princípios freirianos de diálogo, tema gerador e Círculos de Cultura. As educadoras formadoras Conceição Hillesheim e Georgina Cordeiro conduziram a capacitação, ressaltando seu impacto direto na prática pedagógica. “Essas formações fortalecem uma educação emancipadora e libertadora, capaz de superar desigualdades e transformar realidades. Os profissionais de Coari serão multiplicadores dessa perspectiva freiriana”, afirmou Hillesheim. Cordeiro complementou: “A formação faz com que professores e gestores repensem metodologias, rompendo com práticas tradicionais e construindo, junto aos alunos, um processo de protagonismo e transformação”. Avanço da EJAI em Coari Para o secretário municipal de Educação, Rodrigo Almeida, a chegada do projeto ao município reflete o crescimento da EJAI em Coari. “Saímos de pouco mais de 280 alunos para mais de mil em 2025, incluindo o retorno da modalidade à zona rural após mais de 10 anos. Esse avanço significa oportunidade de estudo para trabalhadores e famílias que estavam afastados da escola”, destacou. Cultura e participação A abertura oficial da formação, na terça-feira, contou com apresentação cultural do Boi Bumbá Vitorioso da Associação Pestalozzi de Coari, que completa 10 anos de história, arte e inclusão. O encerramento, na quarta, teve a presença da equipe gestora da Semed, incluindo o secretário Rodrigo Almeida, a secretária adjunta Pedagógica, Orlênia Dimas, o diretor do Departamento de Ensino, Racilei Najar, e a gerente da EJAI, Suely Mota. O Projeto ALFA-EJA Brasil tem como missão promover formações, oficinas e ações culturais para fortalecer a Educação de Jovens e Adultos como política pública, garantindo o direito à educação e combatendo o analfabetismo em todas as idades. Confira alguns registros: Fotos: Divulgação ALFA-EJA Brasil

Leia mais

COARI CELEBRA FORMATURA DA EJAI COM 60 CONCLUINTES E HISTÓRIAS INSPIRADORAS DE SUPERAÇÃO

A Prefeitura de Coari, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou nesta quinta-feira (24) uma emocionante cerimônia de formatura para 60 alunos da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI), que concluíram o 9º ano do ensino fundamental. Os formandos são das escolas municipais Agenor Smith, Rui Alencar e Maria de Nazaré. O evento marcou o encerramento de uma etapa importante na vida dos estudantes e celebrou a superação de quem decidiu retomar os estudos. Familiares, professores, gestores escolares e autoridades prestigiaram a solenidade, que reforçou o compromisso da rede municipal com uma educação inclusiva e transformadora. Um dos momentos mais marcantes da noite foi a apresentação do coral em Libras da Escola Rui Alencar, que encantou o público e evidenciou o empenho das unidades escolares na valorização da diversidade e na construção de um ambiente educacional mais acessível. Durante a cerimônia, o secretário de Educação, Rodrigo Almeida, destacou o impacto social do programa. “Estamos entregando 60 alunos aptos a seguir para o ensino médio, prontos para concluir a educação básica. É uma grande alegria ver esse resultado, fruto de muito empenho. Seguindo a orientação do prefeito Adail Pinheiro, vamos ampliar cada vez mais as vagas da EJAI, garantindo qualidade e oportunidade para mais cidadãos coarienses”, afirmou. Entre os formandos, histórias inspiradoras emocionaram o público. Elito Vargas, que retornou aos estudos após quatro décadas longe da sala de aula, compartilhou sua trajetória. “Fiquei 40 anos sem estudar. Voltei porque entendi que o conhecimento é essencial para conquistar espaço no mercado de trabalho. Foi uma decisão difícil, mas necessária. Com apoio dos colegas e professores, cheguei até aqui. Hoje, me sinto parte de uma educação poderosa, que transforma vidas e abre portas”, relatou. Adriene Salvador e Silva, mãe de seis filhos e agora formanda do 9º ano, reforçou a importância da persistência. “Nunca é tarde para sonhar e vencer. Estou com 33 anos e, mesmo com tantos desafios, segui em frente. Voltar à escola mudou a minha vida. Agradeço a Deus, aos meus filhos, aos professores, gestores e ao meu esposo. Meu próximo passo é concluir o ensino médio. A palavra que define tudo isso é gratidão”, afirmou. A entrega dos certificados simbolizou mais do que uma conclusão escolar: representou o início de novos caminhos para dezenas de famílias coarienses. Confira alguns registros desse momento especial:

Leia mais

“A EJAI VAI À PRAÇA” EMOCIONA COM CULTURA, MEMÓRIAS E REENCONTROS COM A INFÂNCIA

A Praça da Igreja de Santo Afonso foi palco de uma noite emocionante nesta quarta-feira (25), durante o evento “A EJAI Vai à Praça”, promovido pela Prefeitura de Coari, por meio da Secretaria Municipal de Educação. Com o tema “Roda da Vida: Resgatando Infâncias”, a iniciativa celebrou a memória afetiva, a identidade local e o poder transformador da educação, através de apresentações culturais e artísticas protagonizadas pelos alunos da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI). Com sensibilidade e criatividade, os estudantes encantaram o público com danças, cantigas de roda e encenações teatrais que resgataram lembranças da infância. Entre os destaques da programação estiveram a dança internacional Espanhola, a dança da Farinhada apresentada pelos alunos da Escola Municipal José Manoel de Souza, localizada na Vila do Itapéua, e o espetáculo “Branca de Neve”, encenado pelo projeto “Cultura te Conta: Contos que Encantam”, da Secretaria de Cultura. O espaço também foi tomado por brincadeiras tradicionais, resgatando brinquedos populares confeccionados pelos próprios alunos, como peteca, pião, pé de lata, bilboquê, bole-bole, entre outros. As atividades convidaram o público a interagir, brincar e relembrar tempos simples e afetivos da infância, promovendo reencontros com histórias e memórias familiares. “O principal objetivo do projeto é resgatar as infâncias e memórias que foram se perdendo ao longo do tempo. A EJAI mostra que é possível reconstruir essas histórias e dar novo significado às experiências de vida dos nossos alunos”, afirmou Maria Suely, gerente da Educação de Jovens, Adultos e Idosos. A proposta reforça o papel da educação como ferramenta de inclusão, integração e desenvolvimento humano. Ao reviver momentos da infância, os participantes também fortalecem vínculos afetivos e culturais entre gerações, valorizando a memória coletiva e reafirmando o sentimento de pertencimento à história de Coari. O evento evidenciou o compromisso da gestão do prefeito Adail Pinheiro com uma educação pública de qualidade, inclusiva e conectada com a realidade do povo, promovendo ações que ampliam o acesso ao conhecimento e estimulam o protagonismo de todos os cidadãos. Confia alguns registros desse lindo evento:

Leia mais

MATRÍCULAS ABERTAS PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS

A Prefeitura de Coari, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), está com matrículas abertas para a Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI), uma iniciativa voltada para aqueles que desejam retomar os estudos e avançar na formação educacional. As inscrições podem ser feitas até ao final de fevereiro em quatro escolas municipais da cidade. As unidades que oferecem o programa são: Domingos Agenor Smith e Raimunda Cruz e Silva (ambas localizadas na estrada Coari-Mamiá), Maria de Nazaré Pereira da Silva (rua Fábio Lacerda, 124, Pera II) e Rui Souto de Alencar (estrada Coari-Itapéua). Os interessados ​​devem comparecer às escolas no período diurno para efetuar a matrícula e garantir o acesso a uma educação de qualidade.  De acordo com a Semed, o EJAI representa uma oportunidade de inclusão e desenvolvimento para aqueles que, por diversos motivos, não conseguiram concluir os estudos na idade regular. Com essa iniciativa, a gestão municipal reforça o compromisso com a educação e o direito de todos à aprendizagem, promovendo uma segunda chance para jovens, adultos e idosos que desejam transformar suas vidas por meio do conhecimento. Para mais informações, os interessados podem procurar diretamente as escolas mencionadas.

Leia mais