Coari abre seletiva regional do 47º JEAS 2026 e reúne mais de 800 atletas do Médio Solimões

A seletiva do 47º Jogos Escolares do Amazonas (JEAS) 2026 – Polo IV teve início nesta segunda-feira (25), em Coari, reunindo mais de 800 atletas e professores dos municípios de Coari, Codajás, Tefé, Alvarães e Uarini. A competição, realizada pelo Governo do Amazonas, com apoio da Prefeitura, movimenta o município com disputas esportivas, integração estudantil e incentivo ao esporte escolar. A cerimônia contou com a presença do prefeito Adail Pinheiro, vereadores, representantes de instituições de ensino e delegações participantes. A programação teve apresentações culturais, desfile das equipes, juramento dos atletas, revezamento da tocha olímpica — incluindo a participação de estudantes da Associação Pestalozzi de Coari — e o acendimento da pira olímpica, símbolos que marcaram oficialmente o início da competição. Ao declarar os jogos abertos, o prefeito Adail Pinheiro destacou a hospitalidade da cidade e o compromisso da gestão com o desenvolvimento do esporte de base e de inclusão. “Sejam bem-vindos e sintam-se em casa. Estamos organizando esse evento com muito carinho, pois incentivamos o esporte em Coari da criança ao idoso. É motivo de muita alegria saber que os investimentos que estamos fazendo estão surtindo resultados importantes. Nossa meta é transformar Coari em um celeiro esportivo no Amazonas, dando ênfase a todas as categorias”, afirmou o prefeito. O coordenador regional da Seduc, Alzaias Martins, ressaltou o clima de união e convivência entre os participantes. “O espírito esportivo está presente neste ginásio. Desejamos que os atletas aproveitem ao máximo a competição, tanto de Coari quanto dos demais municípios. Que o fair play prevaleça e que este seja um momento de integração, saúde, educação, cultura e, sobretudo, de cidadania”, destacou. Seletiva define classificados para fase final em Manaus A seletiva do Polo IV acontece entre os dias 25 e 28 de maio e definirá os representantes da região do Médio Solimões classificados para a etapa final dos JEAS 2026, prevista para julho, em Manaus. Coari participa da competição com aproximadamente 240 atletas. As demais delegações são formadas por cerca de 200 participantes de Codajás, 170 de Tefé, 120 de Alvarães e 65 de Uarini. Divididos nas categorias infantil (12 a 14 anos) e juvenil (15 a 17 anos), nos gêneros masculino e feminino, os estudantes disputam vagas em modalidades coletivas — como futsal, voleibol, handebol e basquetebol — e individuais, que incluem atletismo, xadrez, tênis de mesa e vôlei de praia. As partidas ocorrem em ginásios, escolas e espaços esportivos de Coari. JEAS também classificam para competições nacionais Os Jogos Escolares do Amazonas também funcionam como etapa classificatória para competições nacionais. Os campeões das categorias de 12 a 14 anos garantem vaga nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), organizados pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), previstos para setembro, em Brasília. Já os atletas de 15 a 17 anos disputam classificação para os Jogos da Juventude, promovidos pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), programados para outubro, em Foz do Iguaçu. Confira alguns registros da abertura da seletiva do Polo IV Fotos: Mateus Henrique e Elissandro Palmeira (Semcom Coari)

Leia mais

Coari premia campeões dos 43º Jogos Escolares e define representantes para a fase Polo IV dos JEA’s

Os campeões dos 43º Jogos Escolares de Coari (JEC’s) foram premiados nesta sexta-feira (15), em cerimônia realizada no Ginásio Natanael Brasil. Além de reconhecer o desempenho dos estudantes-atletas, o evento também marcou a definição das equipes e atletas que irão representar o município na fase Polo IV dos 47º Jogos Escolares do Amazonas (JEA’s) 2026. A etapa classificatória acontecerá entre os dias 25 e 30 de maio, em Coari, reunindo delegações de diversos municípios da região. Os vencedores garantirão vaga para a fase final da competição, prevista para ocorrer de 16 a 26 de julho, em Manaus. Durante a solenidade, estudantes de diferentes modalidades receberam medalhas e troféus pelo destaque alcançado ao longo da competição escolar. O coordenador de Educação Física, Reinaldo Oliveira, ressaltou a importância do apoio das secretarias envolvidas e destacou a expectativa para a próxima etapa dos jogos. “Quero agradecer imensamente à Prefeitura de Coari, em nome do prefeito Adail Pinheiro, e a todas as secretarias que contribuíram para que esse momento acontecesse, desde a realização dos jogos até esta premiação. Agora, nossa expectativa está voltada para a fase polo, onde nossos campeões representarão o município. Estamos na torcida para conquistar essa vaga na fase final”, afirmou. A edição deste ano dos Jogos Escolares reuniu 15 instituições de ensino das redes municipal, estadual e federal. Pela primeira vez, três escolas da zona rural participaram da competição, ampliando a integração entre estudantes e fortalecendo o esporte educacional no município. Sede da seletiva regional Coari foi confirmada como sede da seletiva do Polo IV dos JEA’s 2026 pela Secretaria de Estado da Educação e Desporto Escolar (Seduc), responsável pela organização da competição. As disputas da fase polo envolverão as modalidades de atletismo, basquetebol, futsal, handebol, voleibol, vôlei de praia, tênis de mesa e xadrez. Além de incentivar novos talentos, os jogos escolares promovem valores como disciplina, respeito, trabalho em equipe e integração entre os jovens atletas. Fotos: Eliz Cavalcante (Semcom Coari)

Leia mais

Jogos Escolares de Coari reúnem 15 escolas e têm participação inédita da zona rural

O ginásio Antônio Mariano foi palco, na terça-feira (14), da abertura dos 43º Jogos Escolares de Coari, reunindo 15 instituições de ensino das redes municipal, estadual e federal. Pela primeira vez, três escolas da zona rural participam da competição, que segue até o dia 24 de abril. A cerimônia contou com o desfile das delegações, entrada das bandeiras e o acendimento da pira olímpica, marcando oficialmente o início dos jogos. O estudante Ivan Silva, do GM3, que compete no atletismo e handebol, destacou a expectativa para a disputa. “Estamos com uma grande perspectiva de conquistar os pódios, primeiro, segundo e terceiro lugar. Mas o foco é sempre o primeiro. Estamos juntos e boa sorte a todos os atletas”, afirmou. A programação inclui modalidades como vôlei, futsal e atletismo, promovendo a integração entre os estudantes e incentivando a prática esportiva no ambiente escolar. O professor de educação física Elionilson Ribeiro, do CETI, também ressaltou o clima de competição. “Estamos aqui para competir com muita garra com o time de basquete. Também temos equipes de vôlei e futsal feminino e masculino”, disse. Além do caráter competitivo, os Jogos Escolares contribuem para a socialização entre os jovens e ampliam as oportunidades por meio do esporte. Fotos: Jair Vicente Rodrigues (Semcom Coari)

Leia mais

Prefeitura de Coari entrega uniformes esportivos para alunos que participarão dos Jogos Escolares 2026

A Prefeitura de Coari, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou na segunda-feira (13) a entrega de uniformes esportivos aos alunos da rede municipal que participarão dos 43º Jogos Escolares 2026. A ação contemplou estudantes de diversas escolas, incluindo unidades da zona rural, garantindo que todos os atletas estejam devidamente equipados para representar suas instituições na competição. De acordo com o secretário municipal de Educação, Rodrigo Almeida, a iniciativa atende a uma determinação do prefeito Adail Pinheiro e faz parte das ações de fortalecimento do esporte no município. Segundo ele, todos os alunos da rede municipal que participarão dos Jogos estão sendo contemplados com os uniformes. Para o estudante Alexsandro Oliveira, o incentivo fortalece a motivação das equipes. Ele agradeceu o apoio da Prefeitura, da escola e dos colegas, destacando a preparação para a disputa e a busca por bons resultados. A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal com o incentivo ao esporte escolar e com a formação dos jovens coarienses. Fotos: Jair Vicente Rodrigues (Semcom Coari)

Leia mais

Coari é confirmada como sede da seletiva do Polo IV dos JEA’S 2026

O município de Coari foi confirmado pelo Governo do Estado do Amazonas como sede da seletiva do Polo IV dos 47º Jogos Escolares do Amazonas (JEA’S) 2026. A etapa classificatória acontecerá de 25 a 30 de maio de 2026 e definirá os representantes para a fase final da competição, prevista para o período de 16 a 26 de julho, em Manaus. A confirmação foi encaminhada pela Secretaria de Estado da Educação e Desporto (Seduc), responsável pela organização do evento. A seletiva reunirá estudantes-atletas de diversos municípios do polo, fortalecendo o esporte escolar e promovendo a integração entre as delegações participantes. Para a realização da etapa, o município sede deverá garantir a estrutura necessária, incluindo alojamento com infraestrutura adequada, segurança nos locais de hospedagem e competição, além de espaços apropriados para as disputas nas modalidades de Atletismo, Basquetebol, Futsal, Handebol, Voleibol, Vôlei de Praia, Tênis de Mesa e Xadrez. A participação será por escola na categoria infantil (nascidos em 2012, 2013 e 2014) e por seleção ou escola na categoria juvenil (nascidos em 2009, 2010 e 2011). Com a definição de Coari como sede da seletiva do Polo IV, o município se consolida como referência na promoção do esporte educacional, ampliando oportunidades para jovens talentos e fortalecendo o calendário esportivo da cidade em 2026. Foto: arquivo Semcom Coari

Leia mais

FINAIS DOS JOGOS ESCOLARES DO BAIXO SOLIMÕES MOVIMENTARAM A COMUNIDADE AMAZONINO MENDES, EM COARI

A comunidade Amazonino Mendes, na zona rural de Coari, foi palco, na última sexta-feira (22), das finais dos Jogos Escolares do Baixo Solimões, que reuniram estudantes de diferentes escolas da região em um clima de integração, esporte e cidadania. Com apoio da Prefeitura de Coari, por meio da Secretaria Municipal de Educação, a competição mobilizou as escolas Antenor de Albuquerque Leitão, Alzira dos Santos, Carmo e Waldemar Plácido Fonteles. Os alunos deram um verdadeiro espetáculo de talento, superação e espírito esportivo, conquistando o público presente. Mais do que os resultados em campo, a participação das famílias, a energia das torcidas e a convivência entre comunidades reforçaram o papel do esporte como ferramenta de aprendizado, inclusão e transformação social. Para o secretário municipal de Educação, Rodrigo Almeida, ao promover e apoiar iniciativas como essa, a Prefeitura de Coari, sob a gestão do prefeito Adail Pinheiro, fortalece a educação, amplia oportunidades na zona rural e contribui para a formação integral dos estudantes, estimulando valores como disciplina, respeito, trabalho em equipe e senso de pertencimento.

Leia mais

DELEGAÇÃO DE COARI SE DESTACA NA 46ª EDIÇÃO DOS JOGOS ESCOLARES DO AMAZONAS E CONQUISTA MEDALHAS INÉDITAS

A delegação de Coari vem se destacando na 46ª edição dos Jogos Escolares do Amazonas (JEAs), em Manaus, com conquistas expressivas em várias modalidades, incluindo medalhas inéditas e o título de campeão geral no ciclismo. O evento reúne mais de 5.400 estudantes de todo o estado e serve como seletiva para os Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), que acontecem em nível nacional. Coari participa com 141 integrantes, entre atletas e professores, disputando nas modalidades de handebol, futsal, badminton, xadrez, atletismo, ciclismo e tênis de mesa. O município também marcou presença histórica com a participação do primeiro atleta com deficiência (PCD), Enzio Batista, que já conquistou duas medalhas – uma de prata nos 80 metros e uma de bronze no salto em distância. Outro grande destaque é o atleta Said Oliveira, que levou Coari ao título de campeão geral no ciclismo, com duas medalhas de ouro e uma de prata, garantindo vaga para a etapa nacional. A equipe de revezamento 4×80 metros (masculino infantil), formada por Bryan Leal, Alan Bezerra, Théo Santos e Leandro Gabriel, também brilhou ao conquistar o ouro na prova. A delegação coariense conta com o apoio direto da Prefeitura de Coari, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, que tem garantido uma estrutura de qualidade para os atletas. Desde uniformes e tênis novos até suporte técnico e logístico, a gestão do prefeito Adail Pinheiro tem investido no fortalecimento do esporte escolar como ferramenta de inclusão e desenvolvimento. “Quero agradecer ao prefeito Adail Pinheiro, ao vice-prefeito Emanoel Pinheiro, ao secretário de Esporte Markeison Santos e à coordenadora da Seduc em Coari, Alzeia Martins. Esse apoio tem sido essencial para proporcionar esse momento único aos nossos jovens atletas”, afirmou o professor Reinaldo Rodrigues, chefe da delegação coariense. Até o momento, Coari já acumula 15 medalhas:🏅 5 Ouros🏅 6 Pratas🏅 4 Bronzes Confira os resultados conquistados: Revezamento 4x80m (masculino infantil): Ouro – Bryan Leal, Alan Bezerra, Théo Santos e Leandro GabrielCorrida 800m (masculino infantil): Ouro – Lucas DantasSalto em distância (infantil): Ouro – Priscila QueirozCiclismo: 2 Ouros, 1 Prata – Campeão Geral: Said OliveiraCorrida 150m (infantil): Prata – Théo SantosCorrida 80m (PCD): Prata – Enzio BatistaCorrida 80m (infantil): Prata – Alice AmazonasLançamento de dardo (infantil): Prata – Maria LeticiaArremesso de peso (infantil): Prata – Alan BezerraCorrida 100m (infantil): Bronze – Ivan SilvaCorrida 80m (masculino infantil): Bronze – Lucas DantasSalto em distância (PCD): Bronze – Enzio BatistaArremesso de peso (juvenil): Bronze – Layla Oliandra Com encerramento previsto para o dia 27 de julho, a competição continua movimentando jovens talentos do estado. Em Coari, a Prefeitura reafirma o compromisso com o fortalecimento do esporte, reconhecendo seu papel como instrumento de inclusão, disciplina e transformação social. Confira alguns registros dos atletas na competição:

Leia mais

COARI ENCERRA COM DESTAQUE O 46º JOGOS ESCOLARES DO AMAZONAS – POLO IV

Com uma cerimônia marcada por emoção e celebração, chegou ao fim na última sexta-feira (6) o 46º Jogos Escolares do Amazonas – Polo IV. Ao longo de uma semana, delegações de cinco municípios competiram com dedicação, espírito esportivo e entusiasmo nas arquibancadas, encerrando a etapa regional com saldo positivo e expectativas para a fase estadual, que será realizada em Manaus, de 17 a 27 de julho. Os campeões de cada modalidade garantiram vaga na próxima fase dos JEAs, maior evento esportivo estudantil do estado. Ao todo, mais de 600 estudantes de escolas públicas e privadas disputaram provas de atletismo, basquete, futsal, handebol, voleibol, vôlei de praia, tênis de mesa e xadrez. As categorias foram divididas por faixa etária — infantil (12 a 14 anos) e juvenil (15 a 17 anos) — nos gêneros masculino e feminino. Para a atleta Rayane Silva, da equipe de Futsal Feminino/Juvenil de Coari, classificada para a etapa estadual, representar o município é motivo de orgulho. “Coari, mais uma vez, vai estar em um evento tão importante como o JEAs. Agora é treinar para fazer bonito em Manaus”, afirmou. Já o jogador Enzo Henrique, do Futsal Masculino/Juvenil de Alvarães, que também ficou em primeiro lugar do pódio, destacou o espírito de integração entre os jovens. “Foi uma experiência incrível. O que mais me marcou foram as amizades construídas aqui. Fiz grandes parceiros, especialmente os de Coari”, declarou. Mais do que medalhas, a competição promoveu integração, fortalecimento de vínculos e valorização do esporte como ferramenta de transformação social entre os estudantes do Médio Solimões. A seletiva regional, organizada pela Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar com apoio da Prefeitura de Coari, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, representou a primeira etapa dos Jogos Escolares do Amazonas. A Prefeitura de Coari parabeniza todos os participantes e reafirma seu compromisso com o incentivo ao esporte, contribuindo para o desenvolvimento integral da juventude coariense. Confira alguns registros do encerramento:

Leia mais

COARI SEDIA ABERTURA DO 46º JOGOS ESCOLARES DO AMAZONAS – POLO IV COM MAIS DE 800 PARTICIPANTES

Coari foi palco de um momento histórico neste domingo (1º) com a abertura oficial do 46º Jogos Escolares do Amazonas – Polo IV. O evento, realizado no Ginásio Geraldo Granjeiro, reuniu mais de 800 atletas, técnicos e dirigentes de cinco municípios da região: Coari, Codajás, Tefé, Alvarães e Uarini. Com competições em oito modalidades – futsal, vôlei, basquete, handebol, vôlei de praia, atletismo, xadrez e tênis de mesa – os jogos prometem movimentar a cidade ao longo da semana, promovendo valores como amizade, respeito e superação. A cerimônia de abertura contou com apresentações culturais, entrada das delegações, revezamento da tocha olímpica com inclusão de atleta paralímpico e o tradicional juramento dos atletas. A realização é da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar (Seduc), com apoio da Prefeitura de Coari, por meio da Secretaria Municipal de Esporte. O prefeito Adail Pinheiro deu as boas-vindas às delegações e declarou oficialmente abertos os jogos. “É uma honra ver nossa cidade se transformar no palco de um evento tão especial, que valoriza o esporte e inspira vidas. Meu agradecimento ao governador Wilson Lima, à equipe da SEDUC e a todos que contribuíram para tornar esse momento possível. Que o espírito esportivo esteja presente em cada passo dessa jornada”, destacou. O prefeito também reforçou o compromisso da gestão em garantir estrutura e segurança ao evento. “Será uma semana muito movimentada e estamos preparados em todos os aspectos para que não falte nada. Vamos dar todo o apoio necessário para que tenhamos um grande evento. Coari sempre teve muito destaque e, claro, eu como coariense, vou torcer para os nossos atletas”, completou. Coordenador do Polo IV Coari, Reinaldo Rodrigues destacou a importância do evento para a integração entre os municípios. “Nosso objetivo é trazer essa interação, mostrar que podemos receber bem e fazer uma grande festa. Preparamos tudo com muito carinho, tanto para os visitantes quanto para nossa cidade”, afirmou. Representando o município de Tefé, o técnico Alesson Santos, comemorou o bom desempenho na preparação. “Foram um mês e meio de treinos intensos. Graças a Deus, sem contusões. Viemos preparados para disputar. Trabalhamos não só a parte técnica, mas também valores como caráter, ética e respeito, sempre em parceria com os pais”, ressaltou. O atleta de futsal de Tefé, Felipe Silva, de 17 anos, também compartilhou sua expectativa. “Viemos preparados, viemos para competir, firme e forte. Vamos para cima!”, declarou. Já Dhemerson Dias, coordenador de Educação Física de Alvarães, destacou o trabalho contínuo com os atletas. “Nos preparamos há meses com apoio da Secretaria de Esporte. A expectativa é representar bem o município e buscar o título, como fazemos todos os anos. Esses jogos motivam os jovens a serem melhores alunos, mais disciplinados e cidadãos mais conscientes”, pontuou. O evento também gerou entusiasmo entre os moradores. Geovanna Martins, de Coari, celebrou a realização local. “Muito bom ser em Coari. Na minha época não havia essa estrutura. Está tudo incrível!”, comentou. De Codajás, Maria Souza elogiou o acolhimento coariense. “Coari tem um povo muito receptivo. As expectativas dos codajaenses são altas. E claro, queremos ganhar de Coari”, disse em tom descontraído. Confira alguns registros do evento:

Leia mais

PREMIAÇÃO DOS 42º JOGOS ESCOLARES DE COARI CELEBRA ATLETAS E APRESENTA SELEÇÃO SUB-9 DE FUTSAL

A cerimônia de premiação dos 42º Jogos Escolares de Coari (JEC’s) emocionou o público no auditório Silvério José Nery, no último sábado (10), ao celebrar os estudantes que conquistaram o 1º, 2º e 3º lugar em cada modalidade esportiva. A competição reuniu mais de 1.500 alunos e teve seu encerramento com a entrega de medalhas aos atletas que subiram ao pódio. A solenidade contou com a presença do prefeito Adail Pinheiro, que celebrou ao lado da família dois momentos marcantes para o esporte coariense: a premiação dos atletas vencedores e a apresentação oficial da primeira Seleção Coariense de Futsal Sub-9. Entre os convocados, está seu filho, Adam Pinheiro. “É a primeira vez que Coari apresenta uma seleção nessa categoria. Estou cheio de orgulho como prefeito, cidadão e pai de atleta”, afirmou. Durante a competição, alunos de 13 instituições de ensino disputaram oito modalidades, sendo quatro coletivas — handebol, vôlei, futsal e basquete — e quatro individuais: atletismo, vôlei de areia, tênis de mesa e xadrez. Os jogos foram promovidos pela Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar (Seduc), com apoio da Prefeitura de Coari, por meio da Secretaria Municipal de Esporte. Adail Pinheiro destacou o papel do esporte na formação dos jovens e reafirmou o compromisso da sua gestão com o setor. “Estamos revitalizando todos os nossos ginásios. O esporte é prioridade. Vamos investir o que for necessário para resgatar a tradição competitiva de Coari. E digo aos pais: incentivem seus filhos como eu e a Sacha fazemos com os nossos”, ressaltou. Além dos troféus e medalhas, os campeões em cada modalidade esportiva garantiram vaga para representar Coari no Polo dos Jogos Escolares do Amazonas (JEA’s), que será realizado no município entre os dias 1º e 6 de junho. Confira alguns registros do evento:

Leia mais