Dia do Gari é celebrado com caminhada e homenagem aos trabalhadores da limpeza urbana em Coari

Profissionais responsáveis por manter a cidade limpa, organizada e acolhedora receberam uma homenagem especial no último sábado (16), durante a programação em comemoração ao Dia do Gari, em Coari. A ação reuniu trabalhadores da limpeza urbana em uma caminhada pelas ruas da cidade, seguida de um momento festivo dedicado à categoria. Promovida pela Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semlip), a programação destacou a importância dos garis para o funcionamento da cidade e para a saúde pública, reconhecendo o trabalho realizado diariamente pelos profissionais, seja sob sol ou chuva. Além da confraternização, a ação também reforçou o respeito e a valorização dos trabalhadores que atuam na varrição, coleta e manutenção dos espaços públicos, contribuindo diretamente para o bem-estar da população. A coordenadora de equipe, Patrícia dos Santos, destacou a alegria em participar da homenagem preparada para os profissionais da limpeza urbana. “Quero agradecer a gestão do prefeito Adail Pinheiro por proporcionar essa festa linda e maravilhosa para todos nós. A caminhada foi perfeita e esse momento de valorização significa muito para a nossa categoria. Que iniciativas como essa continuem acontecendo nos próximos anos”, afirmou. O secretário municipal de Limpeza Pública, Paulo José, ressaltou o sentimento de gratidão pela realização da programação e pela valorização da categoria. “Hoje é um dia de gratidão por estarmos celebrando o Dia do Gari. Quero parabenizar todos esses profissionais pelo trabalho e dedicação diários. Também agradeço ao prefeito Adail Pinheiro por todo o suporte dado a essa importante pasta do município, formada por trabalhadores que cuidam diariamente da limpeza e do bem-estar da nossa cidade”, destacou. A celebração encerrou em clima de reconhecimento e união, homenageando os profissionais que, diariamente, ajudam a construir uma cidade mais limpa e bem cuidada para todos. Fotos: Elissandro Palmeira (Semcom Coari)

Leia mais

Secretaria de Meio Ambiente promove ação educativa e preventiva contra descarte irregular de lixo em Coari

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) realizou, na sexta-feira (30), ações de fiscalização e orientação em estabelecimentos comerciais de Coari após denúncias de descarte irregular de lixo. A iniciativa tem como objetivo reforçar a limpeza urbana e a preservação ambiental no município. Durante a ação, as equipes orientaram comerciantes sobre o descarte correto dos resíduos, com atenção aos dias, horários e locais adequados para a coleta. Estabelecimentos que descumpriram as normas receberam notificações, conforme a legislação ambiental vigente. De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Afrânio César, o trabalho tem caráter educativo e preventivo. “Estamos realizando notificações de orientação e ações de educação ambiental para que as pessoas coloquem seus resíduos no horário correto em que o carro da coleta passa e nos locais apropriados”, explicou. Comerciantes também destacaram a importância da colaboração coletiva. Para o empreendedor Cliude Vieira, manter a limpeza é uma responsabilidade compartilhada. “A minha parte é manter tudo limpo. Faço a limpeza normalmente para deixar o local organizado”, afirmou. Já a comerciante Francilene Gonçalves ressaltou o exemplo no dia a dia. “Colocamos o lixo na sacola e levamos até o lixeiro. Vamos incentivar todos, quem vende lanche ou não, a fazer o mesmo, porque cidade limpa é reflexo de um povo educado”, destacou. A ação busca promover a conscientização ambiental, fortalecer a responsabilidade coletiva e contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população. A Prefeitura de Coari segue atuando de forma preventiva e educativa, reafirmando o compromisso com o meio ambiente e o bem-estar da comunidade. Foto: Beatriz Feitosa – Semcom Coari

Leia mais

PREFEITURA DE COARI REFORÇA LIMPEZA URBANA COM NOVOS CAMINHÕES E RETROESCAVADEIRAS

A Prefeitura de Coari, por meio da Secretaria Municipal de Limpeza Pública, reforçou nesta quarta-feira (8) a estrutura de limpeza urbana do município com a entrega de novos caminhões compactadores de lixo e retroescavadeiras, durante o início das obras do Programa Ilumina+ Amazonas e da revitalização da Avenida Plínio Coelho. Os novos caminhões substituem equipamentos antigos, muitos deles inoperantes, e ampliam a capacidade da frota que atende todos os bairros da cidade. Com isso, a renovação garante mais eficiência na coleta e manutenção da limpeza urbana, assegurando que os serviços funcionem todos os dias do mês. “Os coletores que já estavam aqui estavam muito obsoletos, as agora, com esses novos equipamentos, o serviço vai funcionar todos os 30 dias do mês. Estamos transformando nossa frota e garantindo um cuidado melhor com a cidade”, destacou o prefeito Adail Pinheiro durante a entrega. Para os profissionais que atuam diariamente nas ruas, os equipamentos representam valorização e melhores condições de trabalho. “Com a chegada desses coletores, nosso serviço vai melhorar ainda mais. O prefeito Adail Pinheiro está garantindo uma limpeza mais eficiente, cuidando da cidade e da população”, afirmou o gari Valdenildo Oliveira. As novas retroescavadeiras darão suporte tanto à limpeza urbana quanto à revitalização da Avenida Plínio Coelho e outras obras na cidade, reforçando o compromisso da gestão municipal em investir em serviços essenciais e promover qualidade de vida à população.

Leia mais

PREFEITURA DE COARI INICIA AÇÕES EMERGENCIAIS DE LIMPEZA NA ORLA DA CIDADE

A Prefeitura de Coari iniciou nesta quinta-feira (3) uma nova etapa das ações emergenciais de limpeza dos igarapés, com intervenção na orla da cidade. Após os serviços realizados nos igarapés Espírito Santo e Santa Efigênia, a operação agora concentra esforços na retirada de lixo, entulho e vegetação acumulada na orla, que comprometem o escoamento das águas e agravam os impactos da enchente. Coordenada pela Secretaria Municipal de Obras e Limpeza Pública, a iniciativa integra a força-tarefa ambiental lançada pelo prefeito Adail Pinheiro, voltada à prevenção de alagamentos, ao combate à proliferação de doenças e à preservação dos recursos hídricos. A ação favorece diretamente moradores de áreas vulneráveis, ao promover melhorias na drenagem urbana, saúde pública e conservação ambiental. Além disso, também contribui para tornar o espaço mais limpo, bonito e agradável para a população. Os trabalhos continuarão de forma intensiva, com prioridade para os trechos mais críticos dos igarapés urbanos. Com essa medida, a gestão do prefeito Adail Pinheiro reafirma o compromisso com a redução dos transtornos causados pelo período chuvoso e a recuperação dos ecossistemas locais, assegurando mais qualidade de vida para a população coariense.

Leia mais