DETRAC realiza 1ª Expo Trânsito e reforça conscientização no Maio Amarelo em Coari

O Departamento de Trânsito e Transporte (DETRAC), vinculado à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social, realizou nesta quarta-feira (20) a 1ª Expo Trânsito Coari, em alusão à campanha Maio Amarelo 2026. A ação abriu as portas do órgão para estudantes, condutores e população em geral, com atividades voltadas à educação e conscientização no trânsito. Realizada no prédio do DETRAC, no bairro Urucu, a programação apresentou o funcionamento do sistema viário do município, incluindo demonstrações dos serviços de sinalização horizontal e vertical, atendimento operacional dos agentes de trânsito e orientações sobre segurança viária. Durante a exposição, os participantes conheceram materiais educativos utilizados nas ações desenvolvidas ao longo do ano nas escolas e instituições do município. Também foram realizadas palestras sobre educação no trânsito, uso correto do capacete e respeito à sinalização viária, reforçando o tema da campanha deste ano: “No trânsito, enxergar o outro é salvar vidas”. O diretor do DETRAC, Marcos Dávila, destacou que o principal objetivo da exposição é conscientizar a população sobre atitudes responsáveis no trânsito. “Hoje o Departamento de Trânsito abre as portas para toda a população em geral. O intuito principal dessa nossa primeira Expo Trânsito no município é a conscientização, orientar as pessoas e os alunos para que usem o capacete e respeitem a sinalização viária do município”, afirmou. Um dos espaços mais visitados foi o da sinalização semafórica, onde o técnico semafórico Josyclay Santos explicou aos alunos o funcionamento técnico dos equipamentos instalados na cidade. “Estamos mostrando que por trás de todo sistema semafórico existe uma profissão e toda uma estrutura técnica responsável pelo funcionamento dos semáforos, programação do tempo das vias e manutenção dos equipamentos”, explicou. A programação também reforçou a importância da educação no trânsito desde a infância. O agente administrativo de trânsito Hermilson Carvalho ressaltou que as ações educativas desenvolvidas pelo DETRAC acontecem durante todo o ano letivo. “A gente trabalha constantemente nas escolas e instituições para orientar crianças e jovens, que serão os futuros condutores da nossa cidade”, destacou. Para o professor Ivan Santos, a iniciativa contribui diretamente para a formação de cidadãos mais conscientes. “É importante orientar os alunos porque eles são os futuros motoristas e também podem repassar aos pais o que aprenderam aqui sobre o que é certo e errado no trânsito”, comentou. O Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização para redução de acidentes e incentivo a escolhas mais seguras e responsáveis no trânsito. Fotos: Fabiana Gama e Edy Souza

Leia mais

Detrac abre programação do Maio Amarelo com ações educativas em escola de Coari

O Departamento de Trânsito e Transporte de Coari (Detrac), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social, realizou nesta terça-feira (19) a abertura da campanha Maio Amarelo 2026 com uma ação educativa na Escola Estadual CETI Professor Manuel Vicente Ferreira Lima. A mobilização nacional deste ano traz como tema “No trânsito, enxergar o outro é salvar vidas”. A programação de abertura contou com palestras educativas, apresentações de slides e atividades de conscientização voltadas aos estudantes, reforçando a importância da segurança no trânsito e da preservação da vida. Durante a ação, os alunos receberam orientações sobre o uso correto do capacete, respeito à sinalização, atenção aos pedestres e atitudes responsáveis no trânsito. Também foram abordados temas como a responsabilidade de pedestres, ciclistas e condutores, além da importância do cumprimento das leis de trânsito para a redução de acidentes. As atividades incluíram ainda a exibição de dados e estatísticas sobre acidentes de trânsito, imagens ilustrativas, mensagens educativas e vídeos curtos de conscientização. De acordo com o Detrac, a proposta da campanha é incentivar, desde cedo, a construção de uma cultura de respeito, responsabilidade e cuidado coletivo no trânsito. A programação seguirá nas demais escolas do município ao longo do mês de maio, levando informação e ações educativas para estudantes e comunidade escolar. Educação e orientação à população Como parte da programação do Maio Amarelo, será realizada nesta quarta-feira (20) a 1ª Expor Trânsito Coari, no prédio do Departamento de Trânsito e Transporte de Coari, localizado na Avenida Ceará, nº 41, bairro Urucu. A exposição acontecerá nos horários de 8h às 14h e de 14h às 17h. A Expor Trânsito contará com exposição de sinalização viária, demonstrações dos serviços de sinalização horizontal e vertical, além de orientações sobre organização e segurança no trânsito. O público também poderá conhecer materiais educativos utilizados nas ações de conscientização e acompanhar apresentações sobre educação para o trânsito voltadas a crianças, jovens e adolescentes. A programação inclui ainda exposição de materiais e equipamentos do Detran, atendimento ao público e demonstrações do serviço operacional realizado pelos agentes de trânsito, com explicações sobre fiscalização, apoio e organização viária. Além das atividades externas, a campanha contempla ações internas de reciclagem e atualização operacional com os agentes de trânsito, fortalecendo o trabalho desenvolvido no município. O Maio Amarelo tem como objetivo chamar a atenção da sociedade para a redução de acidentes e para a importância de escolhas seguras e responsáveis no trânsito. Foto: Dani Lima (Semcom Coari)

Leia mais

PREFEITURA DE COARI AMPLIA AÇÕES DO MAIO AMARELO COM FOCO NA EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO

A Prefeitura de Coari, por meio do Departamento de Trânsito (DETRAC), vinculado à Secretaria Municipal de Defesa Social, está promovendo a Campanha Maio Amarelo 2025 com uma série de atividades educativas voltadas à conscientização sobre a segurança no trânsito. A programação, iniciada no dia 12 com ações internas, segue até o dia 30 deste mês com palestras, panfletagens e mobilizações públicas. As palestras educativas começaram oficialmente nesta terça-feira (20), com a primeira apresentação realizada no Centro de Educação de Tempo Integral (CETI). Até o dia 29, mais de 30 escolas e uma instituição de ensino superior receberão atividades abordando a prevenção de acidentes e a redução da mortalidade no trânsito. O diretor do DETRAC, Marcos D’Ávila, ressaltou a abrangência das ações e a importância de reforçar atitudes conscientes no trânsito. “Estamos com uma programação extensa, com o objetivo de conscientizar a população sobre o uso do capacete e o respeito à sinalização viária”, afirmou. Ele também agradeceu o apoio da gestão municipal: “Quero desde já agradecer ao prefeito Adail Pinheiro pelo apoio à campanha”, completou. A programação também inclui panfletagem na Feira do Produtor Rural e ao longo da estrada do Guarabira, além de blitz educativa em pontos estratégicos da cidade. Para o estudante Rafael Negreiros, de 18 anos, membro do grêmio estudantil da escola onde ocorreu a primeira palestra, a ação tem efeito transformador. “Uma das coisas principais que aprendemos é o cuidado no trânsito, principalmente com a vida, independentemente de quem seja. A palestra incentivou e motivou os alunos a praticar o autocuidado ao dirigir e a valorizar tanto a própria vida quanto a dos outros”, refletiu. O encerramento da campanha será no dia 30 de maio, com uma motociata a partir das 8h, saindo do estacionamento do Centro Cultural. Todos os participantes deverão estar usando capacete, como símbolo de respeito à vida. Na sequência, será realizada uma ação conjunta de destruição de 300 escapamentos apreendidos, com apoio da Polícia Militar, Polícia Civil, Ministério Público, Secretaria Municipal de Defesa Social e DETRAC. Confira alguns registros da palestra de educação no trânsito:

Leia mais