Prefeitura de Coari inicia inscrições para o programa Meu Primeiro Emprego

A Prefeitura de Coari, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), iniciou nesta quarta-feira (13) as inscrições para o programa “Meu Primeiro Emprego”, iniciativa voltada à inserção de jovens no mercado de trabalho por meio de estágio remunerado em órgãos da administração pública municipal, estadual e federal. O atendimento segue nesta quinta (14) e encerra na sexta-feira (15), no Ginásio Luiz Alberto da Luz – Tanta, localizado na avenida do Futuro, das 8h às 17h. Durante o período, os candidatos devem realizar a entrega da ficha cadastral e da documentação exigida para participação no programa. O “Meu Primeiro Emprego” vai beneficiar jovens com bolsa mensal de R$ 500 para atuação de quatro horas diárias em repartições públicas. A iniciativa, instituída por lei aprovada pela Câmara Municipal, reforça o compromisso da gestão do prefeito Adail Pinheiro com a geração de oportunidades, inclusão social e qualificação profissional da juventude coariense. De acordo com a secretária municipal de Assistência Social, Elaine Vasquez, alguns critérios serão analisados durante o processo de seleção. Entre eles, estão ter idade entre 16 e 21 anos, residir em Coari e estar matriculado no ensino fundamental, médio, técnico ou superior, ou já ter concluído o ensino médio. Também será exigida inscrição atualizada no Cadastro Único (CadÚnico), quando prevista em regulamento, além do atendimento aos critérios socioeconômicos estabelecidos pela iniciativa. “Se você se encaixa nesse perfil, não perca essa oportunidade. Reúna toda a sua documentação e faça sua inscrição”, destacou a secretária. Após o encerramento das inscrições, entre os dias 16 e 31 de maio será realizada a avaliação social dos candidatos, incluindo visitas técnicas conduzidas pelo serviço social. O início dos estágios está previsto para o segundo semestre deste ano. Além da bolsa mensal, os participantes terão acompanhamento técnico e experiência prática em diferentes áreas da administração pública, contribuindo para a preparação profissional e ampliando as oportunidades de ingresso no mercado de trabalho. Foto: Dani Lima (Semcom Coari)

Leia mais

Prefeitura de Coari lança programa social que garante bolsa para jovens em estágio na administração pública

A Prefeitura de Coari lançou oficialmente, no sábado (9), o programa social “Meu Primeiro Emprego”, iniciativa voltada à inserção de jovens no mercado de trabalho por meio de estágio remunerado em órgãos da administração pública municipal, estadual e federal. O lançamento aconteceu no Ginásio Luiz Alberto da Luz – Tanta e reuniu estudantes, familiares, representantes de instituições parceiras e autoridades municipais. O programa vai beneficiar jovens de 16 a 21 anos com bolsa mensal de R$ 500 para atuação de quatro horas diárias em repartições públicas. Instituída por lei aprovada pela Câmara Municipal, a iniciativa marca a retomada de uma política pública idealizada há mais de 20 anos e reforça o compromisso da gestão do prefeito Adail Pinheiro com a geração de oportunidades para a juventude coariense. Durante a programação, foram apresentados os critérios de participação, as etapas do processo seletivo e o funcionamento das atividades que serão desenvolvidas pelos estudantes nas secretarias e demais setores públicos. Programa cria oportunidades para jovens coarienses A secretária municipal de Desenvolvimento Social, Elaine Vasquez, destacou a importância do programa para a formação profissional dos participantes. “O prefeito Adail Pinheiro tem desenvolvido ações voltadas para diferentes públicos, das crianças aos idosos, e hoje estamos aqui fortalecendo as oportunidades para os nossos jovens. O estágio é uma grande porta de entrada para o mercado de trabalho. É por meio dessa experiência que adquirimos conhecimento e descobrimos os caminhos que queremos seguir no futuro. Abracem essa oportunidade. Se inscrevam”, pontuou. Inscrições começam no dia 13 de maio As inscrições e a entrega das fichas cadastrais acontecerão nos dias 13, 14 e 15 de maio, a partir das 8h, no Ginásio Luiz Alberto da Luz – Tanta. Entre os dias 16 e 31 de maio será realizada a avaliação social, com visitas técnicas conduzidas pelo serviço social. O início dos estágios está previsto para o segundo semestre deste ano. Para participar, os candidatos devem ter entre 16 e 21 anos, residir em Coari e estar matriculados no ensino fundamental, médio, técnico ou superior, ou já ter concluído o ensino médio. Também será exigida inscrição atualizada no Cadastro Único (CadÚnico), quando prevista em regulamento, além do atendimento aos critérios socioeconômicos estabelecidos pela iniciativa. A seleção dará prioridade a estudantes em situação de vulnerabilidade social, oriundos da rede pública, pessoas com deficiência (PCD), moradores de áreas de risco e integrantes de famílias chefiadas por mulheres. Além da bolsa mensal, os participantes terão acompanhamento técnico e experiência prática em diferentes áreas da administração pública, contribuindo para a qualificação profissional e preparação para futuras oportunidades. O universitário Caio Antony, de 19 anos, comemorou a criação do programa. “Eu achei muito legal a iniciativa da Prefeitura em oferecer isso para os jovens. Muitos jovens na nossa cidade querem muito um trabalho, ter o seu dinheiro pra comprar suas coisas, ajudar suas famílias e suprir necessidades do dia a dia. Acho muito importante esse incentivo e, por isso, vou fazer minha inscrição”, disse. Durante a programação, também foram apresentadas as equipes técnicas vindas de Manaus que atuam no cadastramento dos programas sociais vinculados à ação municipal. Fotos: Jair Vicente Rodrigues (Semcom Coari)

Leia mais