Policlínica de Coari realiza mais de 100 atendimentos em urologia e amplia acesso a especialidades

A Prefeitura de Coari, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou entre segunda-feira (22) e terça-feira (23) mais uma agenda de atendimentos em urologia na Policlínica Dr. Roque Juan Dell’Oso. Durante os dois dias, cerca de 140 pacientes receberam consultas e acompanhamento especializado, fortalecendo a oferta de serviços de saúde no município. A iniciativa faz parte do calendário regular de atendimentos especializados e busca ampliar o acesso da população a consultas, diagnósticos e orientações médicas sem a necessidade de deslocamento para outros municípios. Além de proporcionar mais comodidade aos usuários, o serviço contribui para a continuidade dos tratamentos e para a redução da demanda reprimida. De acordo com a coordenadora da Policlínica, Denilza Pinho, a presença periódica do especialista representa um avanço importante para a assistência à saúde da população. “Hoje contamos com um profissional de excelência, o doutor Tiago, que veio atender cerca de 140 pacientes, entre homens, mulheres e crianças. A expectativa é que ele retorne a Coari a cada dois meses, garantindo a continuidade desse atendimento especializado”, destacou. O médico urologista Tiago Padilha ressaltou a importância da oferta do serviço no município e os benefícios para os pacientes. “Fico feliz pela oportunidade. É muito importante que a população tenha acesso a um profissional da área de urologia. Homens, mulheres e crianças necessitam desse atendimento, e muitas pessoas dependem dessa especialidade para cuidar da saúde”, afirmou. A ampliação dos atendimentos especializados reforça o compromisso da gestão municipal com o fortalecimento da rede pública de saúde, garantindo mais acesso, qualidade e resolutividade no cuidado à população. Fotos: Felipe Aguiar – Semcom Coari

Leia mais

Policlínica de Coari reforça atendimento especializado com consultas em neurologia e psiquiatria

A Prefeitura de Coari, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), ampliou a oferta de atendimentos especializados com consultas em neurologia e psiquiatria na Policlínica Dr. Roque Juan Dell’Oso. Realizada entre os dias 5 e 8 deste mês, a ação beneficiou pacientes de diferentes faixas etárias e fortaleceu o acesso da população aos serviços de saúde no município. Na área de neurologia, cerca de 200 pacientes foram atendidos pelo neurologista e neurocirurgião Dante Luiz. As consultas contemplaram crianças e adultos com transtornos neurológicos, dificuldades de aprendizagem, déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), transtorno do espectro autista (TEA) e outras condições relacionadas ao desenvolvimento e comportamento. Além do acompanhamento clínico, os atendimentos tiveram como foco a emissão de laudos médicos necessários para assegurar aos pacientes o acesso a serviços e benefícios disponibilizados pelo município. De acordo com o neurologista, a procura por atendimentos relacionados aos transtornos do neurodesenvolvimento tem crescido nos últimos anos, aumentando a necessidade de acompanhamento adequado. “Estamos atendendo crianças e adultos com diferentes demandas neurológicas, especialmente casos relacionados ao autismo, déficit de atenção, hiperatividade e dificuldades de aprendizagem. Muitos desses pacientes também necessitam de laudos médicos para ter acesso ao suporte oferecido pela prefeitura. Nossa missão é contribuir para reduzir essa demanda e melhorar a qualidade de vida dessas pessoas”, destacou Dante Luiz. A assistência à saúde mental também foi ampliada com os atendimentos realizados pela psiquiatra Thamice Marinho Pinto. A médica passa a integrar a programação regular da Policlínica, realizando consultas mensais para atender tanto o público em geral quanto crianças neurodivergentes que necessitam de acompanhamento contínuo. A expectativa é que sejam ofertadas cerca de 150 consultas por mês na especialidade, ampliando o acesso da população aos cuidados em saúde mental. “Venho mensalmente para realizar os atendimentos e agradeço à gestão municipal pela oportunidade de contribuir com a saúde mental da população. É um trabalho importante para ampliar o acesso aos cuidados e oferecer mais qualidade de vida aos pacientes”, afirmou a psiquiatra. A iniciativa integra o trabalho permanente da Prefeitura de Coari para ampliar a oferta de consultas em diversas especialidades e garantir atendimento mais acessível, humanizado e resolutivo à população. Fotos: Ruan Souza (Semcom Coari)

Leia mais

Policlínica de Coari disponibiliza consultas com cardiologista e dermatologista nesta semana

A Prefeitura de Coari, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), está com vagas abertas para consultas especializadas na Policlínica Dr. Roque Juan Dell’Oso. O grande destaque da programação é a oferta de atendimentos em cardiologia e, como novidade para este fim de semana, a chegada de um médico dermatologista para reforçar a assistência local. Para garantir o agendamento, o cidadão interessado deve procurar a sua Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência para receber o encaminhamento necessário e realizar o cadastro no Sistema Municipal de Regulação (SISREG). De acordo com o cronograma estabelecido pela Semsa, os atendimentos com o cardiologista acontecem até o dia 22 de maio, nos turnos das 8h às 12h e das 14h às 17h30. Já as consultas com o dermatologista ocorrem no fim de semana, ampliando as opções para quem não consegue comparecer à unidade durante os dias úteis. A programação de saúde da semana também inclui a presença de um oftalmologista na quinta e na sexta-feira. Quanto às vagas para as consultas de urologia, previstas para o final do mês, nos dias 28 e 29 de maio, a coordenação da Policlínica informou que o lote já foi totalmente preenchido devido à grande procura. A coordenadora da unidade, Denilza Pinho, celebrou o fluxo intenso de serviços e destacou o esforço da gestão municipal em trazer novos especialistas para o município. Ela pontuou que o período está com a agenda bastante movimentada para acolher a população e que a chegada da dermatologia atende a uma demanda importante da cidade. Segundo a coordenação, essa iniciativa integra o plano de ação contínuo do município para fortalecer a rede de assistência especializada e garantir que os cidadãos coarienses tenham acesso a tratamentos médicos de qualidade sem a necessidade de grandes deslocamentos. Foto: equipe Semcom Coari

Leia mais

Atendimento oftalmológico avança e beneficia 200 pacientes em Coari

Cerca de 200 pacientes foram atendidos com consultas oftalmológicas realizadas nos dias 23 e 24 de abril, na Policlínica Dr. Juan Roque Dell’Osso, em Coari. A ação garantiu avaliação clínica, diagnóstico e encaminhamentos, ampliando o acesso da população a serviços especializados. Os atendimentos fazem parte de uma estratégia contínua de oferta mensal desse tipo de consulta no município. Segundo a coordenação da unidade, a meta é reduzir gradualmente a fila existente no sistema de regulação, assegurando que mais pacientes tenham acesso ao atendimento no tempo adequado. “A cada mês, 200 pacientes são atendidos. O objetivo é zerar a fila existente no sistema de regulação. Quem precisa da consulta deve procurar a Unidade Básica de Saúde, solicitar o encaminhamento e aguardar o contato da equipe de regulação com a data do atendimento”, explicou a coordenadora da policlínica, Denilza Pinho. A oftalmologista Dhielly Viterbino destacou a importância do diagnóstico precoce e do acompanhamento regular para evitar complicações mais graves. “Os atendimentos permitem diagnosticar precocemente doenças que, muitas vezes, são silenciosas. O acompanhamento é essencial para prevenir a cegueira. Algumas condições, como a catarata, têm tratamento, enquanto outras exigem controle contínuo. Pacientes com diabetes e hipertensão precisam realizar exames, como o fundo de olho, para evitar complicações”, afirmou. A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) reforça que o acesso às consultas oftalmológicas ocorre por meio das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), responsáveis pelo encaminhamento dos pacientes ao atendimento especializado, conforme a organização do sistema de regulação. Fotos: Elissandro Palmeira (Semcom Coari)

Leia mais

Coari inicia campanha Março Lilás com ampliação de serviços de prevenção ao câncer do colo do útero

A Prefeitura de Coari, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), iniciou nesta quarta-feira (11) a programação da campanha Março Lilás, voltada à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer do colo do útero. A abertura ocorreu na Policlínica Dr. Roque Juan Dell’Oso e contou com a presença do vice-prefeito Emanoel Pinheiro, reforçando a importância da conscientização sobre os cuidados com a saúde da mulher. Durante o evento, o vice-prefeito destacou a estrutura disponível na rede municipal de saúde e incentivou as mulheres a procurarem os serviços de prevenção. “Estamos com profissionais qualificados e materiais adequados para atender nossa população. Reforço o convite às mulheres da nossa cidade para que procurem uma unidade de saúde e façam seus exames preventivos, fortalecendo o combate ao câncer do colo do útero”, afirmou. Ampliação dos atendimentos especializados De acordo com o secretário municipal de Saúde, Helber Câmara, a campanha é um momento estratégico para estimular a prevenção. Durante todo o mês, a rede municipal de saúde estará mobilizada para ampliar o acesso aos serviços de diagnóstico e acompanhamento. Na Policlínica Dr. Roque Juan Dell’Oso serão ofertadas consultas em ginecologia, colposcopia, conização, ultrassonografias (mamas, tireoide e transvaginal) e testes rápidos. Os atendimentos serão realizados mediante encaminhamento médico, garantindo avaliação e acompanhamento adequado dentro da rede municipal. Além dos atendimentos especializados, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estarão preparadas para realizar exames preventivos e orientar as pacientes. “Temos material disponível em todas as unidades para atender nossas pacientes. A partir desses atendimentos, caso haja necessidade, elas serão encaminhadas para acompanhamento na policlínica”, explicou o secretário. A campanha também inclui a realização de cirurgias na unidade hospitalar do município, ampliando os serviços voltados à prevenção e ao tratamento de doenças relacionadas à saúde da mulher. A sanitarista Maria Socorro, que participou dos atendimentos na policlínica, reforçou a importância da realização dos exames preventivos. “Vim fazer meus exames aqui na policlínica porque sei da importância deles na nossa vida e convido você, mulher, a vir fazer seu exame de prevenção”, declarou. Outras ações de prevenção em março Helber Câmara também destacou que o mês de março chama atenção para outras iniciativas de prevenção em saúde. Além do Março Lilás, voltado ao câncer do colo do útero, a campanha Março Azul alerta para o combate ao câncer colorretal, atualmente o segundo tipo de câncer de maior incidência no país. Outro avanço anunciado pela Secretaria de Saúde é o fortalecimento dos serviços voltados ao diagnóstico do câncer de mama, com a oferta de biópsia mamária no município. “O diagnóstico precoce aumenta significativamente as chances de tratamento. Por isso, é fundamental que as mulheres façam a mamografia e o ultrassom”, reforçou o secretário. Segundo ele, a policlínica também mantém uma estrutura consolidada para exames de imagem. Somente no ano passado, mais de 18 mil ultrassonografias foram realizadas no município. “Este ano não será diferente. Estamos com o serviço aberto e disponível para atender a população”, concluiu. Sobre o Março Lilás O Março Lilás é uma campanha nacional que alerta para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer do colo do útero, doença que pode ser evitada e tratada com maiores chances de cura quando identificada nos estágios iniciais. Fotos: Jair Vicente Rodrigues – Semcom Coari

Leia mais

Semsa apresenta resultados do 2º quadrimestre da Saúde ao Conselho Municipal

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) apresentou, nesta quinta-feira (27), o Relatório Detalhado do 2º Quadrimestre de 2025 ao Conselho Municipal de Saúde, destacando os principais resultados obtidos entre maio e agosto. O documento mostrou avanços em diversos setores, reforçando o compromisso da gestão com transparência, ampliação de serviços e melhoria da assistência oferecida à população. Logo na abertura, os setores da Atenção Básica, Vigilância em Saúde, Assistência Farmacêutica, Média Complexidade e Fundo Municipal de Saúde detalharam indicadores, ações executadas e investimentos realizados no período. Atenção Básica registra expansão de ações preventivas e atendimento nas comunidades Entre os destaques, a Atenção Básica apresentou o fortalecimento das ações de saúde bucal, com atividades nas escolas, entrega de kits, capacitação de profissionais e instalação de novos consultórios. Houve também ampliação das visitas domiciliares e atuação intensificada da UBS Fluvial, que percorreu diversas calhas de rios realizando atendimentos e acompanhamentos. O Programa Bolsa Família apresentou 86,89% de cobertura das condicionalidades de saúde, resultado acima do quadrimestre anterior. Na assistência domiciliar, a equipe e-MULT realizou 981 atendimentos em pacientes acamados, ampliando o cuidado a pessoas com mobilidade reduzida. Também foram registradas ações do Programa Saúde na Escola (PSE), com vacinação, testes rápidos, palestras e atividades coletivas. Vigilância em Saúde reforça combate a endemias e amplia monitoramentos A Vigilância em Saúde destacou o trabalho contínuo de combate à malária, inspeções sanitárias, vacinação animal e ações de Vigiágua. Entre os resultados, o município alcançou 100% de investigação dos óbitos de mulheres em idade fértil, além de manter alta cobertura na notificação e encerramento de doenças de notificação compulsória. O setor também ampliou o controle vetorial, com dois ciclos atingindo mais de 80% de cobertura de imóveis visitados. A vigilância de tuberculose registrou 70,87% de exames anti-HIV realizados entre os casos novos, e o acompanhamento de contatos atingiu 80,58%. Policlínica realiza mutirões e supera 13 mil atendimentos A Policlínica apresentou forte desempenho no período, com mutirões de mastologia, urologia, oftalmologia, neurologia e endocrinologia. Ao todo, foram realizados mais de 13 mil atendimentos, além de palestras educativas e acompanhamento especializado em psicologia, nutrição, fonoaudiologia e enfermagem. Hospital Regional mantém ritmo de atendimentos e estrutura serviços O Hospital Regional de Coari registrou números expressivos entre maio e agosto: Mais de 34.430 exames laboratoriais; 10.480 exames de raio-x; 201 partos normais e 255 cesáreos; Realização de cirurgias gerais e obstétricas, exames diagnósticos e atendimentos ambulatoriais que superaram 78.900 procedimentos. A unidade segue em processo de ampliação da área obstétrica e aquisição de equipamentos hospitalares. Reabilitação, Saúde Mental e SAMU municipal ampliam atendimentos O Centro Especializado em Reabilitação (CER) registrou mais de 30.520 procedimentos, além de avaliações, altas e capacitações na área de cuidados paliativos. O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) realizou ações de matriciamento em UBSs, acompanhamento a usuários e visitas domiciliares, fortalecendo a rede de atenção psicossocial. O SOS Coari somou 9.103 ocorrências no quadrimestre, entre atendimentos, procedimentos e transportes, além de capacitações para socorristas. TFD garante mais de 2,6 mil passagens e apoio financeiro a pacientes O Tratamento Fora de Domicílio registrou 2.659 passagens concedidas, 597 pacientes em acompanhamento e investimentos superiores a R$ 54 mil em ajuda de custo, garantindo suporte a usuários em busca de atendimento especializado fora do município. Gestão fiscal cumpre limite constitucional e mantém equilíbrio financeiro O Fundo Municipal de Saúde apresentou dados fiscais que confirmam o cumprimento do limite mínimo constitucional, com 15,15% de aplicação própria em saúde. Transparência e compromisso com o controle social A apresentação reforçou o compromisso da Prefeitura de Coari com a transparência na gestão dos recursos públicos, a melhoria da assistência e o fortalecimento do diálogo com o Conselho Municipal de Saúde, consolidando a saúde como prioridade da gestão do prefeito Adail Pinheiro e do vice-prefeito Emanoel Pinheiro.

Leia mais

Policlínica de Coari realiza atendimentos com urologista em alusão ao Novembro Azul

A Prefeitura de Coari, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realizou entre os dias 5 e 7 de novembro atendimentos com o médico urologista na Policlínica Dr. Roque Juan Dell’Oso, como parte das ações da campanha Novembro Azul — mês dedicado à saúde do homem. Durante os três dias de ação, cerca de 180 pacientes foram atendidos, todos encaminhados pela Atenção Básica após a realização prévia do exame PSA. O objetivo foi garantir o acompanhamento especializado e reforçar a importância do cuidado contínuo com a saúde masculina. Além das consultas médicas, houve testagem rápida em todos os pacientes, em parceria com o Instituto de Medicina Tropical, ampliando as ações de prevenção e promoção da saúde. Os participantes também assistiram a uma palestra ministrada pelo urologista, com orientações sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata, além de cuidados gerais com a saúde do homem. De acordo com o médico Dr. Roger Alves, responsável pelos atendimentos, a iniciativa busca fortalecer a cultura da prevenção. “Essa é uma campanha de conscientização da saúde do homem que visa trazer o público masculino para ser avaliado periodicamente pelo urologista, realizando um acompanhamento continuado e identificando fatores de risco do câncer de próstata. O principal objetivo é incentivar o homem a fazer esse acompanhamento. A cada dois meses, o urologista retorna à cidade para dar continuidade a esse trabalho”, destacou. Com a ação, a gestão municipal reafirma seu compromisso com a saúde integral da população masculina, promovendo acesso facilitado a serviços especializados e incentivando hábitos de prevenção durante o Novembro Azul. Fotos: Jair Vicente Rodrigues – Secom Coari

Leia mais

Alunos da EJAI realizam exames oftalmológicos para aprimorar o aprendizado em Coari

Alunos do programa de Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI) das comunidades Itapeua e Saubinha receberam atendimento oftalmológico prioritário durante uma ação especial realizada nesta terça-feira (28) na Policlínica Dr. Roque Juan Dell’Oso. A iniciativa teve como objetivo identificar dificuldades visuais e garantir o acesso ao tratamento adequado, contribuindo diretamente para a melhoria do aprendizado e da qualidade de vida dos estudantes. Voltada especialmente para alunos de faixa etária mais elevada, a ação foi organizada em parceria pelas equipes da Policlínica e das secretarias municipais de Educação (Semed) e de Assistência Social (Semas). “Esse público foi priorizado. A Secretaria de Assistência Social entrou em contato conosco e, de forma rápida, conseguimos organizar toda a agenda para atender essas pessoas”, explicou a coordenadora da Policlínica Municipal, Denilza Pinho. O oftalmologista Dr. Luiz Octávio destacou a importância da consulta completa. “É muito gratificante saber que a Prefeitura de Coari entendeu a importância da consulta oftalmológica. Muitos acham que o exame é apenas para passar óculos, mas aqui avaliamos a saúde ocular do paciente como um todo. Casos cirúrgicos e outros que podem ser tratados no consultório, fazemos tudo aqui na Policlínica”, ressaltou. Os estudantes foram recebidos de forma acolhedora pela equipe de saúde. A pescadora e aluna da Escola José Manoel de Souza, Maria do Socorro, expressou gratidão pelo atendimento. “Vim fazer exame de vista e foi muito bom. Todos os alunos da escola foram bem recebidos, com atenção e carinho”, afirmou. A ação integra o compromisso da gestão municipal em unir saúde e educação, garantindo que cada estudante tenha condições plenas de aprendizado e um olhar mais saudável para o futuro. Fotos: Jair Vicente Rodrigues – Secom Coari

Leia mais

POLICLÍNICA DR. ROQUE JUAN DELL’OSO REALIZA PALESTRA EM ALUSÃO AO SETEMBRO AMARELO

A Policlínica Dr. Roque Juan Dell’Oso promoveu, na quarta-feira (24), uma palestra em alusão ao Setembro Amarelo, campanha nacional de prevenção ao suicídio. O encontro reuniu pacientes e profissionais de saúde em um momento de reflexão e conscientização sobre a importância do cuidado com a saúde mental. Durante a atividade, a psicóloga Karla Miller ressaltou a gravidade do tema e a necessidade de ampliar o debate. “A cada 40 minutos, uma pessoa tira a própria vida no Brasil. No mundo, isso acontece a cada 40 segundos. Precisamos falar sobre saúde mental durante todo o ano. Hoje, na Policlínica, trouxemos esse momento para conscientizar e orientar os pacientes que aguardavam atendimento sobre a importância desse cuidado”, afirmou. A programação incluiu orientações, mensagens de esperança e incentivo ao diálogo, destacando que falar sobre sentimentos é um ato de coragem e que ninguém precisa enfrentar suas dores sozinho. Setembro Amarelo Em Coari, a campanha deste ano tem como tema: “Falar é a melhor solução: valorizando a vida e construindo redes de cuidado”. Durante todo o mês, serão promovidas atividades como palestras em UBSs, distribuição de materiais educativos e ações de sensibilização, reforçando a importância do acolhimento. As iniciativas têm como objetivo promover a saúde mental, fortalecer o acolhimento e construir uma rede de apoio mais humana e próxima da população. Ligue 188 Além do suporte oferecido pelas unidades de saúde de Coari, quem precisa de apoio também pode contar com o Centro de Valorização da Vida (CVV). O serviço voluntário e gratuito funciona 24 horas por dia, todos os dias do ano. Ligue 188 e converse sobre sentimentos, dificuldades ou descobertas, com total sigilo e sem custo de ligação.

Leia mais

POLICLÍNICA DR. ROQUE JUAN DELL’OSO REALIZA ATENDIMENTOS ESPECIALIZADOS EM OFTALMOLOGIA E MASTOLOGIA

A Policlínica Dr. Roque Juan Dell’Oso está realizando, ao longo desta semana, consultas especializadas em oftalmologia e mastologia. Ao todo, são 330 atendimentos oftalmológicos e 140 em mastologia, reforçando o compromisso da Prefeitura de Coari em ampliar o acesso da população a serviços de saúde de qualidade. O objetivo é reduzir a fila de espera nessas especialidades e garantir diagnósticos e tratamentos mais rápidos. A iniciativa integra a política de cuidado integral à saúde, promovendo atendimento acessível, humanizado e eficiente. O oftalmologista Dr. Luiz Octávio, que atende em esquema alternado, um mês sim, outro não, destacou a relevância das consultas. “O atendimento é importante não só pra ver a questão do grau do paciente, mas pra avaliar toda a saúde ocular. Também podemos triar algumas alterações e doenças oftalmológicas que podem ser tratadas cirurgicamente no município mesmo”, afirmou. Na mastologia, os atendimentos são conduzidos pelo especialista em oncoplastia e reconstrução mamária, Dr. Kaiom Pacheco, com previsão de retorno no Outubro Rosa e possibilidade de antecipação para agosto. “O objetivo é diagnosticar e tratar as doenças da mama. Então, se você necessita de uma avaliação, procure a UBS mais próxima de sua casa para mais orientações”, orientou. De acordo com a direção da unidade, o reforço nos atendimentos representa um avanço na organização da rede municipal de saúde, oferecendo mais agilidade e acolhimento à população. Além dessas especialidades, a Policlínica mantém consultas contínuas em ginecologia e ultrassonografia, esta última está com agenda aberta. Os cronogramas são preparados antecipadamente para assegurar que todos os atendimentos ocorram de forma organizada. A Prefeitura de Coari reafirma o compromisso de ampliar o acesso a especialistas e de manter a Policlínica Dr. Roque Juan Dell’Oso como referência em atendimento integral à comunidade.

Leia mais