Coari lidera quadro de medalhas dos JEAS – Polo IV com 69 medalhas e 551 pontos

Coari foi o grande destaque dos 47º Jogos Escolares do Amazonas (JEAS) – Polo IV ao conquistar o primeiro lugar geral da competição, com 69 medalhas e 551 pontos. O resultado foi celebrado durante a cerimônia de premiação realizada na sexta-feira (29), no Ginásio Geraldo Granjeiro, marcando o encerramento oficial da etapa regional dos jogos. Ao longo da semana, mais de 800 atletas e professores dos municípios de Coari, Codajás, Tefé, Alvarães e Uarini participaram das disputas em modalidades coletivas, como futsal, voleibol, handebol e basquetebol, além de provas individuais de atletismo, xadrez, tênis de mesa e vôlei de praia. A solenidade reuniu atletas, professores e dirigentes esportivos para homenagear os estudantes que alcançaram os melhores resultados da região do Médio Solimões. Além das medalhas, os campeões garantiram vaga para representar o Polo IV na fase final dos Jogos Escolares do Amazonas, prevista para julho, em Manaus. Durante a programação em Coari, os JEAS movimentaram escolas, delegações e torcidas, fortalecendo o esporte escolar e incentivando o surgimento de novos talentos em diferentes modalidades. Atletismo foi decisivo para a liderança de Coari A delegação anfitriã encerrou a competição na liderança absoluta do quadro geral, somando 44 medalhas de ouro, 18 de prata e 7 de bronze, totalizando 69 medalhas e 551 pontos. O atletismo teve papel decisivo no resultado. A modalidade foi responsável por 30 medalhas de ouro conquistadas por Coari, consolidando o município como uma das principais forças esportivas da região nas provas de pista e campo. Na classificação geral, Tefé ficou em segundo lugar, com 209 pontos. Codajás e Alvarães terminaram empatados com 113 pontos, enquanto Uarini encerrou a participação com 72 pontos. Quadro geral de medalhasCoari: 44 ouros, 18 pratas e 7 bronzes (551 pontos)Tefé: 9 ouros, 19 pratas e 8 bronzes (209 pontos)Codajás: 5 ouros, 12 pratas e 9 bronzes (113 pontos)Alvarães: 4 ouros, 8 pratas e 11 bronzes (113 pontos)Uarini: 3 ouros, 3 pratas e 9 bronzes (72 pontos) Com o encerramento da etapa regional, os atletas classificados seguem agora para a fase final dos Jogos Escolares do Amazonas, levando o nome de seus municípios para a principal competição estudantil do estado. Confira alguns registros da premiação: Foto: Jair Vicente Rodrigues (Semcom Coari)

Leia mais

Coari abre seletiva regional do 47º JEAS 2026 e reúne mais de 800 atletas do Médio Solimões

A seletiva do 47º Jogos Escolares do Amazonas (JEAS) 2026 – Polo IV teve início nesta segunda-feira (25), em Coari, reunindo mais de 800 atletas e professores dos municípios de Coari, Codajás, Tefé, Alvarães e Uarini. A competição, realizada pelo Governo do Amazonas, com apoio da Prefeitura, movimenta o município com disputas esportivas, integração estudantil e incentivo ao esporte escolar. A cerimônia contou com a presença do prefeito Adail Pinheiro, vereadores, representantes de instituições de ensino e delegações participantes. A programação teve apresentações culturais, desfile das equipes, juramento dos atletas, revezamento da tocha olímpica — incluindo a participação de estudantes da Associação Pestalozzi de Coari — e o acendimento da pira olímpica, símbolos que marcaram oficialmente o início da competição. Ao declarar os jogos abertos, o prefeito Adail Pinheiro destacou a hospitalidade da cidade e o compromisso da gestão com o desenvolvimento do esporte de base e de inclusão. “Sejam bem-vindos e sintam-se em casa. Estamos organizando esse evento com muito carinho, pois incentivamos o esporte em Coari da criança ao idoso. É motivo de muita alegria saber que os investimentos que estamos fazendo estão surtindo resultados importantes. Nossa meta é transformar Coari em um celeiro esportivo no Amazonas, dando ênfase a todas as categorias”, afirmou o prefeito. O coordenador regional da Seduc, Alzaias Martins, ressaltou o clima de união e convivência entre os participantes. “O espírito esportivo está presente neste ginásio. Desejamos que os atletas aproveitem ao máximo a competição, tanto de Coari quanto dos demais municípios. Que o fair play prevaleça e que este seja um momento de integração, saúde, educação, cultura e, sobretudo, de cidadania”, destacou. Seletiva define classificados para fase final em Manaus A seletiva do Polo IV acontece entre os dias 25 e 28 de maio e definirá os representantes da região do Médio Solimões classificados para a etapa final dos JEAS 2026, prevista para julho, em Manaus. Coari participa da competição com aproximadamente 240 atletas. As demais delegações são formadas por cerca de 200 participantes de Codajás, 170 de Tefé, 120 de Alvarães e 65 de Uarini. Divididos nas categorias infantil (12 a 14 anos) e juvenil (15 a 17 anos), nos gêneros masculino e feminino, os estudantes disputam vagas em modalidades coletivas — como futsal, voleibol, handebol e basquetebol — e individuais, que incluem atletismo, xadrez, tênis de mesa e vôlei de praia. As partidas ocorrem em ginásios, escolas e espaços esportivos de Coari. JEAS também classificam para competições nacionais Os Jogos Escolares do Amazonas também funcionam como etapa classificatória para competições nacionais. Os campeões das categorias de 12 a 14 anos garantem vaga nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), organizados pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), previstos para setembro, em Brasília. Já os atletas de 15 a 17 anos disputam classificação para os Jogos da Juventude, promovidos pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), programados para outubro, em Foz do Iguaçu. Confira alguns registros da abertura da seletiva do Polo IV Fotos: Mateus Henrique e Elissandro Palmeira (Semcom Coari)

Leia mais

Coari recebe delegações e abre nesta segunda-feira (25) a seletiva do Polo IV dos JEAS 2026

Coari abre nesta segunda-feira (25), às 18h, no Ginásio Geraldo Granjeiro, a seletiva do Polo IV dos 47º Jogos Escolares do Amazonas (JEAS) 2026. A competição reúne mais de 800 atletas-alunos e professores dos municípios de Coari, Codajás, Tefé, Alvarães e Uarini, em uma grande celebração do esporte estudantil da região. As delegações começaram a chegar ao município entre domingo e esta segunda-feira. Coari participa da competição com aproximadamente 240 atletas. As demais delegações são formadas por cerca de 200 participantes de Codajás, 170 de Tefé, 120 de Alvarães e 65 de Uarini. A seletiva do Polo IV acontece de 25 a 28 de maio e definirá os representantes classificados para a etapa final dos JEAS 2026, prevista para ocorrer entre os dias 16 e 26 de julho, em Manaus. Modalidades movimentam Coari Durante a competição, os estudantes disputarão modalidades coletivas como futsal, voleibol, handebol e basquetebol, além das modalidades individuais de atletismo, xadrez, tênis de mesa e vôlei de praia. Os jogos acontecerão em ginásios, escolas e espaços esportivos da cidade. A programação esportiva começa ainda nesta segunda-feira, com partidas de futsal e handebol em diferentes categorias envolvendo equipes dos municípios participantes. A realização dos JEAS 2026 é do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar (Seduc), com apoio da Prefeitura de Coari, através da Secretaria Municipal de Esporte (Semesp). Confira abaixo a programação completa: Foto: Elissandro Palmeira (Semcom Coari)

Leia mais

Coari premia campeões dos 43º Jogos Escolares e define representantes para a fase Polo IV dos JEA’s

Os campeões dos 43º Jogos Escolares de Coari (JEC’s) foram premiados nesta sexta-feira (15), em cerimônia realizada no Ginásio Natanael Brasil. Além de reconhecer o desempenho dos estudantes-atletas, o evento também marcou a definição das equipes e atletas que irão representar o município na fase Polo IV dos 47º Jogos Escolares do Amazonas (JEA’s) 2026. A etapa classificatória acontecerá entre os dias 25 e 30 de maio, em Coari, reunindo delegações de diversos municípios da região. Os vencedores garantirão vaga para a fase final da competição, prevista para ocorrer de 16 a 26 de julho, em Manaus. Durante a solenidade, estudantes de diferentes modalidades receberam medalhas e troféus pelo destaque alcançado ao longo da competição escolar. O coordenador de Educação Física, Reinaldo Oliveira, ressaltou a importância do apoio das secretarias envolvidas e destacou a expectativa para a próxima etapa dos jogos. “Quero agradecer imensamente à Prefeitura de Coari, em nome do prefeito Adail Pinheiro, e a todas as secretarias que contribuíram para que esse momento acontecesse, desde a realização dos jogos até esta premiação. Agora, nossa expectativa está voltada para a fase polo, onde nossos campeões representarão o município. Estamos na torcida para conquistar essa vaga na fase final”, afirmou. A edição deste ano dos Jogos Escolares reuniu 15 instituições de ensino das redes municipal, estadual e federal. Pela primeira vez, três escolas da zona rural participaram da competição, ampliando a integração entre estudantes e fortalecendo o esporte educacional no município. Sede da seletiva regional Coari foi confirmada como sede da seletiva do Polo IV dos JEA’s 2026 pela Secretaria de Estado da Educação e Desporto Escolar (Seduc), responsável pela organização da competição. As disputas da fase polo envolverão as modalidades de atletismo, basquetebol, futsal, handebol, voleibol, vôlei de praia, tênis de mesa e xadrez. Além de incentivar novos talentos, os jogos escolares promovem valores como disciplina, respeito, trabalho em equipe e integração entre os jovens atletas. Fotos: Eliz Cavalcante (Semcom Coari)

Leia mais

Coari é confirmada como sede da seletiva do Polo IV dos JEA’S 2026

O município de Coari foi confirmado pelo Governo do Estado do Amazonas como sede da seletiva do Polo IV dos 47º Jogos Escolares do Amazonas (JEA’S) 2026. A etapa classificatória acontecerá de 25 a 30 de maio de 2026 e definirá os representantes para a fase final da competição, prevista para o período de 16 a 26 de julho, em Manaus. A confirmação foi encaminhada pela Secretaria de Estado da Educação e Desporto (Seduc), responsável pela organização do evento. A seletiva reunirá estudantes-atletas de diversos municípios do polo, fortalecendo o esporte escolar e promovendo a integração entre as delegações participantes. Para a realização da etapa, o município sede deverá garantir a estrutura necessária, incluindo alojamento com infraestrutura adequada, segurança nos locais de hospedagem e competição, além de espaços apropriados para as disputas nas modalidades de Atletismo, Basquetebol, Futsal, Handebol, Voleibol, Vôlei de Praia, Tênis de Mesa e Xadrez. A participação será por escola na categoria infantil (nascidos em 2012, 2013 e 2014) e por seleção ou escola na categoria juvenil (nascidos em 2009, 2010 e 2011). Com a definição de Coari como sede da seletiva do Polo IV, o município se consolida como referência na promoção do esporte educacional, ampliando oportunidades para jovens talentos e fortalecendo o calendário esportivo da cidade em 2026. Foto: arquivo Semcom Coari

Leia mais

COARI ENCERRA COM DESTAQUE O 46º JOGOS ESCOLARES DO AMAZONAS – POLO IV

Com uma cerimônia marcada por emoção e celebração, chegou ao fim na última sexta-feira (6) o 46º Jogos Escolares do Amazonas – Polo IV. Ao longo de uma semana, delegações de cinco municípios competiram com dedicação, espírito esportivo e entusiasmo nas arquibancadas, encerrando a etapa regional com saldo positivo e expectativas para a fase estadual, que será realizada em Manaus, de 17 a 27 de julho. Os campeões de cada modalidade garantiram vaga na próxima fase dos JEAs, maior evento esportivo estudantil do estado. Ao todo, mais de 600 estudantes de escolas públicas e privadas disputaram provas de atletismo, basquete, futsal, handebol, voleibol, vôlei de praia, tênis de mesa e xadrez. As categorias foram divididas por faixa etária — infantil (12 a 14 anos) e juvenil (15 a 17 anos) — nos gêneros masculino e feminino. Para a atleta Rayane Silva, da equipe de Futsal Feminino/Juvenil de Coari, classificada para a etapa estadual, representar o município é motivo de orgulho. “Coari, mais uma vez, vai estar em um evento tão importante como o JEAs. Agora é treinar para fazer bonito em Manaus”, afirmou. Já o jogador Enzo Henrique, do Futsal Masculino/Juvenil de Alvarães, que também ficou em primeiro lugar do pódio, destacou o espírito de integração entre os jovens. “Foi uma experiência incrível. O que mais me marcou foram as amizades construídas aqui. Fiz grandes parceiros, especialmente os de Coari”, declarou. Mais do que medalhas, a competição promoveu integração, fortalecimento de vínculos e valorização do esporte como ferramenta de transformação social entre os estudantes do Médio Solimões. A seletiva regional, organizada pela Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar com apoio da Prefeitura de Coari, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, representou a primeira etapa dos Jogos Escolares do Amazonas. A Prefeitura de Coari parabeniza todos os participantes e reafirma seu compromisso com o incentivo ao esporte, contribuindo para o desenvolvimento integral da juventude coariense. Confira alguns registros do encerramento:

Leia mais

COARI SEDIA ABERTURA DO 46º JOGOS ESCOLARES DO AMAZONAS – POLO IV COM MAIS DE 800 PARTICIPANTES

Coari foi palco de um momento histórico neste domingo (1º) com a abertura oficial do 46º Jogos Escolares do Amazonas – Polo IV. O evento, realizado no Ginásio Geraldo Granjeiro, reuniu mais de 800 atletas, técnicos e dirigentes de cinco municípios da região: Coari, Codajás, Tefé, Alvarães e Uarini. Com competições em oito modalidades – futsal, vôlei, basquete, handebol, vôlei de praia, atletismo, xadrez e tênis de mesa – os jogos prometem movimentar a cidade ao longo da semana, promovendo valores como amizade, respeito e superação. A cerimônia de abertura contou com apresentações culturais, entrada das delegações, revezamento da tocha olímpica com inclusão de atleta paralímpico e o tradicional juramento dos atletas. A realização é da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar (Seduc), com apoio da Prefeitura de Coari, por meio da Secretaria Municipal de Esporte. O prefeito Adail Pinheiro deu as boas-vindas às delegações e declarou oficialmente abertos os jogos. “É uma honra ver nossa cidade se transformar no palco de um evento tão especial, que valoriza o esporte e inspira vidas. Meu agradecimento ao governador Wilson Lima, à equipe da SEDUC e a todos que contribuíram para tornar esse momento possível. Que o espírito esportivo esteja presente em cada passo dessa jornada”, destacou. O prefeito também reforçou o compromisso da gestão em garantir estrutura e segurança ao evento. “Será uma semana muito movimentada e estamos preparados em todos os aspectos para que não falte nada. Vamos dar todo o apoio necessário para que tenhamos um grande evento. Coari sempre teve muito destaque e, claro, eu como coariense, vou torcer para os nossos atletas”, completou. Coordenador do Polo IV Coari, Reinaldo Rodrigues destacou a importância do evento para a integração entre os municípios. “Nosso objetivo é trazer essa interação, mostrar que podemos receber bem e fazer uma grande festa. Preparamos tudo com muito carinho, tanto para os visitantes quanto para nossa cidade”, afirmou. Representando o município de Tefé, o técnico Alesson Santos, comemorou o bom desempenho na preparação. “Foram um mês e meio de treinos intensos. Graças a Deus, sem contusões. Viemos preparados para disputar. Trabalhamos não só a parte técnica, mas também valores como caráter, ética e respeito, sempre em parceria com os pais”, ressaltou. O atleta de futsal de Tefé, Felipe Silva, de 17 anos, também compartilhou sua expectativa. “Viemos preparados, viemos para competir, firme e forte. Vamos para cima!”, declarou. Já Dhemerson Dias, coordenador de Educação Física de Alvarães, destacou o trabalho contínuo com os atletas. “Nos preparamos há meses com apoio da Secretaria de Esporte. A expectativa é representar bem o município e buscar o título, como fazemos todos os anos. Esses jogos motivam os jovens a serem melhores alunos, mais disciplinados e cidadãos mais conscientes”, pontuou. O evento também gerou entusiasmo entre os moradores. Geovanna Martins, de Coari, celebrou a realização local. “Muito bom ser em Coari. Na minha época não havia essa estrutura. Está tudo incrível!”, comentou. De Codajás, Maria Souza elogiou o acolhimento coariense. “Coari tem um povo muito receptivo. As expectativas dos codajaenses são altas. E claro, queremos ganhar de Coari”, disse em tom descontraído. Confira alguns registros do evento:

Leia mais

Coari sedia 43° Jogos Escolares do Amazonas – Polo IV do Médio Solimões

O município de Coari está sediando a 43ª edição dos Jogos Escolares do Amazonas (JEAs) – Polo IV do Médio Solimões. A solenidade de abertura aconteceu, na última terça-feira (28), no Ginásio Geraldo Granjeiro, com a presença de autoridades locais, professores e estudantes. A competição ocorrerá até esta sexta-feira (01/07), com a participação dos municípios de Coari, Tefé, Alvarães e Codajás. Dentre as modalidades que são disputadas nos jogos estão: atletismo, futsal, handebol, voleibol, tênis de mesa, xadrez, vôlei de praia, entre outras. De acordo com o secretário municipal de Juventude, Esporte e Lazer, Markeyson Santos, a realização do evento esportivo tem o total apoio da gestão do prefeito Keitton Pinheiro, que aceitou sediar os jogos nas estruturas esportivas de Coari, por conta da integração e dos valores que são repassados, que certamente podem mudar a realidade de muitos jovens. “Após dois anos sem competições, os jogos escolares estão de volta, agitando a cidade e retomando a vida e a prática esportiva, além dos intercâmbios entre as escolas, o que desperta a competitividade, o amor e o apreço pelo desporto dos nossos jovens. Parabéns ao prefeito Keitton Pinheiro por receber, em Coari, as delegações do Polo IV e dar a oportunidade de termos os representantes do Médio Solimões no JEAs deste ano”, destacou Markeyson. Confira alguns registros da abertura do JEAs Polo IV do Médio Solimões:

Leia mais