Coari implanta Programa Brigada do Aedes Aegypti nas redes estadual e municipal de ensino

O município de Coari iniciou a implantação do Programa Brigada do Aedes Aegypti nas redes estadual e municipal de ensino, fortalecendo as ações de prevenção e combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. A iniciativa é desenvolvida em parceria com a equipe estadual do Programa de Controle das Arboviroses, coordenado pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto. Durante esta semana, técnicos do Estado realizam atividades educativas, orientações e capacitações voltadas ao enfrentamento das arboviroses no município. As ações envolvem profissionais da educação, saúde e servidores públicos, ampliando a conscientização sobre a importância da eliminação de criadouros do mosquito. Além da implantação da brigada nas unidades de ensino, a programação inclui treinamentos com equipes que atuam diretamente no controle e monitoramento das doenças, fortalecendo as estratégias preventivas em Coari. De acordo com o técnico de Vigilância em Saúde, José Olímpio, a proposta busca estimular a responsabilidade coletiva e transformar as escolas em espaços permanentes de vigilância e prevenção. “Nosso objetivo é conscientizar todos sobre a importância de manter os ambientes livres de focos do mosquito. Pequenos descuidos, como o descarte inadequado de copos descartáveis, podem se tornar criadouros do Aedes Aegypti”, destacou. Segundo ele, a brigada envolve todos os profissionais das instituições, desde equipes de limpeza até servidores administrativos, fortalecendo a integração entre educação e saúde no combate às arboviroses. A iniciativa reforça o compromisso do município e do estado com a saúde pública e amplia as estratégias de prevenção, incentivando a participação da sociedade no enfrentamento ao mosquito. Com isso, Coari avança na construção de ambientes mais seguros, conscientes e protegidos para toda a população. Foto: equipe Semcom Coari

Leia mais

Coari fortalece combate às arboviroses com capacitação técnica e novas tecnologias

Coari recebeu, nesta quarta-feira (27), a equipe estadual do Programa de Controle das Arboviroses em uma capacitação voltada ao fortalecimento das ações de vigilância, prevenção e enfrentamento dessas doenças no município. A atividade reuniu profissionais da saúde para alinhamento técnico sobre monitoramento epidemiológico e novas estratégias de controle vetorial. Durante o encontro, foram apresentadas novas tecnologias incorporadas pelo Ministério da Saúde para otimizar o trabalho desenvolvido pelos Agentes de Combate às Endemias. Entre as ferramentas destacadas está o BRI-Aedes, metodologia que auxilia no monitoramento e enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. A programação também incluiu a avaliação técnica das ovitrampas utilizadas no monitoramento entomológico em Coari. Na ocasião, foram apresentados dados atualizados da situação epidemiológica do município, além dos índices de infestação identificados nos levantamentos realizados pelas equipes de campo. A capacitação foi conduzida por Luzia Mustafa, gerente estadual do Programa das Arboviroses, e José Olímpio, apoiador técnico estadual do município de Coari. Os profissionais realizaram orientações técnicas e alinhamento das ações estratégicas junto às equipes municipais, reforçando a importância da atuação integrada no combate às arboviroses. Fotos: Divulgação Semsa Coari

Leia mais

Ação educativa orienta estudantes sobre prevenção e combate à tuberculose em Coari

Dando continuidade às ações de conscientização sobre a tuberculose, estudantes da Escola Estadual Nossa Senhora do Perpétuo Socorro participaram, nesta quinta-feira (26), de uma palestra educativa promovida por profissionais do Instituto de Medicina Tropical de Coari (IMTC). Durante a atividade, foram repassadas informações sobre sintomas, formas de transmissão, prevenção e tratamento da doença, com destaque para a importância do diagnóstico precoce e da adesão correta ao tratamento, essencial para a cura. A iniciativa buscou ampliar o conhecimento dos alunos sobre a tuberculose, reforçando a necessidade de vigilância e cuidado, além de combater a desinformação sobre a doença. As ações educativas seguem sendo realizadas no município como estratégia para fortalecer a prevenção e promover mais saúde à população. Foto: divulgação Semsa

Leia mais

UBS Leny Passos abre programação do Março Lilás com serviços e orientações para mulheres em Coari

A Unidade Básica de Saúde (UBS) Leny Passos, no bairro Itamarati, realizou nesta quarta-feira (11) a abertura da programação do Março Lilás na Atenção Básica em Coari. A campanha é dedicada à conscientização e prevenção do câncer do colo do útero. Durante a ação, usuárias da rede municipal de saúde participaram de uma programação voltada ao cuidado com a saúde da mulher. Foram oferecidos serviços como testes rápidos, vacinação, consultas médicas, realização de exame preventivo e solicitação de mamografia, além de palestra educativa sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce. De acordo com o secretário municipal de Saúde, Helber Câmara, a iniciativa reforça o papel da Atenção Primária como porta de entrada para os serviços de saúde. “Estamos realizando a abertura do Março Lilás na Atenção Primária em Saúde, que é a porta de entrada para todos os pacientes. Hoje mostramos como a programação vai funcionar e tivemos um grande número de atendimentos, demonstrando o compromisso da gestão do prefeito Adail Pinheiro com a saúde da população”, destacou. Além dos atendimentos, as participantes também tiveram um momento de cuidado e bem-estar com sessão de massagem. A médica Dhandara Amorim reforçou a importância de as mulheres procurarem as unidades de saúde para realizar os exames de rastreio. “Convido todas as mulheres coarienses a procurarem suas unidades básicas de saúde e seus médicos para solicitar os exames de rastreio desse tipo de câncer, como o preventivo e a mamografia, que é realizada na Policlínica”, orientou. A programação integra as ações do Março Lilás desenvolvidas pela rede municipal de saúde, com foco na prevenção, no diagnóstico precoce e no cuidado contínuo com a saúde da mulher. Fotos: Beatriz Feitosa – Semcom Coari

Leia mais

Policlínica de Coari realiza atendimentos com urologista em alusão ao Novembro Azul

A Prefeitura de Coari, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realizou entre os dias 5 e 7 de novembro atendimentos com o médico urologista na Policlínica Dr. Roque Juan Dell’Oso, como parte das ações da campanha Novembro Azul — mês dedicado à saúde do homem. Durante os três dias de ação, cerca de 180 pacientes foram atendidos, todos encaminhados pela Atenção Básica após a realização prévia do exame PSA. O objetivo foi garantir o acompanhamento especializado e reforçar a importância do cuidado contínuo com a saúde masculina. Além das consultas médicas, houve testagem rápida em todos os pacientes, em parceria com o Instituto de Medicina Tropical, ampliando as ações de prevenção e promoção da saúde. Os participantes também assistiram a uma palestra ministrada pelo urologista, com orientações sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata, além de cuidados gerais com a saúde do homem. De acordo com o médico Dr. Roger Alves, responsável pelos atendimentos, a iniciativa busca fortalecer a cultura da prevenção. “Essa é uma campanha de conscientização da saúde do homem que visa trazer o público masculino para ser avaliado periodicamente pelo urologista, realizando um acompanhamento continuado e identificando fatores de risco do câncer de próstata. O principal objetivo é incentivar o homem a fazer esse acompanhamento. A cada dois meses, o urologista retorna à cidade para dar continuidade a esse trabalho”, destacou. Com a ação, a gestão municipal reafirma seu compromisso com a saúde integral da população masculina, promovendo acesso facilitado a serviços especializados e incentivando hábitos de prevenção durante o Novembro Azul. Fotos: Jair Vicente Rodrigues – Secom Coari

Leia mais

PREFEITURA DE COARI REFORÇA OFERTA GRATUITA DE PREP E PEP PARA PREVENÇÃO AO HIV

Com o objetivo de ampliar o acesso e a adesão às estratégias de prevenção ao HIV no município, a Prefeitura de Coari informa à população que os medicamentos da PrEP (Profilaxia Pré-Exposição) e da PEP (Profilaxia Pós-Exposição) estão disponíveis gratuitamente na rede municipal de saúde. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, no Instituto de Medicina Tropical, localizado na rua Gonçalves Lêdo, no Centro. A PrEP é uma medida preventiva destinada a pessoas que ainda não tiveram contato com o vírus. Consiste no uso diário de medicamentos antirretrovirais, reduzindo significativamente o risco de infecção. Já a PEP é indicada como medida de emergência, devendo ser iniciada em até 72 horas após uma possível exposição ao HIV, também com o uso de antirretrovirais. Segundo o médico infectologista Maurício Borborema, o uso de preservativos segue sendo a principal forma de prevenção, mas há alternativas eficazes em casos de risco. “A principal forma de se evitar a transmissão do HIV é usar preservativo. Mas às vezes a pessoa pode ter uma relação desprotegida, sem preservativo, e ficar com medo de ter pego o HIV. Existe remédio que a gente pode dar nessas situações”, explicou. Ele destaca ainda que a profilaxia também pode ser iniciada de forma preventiva. “Também existe uma situação em que a pessoa ainda não teve a relação, mas acha que vai ter uma relação desprotegida. Nesse caso, ela pode tomar o remédio para evitar a infecção pelo HIV. Esses medicamentos a gente oferece aqui no Tropical de Coari gratuitamente para a população”, completou. Para aderir a qualquer um dos programas, basta procurar o Instituto de Medicina Tropical com o cartão do SUS em mãos. A demanda é livre, e os profissionais de saúde estão capacitados para orientar, tirar dúvidas e garantir um atendimento acolhedor e humanizado. A enfermeira Laryssa Costa reforça a importância da testagem e do acompanhamento. “Então, se você gostaria de fazer uso da PrEP ou da PEP, é só vir ao Instituto Tropical, trazer documentos pessoais. Aqui nós iremos realizar os testes rápidos para poder iniciar o acompanhamento”, afirmou. A prevenção ao HIV deve ser uma prática contínua e acessível a todos. Além do uso de PrEP e PEP, é fundamental manter o uso regular de preservativos, realizar testagens periódicas e buscar o diagnóstico precoce como forma de cuidado com a saúde individual e coletiva.

Leia mais