Operação “Disciplina no Trânsito” reforça ações educativas e de fiscalização em Coari

A Polícia Militar do Amazonas (PMAM), por meio do 5º Batalhão de Polícia Militar (5º BPM), está realizando em Coari a Operação “Disciplina no Trânsito”, uma ação voltada à organização do tráfego urbano, prevenção de acidentes e fortalecimento da segurança viária no município. A iniciativa integra o Plano Estratégico de 90 dias do comando do 5º BPM e atende a uma recomendação do Ministério Público do Estado do Amazonas. As ações têm como foco principal a conscientização dos condutores e o cumprimento das normas de trânsito, com atenção especial ao uso obrigatório do capacete, ao combate à condução de veículos por menores de idade, à fiscalização de motocicletas irregulares e ao enfrentamento do transporte clandestino de passageiros. De acordo com dados divulgados pela Polícia Militar, Coari registrou mais de 600 acidentes de trânsito em 2026, resultando em pelo menos três mortes e 12 casos graves. Diante desse cenário, a operação busca reduzir os índices de acidentes e preservar vidas por meio de ações preventivas e educativas. Fiscalização e orientação aos condutores As fiscalizações vêm sendo realizadas em parceria com o Departamento Municipal de Trânsito (Detrac), com abordagens voltadas principalmente à orientação dos condutores. Durante as blitzes, os agentes reforçam a importância do uso do capacete, da regularização dos veículos e do respeito à sinalização e às leis de trânsito. Segundo o capitão PM Moisés Rolim, subcomandante do 5º Batalhão de Polícia Militar, a ação também conta com o apoio do efetivo da Operação Segurança Presente no Interior, que vem somar esforços para a redução dos índices de criminalidade no município. Ainda segundo o oficial, a orientação aos condutores é que, ao se depararem com uma barreira policial ou blitz, parem seus veículos para a realização da abordagem educativa. “Nos casos em que for constatada a ausência do uso do capacete, a motocicleta poderá ser retida até a regularização da situação. Nosso foco principal é a prevenção e a repressão aos crimes de trânsito, como a condução de veículos por menores de idade, direção sem habilitação, avanço de sinal vermelho, circulação na contramão e outras condutas que colocam em risco a segurança da população”, destacou. Quando forem identificadas infrações que configurem crimes de trânsito, como condução por menores de idade, direção sem habilitação associada a manobras perigosas ou condutas que coloquem em risco a segurança de terceiros, os responsáveis poderão ser conduzidos à Delegacia de Polícia Civil para os procedimentos legais cabíveis. Participação da população é fundamental Além das fiscalizações nas vias públicas, a recomendação do Ministério Público também foi encaminhada a órgãos públicos, associações de mototaxistas e locadoras de veículos, com orientações sobre a necessidade do cumprimento das normas de trânsito. De acordo com a Polícia Militar, a participação da população é fundamental para o sucesso da operação. A corporação orienta os condutores a utilizarem capacete, manterem a documentação em dia, respeitarem os limites de passageiros e a sinalização, além de não permitirem que menores conduzam veículos. A expectativa é que a operação contribua para a redução de acidentes, a diminuição da demanda por atendimentos de urgência relacionados ao trânsito e o aumento da segurança para motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres em todo o município. Fotos: Elissandro Palmeira e Jair Vicente Rodrigues (Semcom Coari)

Leia mais

Detrac abre programação do Maio Amarelo com ações educativas em escola de Coari

O Departamento de Trânsito e Transporte de Coari (Detrac), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social, realizou nesta terça-feira (19) a abertura da campanha Maio Amarelo 2026 com uma ação educativa na Escola Estadual CETI Professor Manuel Vicente Ferreira Lima. A mobilização nacional deste ano traz como tema “No trânsito, enxergar o outro é salvar vidas”. A programação de abertura contou com palestras educativas, apresentações de slides e atividades de conscientização voltadas aos estudantes, reforçando a importância da segurança no trânsito e da preservação da vida. Durante a ação, os alunos receberam orientações sobre o uso correto do capacete, respeito à sinalização, atenção aos pedestres e atitudes responsáveis no trânsito. Também foram abordados temas como a responsabilidade de pedestres, ciclistas e condutores, além da importância do cumprimento das leis de trânsito para a redução de acidentes. As atividades incluíram ainda a exibição de dados e estatísticas sobre acidentes de trânsito, imagens ilustrativas, mensagens educativas e vídeos curtos de conscientização. De acordo com o Detrac, a proposta da campanha é incentivar, desde cedo, a construção de uma cultura de respeito, responsabilidade e cuidado coletivo no trânsito. A programação seguirá nas demais escolas do município ao longo do mês de maio, levando informação e ações educativas para estudantes e comunidade escolar. Educação e orientação à população Como parte da programação do Maio Amarelo, será realizada nesta quarta-feira (20) a 1ª Expor Trânsito Coari, no prédio do Departamento de Trânsito e Transporte de Coari, localizado na Avenida Ceará, nº 41, bairro Urucu. A exposição acontecerá nos horários de 8h às 14h e de 14h às 17h. A Expor Trânsito contará com exposição de sinalização viária, demonstrações dos serviços de sinalização horizontal e vertical, além de orientações sobre organização e segurança no trânsito. O público também poderá conhecer materiais educativos utilizados nas ações de conscientização e acompanhar apresentações sobre educação para o trânsito voltadas a crianças, jovens e adolescentes. A programação inclui ainda exposição de materiais e equipamentos do Detran, atendimento ao público e demonstrações do serviço operacional realizado pelos agentes de trânsito, com explicações sobre fiscalização, apoio e organização viária. Além das atividades externas, a campanha contempla ações internas de reciclagem e atualização operacional com os agentes de trânsito, fortalecendo o trabalho desenvolvido no município. O Maio Amarelo tem como objetivo chamar a atenção da sociedade para a redução de acidentes e para a importância de escolhas seguras e responsáveis no trânsito. Foto: Dani Lima (Semcom Coari)

Leia mais