Secretaria de Meio Ambiente realiza operação de fiscalização ambiental em lagos de Coari

A Prefeitura de Coari, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente realizou uma operação de fiscalização ambiental nos lagos Jussara, Pretinho, Munguba e Piranha, após denúncias de pesca ilegal feitas por moradores de 17 comunidades ribeirinhas e por caciques de aldeias do Médio Solimões. Durante a ação, as equipes identificaram embarcações de grande calado que estavam dentro dos lagos e as conduziram de volta ao rio Solimões, a fim de garantir o equilíbrio ecológico e o cumprimento das normas ambientais. Os pescadores que estavam no local foram orientados sobre as práticas corretas e as restrições de pesca na região. Mais de 20 aves foram encontradas presas em malhadeiras e resgatadas com vida, sendo devolvidas ao meio ambiente. De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, não houve flagrante ou aplicação de multas, pois no momento da fiscalização não foram encontrados pescadores próximos às redes. A operação reforça o compromisso da Prefeitura de Coari com a proteção dos recursos naturais e o respeito às comunidades que dependem dos lagos para subsistência. Fotos: divulgação Secretaria de Meio Ambiente

Leia mais

ÁRVORES DA AVENIDA PLÍNIO COELHO SÃO REPLANTADAS NA AVENIDA DO FUTURO DURANTE OBRAS DE MODERNIZAÇÃO

As árvores removidas da Avenida Plínio Coelho já estão sendo replantadas na Avenida do Futuro, reafirmando o compromisso da Prefeitura de Coari com a preservação ambiental durante as obras de modernização da via. A intervenção, iniciada nesta semana, faz parte do projeto de reestruturação da avenida, que prevê a ampliação das faixas de rolamento, melhorias no fluxo de veículos e a preparação da cidade para novos investimentos em mobilidade e infraestrutura. De acordo com a Secretaria Municipal de Obras, todo o trabalho está sendo realizado com responsabilidade ambiental e acompanhamento técnico. O secretário Bruno Henrique explicou que a ação segue determinação do prefeito Adail Pinheiro e marca o início de uma nova etapa de modernização urbana. “Estamos na Plínio Coelho dando início à primeira fase da modernização desta importante avenida. Essa etapa consiste na remoção das árvores do canteiro central, que estão sendo replantadas na Avenida do Futuro, conforme orientação do prefeito”, destacou. O secretário municipal de Meio Ambiente, Afrânio César, reforçou o cuidado da gestão com o meio ambiente. “Esse trabalho está sendo realizado com total responsabilidade ambiental. As árvores estão sendo transplantadas de forma segura, sem causar perda ou dano ambiental”, afirmou. Além da ampliação da via, a nova Avenida Plínio Coelho contará com iluminação moderna e nova sinalização, garantindo mais segurança e conforto para motoristas e pedestres. A iniciativa evidencia o compromisso da Prefeitura de Coari em unir desenvolvimento urbano e sustentabilidade, construindo uma cidade moderna, organizada e ambientalmente responsável. Fotos: divulgação Secretaria de Obras

Leia mais

COARI PROMOVE REUNIÃO PELA VIDA NAS ÁGUAS EM DEFESA DO ECOSSISTEMA AQUÁTICO

A Prefeitura de Coari, em parceria com a Sea Shepherd Brasil, promoveu nesta terça-feira (30/9) a Reunião pela Vida nas Águas de Coari, realizada no auditório da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Econômico. O encontro reuniu instituições de ensino, associações de pescadores e órgãos públicos para debater políticas de preservação e fortalecimento do projeto Rede das Águas: um Acordo para a Vida no Lago de Coari. O secretário municipal de Meio Ambiente, Afrânio César, destacou a importância da união entre diferentes setores em defesa dos mamíferos aquáticos e do equilíbrio ecológico da região. “É uma grande rede que está se formando em prol da vida nas águas. Quando falamos do meio ambiente aquático, muitas vezes não vemos o que está por baixo. Os olhos não veem, mas os rios sentem. E esse sentimento dos rios reflete na mesa do produtor e no dia a dia das pessoas”, afirmou. A presidente da Sea Shepherd Brasil, Nathalie Gil, ressaltou que o evento marcou a apresentação da organização à comunidade coariense. “Falamos sobre nossas atividades, os desafios de preservação e a importância de proteger a fauna aquática. Esses animais são fundamentais para o equilíbrio da natureza e, consequentemente, para a saúde humana”, explicou. A Sea Shepherd Brasil atua em ações educativas, campanhas em universidades e iniciativas de conscientização sobre práticas sustentáveis, como o uso adequado de redes de pesca. Em eventos recentes, a organização tem alertado para os impactos ambientais provocados pela atividade humana, que ameaçam diretamente rios e lagos amazônicos. Além da Sea Shepherd, participaram da reunião representantes do Instituto Federal do Amazonas (IFAM), Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), associações de pescadores, colônias e sindicatos, fortalecendo a construção de políticas públicas ambientais voltadas ao setor. A adesão ao projeto Rede das Águas reforça o compromisso do município de Coari em enfrentar os efeitos das enchentes e secas, incentivando a preservação do Lago de Coari e de seus recursos naturais para as futuras gerações. Confira alguns registros: Fotos: Jair Vicente Rodrigues – Secom Coari

Leia mais

PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL CHEGA ÀS ESCOLAS DE COARI

A Prefeitura de Coari, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, iniciou na última semana o Projeto de Educação Ambiental nas escolas do município. A ação leva atividades educativas sobre sustentabilidade, coleta seletiva, queimadas e preservação dos recursos naturais, reforçando o compromisso da gestão com a formação de cidadãos conscientes. Segundo o secretário de Meio Ambiente, Afrânio César, o projeto já está presente nas escolas da zona urbana e, em breve, alcançará também a zona rural. “Estamos trazendo filmes, brindes e ações práticas para que os alunos se conectem com hábitos mais sustentáveis, alinhados às ações ambientais do dia a dia. Essa é uma determinação do prefeito Adail Pinheiro, para que a educação ambiental permeie toda a rede municipal”, ressaltou. Para a gestora da Escola Municipal Domingos Agenor Smith, July Costa, a iniciativa representa uma oportunidade importante para os estudantes. “Muitos alunos não têm acesso a esse tipo de conhecimento em casa. Aqui, eles aprendem a separar o lixo, praticar a coleta seletiva e compreender a importância da preservação ambiental. Essa parceria com a Secretaria de Meio Ambiente é muito valiosa para o aprendizado”, destacou. O projeto segue em andamento, ampliando a conscientização ambiental nas escolas de Coari.

Leia mais

PREFEITURA DE COARI REALIZA AÇÃO AMBIENTAL NO IGARAPÉ DO ESPÍRITO SANTO EM ALUSÃO AO DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado nesta quinta-feira (5), a Prefeitura de Coari realizou uma grande mobilização de conscientização e limpeza no Igarapé do Espírito Santo, que se destaca como um potencial atrativo natural do município. A iniciativa reforçou o compromisso da gestão com a preservação ambiental e o estímulo à participação comunitária. Coordenada pelas secretarias adjuntas de Turismo e de Meio Ambiente, a ação contou com o apoio da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e envolveu atividades educativas, distribuição de panfletos, coleta de resíduos descartados irregularmente e sorteio de brindes. Moradores receberam sacolas e luvas para contribuir com a limpeza das margens do igarapé, enquanto o material recolhido foi encaminhado ao caminhão de coleta da Prefeitura. As equipes também percorreram ruas do entorno, dialogando com a população sobre a importância do descarte correto de lixo e a necessidade de preservar os recursos naturais. Estudantes universitários reforçaram essa abordagem com visitas domiciliares, levando informação e sensibilização ambiental às famílias. De acordo com o secretário adjunto de Turismo, Carlos Endrick, a mobilização superou as expectativas. “Nosso foco principal foi a conscientização. Recolhemos muitos resíduos, especialmente plásticos como garrafas PET, que frequentemente voltam para o igarapé. A população respondeu com grande participação. Essa união entre Prefeitura e comunidade fortalece o desenvolvimento sustentável de Coari”, destacou. A ação também contou com a colaboração técnica do tecnólogo em Gestão Ambiental Erivaldo Pereira, que contribuiu com orientações práticas ao longo das atividades. Para estimular ainda mais a adesão popular, os moradores que entregaram resíduos recolhidos receberam fichas para concorrer a premiações, como forma de reconhecimento pelo engajamento. A programação desta quinta marcou um dia de aprendizado, cooperação e respeito ao meio ambiente, reforçando o papel da sociedade na preservação dos recursos naturais e na valorização do potencial turístico de Coari. Confira alguns registros da ação:

Leia mais

COARI CONTRIBUI COM PROPOSTAS PARA O PLANO DE BIOECONOMIA DO AMAZONAS

A Prefeitura de Coari participou do encontro “Diálogos – Plano Estadual de Bioeconomia do Amazonas 2025”, realizado nesta terça-feira (29) no campus da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). O evento reuniu representantes do poder público, sociedade civil, empreendedores e comunidades locais para discutir estratégias de desenvolvimento sustentável na região. Organizado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), o evento é parte da construção participativa do Plano Estadual de Bioeconomia. A iniciativa percorre os 62 municípios do Estado, com o objetivo de ouvir a população e promover soluções baseadas na preservação da floresta, nos saberes tradicionais e no uso consciente dos recursos naturais. Durante o encontro, os participantes foram divididos em oficinas temáticas que abordaram cinco eixos principais: Governança; Pessoas e Cultura; Patrimônio Cultural e Genético; Ecossistema de Negócios; e Descarbonização e Energias Renováveis. A dinâmica resultou na coleta de propostas, com as mais relevantes sendo apresentadas ao final. A secretária municipal de Meio Ambiente, Mayza Angst, enfatizou a importância do evento. “Esse é um assunto muito importante para valorizar tudo o que produzimos no município de maneira sustentável, gerando recursos para a cidade. Com esse planejamento, Coari pode se preparar para receber investimentos e potencializar o que já é produzido aqui”, afirmou. As propostas apresentadas durante o evento serão sistematizadas e enviadas para subsidiar a construção do plano estadual. A participação da Prefeitura de Coari reafirma o compromisso da gestão do prefeito Adail Pinheiro com políticas públicas que fomentem a geração de renda, a conservação ambiental e a inclusão social, visando um desenvolvimento mais justo e equilibrado para o município e para o Amazonas. Etapa Municipal: “Diálogos – Plano Estadual de Bioeconomia do Amazonas 2025“

Leia mais

PREFEITURA DE COARI PROMOVE SOLTURA DE QUELÔNIOS APREENDIDOS PELA POLÍCIA CIVIL

A Prefeitura de Coari, sob a gestão do prefeito Adail Pinheiro, promoveu nesta terça-feira (15) mais uma ação em defesa da fauna amazônica. Por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, quelônios apreendidos pela Polícia Civil foram devolvidos ao habitat natural, seguindo rigorosamente os protocolos legais e ambientais. De acordo com a secretária municipal de Meio Ambiente, Mayza Bezerra, a ação reforça o compromisso da atual administração com a preservação ambiental e o cumprimento da legislação que proíbe a caça e o comércio ilegal de animais silvestres. “A Secretaria atua de forma responsável para garantir que esses animais sejam recolhidos corretamente e devolvidos à natureza em condições seguras, conforme determina a legislação ambiental”, destacou a secretária. Mayza Bezerra também enfatizou a importância da participação da população no combate a crimes ambientais. “Denúncias sobre a captura e o comércio de animais silvestres podem ser feitas diretamente na Secretaria de Meio Ambiente, localizada no Porto da Cidade, ou na delegacia mais próxima”, concluiu.

Leia mais

COARI MARCA PRESENÇA NA PRÉ-COP 30 E REFORÇA COMPROMISSO COM A SUSTENTABILIDADE NA REGIÃO

A Prefeitura de Coari marcou presença na Pré-COP 30 – Fórum Amazônico de Engenharia, Agronomia e Geociências, realizada nos dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro, no Centro de Convenções Vasco Vasques, em Manaus. O evento preparatório para a COP-30, que acontecerá em Belém, reuniu especialistas, gestores públicos e acadêmicos para discutir o desenvolvimento sustentável com foco na Amazônia. Na ocasião, a equipe técnica da Secretaria Municipal de Meio Ambiente participou de painéis temáticos, minicursos e uma mesa de convergência que abordaram questões como mudanças climáticas, saneamento básico, resíduos sólidos e cidades inteligentes. De acordo com a secretária de Meio Ambiente, Mayza Angst, a participação do município foi estratégica para fortalecer o debate sobre sustentabilidade local, pois além de absorver conhecimento técnico, a equipe coariense expandiu sua rede de contatos institucionais, dialogando com órgãos ambientais, pesquisadores e empresas do setor, visando consolidar parcerias essenciais para a implementação de políticas ambientais eficazes. “Sob a gestão do prefeito Adail Pinheiro e do vice-prefeito Emanoel Pinheiro, a Prefeitura de Coari reafirma seu compromisso com o desenvolvimento sustentável, investindo em conhecimento e alianças estratégicas para enfrentar os desafios ambientais e construir um futuro mais verde para o município”, destacou a secretária. A Pré-COP 30 – Fórum Amazônico de Engenharia, Agronomia e Geociências foi organizada pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Amazonas (Crea-AM) e pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), como um dos eventos que antecedem os preparativos para a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30), que ocorrerá em Belém.

Leia mais

PREFEITURA DE COARI ESTABELECE NOVAS REGRAS PARA PESCA E REFORÇA COMPROMISSO COM A SUSTENTABILIDADE

A Prefeitura de Coari, por meio de decreto assinado pelo prefeito Adail Pinheiro, estabeleceu novas regras para a atividade pesqueira na região, com o objetivo de promover a sustentabilidade e preservar os estoques pesqueiros. A medida, que já está em vigor, leva em consideração normas federais e as deliberações das comunidades locais. Conforme o decreto, fica proibido a entrada de barcos pesqueiros com arqueação bruta superior a cinco toneladas, bem como o transbordo de pescado entre embarcações, nos rios Aruã, Urucu, Coari Grande e Mamiá, além de seus respectivos lagos, localizados à margem direita do rio Solimões. Além disso, há restrições quanto ao uso de apetrechos de pesca, como redes de emalhar, que não podem ultrapassar 50 metros de comprimento, nem ser colocadas a menos de 200 metros das zonas de confluência de rios, lagos, igarapés e corredeiras. Também foi estabelecida uma distância mínima de 100 metros entre essas redes. O decreto, no entanto, permite o uso de apetrechos de emalhar para pescadores artesanais de subsistência, desde que respeitem os acordos de pesca vigentes. A pesca científica também está autorizada, desde que devidamente licenciada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente. As infrações ao decreto estarão sujeitas às penalidades e sanções, respectivamente, previstas na Lei nº 9.605/1998 e Decreto Federal nº 6.514/2008 A nova regulamentação reforça o compromisso da gestão municipal com a preservação dos recursos naturais e o desenvolvimento sustentável da atividade pesqueira em Coari.

Leia mais

Dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado com apresentações artísticas e desfile sustentável em Coari

A programação da Semana do Meio Ambiente realizada, na sexta-feira (03/06), pela Prefeitura de Coari, por meio da Secretaria Municipal Adjunta de Meio Ambiente (Semma), foi marcada por apresentações artísticas e um desfile com roupas sustentáveis. O evento aconteceu no Auditório Silvério José Nery, e contou com a presença do vice-prefeito Edilson Lima, vereadores e outras autoridades locais, além de estudantes e a comunidade escolar do município. O vice-prefeito Edilson Lima enfatizou a importância das ações da semana que este ano trouxe para debate o tema “Somos uma só terra: Agir no presente para proteger o futuro”. “Esse trabalho de conscientização é cada vez mais necessário porque todos nós sofremos muito com a poluição do meio ambiente. Se cada um fizer a sua parte conseguiremos mudar essa realidade e melhorar a vida das pessoas, então vamos seguir lutando pela preservação do meio ambiente”, afirmou. No evento desta sexta, a mensagem sobre a preservação do meio ambiente foi repassada por meio de apresentações musicais, dramatização, parodia e dança, envolvendo os alunos da rede municipal. No final, aconteceu um desfile com roupas sustentáveis, confeccionadas pelos professores e demais funcionários das unidades de ensino, com resíduos recicláveis como plástico (copos, colheres e pratos descartáveis), papel (jornais e revistas), CDs, caixas de leite, entre outros materiais que vão para o lixo. A estudante do 9° Ano Larissa Cruz Ferreira, de 14 anos, que participou de uma das apresentações sobre os produtos que mais poluem o meio ambiente, destacou a relevância de se preservar. “Não poluem os rios e igarapés. Vamos manter o nosso meio ambiente limpo para termos um futuro melhor. Menos lixo, mais saúde. Menos é mais. Vamos fazer a diferença no planeta”, pediu. A Semana do Meio Ambiente 2022 começou na última segunda-feira (30), em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho. Uma série de atividades está sendo realizada com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de preservar os diferentes tipos de ecossistemas. A programação se encerra neste sábado (04), com uma pedalada ecológica que será promovida pela Semma, em parceria com a Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer e o Projeto Pedala Coari. A concentração será às 16h, na Praça do Cristo. Confira alguns registros do evento:

Leia mais