SEMED INTENSIFICA PREPARAÇÃO PARA O SAEB COM ATIVIDADES LÚDICAS E PEDAGÓGICAS NAS ESCOLAS

A Prefeitura de Coari, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), intensificou a preparação dos estudantes da rede municipal para o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), que será realizado entre os dias 20 e 31 de outubro. A mobilização envolve todas as escolas e tem como objetivo garantir o melhor desempenho dos alunos nas provas, que medem a qualidade do ensino e o desenvolvimento educacional do município. Nesta segunda-feira (6), a Gincana do SAEB foi realizada na Escola Municipal Rui Alencar, reunindo alunos e professores em um momento de aprendizado e descontração. Voltadas aos estudantes do 2º, 5º e 9º ano, as atividades pedagógicas unem conteúdo e ludicidade, transformando a revisão em uma experiência dinâmica e colaborativa. Entre as ações, o destaque foi o jogo “Passa ou Repassa”, adaptado para o ambiente escolar. A proposta estimula o raciocínio lógico, a comunicação e o trabalho em equipe, ao mesmo tempo em que reforça os conteúdos estudados ao longo do ano. O secretário municipal de Educação, Rodrigo Almeida, destacou o envolvimento de toda a comunidade escolar neste processo. “Estamos nas escolas realizando essas atividades porque elas são fundamentais para a educação do nosso município, do Estado e do país. Elas revelam nossos avanços e apontam os caminhos para evoluirmos ainda mais”, afirmou. Almeida também ressaltou a importância da participação das famílias nessa reta final de preparação. “Queremos preparar nossos estudantes da melhor forma possível para esse desafio, e, para isso, o apoio dos pais e responsáveis é essencial. Quando eles incentivam seus filhos a estudar e acreditar no próprio potencial, contribuem diretamente para o futuro da nossa educação. Vamos juntos fazer da educação de Coari a melhor do Amazonas”, disse. A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal com uma educação de qualidade, que inspira, envolve e transforma vidas. Confira alguns registros da ação: Fotos: Mateus Henrique – Secom Coari

Leia mais

CHAMADA PÚBLICA SELECIONA FORNECEDORES DA AGRICULTURA FAMILIAR PARA A MERENDA ESCOLAR EM COARI

A Prefeitura de Coari, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e da Comissão de Contratação (CCC), informa que está aberta a Chamada Pública nº 002/2025 para aquisição de gêneros alimentícios da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural. A iniciativa tem como finalidade abastecer a alimentação escolar dos alunos da rede municipal da zona urbana durante o ano letivo de 2025. A entrega da documentação e dos projetos de venda deverá ser feita entre 23 de setembro e 21 de outubro de 2025, até às 9h, no Setor da Comissão de Contratação, localizado na Rua 5 de Setembro, nº 461, Centro. A abertura dos envelopes está marcada para o dia 21 de outubro de 2025, às 14h30, na Sala da Comissão de Contratação, no mesmo endereço. O edital completo pode ser consultado no Portal da Transparência do Município pelos links: www.licitacoari.com.br | www.transparencia.coari.am.gov.br. Com essa ação, a gestão municipal reforça o compromisso com a qualidade da merenda escolar e o fortalecimento da economia local, uma vez que o processo contribui para a valorização dos produtores locais, incentivando a agricultura familiar, e garantindo refeições mais saudáveis nas escolas.

Leia mais

COARI REALIZA SOLENIDADE DE FORMATURA DO PESAC COM ENTREGA DE PATENTES A ALUNOS DAS ESCOLAS CÍVICO-MILITARES

Coari sediou, nesta terça-feira (30/09), a solenidade de formatura e entrega de patentes do Projeto Escola Segura, Aluno Cidadão (PESAC), reunindo estudantes, familiares, autoridades civis e militares em uma noite marcada por disciplina, reconhecimento e valorização da educação. O evento contemplou alunos da Escola Estadual Cívico-Militar João Vieira e da Escola Municipal Cívico-Militar Raimundo Bezerra, que se destacaram no desempenho escolar e na conduta disciplinar nos dois primeiros bimestres do ano letivo de 2025. No total, 148 vagas foram preenchidas para o Batalhão Escolar da Escola João Vieira, que possui 1.457 estudantes matriculados, e 70 vagas destinadas a alunos do 6º ao 9º ano da Escola Raimundo Bezerra, que conta com 274 matriculados. Os jovens receberam patentes e insígnias que simbolizam disciplina, dedicação e mérito conquistados no processo de ensino-aprendizagem. Reconhecimento ao mérito estudantil Durante a programação, foram entregues menções honrosas a militares e civis que colaboraram para a consolidação do PESAC em Coari. Alunos com as melhores médias globais receberam certificados de mérito intelectual, entre eles Maria Sophia Verganho de Araújo (8º ano, média 9,68), Maria Eduarda Silva de Oliveira (8º ano, média 9,66) e Ruan Carlos Sampaio dos Santos (9º ano, média 9,52), da Escola João Vieira. Pela Escola Raimundo Bezerra, foram premiados Jelica Luendria Almeida (6º ano, média 18,86), Josiney dos Santos Rabelo (9º ano, média 18,58) e Eliquel da Silva Costa (9º ano, média 18,23). A formatura foi marcada ainda pelo juramento dos alunos, reafirmando o compromisso com os valores de cidadania, ética e responsabilidade, além da apresentação de ordem unida e desfile em continência à Bandeira Nacional. O capitão QOPM Moisés Rolim, subcomandante do 5º Batalhão de Polícia Militar, destacou o propósito do programa. “O projeto PESAC tem como objetivo resgatar os valores disciplinares nas escolas da rede pública: estadual e municipal. Esses valores disciplinares estão atrelados ao estudo e à melhoria do rendimento escolar”, afirmou. Impacto nas escolas e na comunidade Na rede municipal, o PESAC foi implantado em julho deste ano por meio do programa Educa+ Coari e, desde então, já apresenta resultados expressivos, com avanços na disciplina, na apresentação pessoal e no desempenho escolar. Para o secretário municipal de Educação, Rodrigo Almeida, trata-se de uma iniciativa inédita no município. “É um projeto pioneiro no interior do Amazonas, que realmente veio para ficar e transformar a realidade das escolas. O PESAC valoriza organização, disciplina e compromisso. Por determinação do prefeito Adail Pinheiro, continuaremos dando total apoio para garantir a continuidade e ampliação das atividades”, enfatizou. Os reflexos do projeto também foram reconhecidos pelas famílias. Luana Santos, irmã de um dos alunos formandos, comemorou a transformação vivida. “É uma gratidão a polícia ter colocado esse projeto na escola. Foi uma transformação muito grande, a gente sempre apoiou e, graças a Deus, deu tudo certo. Hoje ele também está se formando aqui”, relatou. Entre os formandos, o sentimento foi de superação. Jélica Luéndria, uma das alunas premiadas, relembrou sua experiência. “A sensação de estar em uma escola que tem compromisso e ajuda os alunos a aprender um pouco mais é muito boa. No começo achei estranho porque não estávamos acostumados a fazer isso, mas depois fomos nos adaptando e percebemos que era muito bom para nós”, contou. A solenidade do PESAC reforçou a parceria entre a Prefeitura de Coari, a Polícia Militar e a comunidade escolar na construção de um ambiente educacional mais seguro, organizado e capaz de formar cidadãos conscientes. Confira alguns registros: Fotos: Secom Coari

Leia mais

ESCOLA DIRCE PINHEIRO PROMOVE AÇÃO SOBRE INCLUSÃO E DIVERSIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

A Escola Municipal de Educação Infantil Dirce Pinheiro realizou um evento com o tema “O Lúdico no Processo da Inclusão da Criança na Educação Infantil”, voltado à valorização da diversidade e ao fortalecimento de práticas inclusivas. A iniciativa destacou a importância de acolher cada criança em sua singularidade e reforçou a mensagem de que “ser diferente não é um problema; o problema é ser tratado de forma diferente”. A programação, realizada na sexta-feira (26), reuniu professores, equipe pedagógica, alunos e familiares em atividades lúdicas, palestras e momentos de reflexão. O objetivo foi mostrar como o brincar pode se tornar uma ferramenta eficaz no processo de inclusão, promovendo o respeito às diferenças e estimulando uma convivência mais justa e empática. Um dos pontos altos do evento foi a entrega de abafadores sensoriais às crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), adquiridos pela Prefeitura de Coari, por meio da Secretaria Municipal de Educaçção (Semed). Os dispositivos ajudam a reduzir estímulos sonoros, proporcionando mais conforto e autonomia para que as crianças participem das atividades escolares com tranquilidade. Para a secretária adjunta pedagógica, Orlênia Dimas, a inclusão nas escolas do município é uma prioridade da atual gestão. “Essa proposta representa uma ação inovadora. O prefeito Adail Pinheiro tem olhado para a inclusão como um compromisso que busca garantir qualidade de vida e equilíbrio social nos espaços escolares, por meio de intervenções e, principalmente, do acolhimento”, destacou. Francinara de Lima, que participou da programação com o filho, comemorou a iniciativa. “A chegada dos abafadores foi algo muito bom. Graças a eles, conseguimos aproveitar muito mais o dia”, relatou. A direção da escola ressaltou que a inclusão vai além da presença física em sala de aula. Trata-se de um esforço coletivo para garantir equidade, participação e cidadania. Ao abrir espaço para o diálogo e promover experiências significativas, a Escola Dirce Pinheiro reafirma seu compromisso com uma educação pública inclusiva e de qualidade para todas as crianças.

Leia mais

PRIMEIRA EDIÇÃO DO DIA DA FAMÍLIA NA ESCOLA NA ZONA RURAL DE COARI ALCANÇA 10 COMUNIDADES

A Prefeitura de Coari, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou pela primeira vez o Dia da Família na Escola na zona rural, contemplando moradores da comunidade São Thomé do Patoá e de outras nove comunidades do Lago de Coari. A iniciativa levou uma série de serviços públicos e atividades educativas, esportivas e culturais, aproximando famílias da escola e fortalecendo vínculos sociais. A ação, realizada na quarta-feira (24), contou com o apoio de diversas secretarias municipais, que ofereceram atendimentos de saúde, como consultas médicas, de enfermagem e odontológicas, vacinação e entrega de medicamentos, além de serviços de assistência social, com atualização do Cadastro Único, e da Casa do Cidadão, com emissão de documentos e cortes de cabelo gratuitos. A participação das escolas das comunidades foi marcada pela apresentação de práticas exitosas e atividades educativas que aproximaram ainda mais as famílias do ambiente escolar. A programação incluiu dinâmicas pedagógicas que incentivaram a interação entre pais, alunos, professores e gestores, fortalecendo os vínculos da comunidade escolar em um clima de acolhimento e celebração. Na área de desenvolvimento rural, houve emissão de declarações de residência. Além disso, o evento também promoveu momentos de lazer e integração, com atividades esportivas, aula de zumba, brincadeiras para crianças, apresentação da Fanfarra Furacão e o projeto “Cultura te Conta: Contos Que Encantam”, que incentiva a leitura por meio da literatura. O secretário municipal de Educação, Rodrigo Almeida, ressaltou a relevância da iniciativa. “Estamos na comunidade São Thomé do Patoá realizando a primeira edição do Família na Escola na zona rural. É um momento importante para envolver as famílias no processo educacional e apresentar todas as atividades que fortalecem esse vínculo”, afirmou. O líder comunitário André Gonçalves também destacou os avanços para a população ribeirinha. “É um prazer imenso ver esse evento acontecendo aqui. Como líder, fico feliz em saber que esse é apenas o começo de um trabalho maior”, declarou. A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal em levar dignidade, inclusão e serviços públicos de qualidade às comunidades ribeirinhas, aproximando a população das políticas públicas e valorizando o papel da escola como centro de integração comunitária. Confira alguns registros: Fotos: Mateus Henrique – Secom Coari

Leia mais

COARI RECEBE FORMAÇÃO PRESENCIAL DO PROJETO ALFA-EJA BRASIL E FORTALECE A EDUCAÇÃO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS

Coari deu um passo importante na Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI) com a realização da formação presencial do Projeto ALFA-EJA Brasil, nos dias 23 e 24 de setembro, no auditório do Sebrae. O encontro reuniu 94 profissionais, entre professores, gestores escolares, equipe da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e educadores populares, para atividades de reflexão, estudo e construção coletiva. A iniciativa, resultado de um termo de adesão firmado pela Prefeitura, por meio da Semed, com o Instituto Paulo Freire e a Petrobras, faz parte do eixo “Assessoria e Formação” do projeto. Durante a capacitação, foram apresentados os resultados da etapa Leitura do Mundo no município, conectando dados locais aos princípios freirianos de diálogo, tema gerador e Círculos de Cultura. As educadoras formadoras Conceição Hillesheim e Georgina Cordeiro conduziram a capacitação, ressaltando seu impacto direto na prática pedagógica. “Essas formações fortalecem uma educação emancipadora e libertadora, capaz de superar desigualdades e transformar realidades. Os profissionais de Coari serão multiplicadores dessa perspectiva freiriana”, afirmou Hillesheim. Cordeiro complementou: “A formação faz com que professores e gestores repensem metodologias, rompendo com práticas tradicionais e construindo, junto aos alunos, um processo de protagonismo e transformação”. Avanço da EJAI em Coari Para o secretário municipal de Educação, Rodrigo Almeida, a chegada do projeto ao município reflete o crescimento da EJAI em Coari. “Saímos de pouco mais de 280 alunos para mais de mil em 2025, incluindo o retorno da modalidade à zona rural após mais de 10 anos. Esse avanço significa oportunidade de estudo para trabalhadores e famílias que estavam afastados da escola”, destacou. Cultura e participação A abertura oficial da formação, na terça-feira, contou com apresentação cultural do Boi Bumbá Vitorioso da Associação Pestalozzi de Coari, que completa 10 anos de história, arte e inclusão. O encerramento, na quarta, teve a presença da equipe gestora da Semed, incluindo o secretário Rodrigo Almeida, a secretária adjunta Pedagógica, Orlênia Dimas, o diretor do Departamento de Ensino, Racilei Najar, e a gerente da EJAI, Suely Mota. O Projeto ALFA-EJA Brasil tem como missão promover formações, oficinas e ações culturais para fortalecer a Educação de Jovens e Adultos como política pública, garantindo o direito à educação e combatendo o analfabetismo em todas as idades. Confira alguns registros: Fotos: Divulgação ALFA-EJA Brasil

Leia mais

COARI REALIZA AVALIAÇÕES PARA FORTALECER A ALFABETIZAÇÃO NAS ESCOLAS MUNICIPAIS

Nos dias 23 e 24 de setembro, as escolas municipais da zona urbana de Coari aplicaram as avaliações do III Ciclo/2025 do sistema CAED, voltadas para alunos do 2º e 5º anos do Ensino Fundamental. A iniciativa faz parte do Compromisso Nacional pela Alfabetização, programa que busca garantir que todas as crianças brasileiras estejam alfabetizadas até o final do 2º ano. O objetivo das avaliações é identificar os avanços, dificuldades e resistências dos estudantes, fornecendo dados essenciais para o planejamento pedagógico. Com essas informações, as escolas podem definir estratégias de ensino mais eficazes, priorizando áreas que precisam de reforço e fortalecendo o aprendizado em sala de aula. A ação reforça o compromisso da Prefeitura de Coari com políticas educacionais voltadas para a alfabetização, alinhadas aos programas federais e ao desenvolvimento integral das crianças.

Leia mais

PRIMEIRO FESTIVAL DE FANFARRAS DE COARI ACONTECE NESTA SEXTA-FEIRA (26)

A Prefeitura de Coari, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar (Seduc), realiza nesta sexta-feira (26), a partir das 17h, no Centro Cultural, o 1º Festival de Fanfarras. O evento será um marco cultural no município, reunindo estudantes e destacando o talento musical da juventude coariense. Sete grupos estão confirmados: Estrelinha do Ritmo (Escola Estadual Francisco Evangelista), Tornado (Instituto Bereano de Coari), Mayf (Instituto Federal do Amazonas – IFAM), Revolução (Escola Estadual Maria Almeida), Furacão (Escola Estadual Prefeito Alexandre Montoril), Treme Terra (Escola Estadual João Vieira) e Evolução (Escola Estadual Nossa Senhora do Perpétuo Socorro). A expectativa é grande entre os participantes. “Vai ser lindo mostrar a nossa fanfarra para Coari”, afirmou a estudante Érica Almeida. Já Vinícius Farias ressaltou o empenho da equipe. “Estamos ensaiando dobrado e vamos dar o nosso máximo, porque queremos conquistar esse título inédito”, declarou. Mais do que uma competição, o festival busca fortalecer a integração entre os estudantes, incentivar a disciplina e promover a música como ferramenta de inclusão e formação. A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal em valorizar a cultura e ampliar as oportunidades para os jovens por meio da arte.

Leia mais

PREFEITURA DE COARI DIVULGA RESULTADO PRELIMINAR DA 3ª ETAPA DO PROCESSO SELETIVO DE DIRETORES ESCOLARES

A Prefeitura de Coari, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), divulgou na sexta-feira (19) o resultado preliminar da terceira etapa do Processo Seletivo de Qualificação nº 005/2025, destinado à escolha de Diretores Escolares da zona urbana. A etapa avaliou critérios técnicos e pedagógicos, analisados por quatro avaliadores independentes. A média final determinou a classificação dos candidatos ou eliminação daqueles que não atingiram a pontuação mínima prevista em edital. Segundo a Secretaria de Educação, o processo reafirma o compromisso com a transparência e a valorização da meritocracia, assegurando que os gestores escolares sejam selecionados pela competência, liderança e dedicação à educação pública. A lista completa com notas e pontuações pode ser consultada abaixo:

Leia mais

COARI É SELECIONADO PELO PROJETO ALFA-EJA BRASIL

O município de Coari foi contemplado pelo Projeto ALFA-EJA Brasil, iniciativa do Instituto Paulo Freire em parceria com a Petrobras, que visa ampliar o acesso à educação de qualidade para jovens, adultos e idosos das regiões Norte e Nordeste. O projeto promove a alfabetização, incentiva a continuidade dos estudos e fortalece a Educação de Jovens e Adultos (EJA), oferecendo formação para educadores e gestores, oficinas para educandos e produção de materiais didáticos. Entre os objetivos do ALFA-EJA Brasil estão a garantia do direito à educação, a redução do analfabetismo, a elevação da escolaridade dos trabalhadores e a conexão do aprendizado com o mundo do trabalho, direitos humanos, meio ambiente e cultura digital. A iniciativa também busca qualificar educadores, valorizar práticas pedagógicas e estabelecer articulação com movimentos sociais e sindicais. Durante reunião realizada na segunda-feira (25), o secretário municipal de Educação, Rodrigo Almeida, destacou a relevância da adesão ao projeto. “Estamos fortalecendo a inclusão social e reafirmando a educação como direito de todos. Essa parceria contribui para o exercício pleno da cidadania em nosso município”, afirmou. A educadora do ALFA-EJA Brasil, Conceição Costa, também ressaltou os benefícios da iniciativa. “O projeto amplia a visibilidade da Educação de Jovens e Adultos, valoriza as políticas públicas e garante que os educandos sejam bem acolhidos, com melhores condições de aprendizado e qualidade de vida”, disse. O ALFA-EJA Brasil é realizado pelo Instituto Paulo Freire, em parceria com a Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental.

Leia mais