Capacitação sobre IST atualiza profissionais da Atenção Básica em Coari

A Prefeitura de Coari, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realizou nesta quarta-feira (17) uma capacitação sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) voltada aos profissionais da Atenção Básica. A atividade foi ministrada pela equipe técnica do Instituto de Medicina Tropical e teve como objetivo atualizar conhecimentos e qualificar ainda mais a assistência prestada à população. Durante o encontro, foram abordados temas como diagnóstico precoce, manejo clínico, testes rápidos, tratamento oportuno, prevenção e fluxos de atendimento, reforçando as diretrizes do Ministério da Saúde para o acompanhamento dos pacientes na rede pública. De acordo com o médico infectologista Franklein Simões, a iniciativa busca aprimorar a atuação das equipes das Unidades Básicas de Saúde, com atenção especial ao acompanhamento de gestantes e recém-nascidos. “Hoje o Instituto de Medicina Tropical de Coari, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, vem fortalecer o cuidado na Atenção Primária com as gestantes e os recém-nascidos. O objetivo é reforçar todo o fluxo e as normas do Ministério da Saúde em relação aos cuidados dessas gestantes e crianças na Atenção Primária, trazendo profissionais das UBS para que possamos capacitar em relação aos fluxos e contrafluxos, tirar dúvidas e reforçar todas as estratégias de ação e cuidado com esse grupo especial”, destacou. A capacitação integra as ações de educação permanente desenvolvidas pela Semsa, contribuindo para a qualificação dos serviços e para a oferta de um atendimento cada vez mais eficiente, humanizado e resolutivo à população coariense. Fotos: Elissandro Palmeira (Semcom Coari)

Leia mais

Educadores da EJAI participam de formação do Projeto ALFA-EJA Brasil em Coari

Professores, gestores e equipes pedagógicas da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI) da Secretaria Municipal de Educação (Semed) participaram, nos dias 18 e 19 de maio, do 3º Encontro Presencial de Assessoria e Formação do Projeto ALFA-EJA Brasil, realizado no auditório do Sebrae, em Coari. A iniciativa promoveu momentos de troca de experiências, construção coletiva de conhecimentos e fortalecimento das práticas pedagógicas voltadas à alfabetização e à permanência de jovens, adultos e idosos no ambiente escolar. O encontro reuniu ainda educadores populares e representantes de movimentos sociais para debater temas como diversidade, equidade racial, cuidado com a vida e fortalecimento dos territórios educativos. A programação integrou uma mobilização realizada simultaneamente em 15 municípios das regiões Norte e Nordeste do país, promovida pelo Instituto de Educação e Direitos Humanos Paulo Freire, em parceria com a Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental. Com 33 anos de atuação na educação, o professor Ulisses José Praia Cunha destacou a importância da formação para o fortalecimento das práticas em sala de aula. “A experiência é muito positiva, pois os encontros nos trazem novas visões, ampliam nosso horizonte de conhecimento e, com isso, nós vivemos uma nova expectativa de trabalhar novas didáticas na sala de aula. Trabalhar o aluno dentro da sua própria história. A partir da sua própria história de vida, trabalhar suas experiências e, com isso, a gente leva o aluno a melhorar seu ensino-aprendizagem dentro da EJA”, afirmou. O 3º Encontro Presencial de Assessoria e Formação foi estruturado a partir de metodologias inspiradas na pedagogia freiriana, divididas em quatro Círculos de Cultura que promoveram a construção de práticas pedagógicas voltadas à inclusão e à permanência dos estudantes da EJA. Diversidade e práticas acolhedoras O primeiro Círculo de Cultura, “Varal das diversidades e os Inéditos Viáveis”, promoveu reflexões sobre identidade, pertencimento e combate às desigualdades no contexto da EJA. A atividade partiu de dinâmicas coletivas inspiradas na pedagogia freireana para discutir os desafios enfrentados pelos educandos e construir estratégias pedagógicas acolhedoras e antidiscriminatórias. Ao final, os participantes elaboraram agendas de cuidado e acolhimento conectadas às realidades de cada território. Equidade racial e enfrentamento ao racismo No segundo momento formativo, o tema “Cor, etnia: equidade racial na nossa história” mobilizou debates sobre racismo estrutural, preconceito racial e práticas antirracistas nas escolas. As atividades incluíram reflexões sobre identidade racial, análise de expressões discriminatórias presentes no cotidiano e construção coletiva de propostas pedagógicas voltadas ao enfrentamento do racismo institucional, recreativo, linguístico e ambiental. O círculo também promoveu discussões sobre as intersecções entre raça, classe e gênero na educação. Território, meio ambiente e cuidado com a vida As questões socioambientais ganharam centralidade no terceiro Círculo de Cultura, “O território como espaço de cuidado”. A proposta estimulou os participantes a refletirem sobre as relações entre meio ambiente, saúde, sustentabilidade e bem viver. A partir de memórias do território, exposições fotográficas e rodas de conversa, educadores e gestores debateram práticas de preservação ambiental e construíram propostas de intervenção voltadas à transformação dos espaços comunitários e escolares. Assessoria pedagógica e fortalecimento das redes de proteção Encerrando a programação, o quarto Círculo de Cultura reuniu equipes técnicas das secretarias municipais de educação para discutir práticas de assessoria pedagógica e fortalecimento das redes de proteção social. O encontro abordou temas como acolhimento, relações interpessoais, permanência dos estudantes da EJA e articulação com áreas como saúde, assistência social, cultura e transporte. Coari entre os municípios beneficiados Coari está entre os municípios amazonenses contemplados pelo Projeto ALFA-EJA Brasil, ao lado de Carauari, fortalecendo as políticas públicas voltadas à Educação de Jovens, Adultos e Idosos. A iniciativa conta com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, contribuindo para a formação continuada de educadores, o fortalecimento das práticas pedagógicas e a ampliação das ações de alfabetização e inclusão educacional no município. Fotos: divulgação ALFA-EJA Brasil

Leia mais

Coari fortalece combate às arboviroses com capacitação técnica e novas tecnologias

Coari recebeu, nesta quarta-feira (27), a equipe estadual do Programa de Controle das Arboviroses em uma capacitação voltada ao fortalecimento das ações de vigilância, prevenção e enfrentamento dessas doenças no município. A atividade reuniu profissionais da saúde para alinhamento técnico sobre monitoramento epidemiológico e novas estratégias de controle vetorial. Durante o encontro, foram apresentadas novas tecnologias incorporadas pelo Ministério da Saúde para otimizar o trabalho desenvolvido pelos Agentes de Combate às Endemias. Entre as ferramentas destacadas está o BRI-Aedes, metodologia que auxilia no monitoramento e enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. A programação também incluiu a avaliação técnica das ovitrampas utilizadas no monitoramento entomológico em Coari. Na ocasião, foram apresentados dados atualizados da situação epidemiológica do município, além dos índices de infestação identificados nos levantamentos realizados pelas equipes de campo. A capacitação foi conduzida por Luzia Mustafa, gerente estadual do Programa das Arboviroses, e José Olímpio, apoiador técnico estadual do município de Coari. Os profissionais realizaram orientações técnicas e alinhamento das ações estratégicas junto às equipes municipais, reforçando a importância da atuação integrada no combate às arboviroses. Fotos: Divulgação Semsa Coari

Leia mais

Coari capacita cerca de 300 manipuladores de alimentos para reforçar segurança alimentar nas escolas

A Prefeitura de Coari, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realiza entre esta segunda (27) e terça-feira (28) a Capacitação para Manipuladores de Alimentos, reunindo cerca de 300 profissionais da zona urbana e rural. A ação, promovida em parceria com a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), ocorre no Auditório Rio Copeá e tem como foco fortalecer a segurança alimentar na rede de ensino. Durante a programação, merendeiras e profissionais da alimentação escolar participam de atividades teóricas e práticas sobre boas práticas de manipulação de alimentos, higiene, organização de estoques, controle de temperatura e prevenção de doenças transmitidas por alimentos (DTA’s). Oficinas também abordam situações do cotidiano, como primeiros socorros, manipulação segura e preparo de refeições mais nutritivas. A nutricionista responsável técnica da Semed, Karina Melo, destacou a relevância da formação. “A capacitação dos manipuladores, dentro do Programa Nacional de Alimentação Escolar, é fundamental, pois são esses profissionais que garantem uma alimentação segura e de qualidade para os alunos”, afirmou. O secretário municipal de Educação, Rodrigo Almeida, ressaltou o compromisso com a qualificação dos profissionais. “É um momento ímpar, em que oferecemos, juntamente com a Ufam, essa capacitação para que estejam aptos a lidar com todas as situações do dia a dia. É o compromisso da gestão do prefeito Adail Pinheiro com a merenda de qualidade para os alunos da rede municipal”, declarou. Segurança no ambiente escolar Além da formação em alimentação, a Brigada de Incêndio promoveu um treinamento voltado à segurança nas cozinhas escolares. As participantes receberam orientações sobre prevenção de acidentes, uso adequado de fogões e botijões de gás, armazenamento de materiais inflamáveis e procedimentos corretos em situações de emergência. Também foram apresentadas técnicas de desobstrução de vias aéreas, fundamentais em casos de engasgo, garantindo uma resposta rápida até a chegada de atendimento especializado. A iniciativa buscou preparar as profissionais para agir com eficiência diante de imprevistos, contribuindo para um ambiente escolar mais seguro. A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal com a qualidade da merenda escolar, aliando segurança, nutrição e valorização dos profissionais que atuam diretamente no cuidado com os alunos. Fotos: Elissandro Palmeira (Semcom Coari)

Leia mais

Coari participa de capacitação do UNICEF e reforça ações para melhoria da educação

O município de Coari participou, nesta quinta-feira (23), de uma capacitação promovida pelo UNICEF, em Manaus, com foco no fortalecimento das políticas públicas educacionais. O encontro foi realizado na Universidade Luterana do Brasil e reuniu representantes de diversos municípios do Amazonas que aderiram ao Selo UNICEF – Edição 2025-2028. A programação teve como destaque o lançamento do Resultado Sistêmico 2 – Educação, iniciativa que busca garantir o acesso, a permanência e a aprendizagem de crianças e adolescentes na escola. Durante o evento, também foi realizada uma capacitação voltada a articuladores, mobilizadores e coordenadores da estratégia de Busca Ativa Escolar (BAE). Coari foi representado pelo articulador Yago Lira, pelo mobilizador Wesley Oliveira e pelo coordenador operacional da BAE, Dennys Libório. A participação da equipe reforça o compromisso do município com a melhoria dos indicadores educacionais e com a implementação de estratégias eficazes no enfrentamento da evasão escolar. Além da formação técnica, o encontro promoveu o alinhamento de ações entre os municípios participantes, incentivando a adoção de práticas educacionais mais inclusivas, conectadas e acessíveis. A iniciativa integra as metas do Selo UNICEF e contribui diretamente para o desenvolvimento social e educacional das comunidades. Com a participação ativa em agendas como essa, Coari segue avançando na qualificação de suas equipes e no fortalecimento de políticas públicas voltadas à educação de qualidade. Foto: divulgação Semas

Leia mais

Coari sedia formação do projeto ALFA-EJA Brasil e fortalece educação de jovens, adultos e idosos

Coari sediou, nos dias 30 e 31 de março, o 2º Encontro Presencial de Assessoria e Formação do Projeto ALFA-EJA Brasil. Realizada no auditório do Sebrae, a atividade reuniu gestores da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI) da Secretaria Municipal de Educação (Semed), coordenadores pedagógicos, professores do Ensino Fundamental, educadores populares e representantes de movimentos sociais. A formação integra as ações do projeto desenvolvido pelo Instituto de Educação e Direitos Humanos Paulo Freire, em parceria com a Petrobras, com base nos princípios pedagógicos do educador Paulo Freire, patrono da educação brasileira. A iniciativa busca fortalecer a formação continuada dos profissionais da EJAI e ampliar a qualidade do ensino ofertado no município. Para o secretário municipal de Educação, Rodrigo Almeida, a participação de Coari no projeto reforça os avanços da modalidade. “A educação de jovens, adultos e idosos cresceu muito no último ano. Saímos de 200 para mais de 1.500 alunos. Após 15 anos sem oferta na zona rural, hoje já atendemos quase 600 estudantes nessas comunidades. Isso é muito gratificante e mostra que estamos no caminho certo, fortalecendo cada vez mais essa modalidade de ensino”, destacou. Formação baseada na realidade dos territórios Com base na pedagogia freiriana, os processos formativos partem da metodologia da “Leitura do Mundo”, que busca compreender a realidade dos territórios antes da construção das práticas pedagógicas. No ALFA-EJA Brasil, esse diagnóstico foi realizado em 2025 nos 15 municípios participantes, orientando os conteúdos trabalhados nas formações deste ano. O encontro teve como tema “EJA como Direito Humano: práticas contextualizadas, trabalho e articulação territorial”, desenvolvido a partir de dois eixos: Mundo do Trabalho e Práticas Pedagógicas Contextualizadas; e EJA como Direito Humano, Reparação Histórica e Corresponsabilidade Territorial. De acordo com o diretor pedagógico do Instituto Paulo Freire, Paulo Roberto Padilha, a escolha dos temas fortalece o processo formativo. “A relevância dos temas é fundamental na formação de alfabetizadoras e alfabetizadores, sempre com a participação ativa das coordenações pedagógicas locais”, afirmou. A programação foi conduzida no formato de Círculos de Cultura, metodologia que valoriza o diálogo e a construção coletiva do conhecimento. Durante os dois dias, os participantes vivenciaram quatro círculos temáticos: diálogos com a Semed; cartografia da EJA e do mundo do trabalho no território; atividades com Teatro do Oprimido (Teatro Fórum); e práticas de corporeidade, arte e estesia. Com atividades teóricas e práticas, o encontro estimulou a troca de experiências e o desenvolvimento de estratégias pedagógicas alinhadas à realidade dos educandos, contribuindo para o fortalecimento da EJAI como política pública essencial no município. Sobre o projeto O ALFA-EJA Brasil é realizado pelo Instituto de Educação e Direitos Humanos Paulo Freire, em parceria com a Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental. A iniciativa promove formações, assessoria pedagógica e ações culturais voltadas à educação de jovens, adultos e idosos, contribuindo para o combate ao analfabetismo. Até 2027, o projeto desenvolverá ações presenciais e a distância em 15 municípios, além de atividades online em outras 62 cidades. Entre as iniciativas estão formações para educadores e gestores, oficinas de leitura e escrita, cursos online, produção de materiais pedagógicos, encontros comunitários e a implantação do Centro de Referência da EJA (CREJA). Foto: equipe Semcom Coari

Leia mais

Encontro pedagógico capacita profissionais de apoio escolar da rede municipal em Coari

Servidores que atuam diretamente no acompanhamento de alunos da rede municipal de ensino participaram, nesta quinta-feira (26), de um Encontro Pedagógico realizado na Escola Municipal Maria Elisângela Litaiff. A atividade teve como foco orientar, capacitar e alinhar as atribuições dos profissionais de apoio escolar, fortalecendo o atendimento nas unidades de ensino. Durante a programação, foram abordados temas essenciais para o desempenho das funções no cotidiano escolar, como apoio pedagógico, auxílio na higiene pessoal, locomoção, alimentação e suporte social aos alunos, garantindo um acompanhamento mais qualificado e humanizado. O encontro reuniu uma equipe multiprofissional formada por pedagogos, nutricionistas, fisioterapeutas e psicopedagogos, além de representantes da Associação Pestalozzi de Coari, da rede estadual e da rede particular de ensino. A iniciativa promoveu a integração entre instituições e a troca de experiências voltadas à educação inclusiva e ao atendimento especializado. A Secretaria Municipal de Educação destacou que ações como essa contribuem para a formação continuada dos profissionais e reforçam o compromisso com uma educação mais inclusiva, organizada e de qualidade para todos os alunos da rede municipal. Fotos: Elissandro Palmeira (Semcom Coari)

Leia mais

Programa “TCE pela Educação” é lançado em Coari com formação de gestores da rede municipal

A Prefeitura de Coari, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou nesta terça-feira (17), no Campus II da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), o lançamento do programa “TCE pela Educação”, iniciativa do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), voltada ao fortalecimento da gestão educacional nos municípios. A ação marca mais uma etapa da implementação do programa em Coari, que já formalizou adesão por meio do Termo de Compromisso e Metas. O objetivo é aprimorar o planejamento estratégico das ações pedagógicas e contribuir para a melhoria dos indicadores de aprendizagem na rede municipal. Durante o encontro, também foi realizada formação sobre o método de gestão PDCA, ferramenta que auxilia no planejamento, execução, monitoramento e melhoria contínua dos processos. Além disso, foram repassadas orientações sobre o cadastro de escolas e turmas no sistema e o alinhamento das próximas etapas do programa no município. O evento reuniu gestores escolares, coordenadores pedagógicos e equipe técnica da Semed, reforçando o alinhamento necessário para a execução das ações propostas. Sobre o programa Lançado em fevereiro deste ano, o “TCE pela Educação” busca apoiar as redes municipais no enfrentamento de desafios históricos, como baixos índices de desempenho, desigualdades regionais e dificuldades logísticas. A proposta alia orientação técnica, uso de dados e cooperação institucional para alcançar resultados concretos na educação básica. Em Coari, a iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal com a melhoria da qualidade do ensino, por meio da formação continuada dos profissionais e do fortalecimento das políticas públicas educacionais. Fotos: Elissandro Palmeira – Semcom Coari

Leia mais

Prefeitura de Coari e SENAI abrem mais de 500 vagas em cursos gratuitos com o Barco-Escola Samaúma II

A Prefeitura de Coari, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), integrante do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM), iniciou nesta segunda-feira (02) as matrículas para mais de 500 vagas em cursos gratuitos ofertados pelo Barco-Escola Samaúma II. A solenidade foi realizada no Ginásio Luiz Alberto da Luz – Tanta e contou com a presença do vice-prefeito Emanoel Pinheiro, vereadores, secretários municipais e equipe técnica da embarcação. As formações contemplam áreas da indústria, serviços e tecnologia, ampliando as oportunidades de qualificação para jovens e adultos que buscam inserção ou atualização no mercado de trabalho. As turmas serão distribuídas em diferentes turnos para garantir maior acesso à população. O vice-prefeito Emanoel Pinheiro destacou o esforço da gestão para viabilizar o retorno do projeto ao município. “Trabalhamos juntos, eu e o prefeito Adail Pinheiro, para que o barco voltasse a Coari. Desde que assumimos, temos buscado melhorar a qualidade de vida da população e vimos na capacitação uma prioridade. No ano passado atendemos mais de mil pessoas e este ano queremos alcançar ainda mais. Aproveitem essa oportunidade e façam dessa capacitação algo importante para a vida de vocês”, afirmou. O coordenador do Barco-Escola Samaúma II, Mário Souto, ressaltou a importância do planejamento e do compromisso institucional com o município. “É por meio do desenvolvimento pessoal e profissional dos munícipes que se promove o desenvolvimento do município. No ano passado tivemos três meses e meio de atividades, com 1.047 concluintes. Nosso compromisso é atender da melhor forma possível ao convite feito pela Prefeitura de Coari”, destacou. Entre os alunos inscritos está o jovem Paulo Costa da Silva Filho, de 18 anos, que se matriculou no curso de Instalador de Sistemas Fotovoltaicos e busca ampliar as oportunidades no mercado de trabalho. “Terminei o ensino médio e estou procurando cursos para adquirir mais conhecimento. Escolhi esse para aumentar minhas chances de conseguir um emprego. No ano passado fiz quatro cursos do barco Samaúma”, contou. Estão disponíveis cursos de Auxiliar de Cozinha; Confeiteiro de Doces e Salgados; Confeiteiro de Salgados Assados; Instalador de Sistemas Fotovoltaicos; Relações Interpessoais, Comunicação e Liderança; Rotinas Administrativas; Modista Costureiro; Modelista Industrial em Roupas de Malhas; Mecânico de Motores de Popa; Mecânico de Motores Diesel; Informática Básica; e Informática Avançada. Esta é a segunda parceria entre a Prefeitura de Coari e o SENAI por meio do Barco-Escola Samaúma II. Em 2025, a iniciativa ofertou 28 cursos, organizados em 45 turmas, certificando 1.047 concluintes. A ação reforça o compromisso da gestão municipal com a formação profissional e o fortalecimento da economia local, aproximando qualificação e mercado de trabalho da realidade dos coarienses. Confira alguns registros da solenidade: Fotos: Mateus Henrique e Elissandro Palmeira – Semcom Coari

Leia mais

Semsa realiza 1ª Oficina Municipal de Escrita Científica em Coari

Com o objetivo de qualificar profissionais da rede pública na produção de trabalhos científicos, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) realizou, nesta quarta-feira (11), a 1ª Oficina Municipal de Escrita Científica. A atividade aconteceu no Auditório da Universidade Paulista (UNIP) e reuniu diretores, coordenadores e trabalhadores da saúde. A iniciativa integra a programação preparatória da II Mostra Municipal “Coari, Aqui Tem SUS” e tem como foco orientar os participantes na elaboração de relatos de experiências exitosas desenvolvidas no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Durante os turnos da manhã e da tarde, os participantes receberam orientações técnicas sobre a estruturação de trabalhos científicos, organização metodológica, sistematização de práticas desenvolvidas nas unidades de saúde e adequação às normas de submissão exigidas para a Mostra. A ação reforça o compromisso da Semsa com a Educação Permanente em Saúde, estimulando a valorização das experiências locais e incentivando a produção científica como ferramenta de fortalecimento da gestão e da assistência prestada à população de Coari. Inscrições abertas A II Mostra Municipal “Coari, Aqui Tem SUS” segue com inscrições abertas até o próximo dia 27. A iniciativa vai reunir e dar visibilidade a experiências exitosas desenvolvidas no âmbito do SUS no município. O evento será realizado no dia 13 de março de 2026, em Coari. Podem participar trabalhadores da saúde municipal, com experiências já implementadas e alinhadas às diretrizes do SUS. As três melhores experiências serão selecionadas para representar Coari na VII Mostra “Amazonas, Aqui Tem SUS”, em Manaus, com custeio de passagens e diárias para os autores. As inscrições devem ser feitas exclusivamente on-line, pelo link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfJoiwE23KjNhUP4aAleqEHYax4zErHLdp-hgCAf5PxMclZZA/viewform Acesse o regulamento no link abaixo:

Leia mais