UBS Fluvial inicia expedição ao Rio Piorini e reforça atendimento a comunidades ribeirinhas de Coari

A Prefeitura de Coari, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), deu início neste domingo (21) a mais uma expedição da Unidade Básica de Saúde (UBS) Fluvial, que segue rumo ao Rio Piorini para reforçar o atendimento às comunidades ribeirinhas do interior do município. A ação, determinada pelo prefeito Adail Pinheiro, deve alcançar mais de 5 mil moradores, levando uma ampla rede de serviços de saúde, como consultas médicas, atendimentos odontológicos, vacinação, exames laboratoriais e distribuição de medicamentos. Antes da partida, o secretário municipal de Saúde, Helber Câmara, realizou visita técnica à embarcação no porto de Coari, acompanhando a checagem de toda a estrutura, insumos e organização logística da operação. A preparação contou ainda com a presença do secretário adjunto de Saúde, do coordenador de Saúde Bucal, do diretor de Atenção Básica, do coordenador de Saúde Ribeirinha e do coordenador da própria UBS Fluvial, reforçando o planejamento integrado da ação. Segundo o secretário Helber Câmara, a estrutura foi organizada para garantir qualidade e agilidade no atendimento durante a expedição. “Seguimos para o Rio Piorini com uma equipe completa, levando saúde de qualidade às comunidades do interior. A UBS está abastecida com mais de 160 caixas de medicamentos, além de serviços odontológicos, laboratório de microscopia, médicos, enfermeiros e demais profissionais preparados para oferecer o melhor atendimento à população”, destacou. A iniciativa integra o conjunto de ações da Prefeitura de Coari voltadas à ampliação do acesso à saúde, especialmente nas áreas mais distantes da zona urbana, fortalecendo o atendimento humanizado e contínuo às comunidades ribeirinhas. Fotos: Edy de Souza (Semcom Coari)

Leia mais

Mutirão de Dermatologia vai oferecer consultas, triagens e cirurgias gratuitas em Coari

Ampliar o acesso aos serviços especializados de saúde da pele é o principal objetivo do Mutirão de Dermatologia que será realizado em Coari entre os dias 1º e 11 de julho. A ação oferecerá consultas, triagens e procedimentos cirúrgicos gratuitos, beneficiando moradores das zonas urbana e rural do município. A iniciativa é fruto da parceria entre a Prefeitura de Coari, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, e a Fundação Alfredo da Matta, referência no atendimento dermatológico no Amazonas. Os serviços serão realizados em diferentes pontos do município para facilitar o atendimento e garantir uma ampla cobertura da ação. A programação terá início com as triagens, que acontecerão em Unidades Básicas de Saúde (UBSs) das zonas urbana e rural. Durante essa etapa, os pacientes serão avaliados por profissionais especializados, que identificarão os casos que necessitam de acompanhamento ou encaminhamento para procedimentos cirúrgicos. As triagens ocorrerão de 1º a 6 de julho, das 8h às 12h e das 14h às 17h. Os pacientes que apresentarem necessidade de intervenção cirúrgica serão encaminhados para os procedimentos, que serão realizados nos dias 10 e 11 de julho, no Hospital Regional de Coari. Além de facilitar o diagnóstico precoce e o tratamento de doenças dermatológicas, a ação reforça a importância dos cuidados com a saúde da pele, contribuindo para a prevenção de agravos e para a melhoria da qualidade de vida da população. Cronograma das triagens UBS do Pera UBS Laércio Braga UBS Dona Luzia Tenório UBS Ciganópolis Horários Cirurgias Hospital Regional de Coari

Leia mais

Capacitação sobre IST atualiza profissionais da Atenção Básica em Coari

A Prefeitura de Coari, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realizou nesta quarta-feira (17) uma capacitação sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) voltada aos profissionais da Atenção Básica. A atividade foi ministrada pela equipe técnica do Instituto de Medicina Tropical e teve como objetivo atualizar conhecimentos e qualificar ainda mais a assistência prestada à população. Durante o encontro, foram abordados temas como diagnóstico precoce, manejo clínico, testes rápidos, tratamento oportuno, prevenção e fluxos de atendimento, reforçando as diretrizes do Ministério da Saúde para o acompanhamento dos pacientes na rede pública. De acordo com o médico infectologista Franklein Simões, a iniciativa busca aprimorar a atuação das equipes das Unidades Básicas de Saúde, com atenção especial ao acompanhamento de gestantes e recém-nascidos. “Hoje o Instituto de Medicina Tropical de Coari, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, vem fortalecer o cuidado na Atenção Primária com as gestantes e os recém-nascidos. O objetivo é reforçar todo o fluxo e as normas do Ministério da Saúde em relação aos cuidados dessas gestantes e crianças na Atenção Primária, trazendo profissionais das UBS para que possamos capacitar em relação aos fluxos e contrafluxos, tirar dúvidas e reforçar todas as estratégias de ação e cuidado com esse grupo especial”, destacou. A capacitação integra as ações de educação permanente desenvolvidas pela Semsa, contribuindo para a qualificação dos serviços e para a oferta de um atendimento cada vez mais eficiente, humanizado e resolutivo à população coariense. Fotos: Elissandro Palmeira (Semcom Coari)

Leia mais

Coari homenageia doadores de sangue e reforça importância da solidariedade para salvar vidas

Em alusão ao Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado em 14 de junho, a Prefeitura de Coari, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realizou nesta segunda-feira (15) uma programação especial em homenagem aos doadores de sangue do município. A ação aconteceu no Hemonúcleo de Coari e reuniu voluntários, profissionais de saúde e autoridades para reconhecer a importância de quem contribui com esse gesto de solidariedade que ajuda a salvar vidas diariamente. A programação contou com um café da manhã especial, além de palestras e orientações sobre a relevância da doação regular de sangue para a manutenção dos estoques e para o atendimento de pacientes que necessitam de transfusões em situações de emergência, cirurgias, tratamentos oncológicos, complicações obstétricas e doenças hematológicas. Coari possui um papel estratégico na assistência à saúde da região por ser o único município do Médio e Alto Solimões a contar com um Hemonúcleo, estrutura fundamental para garantir o atendimento à população e fortalecer a rede de saúde regional. A supervisora técnica do Hemoam em Coari, Elisangela Barbosa, destacou que a data é uma oportunidade para agradecer aos doadores e incentivar a adesão de novos voluntários. “É uma data muito importante porque homenageia os doadores e também incentiva novas pessoas a realizarem sua doação voluntária aqui no município”, afirmou. Os números reforçam a importância desse compromisso coletivo. Entre janeiro e maio deste ano, foram registradas 252 doações de sangue em Coari, resultado que demonstra o engajamento da população em contribuir com um serviço essencial para a preservação da vida. Entre os voluntários homenageados estava Jonatas Souza, que ressaltou o significado de ser doador. “A importância de ser doador é saber que a doação de sangue salva vidas. Quando nos disponibilizamos a doar, não pensamos apenas em nós, mas também no próximo”, destacou. A Prefeitura de Coari, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, reforça que a doação de sangue é um ato simples, seguro e capaz de transformar realidades. A mobilização também busca conscientizar a população sobre a necessidade de manter os estoques abastecidos durante todo o ano, garantindo assistência a quem mais precisa. Mais do que uma homenagem, a ação celebrou a generosidade dos doadores e fortaleceu uma corrente de solidariedade que leva esperança e contribui para salvar vidas em Coari e em toda a região. Foto: Jair Vicente Rodrigues (Semcom Coari)

Leia mais

Policlínica de Coari reforça atendimento especializado com consultas em neurologia e psiquiatria

A Prefeitura de Coari, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), ampliou a oferta de atendimentos especializados com consultas em neurologia e psiquiatria na Policlínica Dr. Roque Juan Dell’Oso. Realizada entre os dias 5 e 8 deste mês, a ação beneficiou pacientes de diferentes faixas etárias e fortaleceu o acesso da população aos serviços de saúde no município. Na área de neurologia, cerca de 200 pacientes foram atendidos pelo neurologista e neurocirurgião Dante Luiz. As consultas contemplaram crianças e adultos com transtornos neurológicos, dificuldades de aprendizagem, déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), transtorno do espectro autista (TEA) e outras condições relacionadas ao desenvolvimento e comportamento. Além do acompanhamento clínico, os atendimentos tiveram como foco a emissão de laudos médicos necessários para assegurar aos pacientes o acesso a serviços e benefícios disponibilizados pelo município. De acordo com o neurologista, a procura por atendimentos relacionados aos transtornos do neurodesenvolvimento tem crescido nos últimos anos, aumentando a necessidade de acompanhamento adequado. “Estamos atendendo crianças e adultos com diferentes demandas neurológicas, especialmente casos relacionados ao autismo, déficit de atenção, hiperatividade e dificuldades de aprendizagem. Muitos desses pacientes também necessitam de laudos médicos para ter acesso ao suporte oferecido pela prefeitura. Nossa missão é contribuir para reduzir essa demanda e melhorar a qualidade de vida dessas pessoas”, destacou Dante Luiz. A assistência à saúde mental também foi ampliada com os atendimentos realizados pela psiquiatra Thamice Marinho Pinto. A médica passa a integrar a programação regular da Policlínica, realizando consultas mensais para atender tanto o público em geral quanto crianças neurodivergentes que necessitam de acompanhamento contínuo. A expectativa é que sejam ofertadas cerca de 150 consultas por mês na especialidade, ampliando o acesso da população aos cuidados em saúde mental. “Venho mensalmente para realizar os atendimentos e agradeço à gestão municipal pela oportunidade de contribuir com a saúde mental da população. É um trabalho importante para ampliar o acesso aos cuidados e oferecer mais qualidade de vida aos pacientes”, afirmou a psiquiatra. A iniciativa integra o trabalho permanente da Prefeitura de Coari para ampliar a oferta de consultas em diversas especialidades e garantir atendimento mais acessível, humanizado e resolutivo à população. Fotos: Ruan Souza (Semcom Coari)

Leia mais

Coari implanta Programa Brigada do Aedes Aegypti nas redes estadual e municipal de ensino

O município de Coari iniciou a implantação do Programa Brigada do Aedes Aegypti nas redes estadual e municipal de ensino, fortalecendo as ações de prevenção e combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. A iniciativa é desenvolvida em parceria com a equipe estadual do Programa de Controle das Arboviroses, coordenado pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto. Durante esta semana, técnicos do Estado realizam atividades educativas, orientações e capacitações voltadas ao enfrentamento das arboviroses no município. As ações envolvem profissionais da educação, saúde e servidores públicos, ampliando a conscientização sobre a importância da eliminação de criadouros do mosquito. Além da implantação da brigada nas unidades de ensino, a programação inclui treinamentos com equipes que atuam diretamente no controle e monitoramento das doenças, fortalecendo as estratégias preventivas em Coari. De acordo com o técnico de Vigilância em Saúde, José Olímpio, a proposta busca estimular a responsabilidade coletiva e transformar as escolas em espaços permanentes de vigilância e prevenção. “Nosso objetivo é conscientizar todos sobre a importância de manter os ambientes livres de focos do mosquito. Pequenos descuidos, como o descarte inadequado de copos descartáveis, podem se tornar criadouros do Aedes Aegypti”, destacou. Segundo ele, a brigada envolve todos os profissionais das instituições, desde equipes de limpeza até servidores administrativos, fortalecendo a integração entre educação e saúde no combate às arboviroses. A iniciativa reforça o compromisso do município e do estado com a saúde pública e amplia as estratégias de prevenção, incentivando a participação da sociedade no enfrentamento ao mosquito. Com isso, Coari avança na construção de ambientes mais seguros, conscientes e protegidos para toda a população. Foto: equipe Semcom Coari

Leia mais

Com estrutura revitalizada e equipada, UBS Fluvial de Coari é reinaugurada e já inicia missão no Alto Solimões

A Prefeitura de Coari reinaugurou nesta terça-feira (26) a Unidade Básica de Saúde (UBS) Fluvial Prefeito Roberval Rodrigues, reforçando o atendimento de saúde às comunidades ribeirinhas da zona rural do município. A cerimônia contou com a presença do prefeito Adail Pinheiro, vereadores, secretários municipais e demais autoridades locais. Totalmente revitalizada, a UBS Fluvial retoma as atividades com a missão de levar assistência em saúde para 206 comunidades ribeirinhas de Coari, fortalecendo a presença do Sistema Único de Saúde (SUS) nas localidades mais distantes do município. A primeira missão da embarcação após a reinauguração já começou nesta terça-feira, com destino à calha do Alto Solimões. A unidade percorrerá comunidades de difícil acesso, levando consultas médicas, odontológicas e veterinárias, vacinação, acompanhamento pré-natal, distribuição de medicamentos e outros serviços essenciais de saúde. Durante a solenidade, o prefeito Adail Pinheiro destacou os avanços realizados pela gestão municipal na área da saúde e anunciou novos investimentos para ampliar a rede de atendimento no município. “É indiscutível a estrutura de saúde que conseguimos construir em nosso mandato. Em um ano e meio de gestão avançamos bastante e ainda vamos lançar um grande pacote de investimentos para a saúde, incluindo a reforma do Hospital Regional, a conclusão da maternidade, além da inauguração das UBSs do Caracol, Nazaré Pinheiro e Grande Vitória”, afirmou. O prefeito também ressaltou a importância da revitalização da UBS Fluvial. “Significa oferecer mais conforto, estrutura e qualidade no atendimento às famílias da zona rural. Estamos trabalhando para ampliar ainda mais os serviços e já estamos providenciando novas UBSs Fluviais para fortalecer a assistência às comunidades ribeirinhas”, completou. Com estrutura completa e equipada, a UBS Fluvial representa um importante instrumento de promoção da saúde pública em Coari, garantindo acesso aos serviços básicos de saúde às populações tradicionais que vivem às margens dos rios da região. A iniciativa reafirma o compromisso da Prefeitura de Coari com uma saúde pública mais humanizada, acessível e próxima da população ribeirinha, ampliando o cuidado e a assistência às famílias do interior do município. Confira alguns registros deste momento: Fotos: Elissandro Palmeira (Semcom Coari)

Leia mais

Policlínica de Coari disponibiliza consultas com cardiologista e dermatologista nesta semana

A Prefeitura de Coari, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), está com vagas abertas para consultas especializadas na Policlínica Dr. Roque Juan Dell’Oso. O grande destaque da programação é a oferta de atendimentos em cardiologia e, como novidade para este fim de semana, a chegada de um médico dermatologista para reforçar a assistência local. Para garantir o agendamento, o cidadão interessado deve procurar a sua Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência para receber o encaminhamento necessário e realizar o cadastro no Sistema Municipal de Regulação (SISREG). De acordo com o cronograma estabelecido pela Semsa, os atendimentos com o cardiologista acontecem até o dia 22 de maio, nos turnos das 8h às 12h e das 14h às 17h30. Já as consultas com o dermatologista ocorrem no fim de semana, ampliando as opções para quem não consegue comparecer à unidade durante os dias úteis. A programação de saúde da semana também inclui a presença de um oftalmologista na quinta e na sexta-feira. Quanto às vagas para as consultas de urologia, previstas para o final do mês, nos dias 28 e 29 de maio, a coordenação da Policlínica informou que o lote já foi totalmente preenchido devido à grande procura. A coordenadora da unidade, Denilza Pinho, celebrou o fluxo intenso de serviços e destacou o esforço da gestão municipal em trazer novos especialistas para o município. Ela pontuou que o período está com a agenda bastante movimentada para acolher a população e que a chegada da dermatologia atende a uma demanda importante da cidade. Segundo a coordenação, essa iniciativa integra o plano de ação contínuo do município para fortalecer a rede de assistência especializada e garantir que os cidadãos coarienses tenham acesso a tratamentos médicos de qualidade sem a necessidade de grandes deslocamentos. Foto: equipe Semcom Coari

Leia mais

Hospital Regional de Coari recebe novos equipamentos para reforçar atendimento a pacientes críticos

O Hospital Regional de Coari passou a contar com novos equipamentos que irão fortalecer a assistência prestada a pacientes em estado crítico. Entre os investimentos estão um ventilador mecânico fixo para a Unidade de Cuidados Intensivos (UCI), um ventilador mecânico de transporte e um gasômetro, aparelhos fundamentais para garantir mais segurança, precisão e agilidade nos atendimentos. O ventilador mecânico fixo será utilizado no suporte a pacientes intubados, auxiliando na estabilidade clínica e no tratamento intensivo dentro da unidade hospitalar. Já o ventilador de transporte dará suporte durante transferências de pacientes em situações críticas, especialmente nos deslocamentos para a capital. Outro avanço importante foi a chegada do gasômetro, equipamento utilizado na realização de exames específicos que permitem avaliar rapidamente as condições respiratórias e metabólicas dos pacientes, contribuindo para diagnósticos mais precisos e decisões médicas mais ágeis. De acordo com a coordenadora de Fisioterapia, Eliete Feitosa, os novos equipamentos irão reforçar a assistência aos pacientes críticos atendidos no Hospital Regional de Coari. “O ventilador mecânico será utilizado no suporte a pacientes intubados, enquanto o ventilador de transporte garantirá mais segurança durante as transferências para a capital. Já o gasômetro auxiliará na realização de exames específicos e na definição de parâmetros ventilatórios, contribuindo para condutas médicas mais precisas”, explicou. A chegada dos novos equipamentos representa mais um avanço na estrutura da saúde municipal e reforça os investimentos da Prefeitura de Coari na modernização dos serviços oferecidos à população. “É um avanço importante para a saúde de Coari e demonstra o compromisso da gestão do prefeito Adail Pinheiro em oferecer um atendimento cada vez mais qualificado aos pacientes que necessitam desses cuidados”, concluiu Eliete Feitosa. Foto: Atos Feitosa (Semcom Coari)

Leia mais

Navio de Assistência Hospitalar Dr. Montenegro inicia atendimentos de saúde em Coari neste sábado (16)

O Navio de Assistência Hospitalar Dr. Montenegro chegou a Coari nesta sexta-feira (15) e dará início, neste fim de semana, a uma grande ação de saúde voltada à população. A embarcação da Marinha do Brasil realizará atendimentos gratuitos no sábado (16) e domingo (17), com oferta de consultas, exames e serviços especializados. Os atendimentos acontecerão das 8h às 16h e incluem consultas médicas, atendimento odontológico, exames laboratoriais, raio-X e mamografia. Os pacientes também poderão receber gratuitamente os medicamentos prescritos durante as consultas, por meio da farmácia instalada na embarcação. A ação busca ampliar o acesso da população aos serviços de saúde, especialmente para moradores que necessitam de atendimentos especializados e exames de diagnóstico. A Prefeitura de Coari orienta que os pacientes apresentem documento de identificação, cartão do SUS e exames anteriores, caso possuam, para facilitar o atendimento e garantir mais agilidade durante os procedimentos. A expectativa é de que centenas de pessoas sejam beneficiadas ao longo dos dois dias de atendimentos no município. Foto: divulgação

Leia mais