Projeto “Minha Mãe é uma Leitora” homenageia mães da EJAI e incentiva o hábito da leitura em Coari

A Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI), realizou o projeto “Minha Mãe é uma Leitora”, iniciativa que promoveu a valorização das mães da comunidade escolar e incentivou a leitura como ferramenta de aprendizado, inclusão e transformação social. A culminância do projeto reuniu estudantes, educadores e familiares em um momento marcado por homenagens e apresentações desenvolvidas ao longo do mês. Entre as atividades realizadas estiveram a produção de poesias, apresentações culturais e o compartilhamento de experiências, fortalecendo a relação entre educação, família e literatura. Além de reconhecer a importância das mães na trajetória educacional dos estudantes, a ação buscou estimular o interesse pela leitura, reforçando que a busca pelo conhecimento não tem idade e pode acontecer em qualquer fase da vida. A estudante Ana de Almeida destacou a importância da oportunidade proporcionada pela EJAI. “Isso é um privilégio muito grande. Eu tenho 54 anos e agora estou estudando. Estou muito feliz por essa oportunidade”, comentou. O secretário municipal de Educação, Rodrigo Almeida, ressaltou o impacto do projeto e os avanços da educação no município. “Ver o trabalho que está sendo desenvolvido nas escolas é muito emocionante e gratificante. “A educação do município de Coari está avançando, avançando para melhor e para alcançar o objetivo da gestão do prefeito Adail Pinheiro, que é proporcionar uma educação de qualidade para todos, desde a educação infantil até a Educação de Jovens, Adultos e Idosos”, afirmou. A iniciativa integra as ações desenvolvidas pela rede municipal de ensino para fortalecer a aprendizagem, ampliar o acesso ao conhecimento e promover a participação das famílias no ambiente escolar. Fotos: Elissandro Palmeira (Semcom Coari)

Leia mais

Educadores da EJAI participam de formação do Projeto ALFA-EJA Brasil em Coari

Professores, gestores e equipes pedagógicas da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI) da Secretaria Municipal de Educação (Semed) participaram, nos dias 18 e 19 de maio, do 3º Encontro Presencial de Assessoria e Formação do Projeto ALFA-EJA Brasil, realizado no auditório do Sebrae, em Coari. A iniciativa promoveu momentos de troca de experiências, construção coletiva de conhecimentos e fortalecimento das práticas pedagógicas voltadas à alfabetização e à permanência de jovens, adultos e idosos no ambiente escolar. O encontro reuniu ainda educadores populares e representantes de movimentos sociais para debater temas como diversidade, equidade racial, cuidado com a vida e fortalecimento dos territórios educativos. A programação integrou uma mobilização realizada simultaneamente em 15 municípios das regiões Norte e Nordeste do país, promovida pelo Instituto de Educação e Direitos Humanos Paulo Freire, em parceria com a Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental. Com 33 anos de atuação na educação, o professor Ulisses José Praia Cunha destacou a importância da formação para o fortalecimento das práticas em sala de aula. “A experiência é muito positiva, pois os encontros nos trazem novas visões, ampliam nosso horizonte de conhecimento e, com isso, nós vivemos uma nova expectativa de trabalhar novas didáticas na sala de aula. Trabalhar o aluno dentro da sua própria história. A partir da sua própria história de vida, trabalhar suas experiências e, com isso, a gente leva o aluno a melhorar seu ensino-aprendizagem dentro da EJA”, afirmou. O 3º Encontro Presencial de Assessoria e Formação foi estruturado a partir de metodologias inspiradas na pedagogia freiriana, divididas em quatro Círculos de Cultura que promoveram a construção de práticas pedagógicas voltadas à inclusão e à permanência dos estudantes da EJA. Diversidade e práticas acolhedoras O primeiro Círculo de Cultura, “Varal das diversidades e os Inéditos Viáveis”, promoveu reflexões sobre identidade, pertencimento e combate às desigualdades no contexto da EJA. A atividade partiu de dinâmicas coletivas inspiradas na pedagogia freireana para discutir os desafios enfrentados pelos educandos e construir estratégias pedagógicas acolhedoras e antidiscriminatórias. Ao final, os participantes elaboraram agendas de cuidado e acolhimento conectadas às realidades de cada território. Equidade racial e enfrentamento ao racismo No segundo momento formativo, o tema “Cor, etnia: equidade racial na nossa história” mobilizou debates sobre racismo estrutural, preconceito racial e práticas antirracistas nas escolas. As atividades incluíram reflexões sobre identidade racial, análise de expressões discriminatórias presentes no cotidiano e construção coletiva de propostas pedagógicas voltadas ao enfrentamento do racismo institucional, recreativo, linguístico e ambiental. O círculo também promoveu discussões sobre as intersecções entre raça, classe e gênero na educação. Território, meio ambiente e cuidado com a vida As questões socioambientais ganharam centralidade no terceiro Círculo de Cultura, “O território como espaço de cuidado”. A proposta estimulou os participantes a refletirem sobre as relações entre meio ambiente, saúde, sustentabilidade e bem viver. A partir de memórias do território, exposições fotográficas e rodas de conversa, educadores e gestores debateram práticas de preservação ambiental e construíram propostas de intervenção voltadas à transformação dos espaços comunitários e escolares. Assessoria pedagógica e fortalecimento das redes de proteção Encerrando a programação, o quarto Círculo de Cultura reuniu equipes técnicas das secretarias municipais de educação para discutir práticas de assessoria pedagógica e fortalecimento das redes de proteção social. O encontro abordou temas como acolhimento, relações interpessoais, permanência dos estudantes da EJA e articulação com áreas como saúde, assistência social, cultura e transporte. Coari entre os municípios beneficiados Coari está entre os municípios amazonenses contemplados pelo Projeto ALFA-EJA Brasil, ao lado de Carauari, fortalecendo as políticas públicas voltadas à Educação de Jovens, Adultos e Idosos. A iniciativa conta com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, contribuindo para a formação continuada de educadores, o fortalecimento das práticas pedagógicas e a ampliação das ações de alfabetização e inclusão educacional no município. Fotos: divulgação ALFA-EJA Brasil

Leia mais

Ações de educação ambiental levam conscientização e plantio de árvores às escolas cívico-militares de Coari

Palestras sobre preservação da natureza, conscientização ambiental e plantio de árvores passaram a fazer parte da rotina dos alunos das escolas cívico-militares de Coari com o início do Projeto de Educação Ambiental promovido pelo 5º Batalhão da Polícia Militar (5º BPM), em parceria com o Projeto Costa do Juçara e com apoio da Prefeitura. A primeira ação aconteceu na quinta-feira (7), na Escola Municipal Domingos Agenor Smith, onde os estudantes participaram de atividades voltadas à preservação da biodiversidade amazônica e à adoção de práticas sustentáveis dentro e fora do ambiente escolar. Além das palestras educativas, os alunos participaram do plantio de mudas frutíferas de pequeno porte no entorno da escola, colocando em prática os conhecimentos repassados durante a programação e desenvolvendo maior consciência sobre a importância do cuidado com o meio ambiente desde a infância. O subcomandante do 5º BPM, capitão PM Moisés, destacou que a iniciativa busca fortalecer a formação cidadã dos estudantes por meio da educação ambiental. “Estamos dando início a um projeto de educação ambiental nas escolas cívico-militares do município e do estado. Essa parceria entre o 5º Batalhão, o Projeto Costa do Juçara e a Prefeitura de Coari fortalece a consciência ambiental e contribui para a formação cidadã dos nossos alunos”, afirmou. O coordenador-geral do Projeto Costa do Juçara, Josimar Batalha, ressaltou a importância de unir teoria e prática dentro das escolas. “Essa ação une teoria e prática. Os alunos têm a oportunidade de aprender sobre o meio ambiente e também de plantar árvores frutíferas, acompanhando o desenvolvimento delas e compreendendo a importância desse cuidado para a escola e para o ecossistema”, destacou. Além de incentivar práticas sustentáveis, a iniciativa também fortalece a aproximação da Polícia Militar com a comunidade escolar, reforçando o trabalho conjunto em favor da educação e da preservação ambiental em Coari. Fotos: Elissandro Palmeira (Semcom Coari)

Leia mais

Secretaria de Educação realiza reunião pedagógica com professores da zona rural de Coari

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) iniciou, nesta segunda-feira (4), a reunião pedagógica com professores da zona rural de Coari. O encontro, que segue até terça-feira (5), ocorre no Campus 1 da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e tem como foco o alinhamento das diretrizes pedagógicas e administrativas das escolas das comunidades rurais. A programação foi organizada por etapas de ensino. No primeiro dia, participaram docentes da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano). Já nesta terça, as atividades são voltadas aos professores dos anos finais (6º ao 9º ano) e da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI). As formações acontecem nos turnos da manhã e da tarde. Entre os temas abordados estão lançamento de notas, Censo Escolar, Educação Escolar Indígena, acompanhamento da frequência escolar vinculada ao programa Bolsa Família, além de orientações específicas para a Educação Infantil, EJAI e programas educacionais. Também integram a pauta diretrizes do Tribunal de Contas do Estado (TCE) relacionadas à área educacional. O secretário municipal de Educação, Rodrigo Almeida, afirmou que a reunião visa padronizar procedimentos, aprimorar o planejamento pedagógico e administrativo, além de garantir mais eficiência na execução das atividades nas escolas da zona rural. “Esse momento também serve para ouvir as equipes e informar sobre o processo de reforma e revitalização das unidades de ensino, conforme orientação do prefeito Adail Pinheiro”, destacou. A participação dos docentes é considerada essencial para o bom andamento do ano letivo, contribuindo para a melhoria da qualidade do ensino ofertado no município. Foto: equipe Semcom Coari

Leia mais

Coari capacita cerca de 300 manipuladores de alimentos para reforçar segurança alimentar nas escolas

A Prefeitura de Coari, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realiza entre esta segunda (27) e terça-feira (28) a Capacitação para Manipuladores de Alimentos, reunindo cerca de 300 profissionais da zona urbana e rural. A ação, promovida em parceria com a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), ocorre no Auditório Rio Copeá e tem como foco fortalecer a segurança alimentar na rede de ensino. Durante a programação, merendeiras e profissionais da alimentação escolar participam de atividades teóricas e práticas sobre boas práticas de manipulação de alimentos, higiene, organização de estoques, controle de temperatura e prevenção de doenças transmitidas por alimentos (DTA’s). Oficinas também abordam situações do cotidiano, como primeiros socorros, manipulação segura e preparo de refeições mais nutritivas. A nutricionista responsável técnica da Semed, Karina Melo, destacou a relevância da formação. “A capacitação dos manipuladores, dentro do Programa Nacional de Alimentação Escolar, é fundamental, pois são esses profissionais que garantem uma alimentação segura e de qualidade para os alunos”, afirmou. O secretário municipal de Educação, Rodrigo Almeida, ressaltou o compromisso com a qualificação dos profissionais. “É um momento ímpar, em que oferecemos, juntamente com a Ufam, essa capacitação para que estejam aptos a lidar com todas as situações do dia a dia. É o compromisso da gestão do prefeito Adail Pinheiro com a merenda de qualidade para os alunos da rede municipal”, declarou. Segurança no ambiente escolar Além da formação em alimentação, a Brigada de Incêndio promoveu um treinamento voltado à segurança nas cozinhas escolares. As participantes receberam orientações sobre prevenção de acidentes, uso adequado de fogões e botijões de gás, armazenamento de materiais inflamáveis e procedimentos corretos em situações de emergência. Também foram apresentadas técnicas de desobstrução de vias aéreas, fundamentais em casos de engasgo, garantindo uma resposta rápida até a chegada de atendimento especializado. A iniciativa buscou preparar as profissionais para agir com eficiência diante de imprevistos, contribuindo para um ambiente escolar mais seguro. A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal com a qualidade da merenda escolar, aliando segurança, nutrição e valorização dos profissionais que atuam diretamente no cuidado com os alunos. Fotos: Elissandro Palmeira (Semcom Coari)

Leia mais

Jogos Escolares de Coari reúnem 15 escolas e têm participação inédita da zona rural

O ginásio Antônio Mariano foi palco, na terça-feira (14), da abertura dos 43º Jogos Escolares de Coari, reunindo 15 instituições de ensino das redes municipal, estadual e federal. Pela primeira vez, três escolas da zona rural participam da competição, que segue até o dia 24 de abril. A cerimônia contou com o desfile das delegações, entrada das bandeiras e o acendimento da pira olímpica, marcando oficialmente o início dos jogos. O estudante Ivan Silva, do GM3, que compete no atletismo e handebol, destacou a expectativa para a disputa. “Estamos com uma grande perspectiva de conquistar os pódios, primeiro, segundo e terceiro lugar. Mas o foco é sempre o primeiro. Estamos juntos e boa sorte a todos os atletas”, afirmou. A programação inclui modalidades como vôlei, futsal e atletismo, promovendo a integração entre os estudantes e incentivando a prática esportiva no ambiente escolar. O professor de educação física Elionilson Ribeiro, do CETI, também ressaltou o clima de competição. “Estamos aqui para competir com muita garra com o time de basquete. Também temos equipes de vôlei e futsal feminino e masculino”, disse. Além do caráter competitivo, os Jogos Escolares contribuem para a socialização entre os jovens e ampliam as oportunidades por meio do esporte. Fotos: Jair Vicente Rodrigues (Semcom Coari)

Leia mais

Super Hambúrguer chega às escolas da zona rural de Coari e reforça a alimentação escolar

A Prefeitura de Coari, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), iniciou na sexta-feira (10) a distribuição do Super Hambúrguer na Escola Municipal Maria Almeida do Nascimento, na Comunidade Izidório, ampliando a oferta de alimentação escolar para estudantes das comunidades mais distantes. A ação dá continuidade ao cronograma de fortalecimento da merenda escolar no município e sucede o Dia D realizado na zona urbana, que garantiu a entrega de lanches completos a milhares de alunos da rede municipal. Desenvolvido com foco nutricional, o Super Hambúrguer contribui para o desenvolvimento físico e cognitivo dos estudantes, oferecendo uma refeição equilibrada que impacta diretamente na disposição e no rendimento escolar. Além de diversificar o cardápio, a iniciativa assegura que alunos da zona rural tenham acesso ao mesmo padrão de qualidade já ofertado na área urbana, promovendo inclusão e equidade na rede municipal de ensino. A merendeira Sandra Maria destacou a receptividade dos alunos. “É um alimento muito nutritivo, de qualidade que nós estamos servindo para os nossos alunos, e eles estão muito ansiosos por essa merenda que estamos preparando pra eles”, afirmou. O coordenador Francisco Nascimento também ressaltou os efeitos positivos da ação no ambiente escolar. “Queremos agradecer ao prefeito Adail Pinheiro por essa iniciativa de toda sexta-feira ter hambúrguer na escola como uma merenda diferenciada, fazendo com que as crianças estejam mais alegres, mais animadas e mais participativas”, disse. A iniciativa integra as políticas públicas da gestão municipal voltadas à educação e ao bem-estar dos estudantes, reforçando o compromisso com uma alimentação escolar de qualidade em todas as regiões do município.

Leia mais

Coari inicia I Ciclo de Formação do ProLEEI para fortalecer a alfabetização na educação infantil

A Prefeitura de Coari, por meio da Secretaria Municipal de Educação, iniciou nesta segunda-feira (6) o I Ciclo de Formação do ProLEEI. A atividade segue até quinta-feira (9), na Escola Municipal Ursulina Souza de Oliveira, reunindo professores da educação infantil em uma programação voltada ao aprimoramento das práticas pedagógicas. A formação é realizada em parceria com a Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e o Ministério da Educação (MEC), com foco no desenvolvimento de estratégias de leitura, escrita e linguagem para crianças de 4 e 5 anos. A iniciativa integra o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, que busca assegurar uma base sólida de aprendizagem desde os primeiros anos escolares. Durante o ciclo, os educadores participam de momentos de estudo, troca de experiências e aprofundamento teórico-prático, contribuindo para a qualificação do ensino ofertado na rede municipal. De acordo com o secretário municipal de Educação, Rodrigo Almeida, a formação representa mais uma etapa no fortalecimento da educação em Coari. “Nós estamos iniciando mais uma etapa do ProLEEI, um programa em parceria com a UFAM e o Governo Federal, para oferecer aos professores da educação infantil uma formação de qualidade, com o objetivo de cumprir as metas do plano nacional de alfabetização na idade certa. É mais uma iniciativa da gestão do prefeito Adail Pinheiro para fortalecer a educação no nosso município”, destacou. A realização do ciclo reafirma o compromisso da gestão municipal com a valorização dos profissionais da educação e com a construção de um ensino cada vez mais eficiente e inclusivo. Foto: Fabiana Gama de Souza (Semcom Coari)

Leia mais

Coari sedia formação do projeto ALFA-EJA Brasil e fortalece educação de jovens, adultos e idosos

Coari sediou, nos dias 30 e 31 de março, o 2º Encontro Presencial de Assessoria e Formação do Projeto ALFA-EJA Brasil. Realizada no auditório do Sebrae, a atividade reuniu gestores da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI) da Secretaria Municipal de Educação (Semed), coordenadores pedagógicos, professores do Ensino Fundamental, educadores populares e representantes de movimentos sociais. A formação integra as ações do projeto desenvolvido pelo Instituto de Educação e Direitos Humanos Paulo Freire, em parceria com a Petrobras, com base nos princípios pedagógicos do educador Paulo Freire, patrono da educação brasileira. A iniciativa busca fortalecer a formação continuada dos profissionais da EJAI e ampliar a qualidade do ensino ofertado no município. Para o secretário municipal de Educação, Rodrigo Almeida, a participação de Coari no projeto reforça os avanços da modalidade. “A educação de jovens, adultos e idosos cresceu muito no último ano. Saímos de 200 para mais de 1.500 alunos. Após 15 anos sem oferta na zona rural, hoje já atendemos quase 600 estudantes nessas comunidades. Isso é muito gratificante e mostra que estamos no caminho certo, fortalecendo cada vez mais essa modalidade de ensino”, destacou. Formação baseada na realidade dos territórios Com base na pedagogia freiriana, os processos formativos partem da metodologia da “Leitura do Mundo”, que busca compreender a realidade dos territórios antes da construção das práticas pedagógicas. No ALFA-EJA Brasil, esse diagnóstico foi realizado em 2025 nos 15 municípios participantes, orientando os conteúdos trabalhados nas formações deste ano. O encontro teve como tema “EJA como Direito Humano: práticas contextualizadas, trabalho e articulação territorial”, desenvolvido a partir de dois eixos: Mundo do Trabalho e Práticas Pedagógicas Contextualizadas; e EJA como Direito Humano, Reparação Histórica e Corresponsabilidade Territorial. De acordo com o diretor pedagógico do Instituto Paulo Freire, Paulo Roberto Padilha, a escolha dos temas fortalece o processo formativo. “A relevância dos temas é fundamental na formação de alfabetizadoras e alfabetizadores, sempre com a participação ativa das coordenações pedagógicas locais”, afirmou. A programação foi conduzida no formato de Círculos de Cultura, metodologia que valoriza o diálogo e a construção coletiva do conhecimento. Durante os dois dias, os participantes vivenciaram quatro círculos temáticos: diálogos com a Semed; cartografia da EJA e do mundo do trabalho no território; atividades com Teatro do Oprimido (Teatro Fórum); e práticas de corporeidade, arte e estesia. Com atividades teóricas e práticas, o encontro estimulou a troca de experiências e o desenvolvimento de estratégias pedagógicas alinhadas à realidade dos educandos, contribuindo para o fortalecimento da EJAI como política pública essencial no município. Sobre o projeto O ALFA-EJA Brasil é realizado pelo Instituto de Educação e Direitos Humanos Paulo Freire, em parceria com a Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental. A iniciativa promove formações, assessoria pedagógica e ações culturais voltadas à educação de jovens, adultos e idosos, contribuindo para o combate ao analfabetismo. Até 2027, o projeto desenvolverá ações presenciais e a distância em 15 municípios, além de atividades online em outras 62 cidades. Entre as iniciativas estão formações para educadores e gestores, oficinas de leitura e escrita, cursos online, produção de materiais pedagógicos, encontros comunitários e a implantação do Centro de Referência da EJA (CREJA). Foto: equipe Semcom Coari

Leia mais

Super Hambúrguer chega às escolas de Coari e transforma a merenda em aliada do aprendizado

A Prefeitura de Coari segue avançando na valorização da educação com a inovação no cardápio da rede municipal de ensino. A grande novidade é a inclusão do Super Hambúrguer, um lanche completo pensado para elevar o valor nutricional e também auxiliar no aprendizado dos alunos. A iniciativa é do prefeito Adail Pinheiro, que, ao lado da primeira-dama Sascha Pinheiro, visitou a Escola Municipal Elisângela Litaiff para anunciar a novidade. Durante a visita, ele destacou o compromisso da gestão com o cuidado integral dos estudantes. “Nós estamos cuidando das nossas crianças de forma completa. Educação também passa pela alimentação. Esse Super Hambúrguer foi pensado com responsabilidade nutricional e com carinho, para garantir mais energia, saúde e disposição para os nossos alunos aprenderem melhor”, afirmou o prefeito. Nesta sexta-feira, a ação ganhou destaque com a realização do Dia D do Super Hambúrguer, que garantiu a distribuição de cerca de 9 mil lanches completos para os alunos da rede municipal. O cardápio especial incluiu sanduíche com hambúrguer de carne artesanal, acompanhado de sucos naturais, formando uma refeição equilibrada, saborosa e nutritiva. A entrega contemplou escolas da zona urbana e também duas unidades da zona rural, ampliando o alcance da iniciativa e garantindo que mais estudantes fossem beneficiados. O secretário municipal de Educação, Rodrigo Alves, reforçou a importância da ação para o desenvolvimento dos alunos: “Essa iniciativa vai muito além de oferecer um lanche diferente. Estamos falando de um alimento pensado para nutrir, fortalecer e motivar nossos alunos. Um lanche completo como o Super Hambúrguer, contribui diretamente para mais energia, concentração e melhor rendimento em sala de aula. Isso impacta de forma positiva toda a rotina escolar.” A expectativa da gestão é inovar o cardápio da merenda, reduzir o desperdício e proporcionar mais qualidade de vida para os estudantes da rede municipal. Com ações como essa, Coari reafirma seu compromisso com uma educação que vai além da sala de aula, cuidando da saúde, do bem-estar e do futuro das crianças. Fotos: Jair Vicente Rodrigues e Mateus Henrique (Semcom Coari)

Leia mais